Tatuagem, "agora" pode?

Debates e discussões acerca das crenças, doutrinas e a história das Testemunhas de Jeová.
Avatar do usuário
Feelipe2013
Forista
Forista
Mensagens: 354
Registrado em: 17 Jun 2013 10:58
Localização: São José dos Campos

Re: Tatuagem, "agora" pode?

Mensagem não lida por Feelipe2013 »

hibridizado

Falou tudo agora , acho que você me deu a resposta as minhas duvidas , porque se eu fizer a tatto que eu estou querendo fazer a muito tempo , concerteza isso custara os meus privilegios na congregação e tenho certeza que jamais se um dia eu voltar para Torre eu terei eles de volta. :evil:
" Sei como que as coisas são, mas que nunca vou compreender ignorância e julgamentos sem o por que " CPM22 - DESCONFIO - Essa musica diz tudo , e uma musica em protesto a Torre de Vigia com as suas mentiras
ELLIPSIS

Re: Tatuagem, "agora" pode?

Mensagem não lida por ELLIPSIS »

hibridizado escreveu:Posso estar errado mas o entendimento deste parágrafo é o seguinte:

As pessoas podem usar tatuagem, nós não as discriminamos por isso, mas nosso entendimento da Bíblia é que nós Testemunhas de Jeová não devemos fazê-la. E quem for de nossa dianteira deve entender que fazer tatuagem implica na perda de seus privilégios congregacionais.
Foi o que eu havia dito acima.

Mas eu ainda acrescento que se alguém o fizer este será colocado no rol das pessoas classificadas como Tome Nota, claro que isso também depende de anciãos para anciãos.
Avatar do usuário
Poltergeist
Forista
Forista
Mensagens: 7763
Registrado em: 26 Fev 2009 16:57

Re: Tatuagem, "agora" pode?

Mensagem não lida por Poltergeist »

TJCalado escreveu:
Poltergeist escreveu:Pode tanto quanto falar "adoro". A revista liberou, porém metade das TJs é semianalafabeta e a outra metade não lê as revistas. Então não adianta nada.
"Tanto quanto"? Onde liberaram o "adoro"? E, se for o caso, onde liberaram as tatuagens?
Alguém pesquisa aí no CD-ROM da Torre, por favor. Senão me engano a palavra-chave era "adoro sorvete". Na biblioteca da Torre na Internet eu não achei. Deve ter saído no Ministério brasileiro.
A mentira teme a verdade. Afinal, você já viu "apóstatas" desassociando uma Testemunha de Jeová?

Procurando um assunto específico? Visite o Índice do Fórum: http://extestemunhasdejeova.net/forum/v ... f=2&t=3230
Avatar do usuário
maxtj
Forista
Forista
Mensagens: 816
Registrado em: 23 Out 2010 09:07
Localização: Goiânia - Go

Re: Tatuagem, "agora" pode?

Mensagem não lida por maxtj »

Tá ai Polter:
*** g98 8/1 p. 26 Por que temer um Deus de amor? ***
Na maioria dos idiomas, uma única palavra pode ter vários sentidos, dependendo do contexto. Por exemplo, em alguns idiomas pode-se dizer: “Adoro sorvete” e também: “Adoro a Deus.” Há uma diferença muito grande de intensidade e de sentido da palavra “adorar”, conforme usada nessas duas frases.

[Nota(s) de rodapé]
O dicionário Aurélio define assim “adorar”: “1. Render culto a (divindade) . . . 4. Fam. Gostar muitíssimo de; ter grande predileção a.”
Para os peixinhos do aquário, quem troca a água é Deus. - Mário Quintana
Avatar do usuário
Poltergeist
Forista
Forista
Mensagens: 7763
Registrado em: 26 Fev 2009 16:57

Re: Tatuagem, "agora" pode?

Mensagem não lida por Poltergeist »

maxtj ??? escreveu:Tá ai Polter:
*** g98 8/1 p. 26 Por que temer um Deus de amor? ***
Na maioria dos idiomas, uma única palavra pode ter vários sentidos, dependendo do contexto. Por exemplo, em alguns idiomas pode-se dizer: “Adoro sorvete” e também: “Adoro a Deus.” Há uma diferença muito grande de intensidade e de sentido da palavra “adorar”, conforme usada nessas duas frases.

