Trindade: Como refutar este texto? Gen. 18:1-3

Debates e discussões acerca das crenças, doutrinas e a história das Testemunhas de Jeová.
Avatar do usuário
TJCalado
Forista
Forista
Mensagens: 5335
Registrado em: 11 Mar 2012 21:40

Re: Trindade: Como refutar este texto? Gen. 18:1-3

Mensagem não lida por TJCalado »

TJ Curioso escreveu:
TJCalado escreveu: Mesmo com essa "técnica", TJ Curioso, podemos tirar conclusões contrárias. Não existe apenas um trecho da bíblia que se refere a Deus. Há muitos em que o contexto mostra algo que o contexto de outros textos parecem dizer o contrário. Sabemos que os israelitas sabiam o que eram anjos. Porque em alguns casos se referiam a eles como anjos mesmo, e em outros como o próprio Jeová? O contexto também diz que Jeová falou que iria descer pra ver o que estava a acontecer na região.
Parece até que a confusão foi proposital!
Se a interpretação e o entendimento estão restritos a quem tem o Espírito Santo, porque você utiliza argumentos para provar a quem supostamente não têm? E se for você quem não está conseguindo enxergar o entendimento correto por talvez não tê-lo?
Caro TJCalado é óbvio que esta regra pode levar a conclusões divergentes. Mas a questão é que neste caso, o contexto revela quem são os personagens que foram até Abraão e Ló. Por isso, cada passagem tem de ser analisada cuidadosamente, sem idéias preconcebidas.

A afirmação que faz dizendo: "O contexto também diz que Jeová falou que iria descer pra ver o que estava a acontecer na região. Parece até que a confusão foi proposital!" apenas revela que lhe falta ler os textos com o conhecimento textual usado na Bíblia (linguagem da época), bem como tendo a visão da Bíblia como um todo. A afirmação de Jeová "descer" apenas reforça a ideia que as criaturas por ele enviadas, seus representantes angélicos portavam o nome divino e o representavam. Falavam em nome de Jeová e Jeová falava por seu intermédio. Nada mais!

Nos tempos bíblicos, um mensageiro ou embaixador, representava aquele que o tinha enviado e qualquer coisa dita ou feita a este representante era encarado como algo pessoal (como que dito ou feito a quem o havia enviado). Os anjos nada mais são do que isso mesmo, uma "materialização física" daquele que os enviou (não de modo literal, claro).
Tudo conclusões suas. Não há esta explicação na bíblia.
"Invejo a burrice, porque é eterna."
- Nelson Rodrigues
EsterHadassa
Forista
Forista
Mensagens: 144
Registrado em: 23 Mai 2013 09:34

Re: Trindade: Como refutar este texto? Gen. 18:1-3

Mensagem não lida por EsterHadassa »

Está me parecendo (não tenho certeza, tenho que analisar melhor) que este texto não pode ser usado para provar a trindade. Sendo assim, por que a Torre de Vigia não menciona ele em suas publicações? Eu nunca vi. Se os versículos não provam a trindade então eles não precisariam ter medo de expô-lo em suas publicações.
"A busca da verdade jamais precisa ser destrutiva da fé, que todo esforço para conhecer e defender a verdade virá, em vez disso, fortalecer a base da verdadeira fé." - R. Franz em "Crise de Consciência"
Avatar do usuário
Jeremias Stenazo
Forista
Forista
Mensagens: 126
Registrado em: 20 Abr 2012 15:48

Re: Trindade: Como refutar este texto? Gen. 18:1-3

Mensagem não lida por Jeremias Stenazo »

Talvez este texto, simplesmente não deva ser refutado. É bastante evidente que JHVH usou anjos para o representarem. O caso de moisés e o arbusto em chamas é uma evidência clara. O próprio Jesus também deus evidências de que representava a JHVH e por isso fazia coisas como se fosse o próprio Deus.
Agora a respeito de anjos que se colocaram na posição de Deus, como no caso destes mencionados no tópico deste tópico, há alguns que são mencionados por nome.

