Onde estão os jovens TJs das décadas de 70 e 80?

Debates e discussões acerca das crenças, doutrinas e a história das Testemunhas de Jeová.
Avatar do usuário
TJCalado
Forista
Forista
Mensagens: 5335
Registrado em: 11 Mar 2012 21:40

Onde estão os jovens TJs das décadas de 70 e 80?

Mensagem não lida por TJCalado »

Hoje, um dos anciãos daqui da congregação me chamou para conversar sobre o meu estado de inatividade. Ele me disse que a organização está precisando de homens qualificados e que eu pareço alguém com conhecimento (obviamente um isca). Quando ele me disse que eu estava desperdiçando o meu tempo na verdade (por ser TJ desde criança e estacionar no meu progresso), pensei por onde andam os outros jovens que eram TJs na minha época. Porque há falta de anciãos hoje se inúmeros jovens se batizaram naquela época? Nas décadas de 70 e 80 haviam muitos servos ministeriais nas congregações e o número de TJs não aumentou a ponto de absorver todos estes futuros anciãos. Então, porque esta falta de homens qualificados hoje? Porque designar homens que nem chegaram aos 30 como anciãos? Não se vê mais TJs idosas como antigamente se via. Obviamente a maioria dos idosos daquela época já morreram. Mas e os TJs que tinham 30, 40 ou 50 anos há 30 anos? O estilo TJ de viver teoricamente deveria aumentar a expectativa de vida dos seus membros. Mas não se vê mais homens idosos, sábios e experientes como se via em anos passados. O que houve com eles?

Para uso da moderação---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Marcadores: Jovem; Privilégio
Ver índice geral
Editado pela última vez por Lourisvaldo Santana em 22 Nov 2021 17:08, em um total de 1 vez.
Razão: Inserir marcadores
"Invejo a burrice, porque é eterna."
- Nelson Rodrigues
Avatar do usuário
TJCalado
Forista
Forista
Mensagens: 5335
Registrado em: 11 Mar 2012 21:40

Re: Onde estão os jovens TJs das década de 70 e 80?

Mensagem não lida por TJCalado »

Se for possível, gostaria que um moderador alterasse a palavra "década" para o plural, no título.
"Invejo a burrice, porque é eterna."
- Nelson Rodrigues
Avatar do usuário
DELTA
Forista
Forista
Mensagens: 1971
Registrado em: 09 Jan 2011 11:52

Re: Onde estão os jovens TJs das década de 70 e 80?

Mensagem não lida por DELTA »

Eis me aqui prezado TJCalado, sou um ex-jovem :mrgreen: ex-tj que era bem ativo nos anos 80. Voce criou um excelente tópico para discutirmos.
Realmente, hoje estão designando ancião pessoas que nos anos 80 não servia nem para servo. Tais pessoas estão longe de ter personalidade de pastor,confidente,conselheiro. Como comentamos a pouco tempo os anciãos TJ realizam muito mais "obras" burocráticas do que de pastoreio, muitos deles sequer dirigem corretamente a própria família. Eu duvido que uma TJ comum se sinta confortável para uma conversa franca com tais como fazíamos nos anos 80.
Na minha região ainda tem muito idoso mas não ocupam cargos como era no passado, estão frio, talvez decepcionados com a promessa do paraiso para a geração de 1914 que já passou.
Avatar do usuário
Presto
Forista
Forista
Mensagens: 415
Registrado em: 03 Jun 2013 19:12

Re: Onde estão os jovens TJs das década de 70 e 80?

Mensagem não lida por Presto »

Eu conheci um Sr que foi jovem na década de 70 ele me falou que o pessoal ainda fumava etc. Ele se casou com uma viúva. Interessante que ele já tinha sido ancião servo ministerial, ancião e largou. Na época que eu ia ele sempre ia depois começou a faltar, ele sempre me falava que era bom ter uma grana, uma tv nova, algo do bom etc, ele era bem pobre entre aspas porque tava vivendo com problemas financeiro e emprego muito ruim de vender plastico. Nisso eu sempre via ele descontente, ele ficou muito chateado com um ancião de menos de 30 anos, que ele tratou sempre como amigo e no dia do casamento não chamou ele pra festa. Pela cara dele e o que ele me falou ele ficou bem chateado. Ele sempre ajudava os jovens como eu a entrar pra seita, sempre gostou de um futebol, rock, coisas legais. Era meu amigo. Com o comportamento das pessoas dava pra ver que ele tava de saco cheio.
Guantanamera, guajira guantanamera
Guantanamera, guajira guantanamera

Yo soy un hombre sincero
De donde crece la palma
Yo soy un hombre sincero
De donde crece la palma
Y antes de morir me quiero
Echar mis versos del alma
Avatar do usuário
Bruce D.
Forista
Forista
Mensagens: 3113
Registrado em: 05 Nov 2008 17:12
Localização: ABC - SP

Re: Onde estão os jovens TJs das década de 70 e 80?

Mensagem não lida por Bruce D. »

TJ calado:

Ainda conheço muitos anciãos experientes que estão no cargo desde a década de 70. Cresci na Torre vendo eles darem discursos no meu salão e nas assembleias e congressos. Porém, observo que muitos devido a idade avançada já não são tão ativos como antes embora ainda atuem na dianteira. muitos também estão se mudando pro interior e até pra outros estados em busca de uma vida mais tranquila e de maior qualidade de vida.

E há aqueles que se batizaram na década de 80 e até se qualificaram pra servos ministeriais, mas acabaram não se tornando anciãos - se estagnaram e por fim deixaram o cargo - seja por vontade própria ou por que foram desqualificados (sou um exemplo disso).

