Trindade: Como refutar este texto? Gen. 18:1-3

Debates e discussões acerca das crenças, doutrinas e a história das Testemunhas de Jeová.
Avatar do usuário
Exelsius
Forista
Forista
Mensagens: 861
Registrado em: 17 Jul 2012 23:41

Trindade: Como refutar este texto? Gen. 18:1-3

Mensagem não lida por Exelsius »

Então...o forista The clansman citou este texto em outro tópico e eu achei muito interessante. Difícil explicar.
Segundo a Tradução do Novo Mundo, Gênesis 18:1-3:
Jeová apareceu-lhe posteriormente entre as árvores grandes de Manre, enquanto estava sentado à entrada da tenda, por volta do calor do dia. 2 Ao levantar os seus olhos, olhou e eis que havia três homens parados a certa distância dele. Quando os avistou, começou a correr ao encontro deles, desde a entrada da tenda, e passou a curvar-se para a terra. 3 Disse então: “Jeová, se eu tiver agora achado favor aos teus olhos, por favor, não passes por teu servo. 4 Por favor, tome-se um pouco de água e terão de lavar-se os vossos pés. Recostai-vos então debaixo da árvore. 5 E deixai-me buscar um pedaço de pão, e revigorai os vossos corações. Depois podereis passar adiante, pois é por isso que passastes por aqui até o vosso servo.” A isto disseram: “Está bem. Podes fazer como falaste.”
Surge dúvida sobre este relato:

1- Diz o início que JEOVÁ apareceu a Abraão. Não diz que ele mandou 3 anjos em nome dele ou algo do tipo. Depois de dizer que Jeová apareceu, Abraão viu TRÊS homens. Era(m) Jeová?

Explicacões da torre:
Perspicaz, Volume I, página 28:
Logo depois, três anjos materializados, a quem Abraão recebeu hospitaleiramente em nome de Jeová,
Não me convenceu, de onde eles tiraram que eram 3 anjos materializados? o texto não dá margem pra isso.

Continuando...na A Sentinela de 96 1/10 pagina 12, parágrafo 13, diz:
Acontece que, curvar-se, como Abraão fez, era um modo de cumprimentar um convidado honrado ou alguém de posição elevada, não devendo ser confundido com um ato de adoração, reservado apenas para Deus.
Ou seja, Abraão ter se curvado no relato bíblico, parece indicar que ele estava se curvando a Deus. Pode se referir a um visitante honrado. Mas neste caso, pode provar que Abraão estava se curvando a Deus.

E aí...o que dizem? Em se tratanto de bíblia, torre...há como refutar este texto, mostrando que não se refere a trindade?

Para uso da moderação---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Marcadores: Trindade;
Ver índice geral
Editado pela última vez por Lourisvaldo Santana em 18 Dez 2020 18:14, em um total de 1 vez.
Razão: Inserir marcadores
"You live your life, behind the wall, You got no life, not at all." Motorhead
Avatar do usuário
The Clansman
Forista
Forista
Mensagens: 256
Registrado em: 14 Nov 2012 04:55

Re: Trindade: Como refutar este texto? Gen. 18:1-3

Mensagem não lida por The Clansman »

O que torna ainda mais difícil aceitar a explicação TJ são os vs 17 e 22, onde evidencia Jeová falando com os outros 2, e depois os outros 2 seguindo para Sodoma e Gomorra e Jeová fica conversando com Abraão.

Daí, quando os 2 anjos vão tirar Ló da cidade, lemos no cap. 19 vs 18:

Ló disse-LHES então: “Não isso, por favor, JEOVÁ! Ora, por favor, teu servo achou favor aos teus olhos, de modo que estás magnificando a tua benevolência de que usas para comigo, para preservar viva a minha alma, mas eu — eu não posso escapar para a região montanhosa, para que não se apegue a mim a
calamidade e eu certamente morra. Ora, por favor, esta cidade está perto para se fugir para lá, e é uma coisa pequena. Por favor, posso escapar-me para lá — não é uma coisa pequena? — e minha alma viverá.” ELE lhe disse então: “Eis que também neste ponto TENHO deveras consideração para contigo, não subvertendo a cidade de que falaste.

