Tatuagem, "agora" pode?

Debates e discussões acerca das crenças, doutrinas e a história das Testemunhas de Jeová.
Avatar do usuário
Exelsius
Forista
Forista
Mensagens: 861
Registrado em: 17 Jul 2012 23:41

Tatuagem, "agora" pode?

Mensagem não lida por Exelsius »

Conversando com diversos TJ's de várias regiões do Brasil, e de idades diferentes, as respostas sobre a pergunta "Um TJ, pode fazer tatuagem? foram muito diversificadas, mas variavam entre:

Mais velhos: " É claro que NÃO pode, tem um texto em levítico que fala pra não fazer tatuagem"
Mais novos: "É uma questão de consciência"

Aqui temos foristas que foram TJ's em diferentes épocas. Na sua época, "podia" ou não?

Mas notem esse trecho da Despertai! de 08/08/00 Página 19:
Alguns tipos de body modification acarretam graves riscos à saúde. A tatuagem com agulhas não esterilizadas tem sido associada com a propagação da hepatite e do HIV. As tintas usadas às vezes causam problemas na pele. A região perfurada com piercings pode levar meses para cicatrizar, e a pessoa pode sentir dores durante praticamente todo esse tempo. Podem também causar septicemia, hemorragia, coágulos, lesão nos nervos e infecções graves. Além disso, existem procedimentos que, uma vez feitos, é difícil voltar atrás. Por exemplo, dependendo do tamanho e das cores usadas, a remoção de uma tatuagem pode requerer várias sessões dolorosas de laser. Os piercings podem deixar cicatrizes permanentes.
Aceitar ou não esses riscos é uma questão de decisão pessoal. Mas quem procura agradar a Deus reconhece que tornar-se cristão envolve oferecer a sua pessoa a Deus. Nossos corpos são sacrifícios vivos apresentados a Deus para o Seu uso. (Romanos 12:1) Assim, os cristãos maduros não encaram o corpo como sua propriedade exclusiva, a ser danificado ou desfigurado a seu bel-prazer. Especialmente os que se qualificam para tomar a dianteira na congregação são conhecidos por seus hábitos moderados, bom senso e razoabilidade. — 1 Timóteo 3:2, 3.
E agora, nova luz sobre o assunto?
"You live your life, behind the wall, You got no life, not at all." Motorhead
Avatar do usuário
Lord Vader
Forista
Forista
Mensagens: 969
Registrado em: 02 Mar 2011 09:05

Re: Tatuagem, "agora" pode?

Mensagem não lida por Lord Vader »

Eu nem sabia que a posição atual é que isso é uma questão de consciência. Pensava que sempre foi proibido. Mas mesmo eles dizendo que é de decisão pessoal, praticamente proibem no decorrer do artigo.
Mas se não podemos "danificar ou desfigurar" nossos corpos com tatuagens ou PIERCINGS, mulheres TJ's por favor não façam buracos na orelha que Deus deu a vocês !
"Demore o tempo que for para decidir o que você quer da vida, e depois que decidir não recue ante nenhum pretexto, porque o mundo tentará te dissuadir" (Friedrich Nietzsche)
Avatar do usuário
Sgt. Tangerina
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 128
Registrado em: 30 Out 2013 13:54

Re: Tatuagem, "agora" pode?

Mensagem não lida por Sgt. Tangerina »

Sinceramente não entendi qual é a desse artigo da revista. É proibido e pronto. Pode nem deixar a barba rala, vai poder fzr tatoo? Ah, vá. É mais uma da série: Sim, é permitido, só que é proibido.
"I'm just a soul, whose intentions are good. Oh lord, please don't let me be misunderstood."
Avatar do usuário
Jamir
Forista
Forista
Mensagens: 2436
Registrado em: 27 Dez 2010 14:40
Localização: somewhere in Europe...

Re: Tatuagem, "agora" pode?

Mensagem não lida por Jamir »

A Despertai! sempre foi aquela revista mais direcionada para o público, com artigos de interesse geral.

Essa citação me parece direcionada para os não-TJs:
Aceitar ou não esses riscos é uma questão de decisão pessoal. Mas quem procura agradar a Deus ...
Me pareceu hipócrita pq dá a entender que fazer uma tatuagem é aceitável, quando, na verdade, não é.
Mais um exemplo de desonestidade.

Querem transmitir uma imagem de tolerância quando, dentro de 4 paredes, são mesquinhos e fanáticos.
♫♫ É Deus veraz que tudo prediz, somos seu povo feliz! ♫♫
(repetir até acreditar)
Avatar do usuário
LEAthermoUTh
Forista
Forista
Mensagens: 992
Registrado em: 16 Jul 2012 21:53
Localização: Curitiba
Contato:

Re: Tatuagem, "agora" pode?

Mensagem não lida por LEAthermoUTh »

Conheci anciãos que tinham, e que escondiam bem...
uma vez, na pegaçao, encontramos uma moradora que era tj afastada, conversamos e fomos embora. No caminho, a irmã que estava comigo disse: viu só? Se afasta de Jeová e se enche de piercing e tudo o mais... Sempre assim!
Eu nem tinha reparado na moça ( não era meu tipo). Mas não é que a tal irmã tinha razão?! Só não uso piercing porque meu trabalho impede...
"Quem manda no tempo é o céu.
Quem manda no céu é Deus.
Quem manda em Deus é o Homem."

Vanguart, Homem-deus.
Avatar do usuário
TJCalado
Forista
Forista
Mensagens: 5335
Registrado em: 11 Mar 2012 21:40

Re: Tatuagem, "agora" pode?