E conheço também varões que apesar de estarem na Torre há décadas nunca se qualificaram pra serem servos pois sempre foram aos olhos da torre frios ou mornos em sentido espiritual.

E concordo com você quando diz que falta na dianteira das congregações pessoas com experiencia de vida.
Quicksand Jesus I need you
Quicksand Jesus I believe you
Quicksand I'm so far away

- Skid Row
Avatar do usuário
TJCalado
Forista
Forista
Mensagens: 5335
Registrado em: 11 Mar 2012 21:40

Re: Onde estão os jovens TJs das década de 70 e 80?

Mensagem não lida por TJCalado »

É interessante o fato de, justamente nas testemunhas de Jeová onde o membro da dianteira é chamado de "ancião", e não "pastor", encontrar-se pessoas jovens com esse título. Em qualquer dicionário, a palavra "ancião" significa "homem idoso, de respeito, experiente, etc". Somente depois de tornar-me "o calado" dentro da congregação me dei conta do ridículo que é chamar alguém com 28 anos de idade de ancião. Não deve ser também muito fácil um TJ, simples publicador, com seus 70 anos, referir-se a este como tal.
Mas o ponto que eu pretendi salientar é a reciclagem de TJs. Hoje, a média de novatos na seita é muito alta, incluindo aqueles filhos que fizeram barbaridades na adolescência, se deram mal, e agora ficam com medo do armagedom. Muitos dos que se submeteram à organização durante esse tempo não permaneceram lá dentro. E os que ficaram, não estão tão firmes ou moldados como se esperava. Nós somos exemplos disso. Essa escassez de "homens maduros" também evidencia que a Watchtower só (e ainda) está sendo bem sucedida em manter os números, não as pessoas.
"Invejo a burrice, porque é eterna."
- Nelson Rodrigues
Avatar do usuário
Pássaro
Forista
Forista
Mensagens: 10692
Registrado em: 01 Nov 2008 08:45
Localização: bahia
Contato:

Re: Onde estão os jovens TJs das década de 70 e 80?

Mensagem não lida por Pássaro »

Observei no último congresso que muitos dessa época já não são mais tjs,ou não querem mais os tais privilégios. Na minha região de uns 30 quebconheço apenas 5 continuam com cargos. Os outros sairam das tjs ou continuam lá sò que curtindo a vida!
O barco da torre tá afundando?
Avatar do usuário
TJCalado
Forista
Forista
Mensagens: 5335
Registrado em: 11 Mar 2012 21:40

Re: Onde estão os jovens TJs das décadas de 70 e 80?

Mensagem não lida por TJCalado »

Atualmente, dentro dos muros, há situações inimagináveis em décadas passadas. Se você passa muito tempo sem ver um TJ corre o risco de experimentar situações embaraçosas, para você e para ele(a).
Uma delas é a expectativa ao perguntar como vai o cônjuge e os filhos (pelo nome) se não vemos o casal há muito tempo. Eu mesmo já passei por esse constrangimento, antes de saber que ele havia sido desassociado (mas já readmitido) e agora estava com uma nova companheira, enquanto ex-esposa a ficou cuidando dos filhos e sozinha.
Há também aqueles anteriormente eram anciãos e você pergunta como está a congregação e eles ficam sem graça por terem perdido o "cargo".
Alguns pais também ficam sem jeito quando você pergunta a eles sobre o filho, que você não sabia que está desassociado.
"Invejo a burrice, porque é eterna."
- Nelson Rodrigues
Avatar do usuário
Debora
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 8443
Registrado em: 21 Dez 2010 11:07
Localização: Santana

Re: Onde estão os jovens TJs das décadas de 70 e 80?

Mensagem não lida por Debora »

E tem aqueles que eram anciãos e que deixaram de ser porque algum filho abandonou a "organização" e o pai perdeu os "privilégios". Recentemente, um ex-ancião esteve aqui em casa com a esposa para visitar minha irmã que estava em recuperação.

Minha irmã me contou que ele deixou de ser ancião porque a filha sem se casar, foi embora para o Japão com o namorado. Depois, não deu certo e retornou, tendo sido acolhida pelos pais. A congregação o julgou conivente e sem pulso para controlar a própria casa. :iergh7:
Sabe de denúncias de abuso sexual infantil dentro da organização das Testemunhas de Jeová? Envie dicas investigativas, informações e documentos sobre este tópico para o Ministério Público de São Paulo: avarc@mpsp.mp.br
Avatar do usuário
Presto
Forista
Forista
Mensagens: 415
Registrado em: 03 Jun 2013 19:12

Re: Onde estão os jovens TJs das décadas de 70 e 80?

Mensagem não lida por Presto »

Debora escreveu:E tem aqueles que eram anciãos e que deixaram de ser porque algum filho abandonou a "organização" e o pai perdeu os "privilégios". Recentemente, um ex-ancião esteve aqui em casa com a esposa para visitar minha irmã que estava em recuperação.

Minha irmã me contou que ele deixou de ser ancião porque a filha sem se casar, foi embora para o Japão com o namorado. Depois, não deu certo e retornou, tendo sido acolhida pelos pais. A congregação o julgou conivente e sem pulso para controlar a própria casa. :iergh7:
Acho que eles pensam que estão criando cabra, vaca, ovelha, galinha, pra tratar seres humanos como capacho de ordens. O ancião foi humano em acolher a filha, parabéns.
Guantanamera, guajira guantanamera
Guantanamera, guajira guantanamera

Yo soy un hombre sincero
De donde crece la palma
Yo soy un hombre sincero
De donde crece la palma
Y antes de morir me quiero
Echar mis versos del alma
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 97 visitantes