Tatuagem, "agora" pode?

Debates e discussões acerca das crenças, doutrinas e a história das Testemunhas de Jeová.
Avatar do usuário
Sgt. Tangerina
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 128
Registrado em: 30 Out 2013 13:54

Re: Tatuagem, "agora" pode?

Mensagem não lida por Sgt. Tangerina »

Acho que o Calado ta tanto absorvendo o artigo como concluindo sob a ótica de uma tj, e essa realmente vai ser a conclusão de 101% das tj's ao lerem esse artigo. Ngm vai pensar em 'ah, eles tão abrindo uma concessão'. Ngm vai quebrar a cabeça pensando nisso, td mundo sabe que é proibido, terminantemente. É mundano e vulgar. Agora, eu acho que se um leitor que é alheio ao universo tj ler a matéria em questão vai pensar algo do tipo 'ah, parece que eles não proíbem não, legal. Contanto que eu assuma esses (milhares) de riscos aqui..' Se eles se expressassem de forma menos eufemística e maquiada, sem ser tão polido e dar tanta volta certamente chocaria. Eu até falei que não tinha entendido qual era a do artigo, pq td mundo sabe que não pode e ponto, mas disseram que é de uma Despertai. Aí td fez sentido.
"I'm just a soul, whose intentions are good. Oh lord, please don't let me be misunderstood."
Avatar do usuário
TJCalado
Forista
Forista
Mensagens: 5335
Registrado em: 11 Mar 2012 21:40

Re: Tatuagem, "agora" pode?

Mensagem não lida por TJCalado »

:shock: ...olha... eu não sei o que está acontecendo aqui não, viu?
"Invejo a burrice, porque é eterna."
- Nelson Rodrigues
Avatar do usuário
TJCalado
Forista
Forista
Mensagens: 5335
Registrado em: 11 Mar 2012 21:40

Re: Tatuagem, "agora" pode?

Mensagem não lida por TJCalado »

Como eu sempre parto do pressuposto de que posso estar errado, vou fazer umas experiências sobre esse assunto. Depois vou revelar as experiências e os resultados.
"Invejo a burrice, porque é eterna."
- Nelson Rodrigues
Avatar do usuário
Sgt. Tangerina
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 128
Registrado em: 30 Out 2013 13:54

Re: Tatuagem, "agora" pode?

Mensagem não lida por Sgt. Tangerina »

Hehe. Ok. Mas no meu caso é só uma mera opiniãozinha msm. Uma impressão. Só repetindo, eu acho que se eles fossem mais diretos qto a real posição tj em relação a tatuagem, a materia seria outra. Tbm não concordo que 'os jovens acham que é uma questão de consciência e os mais velhos não'. Acho (e vejo) unanimidade e uniformidade de pensamento: tatuagem não pode.
"I'm just a soul, whose intentions are good. Oh lord, please don't let me be misunderstood."
Avatar do usuário
Sgt. Tangerina
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 128
Registrado em: 30 Out 2013 13:54

Re: Tatuagem, "agora" pode?

Mensagem não lida por Sgt. Tangerina »

Sim, e minha crítica foi mais pra esse lado de, se há uma posição clara e una, pq a matéria foi tão amena, dando espaço até pra interpretações bem diferentes das posições correntes? Qual o problema em dizer 'olha, não pode' por isso e aquilo? Essa não é a posição de fato, pq maquiar tanto? Parece até um cara que quer casar com uma mulher e ameniza seus defeitos pra não assustar e conseguir casar. Mas, no caso, como não se trata de um defeito, e sim de um posicionamento, não entendo essa prolixidade.
"I'm just a soul, whose intentions are good. Oh lord, please don't let me be misunderstood."
Avatar do usuário
Exelsius
Forista
Forista
Mensagens: 861
Registrado em: 17 Jul 2012 23:41

Re: Tatuagem, "agora" pode?

Mensagem não lida por Exelsius »

TJCalado e Sgt. Tangerina, falei com duas TJs. Uma delas é de um estado diferente do meu, e quando perguntei a ela sobre tatuagem, dizendo que aqui não podia, ela revelou que no estado dela não era "proibido". No estado dela era uma questão de consciência.