[Nota(s) de rodapé]
O dicionário Aurélio define assim “adorar”: “1. Render culto a (divindade) . . . 4. Fam. Gostar muitíssimo de; ter grande predileção a.”
Obrigado Max!
A mentira teme a verdade. Afinal, você já viu "apóstatas" desassociando uma Testemunha de Jeová?

Procurando um assunto específico? Visite o Índice do Fórum: http://extestemunhasdejeova.net/forum/v ... f=2&t=3230
tjpesquisador
Forista
Forista
Mensagens: 179
Registrado em: 01 Jul 2013 18:05

Re: Tatuagem, "agora" pode?

Mensagem não lida por tjpesquisador »

Minhas consideração (de um TJ louco para fazer uma tatuagem):

O artigo é claro: tatuagem é questão de consciência. A Torre no entanto, usando o que ela sabe melhor usar que são as dúvidas amorosas faz com que as TJ mais "mente fechadas" entendam que a consciência do Corpo Governante (que não vê com bons olhos) deve ser seguida por todos. No entanto, isso é uma decisão pessoal.
Para os que discordam isso, olhem a resposta da Torre à uma carta que mandaram sobre esse artigo:

"*** g01 8/4 p. 30 De Nossos Leitores ***
Decorar o corpo. Li o artigo “O Conceito da Bíblia: Decorar o corpo — É preciso ter bom senso” (8 de agosto de 2000) e resolvi escrever-lhes. Fica bonito decorar o corpo com bom gosto — uma verdadeira obra de arte. As pessoas podem me julgar e me classificar pela minha aparência, mas eu sei que Deus me ama. Espero e também oro para que os outros não fiquem reparando nas minhas tatuagens, mas me vejam como eu sou por dentro.
K. M., Estados Unidos

O artigo admitiu que é uma decisão pessoal alguém querer ou não decorar o corpo. No entanto, a prova da beleza interior duma pessoa é ‘adornar-se com modéstia e bom juízo’. (1 Timóteo 2:9) A Bíblia também deixa claro que é obrigação do cristão levar em consideração não só a sua própria consciência, mas também “a da outra pessoa”. (1 Coríntios 10:29) — RED." - Despertai, 08 de abril de 2001, página 30 , Associação Torre de Vigia de Bíblias e Tratados
.


O artigo, conforme a própria Torre assume admitiu que a tatuagem é uma coisa de decisão pessoal, notem que ela mesma diz.
Assim, estou esperando umas coisas acontecerem e pronto, penso em fazer a minha, mas com um tema religioso (afinal de contas, sou cristão ainda com força e vigor).
Avatar do usuário
Caronte Vitalzole
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 1896
Registrado em: 30 Jan 2011 11:41

Re: Tatuagem, "agora" pode?

Mensagem não lida por Caronte Vitalzole »

Questão de consciência, mas consciência de quem?
Sabendo como funcionam as leis, ordem, proibições e boatos, penso que antes de fazer uma tatuagem a pessoa vai procurar um ancião para dirimir as dúvidas, buscar orientação de alguém mais maduro.
Qual vai ser a opinião do ancião?
"Irmão, melhor não..."
E o dia-a-dia da pessoa vai virar um "paraíso". Vão tentar impedir a todo custo que a pessoa exponha a tatuagem no palco, no campo ou mesmo numa eventual manutenção do Salão do Reino. Quem seria escolhido para uma parte num congresso, um jovem que fez tattoo ou outro "normal"?
Quem trabalhou em construções sabe o quanto pegam no pé quanto a roupa. Um ancião teve que cobrir o logotipo do macacão que usava e era da empresa que ele trabalhava, imagino uma tattoo...
"Com alguns bons amigos bebendo de bem com a vida
De uma América a outra consigo passar num segundo"
Avatar do usuário
TJCalado
Forista
Forista
Mensagens: 5335
Registrado em: 11 Mar 2012 21:40

Re: Tatuagem, "agora" pode?

