Anciãos não "estabelecem infindáveis regras e procedimentos"

Debates e discussões acerca das crenças, doutrinas e a história das Testemunhas de Jeová.
Kiara
Novo (a) Forista
Novo (a) Forista
Mensagens: 36
Registrado em: 16 Fev 2013 11:28

Re: Anciãos não "estabelecem infindáveis regras e procedimentos"

Mensagem não lida por Kiara »

Minha família passou por muita humilhação dentro do salão e principalmente por anciãos que serviam junto com meu pai, eles tomavam decisões sem nem consultá-lo e depois diziam para os irmãos que ele é quem decidia tudo sozinho. No serviço de campo sempre ouvíamos indiretas, as esposas dos outros anciãos faziam de tudo para arrumar confusão com a gente pra que os maridos tivessem o que dizer para o superintendente, meu pai sempre disse que como cristãos tínhamos que aguentar e procurar não revidar. Toda visita do superintendente tinha reunião para quererem desqualificar meu pai e os viajantes nunca viram motivos, até que chegou um que gostava de ser bajulado e deu ouvidos e falou que meu pai era pobre e que tinha baixa-estima, foi aí que meu pai entregou de vez. Depois disso, falaram que meu pai tinha perdido os privilégios por causa da família. Infelizmente isso aconteceu quando eu era pequena, porque se fosse hoje eu teria mandado todo mundo pra PQP. A maioria das experiências que eu tive dentro da organização foram ruins, só conheci pessoas mesquinhas, interesseiras que querem se sair por cima a qualquer custo, tem exceções é claro, mas dá pra contar nos dedos. Até um certo tempo atrás um ancião arrogante da minha congregação, que na época que aconteceu essas coisas estava lá no mundão farreando veio dizer que meu pai perdeu os privilégios por causa da família, esse pessoal gosta de caluniar os outros. Os ancião tem carta branca pra fazer da nossa vida um inferno com a desculpa de que quer nos ajudar espiritualmente. Alexei, hoje todos continuam como ancião, menos o meu pai.
Avatar do usuário
Alexei Karamazov
Forista
Forista
Mensagens: 1218
Registrado em: 29 Abr 2013 08:25
Localização: Belo Horizonte MG

Re: Anciãos não "estabelecem infindáveis regras e procedimentos"

Mensagem não lida por Alexei Karamazov »

Como eu disse! O lamentável é o sentimento de sucumbência que vem quando se é vítima de gente assim... E como seu pai vive hoje, sem ser ancião?
Tú que consideras al hombre tanto dios como oveja—,
desgarrar al dios en el hombre como a la oveja en el hombre
y desgarrando reír— ¡ésa, ésa es tu felicidad!
Ditirambos Dionisíacos - F.Nietzsche
Avatar do usuário
Sfoc verdade
Forista
Forista
Mensagens: 1660
Registrado em: 16 Jan 2012 14:08
Localização: Região de Jundiai

Re: Anciãos não "estabelecem infindáveis regras e procedimentos"

Mensagem não lida por Sfoc verdade »

Kiara escreveu:....Certa vez meu pai fez um pedido de três bíblias de luxo para mim e minhas irmãs, os pedidos chegaram e quando ele retirá-los o irmão do balcão falou que não avia enviado os pedidos porque o outro ancião mandou não enviar, no mesmo dia o tal ancião fez uma necessidade local levando o pedido do me pai lá na tribuna, leu o mesmo e disse: “ Será que a pessoa que fez esse pedido tem condições suficientes de contribuir a altura do que pediu ou está querendo se aproveitar da boa vontade da organização? Irmão nós não enviaremos esse tipo de pedido para a Associação!” ...
SITUAÇÕES assim são dignas de muito :iergh7: :iergh7: :iergh7: :iergh7:
Kiara escreveu:Minha família passou por muita humilhação dentro do salão e principalmente por anciãos que serviam junto com meu pai, eles tomavam decisões sem nem consultá-lo e depois diziam para os irmãos que ele é quem decidia tudo sozinho.... Toda visita do superintendente tinha reunião para quererem desqualificar meu pai e os viajantes nunca viram motivos, até que chegou um que gostava de ser bajulado e deu ouvidos e falou que meu pai era pobre e que tinha baixa-estima, foi aí que meu pai entregou de vez...
IDEM. :iergh7: :iergh7:

Aliás, falando em ser pobre, o atual sup. do meu circuito tanto em escola de anciãos como em outras reuniões com anciãos tem passado uma indireta crítica que 'na atual era moderna é um absurdo que ancião não tenha acesso a internet', (devido a informações para anciãos no site jw). Já pensei comigo mesmo que daqui a pouco vai se criar uma regra que ancião que não tiver internet será desqualificado e do mesmo modo, irmão que nao tiver internet não será recomendado...
Que contradição!!!
Avatar do usuário
d.paiva
Forista
Forista
Mensagens: 123
Registrado em: 19 Mar 2013 15:54

Re: Anciãos não "estabelecem infindáveis regras e procedimentos"

Mensagem não lida por d.paiva »

Kiara escreveu:Minha família passou por muita humilhação dentro do salão e principalmente por anciãos que serviam junto com meu pai, eles tomavam decisões sem nem consultá-lo e depois diziam para os irmãos que ele é quem decidia tudo sozinho. No serviço de campo sempre ouvíamos indiretas, as esposas dos outros anciãos faziam de tudo para arrumar confusão com a gente pra que os maridos tivessem o que dizer para o superintendente, meu pai sempre disse que como cristãos tínhamos que aguentar e procurar não revidar. Toda visita do superintendente tinha reunião para quererem desqualificar meu pai e os viajantes nunca viram motivos, até que chegou um que gostava de ser bajulado e deu ouvidos e falou que meu pai era pobre e que tinha baixa-estima, foi aí que meu pai entregou de vez. Depois disso, falaram que meu pai tinha perdido os privilégios por causa da família. Infelizmente isso aconteceu quando eu era pequena, porque se fosse hoje eu teria mandado todo mundo pra PQP. A maioria das experiências que eu tive dentro da organização foram ruins, só conheci pessoas mesquinhas, interesseiras que querem se sair por cima a qualquer custo, tem exceções é claro, mas dá pra contar nos dedos. Até um certo tempo atrás um ancião arrogante da minha congregação, que na época que aconteceu essas coisas estava lá no mundão farreando veio dizer que meu pai perdeu os privilégios por causa da família, esse pessoal gosta de caluniar os outros. Os ancião tem carta branca pra fazer da nossa vida um inferno com a desculpa de que quer nos ajudar espiritualmente. Alexei, hoje todos continuam como ancião, menos o meu pai.
Infelizmente este é o cenario mundial religioso, nao só do mundo das Tjs, mas em geral a religiao arruinando e humilhando pessoas e familias.

Tenho asco de tudo isso, de ver tanta infelicidade em religiosos esperançosos pela boa vontade de deus.

Nao tem como ficar quieto e nao expor a falsidade que é as instituiçoes religiosas de forma generalizada.
Nao ataco os religiosos, pois respeito sua posicao teista. Porem, como pessoas sao tao dependentes deste canal "religiao" para se aproximar do seu deus ou entidade superior?
Como se submetem a humanos como todos os outros, cheios de maldade, inveja, avareza e entregam a eles o que tem de mais precioso que é seu coraçao, e em troca de que?

Se existe um ser superior, uma entidade magica e poderosa, um ser que as religioes pregam como bondoso e benigno, se este ser existe ele virou as costas para os humanos a muito tempo, ou ja foi morto...
É um ser que se faz esconder atravez da instituiçao mais maligna que ja existiu, a instituiçao religiosa.