Lembam do livro de Judas? Ele fala a respeito de um livro escrito por Enoque, lembram?
(Judas 14, 15) . . .Sim, o sétimo homem [na linhagem] de Adão, Enoque, profetizou também a respeito deles, dizendo: “Eis que Jeová veio com
as suas santas miríades, 15 para executar o julgamento contra todos e para declarar todos os ímpios culpados de todas as suas ações ímpias
que fizeram de modo ímpio, e de todas as coisas chocantes que os pecadores ímpios falaram contra ele.”

Como alguns aqui saibam este livro ainda existe e é chamado de apócrifo. Nele encontramos o relato de um destes anjos que representou Deus. Seu nome é METATRON.
Talvez seja interessante saber o que os Judeus explicam a respeito deste Deus múltiplo.
JCS - Jeremias C. Stenazo
Por vezes as pessoas não querem ouvir a verdade porque não desejam que suas ilusões sejam destruídas.
Friedrich Nietzsche
Avatar do usuário
AntonioMadaleno
Forista
Forista
Mensagens: 2686
Registrado em: 15 Nov 2008 18:03
Localização: Lisboa
Contato:

Re: Trindade: Como refutar este texto? Gen. 18:1-3

Mensagem não lida por AntonioMadaleno »

EsterHadassa escreveu:Está me parecendo (não tenho certeza, tenho que analisar melhor) que este texto não pode ser usado para provar a trindade. Sendo assim, por que a Torre de Vigia não menciona ele em suas publicações? Eu nunca vi. Se os versículos não provam a trindade então eles não precisariam ter medo de expô-lo em suas publicações.
Ester, isso não é assim. Coloco aqui um artigo da Organização onde focam estes aspetos relativamente a esta passagem.



*** w88 15/5 pp. 21-23 Alguém já viu a Deus? ***

Alguém já viu a Deus?

O RENOMADO patriarca Abraão, que viveu mais de 1.900 anos antes do nascimento de Jesus Cristo, era tão benquisto pelo nosso Criador que foi chamado de “amigo de Deus”. (Tiago 2:23, Soares) Se fosse concedido a alguém o privilégio de ver a Deus, Abraão certamente seria tal pessoa. Bem, certa ocasião, três visitantes vieram a ele com uma mensagem divina. Abraão dirigiu-se a um deles como Jeová. Significa isso que Abraão realmente viu a Deus?

Esse relato se acha em Gênesis 18:1-3. Lemos ali: “Jeová apareceu-lhe posteriormente entre as árvores grandes de Manre, enquanto estava sentado à entrada da tenda, por volta do calor do dia. Ao levantar os seus olhos, olhou e eis que havia três homens parados a certa distância dele. Quando os avistou, começou a correr ao encontro deles, desde a entrada da tenda, e passou a curvar-se para a terra. Disse então: ‘Jeová, se eu tiver agora achado favor aos teus olhos, por favor, não passes por teu servo.’”

Mais tarde, quando Abraão e seus três visitantes contemplavam Sodoma a partir de um ponto elevado, dois destes partiram para visitar a cidade. O versículo 22 diz, então: “Mas, quanto a Jeová, ainda estava parado diante de Abraão.” Isto dá a impressão de que Deus estava presente com Abraão num corpo carnal materializado. É isto o que afirmam alguns que crêem que Deus e Jesus Cristo são a mesma e única pessoa.

A respeito de Gênesis 18:3, o perito bíblico Melancthon W. Jacobus escreveu: “Aqui Deus aparece pela primeira vez no registro como homem entre os homens, para mostrar a realidade de Seu Ser, e de Sua afinidade com os homens, e por este ato típico assegurar o patriarca da comunhão e do companheirismo divino.” Os que têm este ponto de vista poderiam concluir que Abraão realmente viu a Jeová com seus olhos físicos, e que as pessoas que viram a Jesus Cristo também viram a Deus. Mas, harmoniza-se com a Bíblia essa conclusão?

O que Disse Jesus
Em vez de anunciar que era Deus na carne, Jesus Cristo disse: “Sou Filho de Deus.” (João 10:36) Como Representante perfeito de Jeová Deus, Jesus disse também: “Não posso fazer nem uma única coisa de minha própria iniciativa; assim como ouço, eu julgo; e o julgamento que faço é justo, porque não procuro a minha própria vontade, mas a vontade daquele que me enviou.” (João 5:30) Quando Jesus estava na estaca de tortura, ele orou ao grandioso Criador nos céus, dirigindo-se a ele como “Deus meu, Deus meu”. (Mateus 27:46) Depois de sua ressurreição, Jesus disse a Maria Madalena: “Eu ascendo para junto de meu Pai e vosso Pai.” (João 20:1, 17) Visto que Jesus Cristo não era Deus encarnado, ninguém que viu a Jesus podia dizer que viu a Deus.

