Sobre o casamento TJ

Debates e discussões acerca das crenças, doutrinas e a história das Testemunhas de Jeová.
Avatar do usuário
CuriosoD+
Forista
Forista
Mensagens: 310
Registrado em: 07 Ago 2013 15:49

Sobre o casamento TJ

Mensagem não lida por CuriosoD+ »

Pessoal, estava relembrando um tópico antigo aqui e me surgiram novas curiosidades:
1)Como funciona a questão do local para realizar a cerimônia de casamento? O ideal, como em quase todas as religiões não seria que fosse dentro do próprio templo, ou seja no SR, não é isso?

2) Quando um casal TJ não casa dentro do SR isso significa que os 'anciosos' não permitiram ou pode ser escolha dos noivos?

3) Também existe uma orientação para evitar ter filhos, correto? Visto que 'o fim está próximo' (e obviamente isso atrapalha o tempo de bater na casa das pessoas), e quando o casal recém-casado engravida nos primeiros meses da vida conjugal, isso é visto como sinal de fraqueza ou depende de cada congregação?

Quem sabe dar a resposta com certeza?


Para uso da moderação---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Marcadores: Casamento
Ver índice geral
Editado pela última vez por Lourisvaldo Santana em 15 Nov 2021 21:11, em um total de 1 vez.
Razão: Inserir marcadores
"Não coma de boca cheia." (Wacko Warner, in Animanics)
jpsouzamatos
Forista
Forista
Mensagens: 2220
Registrado em: 04 Jan 2011 23:14

Re: Sobre o casamento TJ

Mensagem não lida por jpsouzamatos »

CuriosoD+ escreveu:Também existe uma orientação para evitar ter filhos, correto? Visto que 'o fim está próximo' (e obviamente isso atrapalha o tempo de bater na casa das pessoas)
Queria entender porque a torre mantem esse ensinamento, a maior parte das pessoas que se batizam são filhos ou parentes de tjs, logo a torre compromete o próprio futuro com essa doutrina, os mórmons, uma religião similar as tjs em vários aspectos incentivam a natalidade, talvez os do corpo governantes por não terem filhos (eles eram em sua maioria missionários, viajantes, superintendentes e similares) não se preocupam com o futuro da torre, talvez só queiram lucrar o máximo possível de modo imediato, mesmo que isso comprometa o futuro, já que os sucessores serão estranhos, é a unica explicação racional compatível com esse agir que encontro.
Spoiler!
Avatar do usuário
Daros Brant
Troll desativado
Mensagens: 94
Registrado em: 16 Abr 2014 14:33

Re: Sobre o casamento TJ

Mensagem não lida por Daros Brant »

Não sei nada muito bem relacionado a isso, mas recentemente teve um casamento no Salão do Reino e foi nas dependências internas mesmo. E tem várias "irmãzinhas" lá que estão grávidas.
“Não me mostrem o que esperam de mim porque vou seguir meu coração, não me façam ser o que não sou. Não me convidem a ser igual porque sinceramente, sou diferente.” - Clarice Lispector
mari
Forista
Forista
Mensagens: 256
Registrado em: 24 Abr 2012 17:17

Re: Sobre o casamento TJ

Mensagem não lida por mari »

1) Casar dentro do salão do reino não é obrigatório...porém que decide casar lá dentro tem que cumprir alguns requisitos e o casal passar por uma entrevista com os anciãos para saber se o namoro foi puro e honroso...caso não tenha sido puro e horroso não será permitido o casal casar lá dentro...além de ter tido namoro puro e honroso o casal tem que ter boa conduta e na congregação...ou seja pessoas exemplares que não faltam reunião e são regulares no serviço de campo.


2) Agora qdo o casal decide não casar dentro do salão é um direito deles..só que a congregação inteira fica cochichando e defamando os noivos achando que o casal não casou no salão pq aprontou e os anciãos não permitiram o casamento lá...


3) Sim! Existe a orientação descarada de desincentivar a ter filhos " que o verdadeiro motivo disto é pq vai tomar tempo de o casal de dedicar totalmente a religião". E qdo um casal sendo recém casados ou não tem filho sempre tem alguns irmãos que não se aguentam e dizem coisas desagradáveis tipo...filho pra que neste sistema...mais a realidade é que o incentivo é que gastem todo o seu tempo e recursos financeiros com a organização.
Posso te afirmar que quase todos os casais TJ que decidem ter filhos vez ou outra já ouviram conversinha fiada criticando na própia cara ou pelas costas...Essas posição das Tjs em relação a se ter filhos é bem estranha...pq a propia biblia diz que os filhos são herança da parte de Jeová...então fica claro que isso é desincentivado visando os propios interesses da religião e não com base biblica.
Avatar do usuário
CIPRIANO
Forista
Forista
Mensagens: 373
Registrado em: 05 Mai 2011 21:57
Localização: Non Ecziste

Re: Sobre o casamento TJ

Mensagem não lida por CIPRIANO »

Meus pais se casaram no Salão do Reino... na época, minha mãe era Católica e, o meu pai era da Assembleia de Deus... sinistro!? :?
“Foram uma vez as árvores a ungir para si um rei, e disseram à oliveira: Reina tu sobre nós. Porém a oliveira lhes disse: O jardineiro é Jesus, e as árveres somos nozes...” (Juízes 9:8,9)
Spoiler!
phpBB [video]
Avatar do usuário
Lord Vader
Forista
Forista
Mensagens: 969
Registrado em: 02 Mar 2011 09:05

