Visando as aparências

Debates e discussões acerca das crenças, doutrinas e a história das Testemunhas de Jeová.
Avatar do usuário
Eber Oliveira
Forista
Forista
Mensagens: 666
Registrado em: 30 Jul 2013 11:14
Localização: Brasil

Visando as aparências

Mensagem não lida por Eber Oliveira »

Trecho do estudo:
*** w14 15/4 p. 26 par. 20 Tenha coragem — Jeová é seu ajudador! ***
“As pessoas geralmente comentam como as Testemunhas de Jeová são felizes”, diz um ancião veterano num país em desenvolvimento. “Elas também percebem que até mesmo Testemunhas de Jeová que são pobres estão sempre bem-vestidas e parecem estar em melhor situação financeira do que os outros.” Isso está de acordo com a promessa que Jesus fez aos que colocam o Reino em primeiro lugar. (Mat. 6:28-30, 33)

http://www.jw.org/pt/publicacoes/revist ... -ajudador/


Andar bem vestido é uma forma de fascinar as pessoas de fora. Já morei em algumas cidades diferentes e pude conhecer TJs pobres e ricas. Sempre me intrigou a obrigação de andar impecavelmente bem vestido, mesmo que isso signifique tirar dinheiro de outras despesas básicas. Como explicar aos filhos que, muitas vezes, o almoço foi ruim porque precisávamos juntar dinheiro para comprar ternos e vestidos? Como aceitar que a familia deixou de viajar ou se divertir juntos para comprar roupas para o próximo congresso? Minha mãe guarda até hoje o terno do meu primeiro discurso, uma leitura da bíblia que fiz aos 5 anos. O bife, no entanto, quase sempre foi de segunda...

Algumas TJs que conheci não tinham dinheiro para comer bem, nem para cobrir despesas de saúde, moradia, diversão ou viagens. Mas as roupas eram impecáveis... Será por que é tão importante se vestir bem? É mesmo tão importante assim parecer bem sucedido aos olhos dos outros, mesmo que seja apenas por fora? Será que Jesus conseguiria assistir a uma reunião hoje em dia? Jesus provavelmente usava roupas gastas e velhas (não sujas, apenas bastante usadas). Fico imaginando a cena: o indicador pedindo para o 'mendigo' se retirar do recinto...

Para uso da moderação---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Marcadores: Aparência; Sentinela;
Ver índice geral
Editado pela última vez por Lourisvaldo Santana em 30 Dez 2020 11:25, em um total de 2 vezes.
Razão: Inserir marcadores
Religião e disputa por fiéis/território:

Imagem
Avatar do usuário
Eber Oliveira
Forista
Forista
Mensagens: 666
Registrado em: 30 Jul 2013 11:14
Localização: Brasil

Re: Artigo estudo: "Tenha coragem — Jeová é seu ajudador!"

Mensagem não lida por Eber Oliveira »

9 O apóstolo Paulo disse que, quando cristãos de mais idade não conseguem se sustentar, os filhos e netos devem ‘pagar a devida compensação aos seus pais e avós’. Mas Paulo também aconselhou todos os cristãos a estar satisfeitos com suas necessidades diárias: alimento, roupa e moradia. Não devemos estar constantemente buscando um padrão de vida melhor ou segurança financeira para o futuro. (Leia 1 Timóteo 5:4, 8; 6:6-10.)
Será que a regra de se contentar com 'alimento, roupa e moradia' é válida para os betéis da Torre, principalmente os betéis nos EUA e Europa?

Será que a Torre de Vigia não tem investimentos em dinheiro, mostrando que se preocupa com sua 'segurança financeira'?

O que fazer com tantos anciãos que tem investimentos financeiros e com aqueles que buscam ganhar mais do que já ganham? Conheço muitos assim, e vocês?

Há tópicos neste fórum que mostram o luxo nos betéis, os investimentos da Torre de Vigia e exemplos de anciãos ricos.
Religião e disputa por fiéis/território:

Imagem
Avatar do usuário
Debora
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 8443
Registrado em: 21 Dez 2010 11:07
Localização: Santana

Re: Artigo estudo: "Tenha coragem — Jeová é seu ajudador!"