Ainda essa semana falando com outra TJ, de idade similar(menos de 25 anos de idade) de minha região, ela me falou a mesma coisa, que era um assunto de consciência.

Pesquisando no site das TJ, achei esse artigo, recente:
O que a Bíblia diz sobre tatuagens?

A resposta da Bíblia
A Bíblia só fala uma vez sobre tatuagens, em Levítico 19:⁠28, que diz: “Não deveis fazer tatuagem em vós.” Deus deu essa proibição à nação de Israel, e isso os separava dos povos vizinhos que marcavam a pele com os nomes ou símbolos de seus deuses. (Deuteronômio 14:⁠2) Embora a Lei dada a Israel não se aplique aos cristãos, vale a pena levar em consideração o princípio no qual essa lei foi baseada.

Os cristãos podem fazer tatuagens?
Os versículos bíblicos a seguir podem ajudar você a pensar bem sobre esse assunto:

“Que as mulheres . . . se enfeitem com modéstia.” (1 Timóteo 2:⁠9, Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) Esse princípio se aplica tanto às mulheres como aos homens. Devemos respeitar o ponto de vista dos outros e não chamar indevida atenção para nós mesmos.
Alguns fazem uma tatuagem para afirmar sua identidade ou independência, e outros para mostrar que fazem o que bem entendem com seu corpo. No entanto, a Bíblia incentiva os cristãos: ‘Apresente o seu corpo como sacrifício vivo, santo e aceitável a Deus, um serviço sagrado com a sua faculdade de raciocínio.’ (Romanos 12:⁠1) Use sua “faculdade de raciocínio” para descobrir por que você quer fazer uma tatuagem. Se for para seguir uma moda ou mostrar que faz parte de certo grupo, lembre-se de que as tatuagens são permanentes, e você poderá se arrepender depois. Examinar sua motivação poderá ajudar você a tomar uma boa decisão. — Provérbios 4:⁠7.
“Todo precipitado seguramente se encaminha para a carência.” (Provérbios 21:⁠5) A decisão de fazer uma tatuagem costuma ser tomada de modo precipitado, mas ela pode afetar a vida da pessoa por muito tempo em assuntos como relacionamentos e emprego. Além disso, remover tatuagens pode ser caro e doloroso. As pesquisas — e o crescente número de clínicas de remoção de tatuagens — mostram que muitas pessoas que fizeram tatuagens acabam se arrependendo mais tarde.
Fonte: http://www.jw.org/pt/ensinos-biblicos/p ... tatuagens/


Novamente aqui, na minha opinião, deixa o assunto a critério das TJ, já que as tatuagens não tem mais sentido religioso.
Quando eles usam a expressão "pensar bem" o certo não seria correto usar 'mudar de opinião'? :lol:
"You live your life, behind the wall, You got no life, not at all." Motorhead
Avatar do usuário
Sgt. Tangerina
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 128
Registrado em: 30 Out 2013 13:54

Re: Tatuagem, "agora" pode?

Mensagem não lida por Sgt. Tangerina »

To boba oO rs.. questão de consciência?? Caraca, que modernoso. Na região em que eu moro é proibido do tipo proibido mesmo. Mas qto à matéria do site, eles geralmente são assim msm, não? Querem passar uma impressão de são razoáveis, mas só que a razoabilidade tj não é razoável. Valeu, Exelsius!
"I'm just a soul, whose intentions are good. Oh lord, please don't let me be misunderstood."
Avatar do usuário
TJCalado
Forista
Forista
Mensagens: 5335
Registrado em: 11 Mar 2012 21:40

Re: Tatuagem, "agora" pode?