João, o apóstolo a quem Jesus especialmente amava, confirmou o fato de que os apóstolos não viam a Deus quando contemplavam a Jesus. Sob inspiração, João disse: “Nenhum homem jamais viu a Deus.” (João 1:18) A quem, então, viu Abraão? A experiência de Moisés ajuda-nos a achar a resposta.

Em Que Sentido Moisés Viu a Deus
Moisés certa vez expressou o desejo de ver a Deus. Em Êxodo 33:18-20, lemos: “‘Por favor, faze-me [a Moisés] ver a tua glória.’ Mas ele [Deus] disse: ‘Eu mesmo farei toda a minha bondade passar diante da tua face e vou declarar diante de ti o nome de Jeová; e vou favorecer ao que eu favorecer e vou ter misericórdia de quem eu tiver misericórdia.’ E acrescentou: ‘Não podes ver a minha face, porque homem algum pode ver-me e continuar vivo.’”

O que Deus permitiu que Moisés visse foi a passagem de Sua glória. Os versículos 21-23 rezam: “E Jeová disse mais: ‘Eis um lugar junto a mim, e tens de postar-te sobre a rocha. E há de suceder que, quando a minha glória estiver passando, terei de colocar-te numa gruta na rocha e terei de pôr a palma da minha mão sobre ti como anteparo, até eu ter passado. Depois terei de tirar a palma da minha mão e hás de ver-me pelas costas. Mas a minha face não se pode ver.’”

Em harmonia com o que Jeová disse a Moisés e com o que disse o apóstolo João, Moisés não viu nenhuma materialização ou forma material de Deus. Tudo o que Moisés viu foi um reflexo do esplendor da presença divina que passava. Mesmo assim, ele teve de ser protegido por Deus. Obviamente, não foi o próprio Deus que Moisés viu.

Quando Moisés falou a Deus “face a face”, conforme declarado em Êxodo 33:11, ele não teve contato visual com Jeová. Essa expressão indica a maneira em que Moisés se comunicava com Deus, não o que ele via. Falar com Deus “face a face” indica um diálogo. Similarmente, a pessoa pode manter um diálogo por telefone, sem ver a outra pessoa.

Quando Moisés falou com Deus e recebeu instruções dele, a comunicação não foi através de visões, como muitas vezes se dava no caso de outros profetas. Isto é dito em Números 12:6-8, onde lemos: “Ele prosseguiu, dizendo: ‘Ouvi as minhas palavras, por favor. Se houvesse um profeta vosso para Jeová, seria numa visão que me daria a conhecer a ele. Falar-lhe-ia num sonho. Não assim com meu servo Moisés! Ele está sendo incumbido de toda a minha casa. Boca a boca falo com ele, mostrando-lhe assim, e não por enigmas; e a aparência de Jeová é o que ele contempla.’” Em que sentido Moisés contemplava “a aparência de Jeová”?

Moisés contemplou “a aparência de Jeová” quando ele, Arão e certos outros homens estavam no monte Sinai. Em Êxodo 24:10, está escrito: “E chegaram a ver o Deus de Israel. E sob os pés dele havia o que se parecia a um trabalho de lajes de safira e aos próprios céus quanto à pureza.” Mas, em que sentido Moisés e os outros homens puderam “ver o Deus de Israel”, visto que Deus dissera a Moisés: “Homem algum pode ver-me e continuar vivo”? O versículo 11 explica, pois diz: “Ele não estendeu sua mão contra os homens distintos dos filhos de Israel, mas tiveram uma visão do verdadeiro Deus, e comeram e beberam.” Assim, a aparência de Deus que Moisés e os outros viram foi por meio de uma visão.

