Vocês acham que as TJs só servem a Deus por medo?

Debates e discussões acerca das crenças, doutrinas e a história das Testemunhas de Jeová.
Sophia B
Forista
Forista
Mensagens: 105
Registrado em: 31 Jan 2014 01:30

Vocês acham que as TJs só servem a Deus por medo?

Mensagem não lida por Sophia B »

Que se fosse abandonada a crença num iminente fim do mundo elas (há exceções, claro) perderiam o foco e abandonariam a organização?

Para uso da moderação---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Marcadores: Medo;
Ver índice geral
Editado pela última vez por Lourisvaldo Santana em 02 Jan 2021 11:16, em um total de 1 vez.
Razão: Inserir marcadores
Avatar do usuário
DELTA
Forista
Forista
Mensagens: 1971
Registrado em: 09 Jan 2011 11:52

Re: Vocês acham que as TJs só servem a Deus por medo?

Mensagem não lida por DELTA »

Não apenas por medo, mas também por uma recompensa. O amor ,como afirmam, ficaria em enésimo lugar. Se me permite vou modificar sua frase: "Que se fosse abandonada a crença num iminente paraíso com vida eterna (há exceções, claro) perderiam o foco e abandonariam a organização?"
Sophia B
Forista
Forista
Mensagens: 105
Registrado em: 31 Jan 2014 01:30

Re: Vocês acham que as TJs só servem a Deus por medo?

Mensagem não lida por Sophia B »

DELTA escreveu:Não apenas por medo, mas também por uma recompensa. O amor ,como afirmam, ficaria em enésimo lugar. Se me permite vou modificar sua frase: "Que se fosse abandonada a crença num iminente paraíso com vida eterna (há exceções, claro) perderiam o foco e abandonariam a organização?"
Perfeito Delta, era isso que eu estava tentando formular, mas não estava conseguindo encaixar numa frase. Muito obrigada!!
Avatar do usuário
Manuel Oliver
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 2041
Registrado em: 28 Ago 2012 04:58

Re: Vocês acham que as TJs só servem a Deus por medo?

Mensagem não lida por Manuel Oliver »

Os TJ servem o corpo governante com medo.
Avatar do usuário
Filosofo
Forista
Forista
Mensagens: 596
Registrado em: 11 Out 2013 17:25

Re: Vocês acham que as TJs só servem a Deus por medo?

Mensagem não lida por Filosofo »

Como diz a psicologia, o ser humano funciona com estímulo e recompensa.

As TJs são atraídas à crença pela esperança do paraíso e permanecem la pelo medo do Armagedom.

É como condicionar um ratinho com choques e queijo dentro da gaiola.
"Seria Deus desejoso de prevenir o mal mas incapaz? Portanto não é omnipotente. Seria ele capaz, mas sem desejo? Então é malévolo. Seria ele tanto capaz quanto desejoso? Então por que há o mal?"
- Epicuro
Mente Independente
Forista
Forista
Mensagens: 1664
Registrado em: 01 Jan 2014 19:33
Localização: Não quero responder
Contato:

Re: Vocês acham que as TJs só servem a Deus por medo?

Mensagem não lida por Mente Independente »

Por medo de morrer no "Armagedom" e por vontade de passar pro "novo mundo". Essas duas coisas. Mas isso generalizando, pode ser q exista mesmo TJ "apaixonada por Jeová". Como, por exemplo, aquelas q tem problemas emocionais e precisam de algo q preenche seu vazio. Daí a crença em Jeová, orações, Bíblia (e publicações da Torre) entram em cena.
Avatar do usuário
Vergil
Forista
Forista
Mensagens: 338
Registrado em: 16 Jan 2014 21:35

Re: Vocês acham que as TJs só servem a Deus por medo?

Mensagem não lida por Vergil »

Acho Sophia que as TJs não servem a Deus, e sim ao corpo governante. E é por medo sim com certeza, medo disso, medo daquilo, medo daquele outro, é medo de tudo. Você pode notar que em todas as reuniões são repetidas várias vezes as palavras Armagedom, últimos dias, fim deste sistema de coisas, o dia de Jeová e assim por diante. São palavras com conotação amedrontadora, de cunho negativo, eu ia pra casa depois das reuniões em pânico às vezes. Um dos principais pilares da doutrina TJ se baseia com certeza no MEDO. :ruim7: :ruim7: :ruim7:
O homem é livre, enquanto pode pensar.
Ralph Emerson
Spoiler!
Imagem
Sophia B
Forista
Forista
Mensagens: 105
Registrado em: 31 Jan 2014 01:30

Re: Vocês acham que as TJs só servem a Deus por medo?

Mensagem não lida por Sophia B »

Vergil escreveu:Acho Sophia que as TJs não servem a Deus, e sim ao corpo governante. E é por medo sim com certeza, medo disso, medo daquilo, medo daquele outro, é medo de tudo. Você pode notar que em todas as reuniões são repetidas várias vezes as palavras Armagedom, últimos dias, fim deste sistema de coisas, o dia de Jeová e assim por diante. São palavras com conotação amedrontadora, de cunho negativo, eu ia pra casa depois das reuniões em pânico às vezes. Um dos principais pilares da doutrina TJ se baseia com certeza no MEDO. :ruim7: :ruim7: :ruim7:
Falou um ponto interessante Vergil, me fez lembrar que certa vez, há algumas semanas, durante uma reunião os irmãos estavam um tanto "animados", mas não assim :D2
era assim :10 notei algo que eu nunca tinha parado pra observar, que a maioria estava se sentindo culpada, com vergonha, inclusive minha mãe que olhou pra mim e falou "poxa a gnt precisa sair mais ao campo, né?". A parte que o ancião fez que inclusive o anuário foi usado falava a respeito da pregação. E eu fiquei pensando "tá acontecendo uma manipulação por aqui!!", eu olhei em volta e percebi, quando volto a olhar pro ancião vi que ele estava me observando e continuou me observando até a hora de sair da tribuna. Será que era pq eu não estava assim tbm? :10 Parece que esse ancião já vem me observando algum tempo... :shock:
Avatar do usuário
kooboo
Forista
Forista
Mensagens: 13414
Registrado em: 01 Nov 2008 14:22

Re: Vocês acham que as TJs só servem a Deus por medo?

Mensagem não lida por kooboo »

Servem por medo, por culpa e pelo prêmio.
Por amor a Jeová? não, isso eu acho que não.
[]'s
kooboo

Imagem
Avatar do usuário
Daros Brant
Troll desativado
Mensagens: 94
Registrado em: 16 Abr 2014 14:33

Re: Vocês acham que as TJs só servem a Deus por medo?

Mensagem não lida por Daros Brant »

Olá, Sophia B.

Acredito que algumas sim, outras não. Qualquer tipo de generalização é burrice.

Meus cumprimentos.
“Não me mostrem o que esperam de mim porque vou seguir meu coração, não me façam ser o que não sou. Não me convidem a ser igual porque sinceramente, sou diferente.” - Clarice Lispector
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 147 visitantes