Anciãos não "estabelecem infindáveis regras e procedimentos"

Debates e discussões acerca das crenças, doutrinas e a história das Testemunhas de Jeová.
Avatar do usuário
Sfoc verdade
Forista
Forista
Mensagens: 1660
Registrado em: 16 Jan 2012 14:08
Localização: Região de Jundiai

Anciãos não "estabelecem infindáveis regras e procedimentos"

Mensagem não lida por Sfoc verdade »

BEM, O motivo que levou a trazer esse assunto aqui, é porque nesta semana talvez eu venha a entrar em "embate" com os anciãos de minha congregação devido a algumas decisões que venho tomando e que conflitam com "regras e procedimentos" existentes na organização, especialmente para um ancião. (e que tem muito a ver com as alegadas contradições sobre o que é escrito a respeito de certos assuntos e o que é colocado em prática).
É verdade que já foi muitas vezes discutido "exaustivamente" aqui que a torre de vigia (e os anciãos) são legalistas, parciais e inflexíveis ao estabelecer e aplicar regras [e regras].

Mas, eu gostaria de ouvir opiniões e comentários (e se possivel, com exemplos próprios resumidos, talvez me indicando links no forum) sobre algumas palavras do estudo de "A Sentinela" desta semana.
ENTÃO, o que acham ou que comentariam sobre as seguintes expressões encontradas nos paragrafos 12 e 13 (página 19), da revista desta semana?

Referindo-se aos anciãos diz:"ELES COLOCAM AS “COISAS MAIS IMPORTANTES” EM PRIMEIRO LUGAR
12 [...] Ao tomarem decisões, esses irmãos buscam instrução na Palavra de Deus, fazendo dela ‘lampada para seus pés e luz para sua senda’, — Sal. 119:105;....
FOCADOS NAS “COISAS MAIS IMPORTANTES”
13 [...] Não estabelecem infindáveis regras e procedimentos. Em vez disso, seguem as Escrituras e a direção do espırito santo de Deus ao fazerem o que for necessário para o andamento da obra de pregação. (Leia Atos 15:28:"Pois, pareceu bem ao espírito santo e a nós mesmos não vos acrescentar nenhum fardo adicional, exceto as seguintes coisas necessárias") Desse modo, esses irmãos responsáveis dão bom exemplo para todos nas congregações locais.— Efésios. 4:11, 12.
Esperam que entendam meus motivos.
Avatar do usuário
DELTA
Forista
Forista
Mensagens: 1971
Registrado em: 09 Jan 2011 11:52

Re: Anciãos não "estabelecem infindáveis regras e procedimentos"

Mensagem não lida por DELTA »

Prezado Sfoc. Os anciãos TJ não seguem as Escrituras nem tem a direção do Espírito Santo de Deus. Na prática seguem um manual da torre de vigia cuja abreviatura é KS, simples assim.
Da mesma forma que uma TJ não vai de casa em casa apenas com a bíblia na mão, um ancião JAMAIS vai a uma comissão judicativa sem o KS na mão.
Avatar do usuário
Mexplica
Forista
Forista
Mensagens: 1003
Registrado em: 04 Nov 2012 18:56

Re: Anciãos não "estabelecem infindáveis regras e procedimentos"

Mensagem não lida por Mexplica »

Er...que parte que eu perdi? Porque desde que eu me conheço por gente na organização TJ, o que mais tem são infindáveis regras estabelecidas de como devemos agir...desde o fato de não poder usar uma correntinha no tornozelo (tornozeleira) até o fato de que se você passar por uma judicativa, vai ter assentado por escrito os teus pecados, em uma carta que te acompanha a vida inteira conforme você vai mudando de congregação. Se formos citar as regras e rituais estabelicidos pelos chamados anciãos do corpo governante, dá pra escrever outra Bíblia e falta página ainda...me diz, aonde na Bíblia diz pra se fazer essas coisas? a gente perguntando, recebe respostas do o porque disso, o porque daquilo, mas tudo baseado na orientação do corpo governante, porém nada escrito na Bíblia em si. É pracabá...
O que é certo? O que é errado?