Mas Jeová não era o um que tinha ficado com Abraão?
Avatar do usuário
Mexplica
Forista
Forista
Mensagens: 999
Registrado em: 04 Nov 2012 18:56

Re: Trindade: Como refutar este texto? Gen. 18:1-3

Mensagem não lida por Mexplica »

Interessante, eu nunca parei pra pensar nisso, mas...Tá, digamos que esses três homens eram o Deus trino...onde entra então o texto que diz que nenhum homem jamais viu a Deus? Seriam então esses homens, um Deus materializado em 3 pessoas para simbolizar a existência da trindade? Isso é meio ilógico, se eles três eram mesmo JEOVÁ no pleno sentido da palavra, como um Deus tão poderoso poderia aparecer assim a Abraão e a Ló, sendo que nos relatos mais a frente, nos tempos de Moisés, contam que só o fato de ele ter ficado na presença de Deus no monte sinai já o fazia ter o rosto reluzente etc e tal...eu creio que esses tres homens eram representantes de Deus, segundo o relato, não poderiam ser ele realmente, não segundo o restante das escrituras, isso seria contraditório, se bem que muitos aqui acham que a Bíblia é mesmo contraditória. Eu penso que no final a Bíblia é mais um livro lúdico, com histórias e temas quase poéticos, com sentidos de multi interpretação e que no final das contas serve para nos mostrar que a simplicidade vale mais do que se ater a minuciosidades. Afinal, um livro todinho com milhares de leis e dogmas levam a um Messias que quando assumiu seu papel, procurou ter amizades com pecadores e humildes, mostrando que regras seguidas a risca e tradições religiosas nem são fundamentais para a salvação.
O que é certo? O que é errado?

* O maior inimigo da verdade, é o medo de descobri-la. *
Avatar do usuário
Alexei Karamazov
Forista
Forista
Mensagens: 1218
Registrado em: 29 Abr 2013 08:25
Localização: Belo Horizonte MG

Re: Trindade: Como refutar este texto? Gen. 18:1-3

Mensagem não lida por Alexei Karamazov »

Mexplica escreveu:... um Messias que (...) procurou ter amizades com pecadores e humildes, mostrando que regras seguidas a risca e tradições religiosas nem são fundamentais para a salvação.
Você me fez começar o dia com um grande sorriso no coração! :lol:
Tú que consideras al hombre tanto dios como oveja—,
desgarrar al dios en el hombre como a la oveja en el hombre
y desgarrando reír— ¡ésa, ésa es tu felicidad!
Ditirambos Dionisíacos - F.Nietzsche
EsterHadassa
Forista
Forista
Mensagens: 144
Registrado em: 23 Mai 2013 09:34

Re: Trindade: Como refutar este texto? Gen. 18:1-3

Mensagem não lida por EsterHadassa »

The Clansman escreveu:O que torna ainda mais difícil aceitar a explicação TJ são os vs 17 e 22, onde evidencia Jeová falando com os outros 2, e depois os outros 2 seguindo para Sodoma e Gomorra e Jeová fica conversando com Abraão.

Daí, quando os 2 anjos vão tirar Ló da cidade, lemos no cap. 19 vs 18:

Ló disse-LHES então: “Não isso, por favor, JEOVÁ! Ora, por favor, teu servo achou favor aos teus olhos, de modo que estás magnificando a tua benevolência de que usas para comigo, para preservar viva a minha alma, mas eu — eu não posso escapar para a região montanhosa, para que não se apegue a mim a
calamidade e eu certamente morra. Ora, por favor, esta cidade está perto para se fugir para lá, e é uma coisa pequena. Por favor, posso escapar-me para lá — não é uma coisa pequena? — e minha alma viverá.” ELE lhe disse então: “Eis que também neste ponto TENHO deveras consideração para contigo, não subvertendo a cidade de que falaste.

Mas Jeová não era o um que tinha ficado com Abraão?