Mensagem não lida por TJCalado »

Feelipe2013 escreveu:TJCalado

Não entendi , pode me explicar melhor, então se eu fizer e algum imrão fdp ver , isso pode dar comissão judicativa mesmo que nessa sentinela, diz que e questão de conciencia ?
Olha Feelipe2013, eu havia decidido não mais comentar nesse tópico. Mas já que você fez uma pergunta diretamente a mim, vou te responder. Para isso, copiei o artigo citado, e alvo da discussão, que já é óbvio. Porém transferi para cá parte do contexto (mas não ainda todo o artigo), para melhor entendimento do que eu estou tentando dizer:
*** g00 8/8 p. 19 Decorar o corpo — é preciso ter bom senso ***
Liberdade cristã
Os cristãos não estão debaixo da Lei mosaica, mas os princípios dela continuam a vigorar na congregação cristã. (Colossenses 2:14) Sendo assim, os cristãos têm a liberdade de escolher que tipo de adorno usar, respeitando os limites do bom senso. (Gálatas 5:1; 1 Timóteo 2:9, 10) No entanto, essa liberdade tem limites. — 1 Pedro 2:16.
Em 1 Coríntios 6:12, Paulo escreveu: “Todas as coisas me são lícitas; mas nem todas as coisas são vantajosas.” Ele compreendia que sua liberdade como cristão não lhe dava licença para fazer o que bem entendesse, sem consideração pelos outros. O amor pelos outros influenciava seu comportamento. (Gálatas 5:13) Não ‘visem, em interesse pessoal, apenas os vossos próprios assuntos, mas também, em interesse pessoal, os dos outros’, aconselhou. (Filipenses 2:4) Seu conceito altruísta serve de excelente exemplo para qualquer cristão que pense em decorar o corpo.
Princípios bíblicos a considerar
Um dos mandamentos para os cristãos é pregar e ensinar as boas novas. (Mateus 28:19, 20; Filipenses 2:15) Sendo assim, um cristão não deve permitir que nada, incluindo sua aparência, desvie a atenção de outros de ouvir essa mensagem. — 2 Coríntios 4:2.
Embora adornos como piercings ou tatuagens possam ser populares entre alguns, o cristão ou a cristã precisa perguntar-se: ‘Que reação esse tipo de adorno provocaria na região onde moro? Será que as pessoas me associariam com grupos que vivem à margem da sociedade? Mesmo que minha consciência me permitisse, que efeito teria o piercing ou a tatuagem sobre outros da congregação? Encarariam como evidência do “espírito do mundo”? Será que alguns duvidariam de meu “bom juízo”? — 1 Coríntios 2:12; 10:29-32; Tito 2:12.
{Início do trecho citado pelo Exelsius}
Alguns tipos de body modification acarretam graves riscos à saúde. A tatuagem com agulhas não esterilizadas tem sido associada com a propagação da hepatite e do HIV. As tintas usadas às vezes causam problemas na pele. A região perfurada com piercings pode levar meses para cicatrizar, e a pessoa pode sentir dores durante praticamente todo esse tempo. Podem também causar septicemia, hemorragia, coágulos, lesão nos nervos e infecções graves. Além disso, existem procedimentos que, uma vez feitos, é difícil voltar atrás. Por exemplo, dependendo do tamanho e das cores usadas, a remoção de uma tatuagem pode requerer várias sessões dolorosas de laser. Os piercings podem deixar cicatrizes permanentes.
Aceitar ou não esses riscos é uma questão de decisão pessoal. Mas quem procura agradar a Deus reconhece que tornar-se cristão envolve oferecer a sua pessoa a Deus. Nossos corpos são sacrifícios vivos apresentados a Deus para o Seu uso. (Romanos 12:1) Assim, os cristãos maduros não encaram o corpo como sua propriedade exclusiva, a ser danificado ou desfigurado a seu bel-prazer. Especialmente os que se qualificam para tomar a dianteira na congregação são conhecidos por seus hábitos moderados, bom senso e razoabilidade. — 1 Timóteo 3:2, 3.
{fim do trecho citado pelo Exelsius}

Desenvolver e exercer a capacidade de raciocínio treinada pela Bíblia ajuda os cristãos a evitar as práticas extremistas e masoquistas deste mundo irremediavelmente ‘apartado da vida que pertence a Deus’. (Efésios 4:18) Poderão assim permitir que a sua razoabilidade seja conhecida por todos. — Filipenses 4:5.
O reduzido texto postado anteriormente já me bastava. Mas, conforme você pode ver no contexto, apesar de mencionar os riscos do procedimento, o artigo não é uma mera advertência aos prejuízos causados pela tatuagem. Ele diz que "aceitar ou não esses riscos é uma questão de decisão pessoal", mas que o cristão TJ tem outros fatores a avaliar, não somente esses. E são fatores fundamentais para determinar a identidade TJ. É enfático em fazer uma distinção entre cristãos e não-cristãos, TJs e não TJs. Em vista da clareza do artigo, não estou criando uma opinião pessoal a respeito. Assim, não entendo que possa haver uma opinião contrária à minha porque não há opinião minha sobre o texto. Se há uma opinião contrária, esta seria contrária a de quem escreveu o texto. Se você fizer uma tatuagem e não for desassociado, ou repreendido, o ancião da sua congregação não estará seguindo as diretrizes claras da Torre de Vigia.