Mensagem não lida por TJCalado »

Gente, eu não estou acreditando no que vocês estão discutindo aqui. Eu continuo não vendo em lugar algum a Torre dizendo que fazer tatuagem é questão de consciência. Vejo nos textos (em todos os casos mencionados aqui, sempre direcionados aos de fora) "uma linha de raciocínio" para convencer alguém, que tem ideia de fazer tatuagem, a não fazer. Como quando fala do fumo, onde é "desenvolvida uma linha de raciocínio" para o convencimento, já que não há nada na bíblia que o proíba diretamente. Do mesmo jeito, vejo nessas explicações sobre tatuagem um convencimento a não fazer, apesar de não haver nada relacionado no novo testamento.
Não vejo posição dúbia nem chamariz para conseguir mais fieis.
Há TJs que criam certas desculpas para não fazer tudo o que o Corpo Governante determina. E é natural, em vista da grande quantidade de proibições, como ao uso de saias curtas, roupas apertadas, ir a baladas e shows, visitar sites apóstatas, etc. Tem TJ que faz rodeios e diz que é tudo questão de consciência. Mas esses argumentos são apenas isso: desculpas. Porque está muito claro! A Torre de Vigia proíbe o uso de tatuagens e tudo o mais que mencionei.
E, na verdade, nesse sentido a Watchtower está certa. Se alguém quiser levantar a bandeira de cristão, que o faça como manda o figurino. Certos comportamentos não condizem mesmo com os personagens do livro que alegam seguir. Se quer fazer coisas que não ficam bem pra cristão, saia do grupo e procure um que seja condizente com seu perfil.
O que não pode é morrer de vontade de se comportar de um jeito semelhante ao daqueles que eles mesmos apontam como mundanos condenados à destruição.
"Invejo a burrice, porque é eterna."
- Nelson Rodrigues
Avatar do usuário
TJCalado
Forista
Forista
Mensagens: 5335
Registrado em: 11 Mar 2012 21:40

Re: Tatuagem, "agora" pode?

Mensagem não lida por TJCalado »

A Torre de Vigia faz propaganda enganosa sobre a felicidade dos seus membros, o amor entre os TJs, donativos voluntários e outras coisas relacionadas, para atrair pessoas. Sobre os outros assuntos ela é muito clara. Os TJs é que ficam inventando desculpas, para desespero dos anciãos.
"Invejo a burrice, porque é eterna."
- Nelson Rodrigues
Avatar do usuário
TJCalado
Forista
Forista
Mensagens: 5335
Registrado em: 11 Mar 2012 21:40

Re: Tatuagem, "agora" pode?

Mensagem não lida por TJCalado »

TJCalado escreveu:Gente, eu não estou acreditando no que vocês estão discutindo aqui. Eu continuo não vendo em lugar algum a Torre dizendo que fazer tatuagem é questão de consciência. Vejo nos textos (em todos os casos mencionados aqui, sempre direcionados aos de fora) "uma linha de raciocínio" para convencer alguém, que tem ideia de fazer tatuagem, a não fazer. Como quando fala do fumo, onde é "desenvolvida uma linha de raciocínio" para o convencimento, já que não há nada na bíblia que o proíba diretamente. Do mesmo jeito, vejo nessas explicações sobre tatuagem um convencimento a não fazer, apesar de não haver nada relacionado no novo testamento.
Não vejo posição dúbia nem chamariz para conseguir mais fieis.
Há TJs que criam certas desculpas para não fazer tudo o que o Corpo Governante determina. E é natural, em vista da grande quantidade de proibições, como ao uso de saias curtas, roupas apertadas, ir a baladas e shows, visitar sites apóstatas, etc. Tem TJ que faz rodeios e diz que é tudo questão de consciência e ficam procurando brechas nas publicações. Mas esses argumentos são apenas isso: desculpas. Porque está muito claro! A Torre de Vigia proíbe o uso de tatuagens e tudo o mais que mencionei.
E, na verdade, nesse sentido a Watchtower está certa. Se alguém quiser levantar a bandeira de cristão, que o faça como manda o figurino. Certos comportamentos não condizem mesmo com os personagens do livro que alegam seguir. Se quer fazer coisas que não ficam bem pra cristão, saia do grupo e procure um que seja condizente com seu perfil.
O que não pode é morrer de vontade de se comportar de um jeito semelhante ao daqueles que eles mesmos apontam como mundanos condenados à destruição.
"Invejo a burrice, porque é eterna."
- Nelson Rodrigues
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Spaceman e 465 visitantes