Mensagem não lida por Debora »

Ultimamente tenho sentido mudanças em alguns parentes tj. Vejo-os preocupados em ter mais de um imóvel, mais de um automóvel. O que antes era amplamente demonizado por conta de um harmagedom às portas já não parece infundir tanto medo. Também ouço relatos de ancião que quando possuem alguma sobra, confiam suas esperanças em novos imóveis.
Alguns jovens politicamente corretos dentro do salão, porém, nem tão íntegros longe dos olhos dos anciãos, também estão encontrando nas universidades, um alerta de vida e para a vida. Estes, desejam estudar e ter boas profissões, não se arriscam em trocar de emprego para ganhar mais.
Vejo tais atitudes com bons olhos. Já é uma luz vermelha se ascendendo no final do túnel. A dúvida já foi lançada !

É melhor o armagedom vir logo. :1 :1 :1
Sabe de denúncias de abuso sexual infantil dentro da organização das Testemunhas de Jeová? Envie dicas investigativas, informações e documentos sobre este tópico para o Ministério Público de São Paulo: avarc@mpsp.mp.br
Avatar do usuário
TJCalado
Forista
Forista
Mensagens: 5335
Registrado em: 11 Mar 2012 21:40

Re: Artigo estudo: "Tenha coragem — Jeová é seu ajudador!"

Mensagem não lida por TJCalado »

Ao visualizar a minha trajetória como TJ, lembro de muitos irmãos que, como minha família, mantinham o senso de urgência, priorizando sempre o aspecto "espiritual", deixando de lado as preocupações com o futuro. Todos, todos esses estão hoje passando por dificuldades financeiras. Moram de aluguel e dependem da pensão ou aposentadoria por velhice ou invalidez (dificilmente por tempo de serviço) dos membros mais idosos da família, para sobreviverem.
Há um caso bastante triste, de um irmão muito prestativo e humilde (um dos melhores TJs que conheci) que abandonou seu emprego em uma empresa do Pólo Petroquímico de Camaçari (Bahia) e abriu um pequeno negócio para ter "mais tempo para Jeová". O negócio não deu certo e ele, já bem idoso, passa por sérias dificuldades hoje em Salvador.
Como explicar a esses irmãos porque Jeová abençoa mais os TJs que se preocupam com o futuro material de suas famílias? Visivelmente cansados, precisam se contentar com as "bênçãos" que recebem em forma de estudos bíblicos, de um prato de comida somente para aquele dia, que as vezes recebem de forma humilhante, ou de sacos de roupas usadas que os seus irmãos iriam jogar fora. E para mostrarem que são gratos, têm de exibir felicidade e gratidão por essas "bênçãos".
Enquanto isso, os Betéis têm seus orçamentos elaborados com dois anos de antecedência e o corpo governante faz investimentos bilionários no mercado imobiliário e na bolsa de valores, sempre com o dinheiro dos mais pobres, que são os que mais contribuem e os que mais arrecadam donativos nas portas dos moradores.
Como sempre, Jeová abençoa os mais espertos, como fez no caso de Esaú e Jacó.
"Invejo a burrice, porque é eterna."
- Nelson Rodrigues
Avatar do usuário
RamonTejoteano
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 332
Registrado em: 04 Mar 2014 23:09

Re: Artigo estudo: "Tenha coragem — Jeová é seu ajudador!"

Mensagem não lida por RamonTejoteano »

Bons comentários....nem preciso meditar...vocês já fazem isso por mim. :1

Realmente, no começo eu não gostava de ir de social as reuniões, pois eu não queria dar a impressão pelas ruas (pois não tenho carro) de que sou melhor do que os outros.
Ainda não gosto de anda pra todo canto de social, mas vou assim pelo respeito de quem vou adorar nas reuniões. E procuro andar com roupas limpas e discretas.
Aqui e em alguns países o Terno é a vestimenta mais adequada pra uma reunião cristã, mas isso não quer dizer que em todos os países tem que usar essa roupa, pois existe o fator cultural.
Jesus certamente não andava com roupas finas, mas elas deviam refletir a pessoa que ele era, O filho de Deus. Um homem manso e humilde de coração.
O que você sabe não tem valor; o valor está no que você faz com o que sabe.
Bruce Lee
Avatar do usuário
TJCalado
Forista
Forista
Mensagens: 5335
Registrado em: 11 Mar 2012 21:40

Re: Artigo estudo: "Tenha coragem — Jeová é seu ajudador!"