Re: Sobre o casamento TJ

Mensagem não lida por Lord Vader »

mari escreveu: Posso te afirmar que quase todos os casais TJ que decidem ter filhos vez ou outra já ouviram conversinha fiada criticando na própia cara ou pelas costas...
Quando meu segundo filho era recém nascido fui dar um discurso público em uma congregação. Antes de começar fui cumprimentar os irmãos, e um ancião depois de trocar algumas palavras comigo perguntou a idade do meu filho. Depois que falei, ele soltou a seguinte frase num tom meio baixo: "isso aí irmão, o mundo tá tão vazio de gente mesmo". Sorri encarando como uma brincadeira, mas odiei o comentário.
"Demore o tempo que for para decidir o que você quer da vida, e depois que decidir não recue ante nenhum pretexto, porque o mundo tentará te dissuadir" (Friedrich Nietzsche)
Avatar do usuário
DELTA
Forista
Forista
Mensagens: 1971
Registrado em: 09 Jan 2011 11:52

Re: Sobre o casamento TJ

Mensagem não lida por DELTA »

Lord Vader escreveu:
mari escreveu: Posso te afirmar que quase todos os casais TJ que decidem ter filhos vez ou outra já ouviram conversinha fiada criticando na própia cara ou pelas costas...
Quando meu segundo filho era recém nascido fui dar um discurso público em uma congregação. Antes de começar fui cumprimentar os irmãos, e um ancião depois de trocar algumas palavras comigo perguntou a idade do meu filho. Depois que falei, ele soltou a seguinte frase num tom meio baixo: "isso aí irmão, o mundo tá tão vazio de gente mesmo". Sorri encarando como uma brincadeira, mas odiei o comentário.
Vazio vão ficar os salões do reino num futuro muito próximo. A idade da população TJ é altíssima, os poucos Tj que se batizam geralmente são membros de famílias TJ ou parentes desses. Com o desincentivo esses são cada vez menos.
Conheço casais da minha época que já estão sofrendo os efeitos de não ter filhos: solidão e mães depressivas pois gerar filhos é natural das mulheres.
Também já ouvi algumas pérolas, uma delas dizia: Por filhos no mundo para não saber o que vão virar ?
Camila Rafiad
Forista
Forista
Mensagens: 375
Registrado em: 07 Out 2013 20:22

Re: Sobre o casamento TJ

Mensagem não lida por Camila Rafiad »

DELTA escreveu:
Lord Vader escreveu:
mari escreveu: Posso te afirmar que quase todos os casais TJ que decidem ter filhos vez ou outra já ouviram conversinha fiada criticando na própia cara ou pelas costas...
Quando meu segundo filho era recém nascido fui dar um discurso público em uma congregação. Antes de começar fui cumprimentar os irmãos, e um ancião depois de trocar algumas palavras comigo perguntou a idade do meu filho. Depois que falei, ele soltou a seguinte frase num tom meio baixo: "isso aí irmão, o mundo tá tão vazio de gente mesmo". Sorri encarando como uma brincadeira, mas odiei o comentário.
Vazio vão ficar os salões do reino num futuro muito próximo. A idade da população TJ é altíssima, os poucos Tj que se batizam geralmente são membros de famílias TJ ou parentes desses. Com o desincentivo esses são cada vez menos.
Conheço casais da minha época que já estão sofrendo os efeitos de não ter filhos: solidão e mães depressivas pois gerar filhos é natural das mulheres.
Também já ouvi algumas pérolas, uma delas dizia: Por filhos no mundo para não saber o que vão virar ?
É verdade... se continuar deste jeito, pra quem irão pregar, se hoje uma boa parte dos estudantes, são os próprios filhos?

Na antiga congregação que eu frequentava, tinha muitos anciãos, bem como suas esposas, que nunca trouxeram um estudante para a SR, pois davam estudo somente para os filhos, primos ou algum parente (bem cômodo isto não?).

Enfim, Lord Vader, este ancião deve ter se esquecido de Salmos 127:1, que menciona "os filhos são uma benção da parte de Jeová". De mais a mais, ninguém tem que se meter na vida pessoal do outros. Que ancião grossseiro!!! :iergh7:

Abraços
Avatar do usuário
DELTA
Forista
Forista
Mensagens: 1971
Registrado em: 09 Jan 2011 11:52

Re: Sobre o casamento TJ

Mensagem não lida por DELTA »

Sem falar que na velhice quem vai cuidar dum casal sem filhos ? A torre suga a juventude das pessoas e depois descarta como bagaço. Acabam suas vidas em entidades mantidas por "babilônia a grande" como por exemplo os lares espíritas.
mari
Forista
Forista
Mensagens: 256
Registrado em: 24 Abr 2012 17:17

Re: Sobre o casamento TJ

Mensagem não lida por mari »

Quando meu segundo filho era recém nascido fui dar um discurso público em uma congregação. Antes de começar fui cumprimentar os irmãos, e um ancião depois de trocar algumas palavras comigo perguntou a idade do meu filho. Depois que falei, ele soltou a seguinte frase num tom meio baixo: "isso aí irmão, o mundo tá tão vazio de gente mesmo". Sorri encarando como uma brincadeira, mas odiei o comentário.
Tenho um bebezinho de 4 meses no momento...
Um irmão me disse:
Ter filho pra que??? O mundo já está cheio de crianças!!!
Passou apenas um mês e a esposa dele apareceu gravida de surpresa...pq nenhum dos dois queriam filhos!!!! :1 :1 :1 Se danou d:9 d:9 d:9
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 206 visitantes