Representantes Angélicos
Não foi necessário que o grandioso Criador do universo descesse de seu enaltecido lugar nos céus para transmitir mensagens a certos humanos. À parte dos três casos registrados em que a voz do próprio Deus foi ouvida enquanto seu Filho estava na terra, Jeová sempre usou anjos para transmitir Suas mensagens. (Mateus 3:17; 17:5; João 12:28) Até mesmo a Lei que Deus deu a nação de Israel no monte Sinai foi transmitida por anjos, embora Moisés fosse apresentado como que falando diretamente com o próprio Deus. Sobre isso, o apóstolo Paulo escreveu: “Por que, então, a Lei? Ela foi acrescentada para tornar manifestas as transgressões, até que chegasse o descendente a quem se fizera a promessa; e ela foi transmitida por intermédio de anjos, pela mão dum mediador.” — Gálatas 3:19.

Que Moisés realmente falou com um anjo que pessoalmente representava a Deus é também indicado em Atos 7:38, que diz: “Este é aquele que veio a estar entre a congregação no ermo, com o anjo que falou com ele no Monte Sinai e com os nossos antepassados.” Esse anjo era o porta-voz pessoal de Jeová Deus, o Criador, de modo que ele falou a Moisés como se o próprio Deus estivesse falando.

O anjo que transmitiu a mensagem de Deus a Moisés no espinheiro ardente também era um porta-voz. Ele é identificado como anjo de Jeová em Êxodo 3:2, onde se nos diz: “O anjo de Jeová apareceu-lhe então numa chama de fogo no meio dum espinheiro.” O versículo 4 reza: “Quando Jeová viu que se desviara para inspecionar, Deus o chamou imediatamente do meio do espinheiro.” No versículo 6 , este porta-voz angélico de Deus disse: “Eu sou o Deus de teu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó.” Assim, ao falar com esse representante pessoal de Deus, Moisés falou como se estivesse falando com o próprio Jeová. — Êxodo 4:10.

No capítulo 6 de Juízes, temos outro exemplo de um homem falar a Deus por meio de um representante angélico. O versículo 11 identifica o portador da mensagem como “o anjo de Jeová”. Lemos ali: “Mais tarde veio o anjo de Jeová e se sentou debaixo da árvore grande que havia em Ofra, que pertencia a Joás, o abiezrita, enquanto Gideão, seu filho, estava malhando trigo no lagar de vinho, para pô-lo depressa fora da vista de Midiã.” Este mensageiro, “o anjo de Jeová”, é depois disso representado como se fosse o próprio Jeová Deus. Nos versículos 14 e 15 , lemos: “Em vista disso, Jeová se virou para [Gideão] e disse: ‘Vai neste teu poder e certamente salvarás a Israel da palma da mão de Midiã. Não te envio eu?’ Ele lhe disse, por sua vez: ‘Perdão, Jeová. Com que salvarei a Israel?’” Portanto, o anjo materializado que Gideão viu, e com quem falou, é representado no relato bíblico como se fosse o próprio Deus. No versículo 22 , Gideão diz: “Vi o anjo de Jeová face a face!” O anjo falou exatamente o que Deus lhe ordenara. Portanto, Gideão falou com Deus por meio desse porta-voz angélico.

Considere também o caso de Manoá e sua esposa, os pais de Sansão. Esse relato também refere-se ao mensageiro angélico como “anjo de Jeová” e “anjo do verdadeiro Deus”. (Juízes 13:2-18) No versículo 22 , Manoá diz à sua esposa: “Positivamente morreremos, pois temos visto a Deus.” Embora não tivesse realmente visto a Jeová Deus, Manoá achava que sim, pois havia visto o materializado porta-voz pessoal de Deus.

“Nenhum Homem Jamais Viu a Deus”
Agora é possível entender por que Abraão dirigiu-se ao materializado porta-voz angélico de Deus como se estivesse falando com o próprio Jeová Deus. Visto que esse anjo falou exatamente o que Deus queria que fosse dito a Abraão, e estava ali representando-o pessoalmente, o registro bíblico podia dizer: “Jeová apareceu-lhe.” — Gênesis 18:1.