Mensagem não lida por TJCalado »

Um antigo colega de trabalho uma vez me disse que nunca viu um povo pra se preocupar tanto com roupas e sapatos. Nas palavras dele, TJs 'podiam morar em um barraco feito com restos de carpete e caixa de ovos, mas quando iam para a igreja se vestiam impecavelmente'.
Esse mesmo colega, anteriormente, havia me perguntado onde gastávamos nosso dinheiro, já que não fumávamos, não bebíamos (tsc), não dávamos presentes em dias festivos, não tínhamos despesas com aniversário, natal, ano novo, são joão, carnaval, não íamos para barzinhos no final de semana e dificilmente teríamos duas famílias para sustentar. E eu fiquei inculcado com isso, porque percebi que ele tinha razão. Fiz até cálculos para saber quanto eu economizava por ano por não participar em nada disso. Mas não entendia porque não conseguia comprar um carro zero.
Nessa conversa sobre roupas, ele disse que chegou à conclusão que o dinheiro da gente ia todo para roupas, sapatos e pastas.
Realmente! Boa parte do que um TJ ganha se esvai em vestimenta. Mas mesmo assim, continuo sem saber em que buraco negro cai todo o dinheiro economizado com a abstinência a todas as atividades dos "mundanos".
"Invejo a burrice, porque é eterna."
- Nelson Rodrigues
jpsouzamatos
Forista
Forista
Mensagens: 2220
Registrado em: 04 Jan 2011 23:14

Re: Artigo estudo: "Tenha coragem — Jeová é seu ajudador!"

Mensagem não lida por jpsouzamatos »

TJCalado escreveu: Mas mesmo assim, continuo sem saber em que buraco negro cai todo o dinheiro economizado com a abstinência a todas as atividades dos "mundanos".
Donativo$ para a torre :2
Spoiler!
Avatar do usuário
TJCalado
Forista
Forista
Mensagens: 5335
Registrado em: 11 Mar 2012 21:40

Re: Artigo estudo: "Tenha coragem — Jeová é seu ajudador!"

Mensagem não lida por TJCalado »

jpsouzamatos escreveu:
TJCalado escreveu: Mas mesmo assim, continuo sem saber em que buraco negro cai todo o dinheiro economizado com a abstinência a todas as atividades dos "mundanos".
Donativo$ para a torre :2
Eu pensei nisso JP, mas é muito dinheiro... Os donativos diretos não correspondem a tanto...
"Invejo a burrice, porque é eterna."
- Nelson Rodrigues
Mente Independente
Forista
Forista
Mensagens: 1664
Registrado em: 01 Jan 2014 19:33
Localização: Não quero responder
Contato:

Re: Artigo estudo: "Tenha coragem — Jeová é seu ajudador!"

Mensagem não lida por Mente Independente »

A vestimenta não passa de mais uma estratégia para atrair mais adeptos. Impressiona as pessoas. Se for ver, é a mesma técnica usada em vendas. O q eles chamam de "bom testemunho" na vdd quer dizer "boa impressão". Nenhum vendedor usaria roupas desleixadas, e as TJs são verdadeiros vendedores. Qto a "se contentar com o pouco", é isso q a Torre de Vigia faz com seus "vendedores ambulantes" (as TJs): empobrece eles; quer q eles fiquem na lona, se for preciso, só pra dedicar suas vidinhas à Torre. Enquanto isso, eles lucram com o dinheiro q eles ganham e dão de donativos, do mundo inteiro. E depois nós é q somos os hipócritas! :iergh7:
Avatar do usuário
agape
Forista
Forista
Mensagens: 834
Registrado em: 03 Dez 2012 15:52
Localização: São Paulo
Contato:

Re: Artigo estudo: "Tenha coragem — Jeová é seu ajudador!"

Mensagem não lida por agape »

O que me preocupa é essa necessidade de terem de ser lembrados constantemente por alguem de que Jeová é ajudador daqueles que são fiéis. Afinal de contas tem ou não tem um relacionamento com o Soberano Universal? Não deveriam naturalmente sentir a presença de Jeová em suas vidas? Ter um relacionamento com o Altíssimo não implicaria em naturalmente saber quais passos deve-se tomar e especialmente quais deveriam ser suas prioridades em nível individual? Sinceramente, o que vejo é uma inversão de valores. Um freio ao desenvolvimento espiritual. Uma fraternidade de pessoas amputadas que necessitam de muletas(Corpo Governante) para se locomover. Hoje olhando de fora é isso o que meus olhos vêem.
Rafael

Sabe de denúncias de abuso sexual infantil dentro da organização das Testemunhas de Jeová? Envie dicas investigativas, informações e documentos sobre este tópico para o Ministério Público de São Paulo: avarc@mpsp.mp.br.
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Google [Bot] e 151 visitantes