Saude e Paz a você Viajante, espero que tudo que tenha sofrido se reverta em paz e felicidade para você e sua familia!
"The lover of life's not a sinner..." Heaven and Hell.
Avatar do usuário
Eduardo.TJ
Forista
Forista
Mensagens: 2093
Registrado em: 28 Ago 2011 11:32
Localização: Algum lugar do Brasil

Re: Anciãos não "estabelecem infindáveis regras e procedimentos"

Mensagem não lida por Eduardo.TJ »

D. Paiva, palavras profundas e digna da mais alta reflexão.


Kiara, meus sentimentos a você e a sua família por aguentarem tanta maldade.
Mas olhe pro seu pai como exemplo de humildade de alto controle. Pode ter certeza que ele fez muito esforço pra não mandar um deles a merda ou pra um lugar mais específico.

Abraços.
_________________________________
Apenas as Testemunhas de Jeová não conhecem as Testemunhas de Jeová.
Kiara
Novo (a) Forista
Novo (a) Forista
Mensagens: 36
Registrado em: 16 Fev 2013 11:28

Re: Anciãos não "estabelecem infindáveis regras e procedimentos"

Mensagem não lida por Kiara »

Alexei hoje está tudo muito tranqüilo, sem ninguém falar nada, meu pai deveria ter entregue os privilégios há muito tempo, ele sempre foi muito paciente e aguentou tudo de cabeça erguida. Obrigada pelas palavras d.paiva, nós encontramos pessoas assim em todos os lugares, como também encontramos ótimas pessoas, o que percebo é que quando se tem a oportunidade de se sobresair perante os outros as pessoas esquecem de tudo e só enxergam aquilo que querem.
Avatar do usuário
Pássaro
Forista
Forista
Mensagens: 10692
Registrado em: 01 Nov 2008 08:45
Localização: bahia
Contato:

Re: Anciãos não "estabelecem infindáveis regras e procedimentos"

Mensagem não lida por Pássaro »

Em muitos lugares anciãos são as pessoas a serem evitadas por quem quer um pouco de paz e ainda acredita na seita. Um tj com pouca instrução, mas com muita sabedoria me disse isso!
O barco da torre tá afundando?
tjpesquisador
Forista
Forista
Mensagens: 179
Registrado em: 01 Jul 2013 18:05

Re: Anciãos não "estabelecem infindáveis regras e procedimentos"

Mensagem não lida por tjpesquisador »

Estava pensando comigo mesmo: a sociedade está evoluindo, as pessoas estão mudando e ficando mais abertas às mudanças e ao mundo. Isso com certeza não passa por nós TJ sem nos influenciar. Será que quando essa velha geração de anciãos desaparecer e os novos irmãos (aqueles que vão à shows, torcem fanaticamente por times, vão à barzinhos, gostam de festas, estão nas redes sociais etc) assumirem o posto de anciãos, a Torre consegue manter o mesmo controle sobre todos? Acho difícil isso. Cada dia mais eu vejo famílias de TJ que são mais liberais para diversos assuntos, sem a pressão antiga que nós os que estamos mais tempo dentro da Torre estamos acostumados e com certeza se chegarem ao cargo de líderes da congregação levarão consigo este espírito, o que é ótimo!
Avatar do usuário
SilvaRV
Sem Apresentação
Sem Apresentação
Mensagens: 1303
Registrado em: 11 Abr 2013 18:39

Re: Anciãos não "estabelecem infindáveis regras e procedimentos"

Mensagem não lida por SilvaRV »

tjpesquisador escreveu:Estava pensando comigo mesmo: a sociedade está evoluindo, as pessoas estão mudando e ficando mais abertas às mudanças e ao mundo. Isso com certeza não passa por nós TJ sem nos influenciar. Será que quando essa velha geração de anciãos desaparecer e os novos irmãos (aqueles que vão à shows, torcem fanaticamente por times, vão à barzinhos, gostam de festas, estão nas redes sociais etc) assumirem o posto de anciãos, a Torre consegue manter o mesmo controle sobre todos? Acho difícil isso. Cada dia mais eu vejo famílias de TJ que são mais liberais para diversos assuntos, sem a pressão antiga que nós os que estamos mais tempo dentro da Torre estamos acostumados e com certeza se chegarem ao cargo de líderes da congregação levarão consigo este espírito, o que é ótimo!