Lembre-se de que um porta-voz angélico de Deus podia transmitir Suas mensagens com a mesma precisão com que um telefone ou um rádio pode transmitir as nossas palavras a outra pessoa. Assim, pode-se entender de que maneira Abraão, Moisés, Manoá e outros podiam falar com um anjo materializado como se estivessem falando com Deus. Embora pudessem ver esses anjos e a glória de Jeová refletida por eles, tais pessoas não podiam ver a Deus. Portanto, isto de modo algum contradiz a declaração do apóstolo João: “Nenhum homem jamais viu a Deus.” (João 1:18) O que esses homens viram foram representantes angélicos, não o próprio Deus.
Avatar do usuário
AntonioMadaleno
Forista
Forista
Mensagens: 2686
Registrado em: 15 Nov 2008 18:03
Localização: Lisboa
Contato:

Re: Trindade: Como refutar este texto? Gen. 18:1-3

Mensagem não lida por AntonioMadaleno »

TJCalado escreveu:
TJ Curioso escreveu:
TJCalado escreveu: Mesmo com essa "técnica", TJ Curioso, podemos tirar conclusões contrárias. Não existe apenas um trecho da bíblia que se refere a Deus. Há muitos em que o contexto mostra algo que o contexto de outros textos parecem dizer o contrário. Sabemos que os israelitas sabiam o que eram anjos. Porque em alguns casos se referiam a eles como anjos mesmo, e em outros como o próprio Jeová? O contexto também diz que Jeová falou que iria descer pra ver o que estava a acontecer na região.
Parece até que a confusão foi proposital!
Se a interpretação e o entendimento estão restritos a quem tem o Espírito Santo, porque você utiliza argumentos para provar a quem supostamente não têm? E se for você quem não está conseguindo enxergar o entendimento correto por talvez não tê-lo?
Caro TJCalado é óbvio que esta regra pode levar a conclusões divergentes. Mas a questão é que neste caso, o contexto revela quem são os personagens que foram até Abraão e Ló. Por isso, cada passagem tem de ser analisada cuidadosamente, sem idéias preconcebidas.

A afirmação que faz dizendo: "O contexto também diz que Jeová falou que iria descer pra ver o que estava a acontecer na região. Parece até que a confusão foi proposital!" apenas revela que lhe falta ler os textos com o conhecimento textual usado na Bíblia (linguagem da época), bem como tendo a visão da Bíblia como um todo. A afirmação de Jeová "descer" apenas reforça a ideia que as criaturas por ele enviadas, seus representantes angélicos portavam o nome divino e o representavam. Falavam em nome de Jeová e Jeová falava por seu intermédio. Nada mais!

Nos tempos bíblicos, um mensageiro ou embaixador, representava aquele que o tinha enviado e qualquer coisa dita ou feita a este representante era encarado como algo pessoal (como que dito ou feito a quem o havia enviado). Os anjos nada mais são do que isso mesmo, uma "materialização física" daquele que os enviou (não de modo literal, claro).
Tudo conclusões suas. Não há esta explicação na bíblia.
Em primeiro lugar não são conclusões minhas. A passagem é clara com respeito à identificação de quem são os mensageiros de Deus (com quem Abraão e Ló falam). Com respeito ao resto, é uma questão de você pesquisar sobre o assunto. Cada um que "faça o seu trabalho de casa".

É claro que a menos que rejeitemos o que o relato de forma explícita diz e continuemos a fechar os olhos às passagens que nos revelam aquilo que está aqui em discussão.
Avatar do usuário
erip
Forista
Forista
Mensagens: 538
Registrado em: 09 Out 2009 23:19

Re: Trindade: Como refutar este texto? Gen. 18:1-3

Mensagem não lida por erip »

O que me confunde é qual a necessidade de mandar mensageiros ou precisar descer e ir ver e saber o que está acontecendo , se Deus é ONIPRESENTE e já está em todos os lugares , e isso sem dizer que ele também é onisciente ou seja , que já sabe tudo.
As Tjs querem que as pessoas aceitem o estudo bíblico e façam tudo aquilo quem elas mesmas não fariam se caso a situação fosse inversa. E o pior disso tudo , é que as Tjs não aceitariam o estudo de outra religião porque não são permitidas a aceitar.
Avatar do usuário
TJCalado
Forista
Forista
Mensagens: 5335
Registrado em: 11 Mar 2012 21:40

