Porque não conseguimos um motivo válido para sair?

Debates e discussões acerca das crenças, doutrinas e a história das Testemunhas de Jeová.
Mente Independente
Forista
Forista
Mensagens: 1664
Registrado em: 01 Jan 2014 19:33
Localização: Não quero responder
Contato:

Re: Porque não conseguimos um motivo válido para sair?

Mensagem não lida por Mente Independente »

Motivos válidos tem, sim. O duro é tomar sua posição.
Avatar do usuário
TJCalado
Forista
Forista
Mensagens: 5335
Registrado em: 11 Mar 2012 21:40

Re: Porque não conseguimos um motivo válido para sair?

Mensagem não lida por TJCalado »

gerom escreveu:Motivos válidos existem, o que falta é ATITUDE, meu caro.

É sempre mais cômodo ir levando, empurrando com a barriga, estar acostumado e por isso relaxado para dar um passo.

Sabes daquela estória do "sapo que ferveu na panela"?
Olá Gerom! Existem mesmo. Mas quando falei "motivos válidos", me referi ao ponto de vista de quem fica. Nenhum TJ reconhece que quem saiu teve seus motivos. Por exemplo, se alguém é injustiçado lá dentro, humilhado pelos anciãos de uma congregação ou é discriminado, se este quiser se livrar do sofrimento afastando-se, é encarado como tendo "abandonado a Jeová". Tudo o que ocorreu, todo o processo envolvido é totalmente desconsiderado. O real motivo do afastamento é simplesmente invalidado.
"Invejo a burrice, porque é eterna."
- Nelson Rodrigues
Avatar do usuário
Filosofo
Forista
Forista
Mensagens: 596
Registrado em: 11 Out 2013 17:25

Re: Porque não conseguimos um motivo válido para sair?

Mensagem não lida por Filosofo »

Já investiram demais la, daí fica difícil jogar uma vida inteira fora, incluindo todas as amizades, cargos, etc.

Já tentou abrir a gaiola de um pássaro acostumado com a gaiola? Ele vai custar a sair. E quando sair vai morrer la fora por não ter experiência.
"Seria Deus desejoso de prevenir o mal mas incapaz? Portanto não é omnipotente. Seria ele capaz, mas sem desejo? Então é malévolo. Seria ele tanto capaz quanto desejoso? Então por que há o mal?"
- Epicuro
Avatar do usuário
gerom
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 8606
Registrado em: 28 Jul 2010 11:54
Localização: Balneário Camboriú

Re: Porque não conseguimos um motivo válido para sair?

Mensagem não lida por gerom »

TJCalado escreveu:
gerom escreveu:Motivos válidos existem, o que falta é ATITUDE, meu caro.

É sempre mais cômodo ir levando, empurrando com a barriga, estar acostumado e por isso relaxado para dar um passo.

Sabes daquela estória do "sapo que ferveu na panela"?
Olá Gerom! Existem mesmo. Mas quando falei "motivos válidos", me referi ao ponto de vista de quem fica. Nenhum TJ reconhece que quem saiu teve seus motivos. Por exemplo, se alguém é injustiçado lá dentro, humilhado pelos anciãos de uma congregação ou é discriminado, se este quiser se livrar do sofrimento afastando-se, é encarado como tendo "abandonado a Jeová". Tudo o que ocorreu, todo o processo envolvido é totalmente desconsiderado. O real motivo do afastamento é simplesmente invalidado.
Claro, você tem razão, só que...

Quando falo de ATITUDE é que nem sempre fica bem claro, ou esclarecido, para os envolvidos e não envolvidos, o motivo real de tal afastamento ou desavença. A coisa sempre é tratada da forma como você disse: "fulano de tal abandonou a Jeová".

Falta atitude até nisso mesmo, de deixar claro pra todo mundo o por quê se afastou (ou como muitos dizem: ficou fraco, ou esfriou).
"Se não está explicitamente indicado, está implicitamente excluído"
Avatar do usuário
TJCalado
Forista
Forista
Mensagens: 5335
Registrado em: 11 Mar 2012 21:40

Re: Porque não conseguimos um motivo válido para sair?

Mensagem não lida por TJCalado »

gerom escreveu:
TJCalado escreveu:
gerom escreveu:Motivos válidos existem, o que falta é ATITUDE, meu caro.

É sempre mais cômodo ir levando, empurrando com a barriga, estar acostumado e por isso relaxado para dar um passo.

Sabes daquela estória do "sapo que ferveu na panela"?
Olá Gerom! Existem mesmo. Mas quando falei "motivos válidos", me referi ao ponto de vista de quem fica. Nenhum TJ reconhece que quem saiu teve seus motivos. Por exemplo, se alguém é injustiçado lá dentro, humilhado pelos anciãos de uma congregação ou é discriminado, se este quiser se livrar do sofrimento afastando-se, é encarado como tendo "abandonado a Jeová". Tudo o que ocorreu, todo o processo envolvido é totalmente desconsiderado. O real motivo do afastamento é simplesmente invalidado.
Claro, você tem razão, só que...

Quando falo de ATITUDE é que nem sempre fica bem claro, ou esclarecido, para os envolvidos e não envolvidos, o motivo real de tal afastamento ou desavença. A coisa sempre é tratada da forma como você disse: "fulano de tal abandonou a Jeová".

Falta atitude até nisso mesmo, de deixar claro pra todo mundo o por quê se afastou (ou como muitos dizem: ficou fraco, ou esfriou).
Verdade! E isso complica ainda mais porque o anúncio de quem sai por roubo, adultério, estupro, assassinato ou simplesmente porque não viu incoerências nas doutrinas é o mesmo: "fulano não é mais testemunha de Jeová!"
Antigamente ainda se fazia a distinção entre desassociado e dissociado, evidenciando quem saiu porque não quis mais. Mas hoje, todo mundo leva o estigma de de "ignominioso pecador".
"Invejo a burrice, porque é eterna."
- Nelson Rodrigues
Avatar do usuário
Quasextj
Forista
Forista
Mensagens: 1329
Registrado em: 09 Fev 2009 12:07

Re: Porque não conseguimos um motivo válido para sair?