Olha... analisando este versículo apenas, sem a explicação da torre fica claro que Deus apareceu em forma de três. Ler o contexto é muito importante. Em nenhum momento da a entender que eram anjos mas sim que Jeová apareceu por meio de três homens. Quanto a Bíblia dizer que o homem jamais viu a Deus... bem, isso eu ainda não tirei uma conclusão.
"A busca da verdade jamais precisa ser destrutiva da fé, que todo esforço para conhecer e defender a verdade virá, em vez disso, fortalecer a base da verdadeira fé." - R. Franz em "Crise de Consciência"
EsterHadassa
Forista
Forista
Mensagens: 144
Registrado em: 23 Mai 2013 09:34

Re: Trindade: Como refutar este texto? Gen. 18:1-3

Mensagem não lida por EsterHadassa »

Mexplica escreveu:Interessante, eu nunca parei pra pensar nisso, mas...Tá, digamos que esses três homens eram o Deus trino...onde entra então o texto que diz que nenhum homem jamais viu a Deus? Seriam então esses homens, um Deus materializado em 3 pessoas para simbolizar a existência da trindade? Isso é meio ilógico, se eles três eram mesmo JEOVÁ no pleno sentido da palavra, como um Deus tão poderoso poderia aparecer assim a Abraão e a Ló, sendo que nos relatos mais a frente, nos tempos de Moisés, contam que só o fato de ele ter ficado na presença de Deus no monte sinai já o fazia ter o rosto reluzente etc e tal...eu creio que esses tres homens eram representantes de Deus, segundo o relato, não poderiam ser ele realmente, não segundo o restante das escrituras, isso seria contraditório, se bem que muitos aqui acham que a Bíblia é mesmo contraditória. Eu penso que no final a Bíblia é mais um livro lúdico, com histórias e temas quase poéticos, com sentidos de multi interpretação e que no final das contas serve para nos mostrar que a simplicidade vale mais do que se ater a minuciosidades. Afinal, um livro todinho com milhares de leis e dogmas levam a um Messias que quando assumiu seu papel, procurou ter amizades com pecadores e humildes, mostrando que regras seguidas a risca e tradições religiosas nem são fundamentais para a salvação.
Não acho que a Bíblia seja contraditória, por mais que pareça ser.
Apenas nao é um livro que qualquer um lê e já tem o entendimento correto. Por que? Um motivo é o de que a verdade da Palavra é revelada à alguns e escondida de outros. *
A verdade só é revelada aos escolhidos por meio do espírito santo.


* Lucas 10:21-24 (JFA)

21 Naquela mesma hora exultou Jesus no Espírito Santo, e disse: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque ocultaste estas coisas aos sábios e entendidos, e as revelaste aos pequeninos; sim, ó Pai, porque assim foi do teu agrado.
22 Todas as coisas me foram entregues por meu Pai; e ninguém conhece quem é o Filho senão o Pai, nem quem é o Pai senão o Filho, e aquele a quem o Filho o quiser revelar.
23 E voltando-se para os discípulos, disse-lhes em particular: Bem-aventurados os olhos que vêem o que vós vedes.
24 Pois vos digo que muitos profetas e reis desejaram ver o que vós vedes, e não o viram; e ouvir o que ouvis, e não o ouviram.
"A busca da verdade jamais precisa ser destrutiva da fé, que todo esforço para conhecer e defender a verdade virá, em vez disso, fortalecer a base da verdadeira fé." - R. Franz em "Crise de Consciência"
Avatar do usuário
TJCalado
Forista
Forista
Mensagens: 5335
Registrado em: 11 Mar 2012 21:40

Re: Trindade: Como refutar este texto? Gen. 18:1-3

Mensagem não lida por TJCalado »

EsterHadassa escreveu:
Mexplica escreveu:Interessante, eu nunca parei pra pensar nisso, mas...Tá, digamos que esses três homens eram o Deus trino...onde entra então o texto que diz que nenhum homem jamais viu a Deus? Seriam então esses homens, um Deus materializado em 3 pessoas para simbolizar a existência da trindade? Isso é meio ilógico, se eles três eram mesmo JEOVÁ no pleno sentido da palavra, como um Deus tão poderoso poderia aparecer assim a Abraão e a Ló, sendo que nos relatos mais a frente, nos tempos de Moisés, contam que só o fato de ele ter ficado na presença de Deus no monte sinai já o fazia ter o rosto reluzente etc e tal...eu creio que esses tres homens eram representantes de Deus, segundo o relato, não poderiam ser ele realmente, não segundo o restante das escrituras, isso seria contraditório, se bem que muitos aqui acham que a Bíblia é mesmo contraditória. Eu penso que no final a Bíblia é mais um livro lúdico, com histórias e temas quase poéticos, com sentidos de multi interpretação e que no final das contas serve para nos mostrar que a simplicidade vale mais do que se ater a minuciosidades. Afinal, um livro todinho com milhares de leis e dogmas levam a um Messias que quando assumiu seu papel, procurou ter amizades com pecadores e humildes, mostrando que regras seguidas a risca e tradições religiosas nem são fundamentais para a salvação.
Não acho que a Bíblia seja contraditória, por mais que pareça ser.
Apenas nao é um livro que qualquer um lê e já tem o entendimento correto. Por que? Um motivo é o de que a verdade da Palavra é revelada à alguns e escondida de outros. *
A verdade só é revelada aos escolhidos por meio do espírito santo.