Será que os que tem esse espírito chegarão à liderança ou pularão fora exatamente por ter esse espírito???
"Podemos facilmente perdoar uma criança que tem medo do escuro; a real tragédia da vida é quando os homens têm medo da luz." Platão
Avatar do usuário
Keizer Söze
Forista
Forista
Mensagens: 161
Registrado em: 01 Mar 2011 10:52

Re: Anciãos não "estabelecem infindáveis regras e procedimentos"

Mensagem não lida por Keizer Söze »

tjpesquisador escreveu:Estava pensando comigo mesmo: a sociedade está evoluindo, as pessoas estão mudando e ficando mais abertas às mudanças e ao mundo. Isso com certeza não passa por nós TJ sem nos influenciar. Será que quando essa velha geração de anciãos desaparecer e os novos irmãos (aqueles que vão à shows, torcem fanaticamente por times, vão à barzinhos, gostam de festas, estão nas redes sociais etc) assumirem o posto de anciãos, a Torre consegue manter o mesmo controle sobre todos? Acho difícil isso. Cada dia mais eu vejo famílias de TJ que são mais liberais para diversos assuntos, sem a pressão antiga que nós os que estamos mais tempo dentro da Torre estamos acostumados e com certeza se chegarem ao cargo de líderes da congregação levarão consigo este espírito, o que é ótimo!

Sou cadastrado no site há anos, mas ultimamente tenho só lido os comentários, sem participação ativa. Porém, esse tema me chamou a atenção e acho que devo participar, se me permitem.

Sirvo como ancião e considero-me dessa nova "geração" (medo de usar essa palavra, causa tanta controvérsia, rsrs).
Observo exatamente isso acontecendo em minha região. Os anciãos antigos, os ditos "coronéis", estão descendo ladeira, e a turma que está chegando, via de regra, é mais flexível e mais acessível. Meu caso mesmo, vou a shows, vez em quando vou ao futebol, gosto duma boa música, sempre fazemos uma baguncinha em casa com outros irmãos e estudantes (churrasco, truco, festinhas), tudo isso sem peso algum na consciência. É interessante que se instala meio que um "código de silêncio" entre a turma, do tipo "faça mas não comente", meio que pra não encorajar/julgar quem faz ou não faz.

Tento não ser hipócrita para não ser julgado por "ensinar outro, e não ensinar a mim mesmo" (Rom.2:21). Não considero errado o que faço - ou devo dizer fazemos - mas já ouço comentários no corpo, e também indiretamente, especialmente da parte dos mais conservadores.

Sou defensor declarado de que NÃO TEMOS O DIREITO DE JULGAR OUTROS A BASE DO QUE CONSIDERAMOS SER CERTO PRA NÓS E NOSSA FAMÍLIA. E já fui pra briga algumas boas vezes com esses barões.

Certa vez, numa trimestral, levantou-se a situação de frequentar determinado lugar, e fui a unica voz distoante entre 7 anciãos, pois destaquei e provei biblicamente que estávamos "sendo amos da fé dos irmãos". Enquanto eu puder defender dessa forma, creio que consigo permanecer no cargo. Porém, tem horas que dá vontade de largar tudo pra lá, pois se torna uma baita queda de braço esse posicionamento, no minimo, controverso.

Entendo que a turma que ta chegando, pode sim fazer a diferença, desde que sejam cascudos e dispostos a enfrentar quem ta saindo. O problema é que tem muito 'caxias' nesse meio, que ao invés de ver a grande oportunidade que tem na mão, de talvez tornar a organização um lugar menos doloroso de se conviver, prefere colar nessa turma das antigas e ficar batendo palmas pras suas decisões à là anos 70.

Vamos ver no que isso tudo vai dar...

Sds

Soze
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 231 visitantes