Mensagem não lida por TJCalado »

Sinceramente eu não vi hipocrisia nesse artigo. Para mim, ficou claro que a questão exclusiva do risco é mencionada no contexto geral e que para a pessoa se tornar um cristão ele não pode fazer isso com o corpo. Não acho necessário fazer como a Torre de Vigia faz ao forçar a barra em textos alheios para justificar uma crítica. Não temos necessidade disso.
"Invejo a burrice, porque é eterna."
- Nelson Rodrigues
Avatar do usuário
Eduardo.TJ
Forista
Forista
Mensagens: 2093
Registrado em: 28 Ago 2011 11:32
Localização: Algum lugar do Brasil

Re: Tatuagem, "agora" pode?

Mensagem não lida por Eduardo.TJ »

TJCalado escreveu:Sinceramente eu não vi hipocrisia nesse artigo. Para mim, ficou claro que a questão exclusiva do risco é mencionada no contexto geral e que para a pessoa se tornar um cristão ele não pode fazer isso com o corpo. Não acho necessário fazer como a Torre de Vigia faz ao forçar a barra em textos alheios para justificar uma crítica. Não temos necessidade disso.

Na verdade, eu acompanhei o artigo original, e não pareceu que o Exelsius forçou a barra, não, amigo calado. :)
Estou achando realmente que o Corpo Governante está autorizando sim, a quem quiser fazer, que faça e não encha a porra do o saco deles. Só estão mantendo o veto para Tatuagens que exibam ícones religiosos ou coisas "demoníacas". O problema, é que, como o próprio Exelsius conversou comigo via Facebook esta tarde, o CG colocou o artigo numa despertai, num artigo de Os Jovens Perguntam, que ninguém tem saco de ler. Mas isso inclusive explica o por quê, os jovens sabem que pode enquanto os mais velhos dizem que não pode.
_________________________________
Apenas as Testemunhas de Jeová não conhecem as Testemunhas de Jeová.
Avatar do usuário
TJCalado
Forista
Forista
Mensagens: 5335
Registrado em: 11 Mar 2012 21:40

Re: Tatuagem, "agora" pode?

Mensagem não lida por TJCalado »

Eduardo.TJ escreveu:
TJCalado escreveu:Sinceramente eu não vi hipocrisia nesse artigo. Para mim, ficou claro que a questão exclusiva do risco é mencionada no contexto geral e que para a pessoa se tornar um cristão ele não pode fazer isso com o corpo. Não acho necessário fazer como a Torre de Vigia faz ao forçar a barra em textos alheios para justificar uma crítica. Não temos necessidade disso.

Na verdade, eu acompanhei o artigo original, e não pareceu que o Exelsius forçou a barra, não, amigo calado. :)
Estou achando realmente que o Corpo Governante está autorizando sim, a quem quiser fazer, que faça e não encha a porra do o saco deles. Só estão mantendo o veto para Tatuagens que exibam ícones religiosos ou coisas "demoníacas". O problema, é que, como o próprio Exelsius conversou comigo via Facebook esta tarde, o corpo governante colocou o artigo numa despertai, num artigo de Os Jovens Perguntam, que ninguém tem saco de ler. Mas isso inclusive explica o por quê, os jovens sabem que pode enquanto os mais velhos dizem que não pode.
Apesar de eu não ver nesse artigo espaço para outro entendimento, acredito cada pessoa entende qualquer coisa de qualquer jeito. Discordo completamente das conclusões de vocês. Não vejo nesse artigo, e em nenhum outro, qualquer indício de que o Corpo Governante tenha liberado as tatuagens, mesmo que disfarçadamente. Para mim está bastante claro.
"Invejo a burrice, porque é eterna."
- Nelson Rodrigues
Avatar do usuário
TJCalado
Forista
Forista
Mensagens: 5335
Registrado em: 11 Mar 2012 21:40

Re: Tatuagem, "agora" pode?

Mensagem não lida por TJCalado »

No artigo em questão (em uma revista destinada ao público), eu entendi que a mensagem quer dizer o seguinte: "Se você quiser correr o risco de pegar uma doença ou ter problemas de pele, é livre decidir para fazer uma tatuagem ou não. Mas se quiser ser um cristão (no caso, TJ) você tem que desistir dela porque o seu corpo não será mais só seu."
Simples!
"Invejo a burrice, porque é eterna."
- Nelson Rodrigues
Avatar do usuário
Mexplica
Forista
Forista
Mensagens: 1003
Registrado em: 04 Nov 2012 18:56

Re: Tatuagem, "agora" pode?

Mensagem não lida por Mexplica »

TJCalado escreveu:No artigo em questão (em uma revista destinada ao público), eu entendi que a mensagem quer dizer o seguinte: "Se você quiser correr o risco de pegar uma doença ou ter problemas de pele, é livre decidir para fazer uma tatuagem ou não. Mas se quiser ser um cristão (no caso, TJ) você tem que desistir dela porque o seu corpo não será mais só seu."
Simples!
É...e olhando por esse lado, deveríamos deixar de ir em manicures, esteticistas, etc, porque em todo esse campo se os materiais não estiverem esterilizados, também há riscos. E nem comer carne porque se alguém cozinhar mal, pode adoecer por causa disso. Hipocrisia jogar a culpa de consciência nas doenças. Se pra ser cristão (TJ) precisa disso, TJ não deveria nem beber água ou ir em banheiro público, etc. Blah! :iergh7:
O que é certo? O que é errado?

* O maior inimigo da verdade, é o medo de descobri-la. *
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 144 visitantes