Anciãos não "estabelecem infindáveis regras e procedimentos"

Debates e discussões acerca das crenças, doutrinas e a história das Testemunhas de Jeová.
Avatar do usuário
Mexplica
Forista
Forista
Mensagens: 1003
Registrado em: 04 Nov 2012 18:56

Re: Anciãos não "estabelecem infindáveis regras e procedimentos"

Mensagem não lida por Mexplica »

tjpesquisador escreveu:Ao meu ver a prática de correção ao pecado deliberado dentro da congregação deva existir. O apóstolo Paulo, por exemplo, criticou a igreja de Corinto por tolerar que um homem que vivia em pecado com a esposa de seu pai não fosse repreendido publicamente (1 Cor 5:1-5) e recomendou que ele fosse corrigido. Também, duras repreensões foram dadas a alguns homens/mulheres das igrejas que estavam andando de forma errada para com o verdadeiro ensino de Cristo (2 Tim 2:16-18). Portanto, penso que existe base bíblica para a repreensão/excomunhão de algum membro que se comporta contrário à Bíblia.
Sim, o que estamos questionando aqui não é o fato de haver correção e disciplina para àqueles que pecam deliberadamente. Concordo plenamente que tem de ter sim. É bíblico. Porém, a comunhão com Jeová e Jesus é algo muito pessoal e individual. Creio que quem pode decidir se eu perdi minha cominhão espiritual com Deus e Jesus, são apenas Eles. A congregação tem o direito e dever de corrigir amorosamente e até de se afastar de tais pessoas, porém, jamais discriminá-las. E o que tem acontecido, motivo de minhas reclamações, é que depois que a gente se arrepende e deixa de pecar, ao tentarmos voltar, isso é muito dificultoso. Entendo pela parábola do filho pródigo, e pela forma como o próprio Paulo se dirigiu em sua segunda carta aos coríntios, pedindo para eles aceitarem de volta aquele mesmo pecador que você citou, cerca de cinco meses depois, sem exigências burocráticas como frequentar todas as reuniões designados por um grupo, que não deveria ter tantos empecilhos para o retorno de um pecador arrependido. Outra coisa, se leva mias em conta o que os outros pensam dos pecadores e seus pecados, do que o arrependimento da pessoa em si, a ponto de a opinião alheia contar mais na hora de você ser readmitido ou não.
tjpesquisador escreveu: No entanto, a estrutura da Torre ao meu ver e o modo como ela aplica a correção é que é errada. Se os pecados fossem relatados apenas para que a igreja soubesse que tal pessoa está em desacordo com a doutrina cristã e ela parasse de comungar (sim, pão e vinho) com a igreja até dar sinais de arrependimento, ou seja, parasse de pecar deliberadamente, acho que estaria bom. Mas, a Torre precisa "queimar" a pessoa na fogueira da sala B, obrigar todos a não falarem com ela. Do jeito que a coisa é posta, a pessoa parece que fica humilhada e longe de Jeová até que os anciãos decidam que ela pode ou não voltar, ou seja, até que eles decidam se Jeová já a perdoou ou não.
Concordo com sua colocação, e se a comunhão de pão e vinho for fundamental para a salvação e comunhão espiritual cristã, a maioria das Testemunhas de Jeová não está nessa comunhão, porque ali ninguém come do pão e nem bebe do vinho da santa ceia a não ser alguns poucos que acreditam serem ungidos. É certo que um pecador que participasse dessa ceia do senhor, estaria participando indevidamente, o que também constituiria um pecado. Se a gente ler a Bíblia de cabo a rabo, vamos perceber que as coisas são mais simples do que se é passado pra nós. Como você disse acima, é simples tratar um pecador...não tenha amizade com ele, dá um gelo, e não deixa ele ter privilégios na congregação. A maioria das religiõs agem assim com seus membros. Mas a Torre tem que coar mosquito e deixar passar camelo, tem que achar pelo em ovo, tem que interpretar a Bíblia do seu jeito pra ser A diferente. E nessa, acaba com a vida e psicológico de muita gente.
O que é certo? O que é errado?

* O maior inimigo da verdade, é o medo de descobri-la. *
Avatar do usuário
Manuel Oliver
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 2041
Registrado em: 28 Ago 2012 04:58

Re: Anciãos não "estabelecem infindáveis regras e procedimentos"

Mensagem não lida por Manuel Oliver »

O anciãos são frouxos ,só pensam neles ,os anciãos da congregação onde eu frequento não sabe unir os irmãos,deixam a congregação toda desunida ,eles mesmo são os paneleiros ,fazem divisão ,eles falam na tribuna mais fora do salão são pessoas sem sentimentos e humildade.
Avatar do usuário
Sfoc verdade
Forista
Forista
Mensagens: 1660
Registrado em: 16 Jan 2012 14:08
Localização: Região de Jundiai

Re: Anciãos não "estabelecem infindáveis regras e procedimentos"

Mensagem não lida por Sfoc verdade »

Sfoc verdade escreveu:BEM, O motivo que levou a trazer esse assunto aqui, é porque nesta semana talvez eu venha a entrar em "embate" com os anciãos de minha congregação devido a algumas decisões que venho tomando e que conflitam com "regras e procedimentos" existentes na organização, especialmente para um ancião. (e que tem muito a ver com as alegadas contradições sobre o que é escrito a respeito de certos assuntos e o que é colocado em prática).
É verdade que já foi muitas vezes discutido "exaustivamente" aqui que a torre de vigia (e os anciãos) são legalistas, parciais e inflexíveis ao estabelecer e aplicar regras [e regras].

Mas, eu gostaria de ouvir opiniões e comentários (e se possivel, com exemplos próprios resumidos, talvez me indicando links no forum) sobre algumas palavras do estudo de "A Sentinela" desta semana.
ENTÃO, o que acham ou que comentariam sobre as seguintes expressões encontradas nos paragrafos 12 e 13 (página 19), da revista desta semana?

Referindo-se aos anciãos diz:"ELES COLOCAM AS “COISAS MAIS IMPORTANTES” EM PRIMEIRO LUGAR
12 [...] Ao tomarem decisões, esses irmãos buscam instrução na Palavra de Deus, fazendo dela ‘lampada para seus pés e luz para sua senda’, — Sal. 119:105;....
FOCADOS NAS “COISAS MAIS IMPORTANTES”
13 [...] Não estabelecem infindáveis regras e procedimentos. Em vez disso, seguem as Escrituras e a direção do espırito santo de Deus ao fazerem o que for necessário para o andamento da obra de pregação. (Leia Atos 15:28:"Pois, pareceu bem ao espírito santo e a nós mesmos não vos acrescentar nenhum fardo adicional, exceto as seguintes coisas necessárias") Desse modo, esses irmãos responsáveis dão bom exemplo para todos nas congregações locais.— Efésios. 4:11, 12.
Esperam que entendam meus motivos.
BUSQUEI trazer para este tópico comentarios do topico http://extestemunhasdejeova.net/forum/v ... 31#p318131, visto refletir o meu ponto de vista a respeito de regras que vem sendo promovidas pela torre,e sobretudo como vem sendo aplicadas (e ampliadas) por anciãos em diversas regiões, como mostram diversos casos trazidos neste forum, em diferentes regiões.

SE desejarem acrescentar outras contradições sobre o tema deste topico, conforme afirmação da W 15/04/2013 pag 19 par 12 e 13.
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Google [Bot] e 146 visitantes