Re: Trindade: Como refutar este texto? Gen. 18:1-3

Mensagem não lida por TJCalado »

erip escreveu:O que me confunde é qual a necessidade de mandar mensageiros ou precisar descer e ir ver e saber o que está acontecendo , se Deus é ONIPRESENTE e já está em todos os lugares , e isso sem dizer que ele também é onisciente ou seja , que já sabe tudo.
Olha mais um problema! Talvez não estejamos "considerando o contexto". :?
"Invejo a burrice, porque é eterna."
- Nelson Rodrigues
Avatar do usuário
Mexplica
Forista
Forista
Mensagens: 1003
Registrado em: 04 Nov 2012 18:56

Re: Trindade: Como refutar este texto? Gen. 18:1-3

Mensagem não lida por Mexplica »

TJCalado escreveu:
erip escreveu:O que me confunde é qual a necessidade de mandar mensageiros ou precisar descer e ir ver e saber o que está acontecendo , se Deus é ONIPRESENTE e já está em todos os lugares , e isso sem dizer que ele também é onisciente ou seja , que já sabe tudo.
Olha mais um problema! Talvez não estejamos "considerando o contexto". :?
Sabe aquela coisa...quem conta um conto aumenta um ponto? A Bíblia é a palavra de Deus por ser "inspirada por Deus". Notem, ela foi inspirada e não ditada por Ele. Sendo assim, homens a escreveram inspirados, mas muitas ideias, colocações e sentimentos descritos ali são humanos. Tudo pode ter simplesmente a ver com o tipo de linguagem usado no trecho. A palavra inspiração, quando relacionada a textos, não necessariamente bíblicos, nos lembra textos poéticos, musicais, artísticos. Quando alguém escreve algo inspirado, normalmente ela floreia o texto. Penso que por isso, muitos textos bíblicos parecem ser mais uma história floreada do que a narração realista do que aconteceu. Digo, podem estar narrando fatos reais, porém, com um floreio poético a mais que dá margem para interpretações diferentes antes da leitura de uma boa margem de contexto, assim como alguns textos artísticos que exprimem a realidade do escritor, também podem ser interpretados de outras formas por causa do teor inspirativo. O escritor poderia simplesmente dizer: Jeová enviou três anjos para analisarem a situação e tomarem as providências, ou dizer: Deus já sabendo o que estava acontecendo usou mensageiros para deixar isso claro aos homens envolvidos e avisarem da punição. Mas quem escreveu achou mais bonito colocar a situação de um ponto de vista empolgante para si. Tipo, Deus enviou um mensageiro pra falar comigo, mas minha fé é tanta que vou colocar escrito como se eu tivesse entrado em contato com o próprio Deus. Falei bobagem em minha analise?
O que é certo? O que é errado?

* O maior inimigo da verdade, é o medo de descobri-la. *
Avatar do usuário
Alexei Karamazov
Forista
Forista
Mensagens: 1218
Registrado em: 29 Abr 2013 08:25
Localização: Belo Horizonte MG

Re: Trindade: Como refutar este texto? Gen. 18:1-3

Mensagem não lida por Alexei Karamazov »

Falou não. Compartilho de sua opinião. Já li outros livros "inspirados". Os que mais chamaram minha atenção foram o Mahabharat e o Ramayana, que são os livros sagrados dos hindus.
Livros sagrados são veículos de uma ética específica, e é muito comum encontrar manifestações das divindades como viajantes, mendigos, estranhos que aparecem com mensagens que beneficiam o devoto.
Tú que consideras al hombre tanto dios como oveja—,
desgarrar al dios en el hombre como a la oveja en el hombre
y desgarrando reír— ¡ésa, ésa es tu felicidad!
Ditirambos Dionisíacos - F.Nietzsche
Avatar do usuário
TJCalado
Forista
Forista
Mensagens: 5335
Registrado em: 11 Mar 2012 21:40

Re: Trindade: Como refutar este texto? Gen. 18:1-3

Mensagem não lida por TJCalado »

TJ Curioso escreveu: Em Que Sentido Moisés Viu a Deus
Moisés certa vez expressou o desejo de ver a Deus. Em Êxodo 33:18-20, lemos: “‘Por favor, faze-me [a Moisés] ver a tua glória.’ Mas ele [Deus] disse: ‘Eu mesmo farei toda a minha bondade passar diante da tua face e vou declarar diante de ti o nome de Jeová; e vou favorecer ao que eu favorecer e vou ter misericórdia de quem eu tiver misericórdia.’ E acrescentou: ‘Não podes ver a minha face, porque homem algum pode ver-me e continuar vivo.’”

