Dicionário para Entender as Testemunhas de Jeová

Debates e discussões acerca das crenças, doutrinas e a história das Testemunhas de Jeová.
Avatar do usuário
tjawake
Forista
Forista
Mensagens: 883
Registrado em: 29 Mar 2015 21:02

Re: Dicionário para Entender as Testemunhas de Jeová

Mensagem não lida por tjawake »

Muito bom mesmo para quem não está familiarizado com os termos. Dureza é manter atualizado pois sempre aparecem novas luzes.

Neste sentido CID, quando tiver um tempo atualize o termo "Escravo Fiel e Discreto" pois o conceito deste já recebeu uma nova luz.
"Ninguém deve ser obrigado a adorar a Deus de uma forma que ache inaceitável nem a escolher entre a religião e a família."
- Despertai! Julho/2009 - Pag. 29
Avatar do usuário
timoneiro
Forista
Forista
Mensagens: 225
Registrado em: 03 Mai 2010 14:19
Localização: Tatooine

Re: Dicionário para Entender as Testemunhas de Jeová

Mensagem não lida por timoneiro »

Belo trabalho

Esse linguajar faz parte da "nova personalidade adquirida" quando se entra nessa porcaria de religião. Quando a gente sai nosso linguajar muda, mas esses termos ficam grudados na nossa mente como por ferro quente. Eu odeio esse linguajar artificial.

Lembro-me de outras:

- influências enfraquecedoras
- cobrir território
- pioneiros experientes treinam outros
- apresentação (na escola ou de porta em porta)
- e outras bobagens
A mente que se abre para alguma coisa nova, nunca mais será a mesma - Albert Einstein
Avatar do usuário
Mithiriëthî
Forista
Forista
Mensagens: 104
Registrado em: 10 Jun 2020 14:11

Re: Dicionário para Entender as Testemunhas de Jeová

Mensagem não lida por Mithiriëthî »

Arranjo Simplificado de Alimentação: Arranjo usado pela organização para implantar o modelo de almoço americano (sanduíche + refrigerante) nas assembléias e congressos promovidos por ela. Um dos objetivos era que os membros evitassem ficar cheios demais após a refeição e pudessem "tirar pleno proveito do programa espiritual". Visava também liberar outros, com o mesmo objetivo, que trabalhavam no fornecimento dos alimentos. Fracassou no Brasil.

Por que será que não deu certo?
Avatar do usuário
GatodasSombras
Moderador
Moderador
Mensagens: 822
Registrado em: 07 Out 2019 02:55

Re: Dicionário para Entender as Testemunhas de Jeová

Mensagem não lida por GatodasSombras »

Irrepreensível e Pedra de Tropeço: Por mais que estas sejam expressões que constem da bíblia - pelo menos na tradução que as TJs usam - ambas funcionam na prática como uma das formas mais poderosas de exercer controle sobre os fiéis dentro da seita, adquirindo significados muito próprios e peculiares. Se aplicam a QUALQUER aspecto da vida privada (comida, bebida, esportes, sexo, trabalho, estética, etc). Por serem termos com alto grau de subjetividade, a aplicabilidade pode variar de localidade pra localidade, geralmente com características mais generosas para com congregações e famílias mais abastadas.
Imagem
Avatar do usuário
HanSolo1970
Forista
Forista
Mensagens: 54
Registrado em: 06 Jul 2018 15:02

Re: Dicionário para Entender as Testemunhas de Jeová

Mensagem não lida por HanSolo1970 »

Recomendo um em inglês também. “Historical Dictionary of Jehovah’s Witnesses”. Facilmente encontrado na Amazon.
(Por apenas 468 Reais... Ui!)

https://www.amazon.com.br/dp/B07PMTN9K8 ... 9EbGQ2SJBY
Avatar do usuário
Aquiles de Troia
Moderador
Moderador
Mensagens: 1417
Registrado em: 23 Set 2017 17:14
Localização: Tróia

Re: Dicionário para Entender as Testemunhas de Jeová

Mensagem não lida por Aquiles de Troia »

Aconselhável: Se você ouvir que algo é aconselhável, isso quer dizer você é obrigado a fazer, caso contrário você será visto como rebelde e fraco espiritualmente.
Se hoje está menos traumatizante do que antes é por causa do barulho que os de fora fazem
Avatar do usuário
byribeiro
Forista
Forista
Mensagens: 58
Registrado em: 24 Set 2009 07:40

Re: Dicionário para Entender as Testemunhas de Jeová

Mensagem não lida por byribeiro »

Quando eu frequentava a religião, ficava curioso ao saber porquê os milhares de "ungidos" em todo o mundo não participavam da produção de publicações, tampouco as mulheres entravam na lista de lideranças, mesmo sendo ungidas. Ficava pasmo ao ver que tudo o que a gente lia ou estudava era produzido por oito velhos lá no Brooklin, EUA. Era como se estivéssemos fazendo papel de idiotas e aquilo tudo fosse uma grande farsa. Então, como eles diziam que o "escravo fiel" era composto pelos "ungidos", e que estes eram os responsáveis por prover o "alimento espiritual", era uma contradição esse trabalho ser feito por um pequeno e seleto grupo de senhores idosos americanos. Até hoje eu não entendo a lógica dessa ideia.
KYARAA
Forista
Forista
Mensagens: 190
Registrado em: 29 Jun 2023 14:35

Re: Dicionário para Entender as Testemunhas de Jeová

Mensagem não lida por KYARAA »

tjawake escreveu: 08 Jul 2015 14:10 Muito bom mesmo para quem não está familiarizado com os termos. Dureza é manter atualizado pois sempre aparecem novas luzes.

Neste sentido CID, quando tiver um tempo atualize o termo "Escravo Fiel e Discreto" pois o conceito deste já recebeu uma nova luz.
Sua assinatura aqui no forum é perfect.
''O passado pode machucar,mas como eu vejo é: voçê pode fugir dele ou aprender com ele!''---RAFIKI
KYARAA
Forista
Forista
Mensagens: 190
Registrado em: 29 Jun 2023 14:35

Re: Dicionário para Entender as Testemunhas de Jeová

Mensagem não lida por KYARAA »

byribeiro escreveu: 19 Out 2023 16:38 Quando eu frequentava a religião, ficava curioso ao saber porquê os milhares de "ungidos" em todo o mundo não participavam da produção de publicações, tampouco as mulheres entravam na lista de lideranças, mesmo sendo ungidas. Ficava pasmo ao ver que tudo o que a gente lia ou estudava era produzido por oito velhos lá no Brooklin, EUA. Era como se estivéssemos fazendo papel de idiotas e aquilo tudo fosse uma grande farsa. Então, como eles diziam que o "escravo fiel" era composto pelos "ungidos", e que estes eram os responsáveis por prover o "alimento espiritual", era uma contradição esse trabalho ser feito por um pequeno e seleto grupo de senhores idosos americanos. Até hoje eu não entendo a lógica dessa ideia.
Sem contar que no grupo todo só um homem negro, mas na hora de pegar os membros pelo emocional, eles sabem mostrar relatos e vídeos de irmãos negros e seus esforços e espiritualidade.
Meu esposo sempre fala: ''será que não tem nenhum irmão negro dedicado, espiritual, como eles gostam de falar, que seja merecedor de fazer parte do corpo governante?''
''O passado pode machucar,mas como eu vejo é: voçê pode fugir dele ou aprender com ele!''---RAFIKI
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 141 visitantes