* Lucas 10:21-24 (JFA)

21 Naquela mesma hora exultou Jesus no Espírito Santo, e disse: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque ocultaste estas coisas aos sábios e entendidos, e as revelaste aos pequeninos; sim, ó Pai, porque assim foi do teu agrado.
22 Todas as coisas me foram entregues por meu Pai; e ninguém conhece quem é o Filho senão o Pai, nem quem é o Pai senão o Filho, e aquele a quem o Filho o quiser revelar.
23 E voltando-se para os discípulos, disse-lhes em particular: Bem-aventurados os olhos que vêem o que vós vedes.
24 Pois vos digo que muitos profetas e reis desejaram ver o que vós vedes, e não o viram; e ouvir o que ouvis, e não o ouviram.
É? E quem seriam os agraciados, por exemplo? Como comprovar qual entendimento é o correto se há argumentos suficientes para os dois?
"Invejo a burrice, porque é eterna."
- Nelson Rodrigues
EsterHadassa
Forista
Forista
Mensagens: 144
Registrado em: 23 Mai 2013 09:34

Re: Trindade: Como refutar este texto? Gen. 18:1-3

Mensagem não lida por EsterHadassa »

TJCalado escreveu:
EsterHadassa escreveu:
Mexplica escreveu:Interessante, eu nunca parei pra pensar nisso, mas...Tá, digamos que esses três homens eram o Deus trino...onde entra então o texto que diz que nenhum homem jamais viu a Deus? Seriam então esses homens, um Deus materializado em 3 pessoas para simbolizar a existência da trindade? Isso é meio ilógico, se eles três eram mesmo JEOVÁ no pleno sentido da palavra, como um Deus tão poderoso poderia aparecer assim a Abraão e a Ló, sendo que nos relatos mais a frente, nos tempos de Moisés, contam que só o fato de ele ter ficado na presença de Deus no monte sinai já o fazia ter o rosto reluzente etc e tal...eu creio que esses tres homens eram representantes de Deus, segundo o relato, não poderiam ser ele realmente, não segundo o restante das escrituras, isso seria contraditório, se bem que muitos aqui acham que a Bíblia é mesmo contraditória. Eu penso que no final a Bíblia é mais um livro lúdico, com histórias e temas quase poéticos, com sentidos de multi interpretação e que no final das contas serve para nos mostrar que a simplicidade vale mais do que se ater a minuciosidades. Afinal, um livro todinho com milhares de leis e dogmas levam a um Messias que quando assumiu seu papel, procurou ter amizades com pecadores e humildes, mostrando que regras seguidas a risca e tradições religiosas nem são fundamentais para a salvação.
Não acho que a Bíblia seja contraditória, por mais que pareça ser.
Apenas nao é um livro que qualquer um lê e já tem o entendimento correto. Por que? Um motivo é o de que a verdade da Palavra é revelada à alguns e escondida de outros. *
A verdade só é revelada aos escolhidos por meio do espírito santo.


* Lucas 10:21-24 (JFA)

21 Naquela mesma hora exultou Jesus no Espírito Santo, e disse: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque ocultaste estas coisas aos sábios e entendidos, e as revelaste aos pequeninos; sim, ó Pai, porque assim foi do teu agrado.
22 Todas as coisas me foram entregues por meu Pai; e ninguém conhece quem é o Filho senão o Pai, nem quem é o Pai senão o Filho, e aquele a quem o Filho o quiser revelar.
23 E voltando-se para os discípulos, disse-lhes em particular: Bem-aventurados os olhos que vêem o que vós vedes.
24 Pois vos digo que muitos profetas e reis desejaram ver o que vós vedes, e não o viram; e ouvir o que ouvis, e não o ouviram.
É? E quem seriam os agraciados, por exemplo? Como comprovar qual entendimento é o correto se há argumentos suficientes para os dois?
Eu não sei quem são os "agraciados".
Se alguém soubesse não seria mais um "segredo" as revelações da Bíblia.
E realmente é algo muito complicado pois há em todas religiões crenças diferentes e nelas sempre há pessoas que acreditam 100% naquilo que a sua religião ensina. Então qual é a verdade? Não sei. Só sei que é algo que deve ser buscado continuamente. Afinal, não pode mesmo existir duas verdades.
"A busca da verdade jamais precisa ser destrutiva da fé, que todo esforço para conhecer e defender a verdade virá, em vez disso, fortalecer a base da verdadeira fé." - R. Franz em "Crise de Consciência"
Avatar do usuário
TJCalado
Forista
Forista
Mensagens: 5335
Registrado em: 11 Mar 2012 21:40