O que Deus permitiu que Moisés visse foi a passagem de Sua glória. Os versículos 21-23 rezam: “E Jeová disse mais: ‘Eis um lugar junto a mim, e tens de postar-te sobre a rocha. E há de suceder que, quando a minha glória estiver passando, terei de colocar-te numa gruta na rocha e terei de pôr a palma da minha mão sobre ti como anteparo, até eu ter passado. Depois terei de tirar a palma da minha mão e hás de ver-me pelas costas. Mas a minha face não se pode ver.’”

Em harmonia com o que Jeová disse a Moisés e com o que disse o apóstolo João, Moisés não viu nenhuma materialização ou forma material de Deus. Tudo o que Moisés viu foi um reflexo do esplendor da presença divina que passava. Mesmo assim, ele teve de ser protegido por Deus. Obviamente, não foi o próprio Deus que Moisés viu.

Quando Moisés falou a Deus “face a face”, conforme declarado em Êxodo 33:11, ele não teve contato visual com Jeová. Essa expressão indica a maneira em que Moisés se comunicava com Deus, não o que ele via. Falar com Deus “face a face” indica um diálogo. Similarmente, a pessoa pode manter um diálogo por telefone, sem ver a outra pessoa.

Quando Moisés falou com Deus e recebeu instruções dele, a comunicação não foi através de visões, como muitas vezes se dava no caso de outros profetas. Isto é dito em Números 12:6-8, onde lemos: “Ele prosseguiu, dizendo: ‘Ouvi as minhas palavras, por favor. Se houvesse um profeta vosso para Jeová, seria numa visão que me daria a conhecer a ele. Falar-lhe-ia num sonho. Não assim com meu servo Moisés! Ele está sendo incumbido de toda a minha casa. Boca a boca falo com ele, mostrando-lhe assim, e não por enigmas; e a aparência de Jeová é o que ele contempla.’” Em que sentido Moisés contemplava “a aparência de Jeová”?

Moisés contemplou “a aparência de Jeová” quando ele, Arão e certos outros homens estavam no monte Sinai. Em Êxodo 24:10, está escrito: “E chegaram a ver o Deus de Israel. E sob os pés dele havia o que se parecia a um trabalho de lajes de safira e aos próprios céus quanto à pureza.” Mas, em que sentido Moisés e os outros homens puderam “ver o Deus de Israel”, visto que Deus dissera a Moisés: “Homem algum pode ver-me e continuar vivo”? O versículo 11 explica, pois diz: “Ele não estendeu sua mão contra os homens distintos dos filhos de Israel, mas tiveram uma visão do verdadeiro Deus, e comeram e beberam.” Assim, a aparência de Deus que Moisés e os outros viram foi por meio de uma visão.
Será mesmo, TJ Curioso? Quando eu digo que você coloca palavras suas (ou de alguém) para preencher as lacunas que a bíblia deixa, você discorda. O que me diz então disso aqui?
(Números 12:5-8) . . . Depois, Jeová desceu na coluna de nuvem e ficou à entrada da tenda, e chamou Arão e Miriã. Em vista disso, ambos saíram. 6 E ele prosseguiu, dizendo: “Ouvi as minhas palavras, por favor. Se houvesse um profeta vosso para Jeová, seria numa visão que eu me daria a conhecer a ele. Falar-lhe-ia num sonho. 7 Não assim com meu servo Moisés! Ele está sendo incumbido de toda a minha casa. 8 Boca a boca falo com ele, mostrando-lhe assim, e não por enigmas; e a aparência de Jeová é o que ele contempla. Por que, pois, não temestes falar contra meu servo, contra Moisés?”
Veja que agora sei que você vai querer re-interpretar o que esse texto quer dizer com "aparência"...
"Invejo a burrice, porque é eterna."
- Nelson Rodrigues
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Google [Bot] e 213 visitantes