Agora eu te pergunto: Você está apenas procurando uma brecha na lei da organização porque não pode sair dela mas que viver a vida, ou acha que o Deus que você adora permite a tatuagem mas a Watchtower o está impedindo de fazer?
"Invejo a burrice, porque é eterna."
- Nelson Rodrigues
Avatar do usuário
TJCalado
Forista
Forista
Mensagens: 5335
Registrado em: 11 Mar 2012 21:40

Re: Tatuagem, "agora" pode?

Mensagem não lida por TJCalado »

Poltergeist escreveu:
maxtj ??? escreveu:Tá ai Polter:
*** g98 8/1 p. 26 Por que temer um Deus de amor? ***
Na maioria dos idiomas, uma única palavra pode ter vários sentidos, dependendo do contexto. Por exemplo, em alguns idiomas pode-se dizer: “Adoro sorvete” e também: “Adoro a Deus.” Há uma diferença muito grande de intensidade e de sentido da palavra “adorar”, conforme usada nessas duas frases.

[Nota(s) de rodapé]
O dicionário Aurélio define assim “adorar”: “1. Render culto a (divindade) . . . 4. Fam. Gostar muitíssimo de; ter grande predileção a.”
Obrigado Max!
Ok... e a tatuagem?
"Invejo a burrice, porque é eterna."
- Nelson Rodrigues
Avatar do usuário
TJCalado
Forista
Forista
Mensagens: 5335
Registrado em: 11 Mar 2012 21:40

Re: Tatuagem, "agora" pode?

Mensagem não lida por TJCalado »

tjpesquisador escreveu:Minhas consideração (de um TJ louco para fazer uma tatuagem):

O artigo é claro: tatuagem é questão de consciência. A Torre no entanto, usando o que ela sabe melhor usar que são as dúvidas amorosas faz com que as TJ mais "mente fechadas" entendam que a consciência do Corpo Governante (que não vê com bons olhos) deve ser seguida por todos. No entanto, isso é uma decisão pessoal.
Para os que discordam isso, olhem a resposta da Torre à uma carta que mandaram sobre esse artigo:

"*** g01 8/4 p. 30 De Nossos Leitores ***
Decorar o corpo. Li o artigo “O Conceito da Bíblia: Decorar o corpo — É preciso ter bom senso” (8 de agosto de 2000) e resolvi escrever-lhes. Fica bonito decorar o corpo com bom gosto — uma verdadeira obra de arte. As pessoas podem me julgar e me classificar pela minha aparência, mas eu sei que Deus me ama. Espero e também oro para que os outros não fiquem reparando nas minhas tatuagens, mas me vejam como eu sou por dentro.
K. M., Estados Unidos

O artigo admitiu que é uma decisão pessoal alguém querer ou não decorar o corpo. No entanto, a prova da beleza interior duma pessoa é ‘adornar-se com modéstia e bom juízo’. (1 Timóteo 2:9) A Bíblia também deixa claro que é obrigação do cristão levar em consideração não só a sua própria consciência, mas também “a da outra pessoa”. (1 Coríntios 10:29) — RED." - Despertai, 08 de abril de 2001, página 30 , Associação Torre de Vigia de Bíblias e Tratados
.


O artigo, conforme a própria Torre assume admitiu que a tatuagem é uma coisa de decisão pessoal, notem que ela mesma diz.
Assim, estou esperando umas coisas acontecerem e pronto, penso em fazer a minha, mas com um tema religioso (afinal de contas, sou cristão ainda com força e vigor).
A resposta foi dada a um não-TJ e o que ficou claro é que a revista chamou o leitor de não-cristão.
"Invejo a burrice, porque é eterna."
- Nelson Rodrigues
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 469 visitantes