Re: Trindade: Como refutar este texto? Gen. 18:1-3

Mensagem não lida por TJCalado »

EsterHadassa escreveu:Eu não sei quem são os "agraciados".
Se alguém soubesse não seria mais um "segredo" as revelações da Bíblia.
E realmente é algo muito complicado pois há em todas religiões crenças diferentes e nelas sempre há pessoas que acreditam 100% naquilo que a sua religião ensina. Então qual é a verdade? Não sei. Só sei que é algo que deve ser buscado continuamente. Afinal, não pode mesmo existir duas verdades.
O problema é que as TJs, por exemplo, dizem que a Trindade é um ensino de demônios. E líderes de outras igrejas evangélicas falam que não crer na Trindade é uma heresia. Não parecem considerar um mistério. Mas acreditam plenamente no que creem como verdade absoluta.
"Invejo a burrice, porque é eterna."
- Nelson Rodrigues
Avatar do usuário
Quasextj
Forista
Forista
Mensagens: 1329
Registrado em: 09 Fev 2009 12:07

Re: Trindade: Como refutar este texto? Gen. 18:1-3

Mensagem não lida por Quasextj »

Exelsius escreveu:Então...o forista The clansman citou este texto em outro tópico e eu achei muito interessante. Difícil explicar.
Segundo a Tradução do Novo Mundo, Gênesis 18:1-3:
Jeová apareceu-lhe posteriormente entre as árvores grandes de Manre, enquanto estava sentado à entrada da tenda, por volta do calor do dia. 2 Ao levantar os seus olhos, olhou e eis que havia três homens parados a certa distância dele. Quando os avistou, começou a correr ao encontro deles, desde a entrada da tenda, e passou a curvar-se para a terra. 3 Disse então: “Jeová, se eu tiver agora achado favor aos teus olhos, por favor, não passes por teu servo. 4 Por favor, tome-se um pouco de água e terão de lavar-se os vossos pés. Recostai-vos então debaixo da árvore. 5 E deixai-me buscar um pedaço de pão, e revigorai os vossos corações. Depois podereis passar adiante, pois é por isso que passastes por aqui até o vosso servo.” A isto disseram: “Está bem. Podes fazer como falaste.”
Surge dúvida sobre este relato:

1- Diz o início que JEOVÁ apareceu a Abraão. Não diz que ele mandou 3 anjos em nome dele ou algo do tipo. Depois de dizer que Jeová apareceu, Abraão viu TRÊS homens. Era(m) Jeová?

Explicacões da torre:
Perspicaz, Volume I, página 28:
Logo depois, três anjos materializados, a quem Abraão recebeu hospitaleiramente em nome de Jeová,
Não me convenceu, de onde eles tiraram que eram 3 anjos materializados? o texto não dá margem pra isso.

Continuando...na A Sentinela de 96 1/10 pagina 12, parágrafo 13, diz:
Acontece que, curvar-se, como Abraão fez, era um modo de cumprimentar um convidado honrado ou alguém de posição elevada, não devendo ser confundido com um ato de adoração, reservado apenas para Deus.
Ou seja, Abraão ter se curvado no relato bíblico, parece indicar que ele estava se curvando a Deus. Pode se referir a um visitante honrado. Mas neste caso, pode provar que Abraão estava se curvando a Deus.

E aí...o que dizem? Em se tratanto de bíblia, torre...há como refutar este texto, mostrando que não se refere a trindade?

Em se tratando da existência de Deus, da Trindade e da imortalidade da alma, a Bíblia não dá certeza de nada.

Eis os mistérios da Fé!

:6
Seja feliz, pense em coisas boas!
Trancado

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 4 visitantes