Mensagem não lida por Quasextj »

Alexei Karamazov escreveu:Há muito não via uma discussão tão madura!
O tema é instigante, e os posts são dados com conhecimento de causa!
Romper as amarras da torre é renascer: dói como um parto, tanto para quem sai como para quem lá fica.
Mas fica sempre o bom exemplo: "Tuas ações falam tão alto que não ouço o que dizes."
Não ouvirão nossas palavras, mas nosso exemplo os aterroriza.
Somos tabu, e todo tabu encanta.
A dissidência é a síntese da hipertrofia do indivíduo engolfado pela "Organização".
Quem quiser crescer como humano, dará os passos necessários...
Viva a resistência!
d:7
Seja feliz, pense em coisas boas!
Avatar do usuário
TJCalado
Forista
Forista
Mensagens: 5335
Registrado em: 11 Mar 2012 21:40

Re: Porque não conseguimos um motivo válido para sair?

Mensagem não lida por TJCalado »

CORREÇÃO:
No meu último post, onde se lê "ou simplesmente porque não viu incoerências nas doutrinas", leia-se "ou simplesmente porque viu incoerências nas doutrinas"
"Invejo a burrice, porque é eterna."
- Nelson Rodrigues
Avatar do usuário
Laura de Oliveira
Forista
Forista
Mensagens: 204
Registrado em: 07 Set 2013 14:36

Re: Porque não conseguimos um motivo válido para sair?

Mensagem não lida por Laura de Oliveira »

TJCalado escreveu:Hoje eu passei o dia me perguntando porque, apesar de tantas evidências, não conseguimos um motivo claro que convença nossos parentes do porque não queremos mais ser Testemunha de Jeová?
Nem considero os problemas com 1914 ou 1975, que são datas que ficaram obscuras ao longo da história. Mas estou falando sobre coisas como a "'Geração' que nunca passaria", a intensificação de arrecadação de dinheiro, o recebimento de donativos por meio de cartão de crédito, o fato de as TJs aceitarem frações de sangue, a tão evidente falta de amor entre os membros, o tratamento dado a desassociados, etc.
São itens evidentes até mesmo para quem está dentro. Mas não conseguimos espaço para entrar com esse argumento. Existem tantas divergências entre o que é ensinado pela Torre de Vigia e o que está na bíblia! Mas porque não conseguimos usar essas divergências, não para combatê-los, mas simplesmente para ter um motivo para sair?
Olá TJ,

Deixa rolar, um dia todos saberão que a Torre não passa de uma enganação com a máscara de boazinha; quem quer ficar, deixa pra lá. Essa semana aconteceu algo comigo que me sinto cada vez mais aliviada de ter saído dessa masmorra: Passei por um TJ do meu território e o cumprimentei: boa tarde fulano! Ele me deu o silêncio por resposta. Numa outra situação, cumprimentei uma irmã pioneira e ela me cumprimentou com a maior alegria!ficamos conversando sobre assuntos profissionais. Tbm fiquei sabendo que algumas irmãs irão me cumprimentar, pq sabem que eu e meu marido não fomos desassociados, pedimos para sair.Aí na cabeça delas, pode.

Abraços,
Avatar do usuário
TJCalado
Forista
Forista
Mensagens: 5335
Registrado em: 11 Mar 2012 21:40

Re: Porque não conseguimos um motivo válido para sair?

Mensagem não lida por TJCalado »

Laura de Oliveira escreveu:
TJCalado escreveu:Hoje eu passei o dia me perguntando porque, apesar de tantas evidências, não conseguimos um motivo claro que convença nossos parentes do porque não queremos mais ser Testemunha de Jeová?
Nem considero os problemas com 1914 ou 1975, que são datas que ficaram obscuras ao longo da história. Mas estou falando sobre coisas como a "'Geração' que nunca passaria", a intensificação de arrecadação de dinheiro, o recebimento de donativos por meio de cartão de crédito, o fato de as TJs aceitarem frações de sangue, a tão evidente falta de amor entre os membros, o tratamento dado a desassociados, etc.
São itens evidentes até mesmo para quem está dentro. Mas não conseguimos espaço para entrar com esse argumento. Existem tantas divergências entre o que é ensinado pela Torre de Vigia e o que está na bíblia! Mas porque não conseguimos usar essas divergências, não para combatê-los, mas simplesmente para ter um motivo para sair?
Olá TJ,

Deixa rolar, um dia todos saberão que a Torre não passa de uma enganação com a máscara de boazinha; quem quer ficar, deixa pra lá. Essa semana aconteceu algo comigo que me sinto cada vez mais aliviada de ter saído dessa masmorra: Passei por um TJ do meu território e o cumprimentei: boa tarde fulano! Ele me deu o silêncio por resposta. Numa outra situação, cumprimentei uma irmã pioneira e ela me cumprimentou com a maior alegria!ficamos conversando sobre assuntos profissionais. Tbm fiquei sabendo que algumas irmãs irão me cumprimentar, pq sabem que eu e meu marido não fomos desassociados, pedimos para sair.Aí na cabeça delas, pode.

Abraços,
Uma das coisas que irão enfraquecer (se já não tiver enfraquecendo) a organização tJ é que a alegada "unidade de pensamento" já era...
"Invejo a burrice, porque é eterna."
- Nelson Rodrigues
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Dolphin, kyoumal, PioneiroDesregulado e 102 visitantes