* O maior inimigo da verdade, é o medo de descobri-la. *
Avatar do usuário
TJCalado
Forista
Forista
Mensagens: 5335
Registrado em: 11 Mar 2012 21:40

Re: Anciãos não "estabelecem infindáveis regras e procedimentos"

Mensagem não lida por TJCalado »

Ao ler, aceitar e comentar artigos como esse, a maioria dos TJs utilizam o "duplipensar" (e já aprenderam a fazê-lo do jeito que o Corpo Governante ensinou):
Saber e não saber, estar consciente de sua completa sinceridade ao exprimir mentiras cuidadosamente arquitetadas, defender simultaneamente duas opiniões que se cancelam mutuamente, sabendo que se contradizem, e ainda assim acreditar em ambas; usar a lógica contra a lógica... esquecer o quanto fosse necessário esquecer, trazê-lo à memória prontamente no momento preciso, e depois torná-lo a esquecer; e acima de tudo, aplicar o próprio processo ao processo. ...induzir conscientemente a inconsciência, e então, tornar-se inconsciente do ato de hipnose que se acabava de realizar...

conceito criado por George Orwell no livro 1984.
"Invejo a burrice, porque é eterna."
- Nelson Rodrigues
Avatar do usuário
Lord Vader
Forista
Forista
Mensagens: 969
Registrado em: 02 Mar 2011 09:05

Re: Anciãos não "estabelecem infindáveis regras e procedimentos"

Mensagem não lida por Lord Vader »

Sfoc verdade escreveu:Não estabelecem infindáveis regras e procedimentos. Em vez disso, seguem as Escrituras e a direção do espırito santo
Bem, não encontrei nas Escrituras que os cristãos devem ser exortados a fazerem no mínimo 10 horas por mês. Nem para servos e anciãos há esse requisito na Bíblia. Fora as metas de revisitas e estudos bíblicos.

Esse é só um exemplo
"Demore o tempo que for para decidir o que você quer da vida, e depois que decidir não recue ante nenhum pretexto, porque o mundo tentará te dissuadir" (Friedrich Nietzsche)
Avatar do usuário
Pássaro
Forista
Forista
Mensagens: 10692
Registrado em: 01 Nov 2008 08:45
Localização: bahia
Contato:

Re: Anciãos não "estabelecem infindáveis regras e procedimentos"

Mensagem não lida por Pássaro »

Comentei esse parágrafo e repeti com ênfase sobre isso e senti um mal estar entre eles e logo apareceu alguém para tapar buraco!
A maioria dos anciãos está preocupada com seu ego, com suas manias e de suas eposas. Não estão nem ai pra KS, biblia, ou seja lá o que for!
O barco da torre tá afundando?
Avatar do usuário
Alexei Karamazov
Forista
Forista
Mensagens: 1218
Registrado em: 29 Abr 2013 08:25
Localização: Belo Horizonte MG

Re: Anciãos não "estabelecem infindáveis regras e procedimentos"

Mensagem não lida por Alexei Karamazov »

Gostei do comentário sobre o 1984. Livro perfeito, descrição perfeita do poder. Poder. É nisso que anciãos pensam. Como controlar, como mandar, quanto ser obedecido. Dão uma aparência de piedade, mas vivem se blindando contra intromissões de outros. E eles estabelecem regras para satisfazerem seu próprio ego, sua própria vaidade.
A questão se resume ao poder e à sua vaidade...
Tú que consideras al hombre tanto dios como oveja—,
desgarrar al dios en el hombre como a la oveja en el hombre
y desgarrando reír— ¡ésa, ésa es tu felicidad!
Ditirambos Dionisíacos - F.Nietzsche
Avatar do usuário
Sfoc verdade
Forista
Forista
Mensagens: 1660
Registrado em: 16 Jan 2012 14:08
Localização: Região de Jundiai

Re: Anciãos não "estabelecem infindáveis regras e procedimentos"

Mensagem não lida por Sfoc verdade »

Pássaro escreveu:Comentei esse parágrafo e repeti com ênfase sobre isso e senti um mal estar entre eles e logo apareceu alguém para tapar buraco!
A maioria dos anciãos está preocupada com seu ego, com suas manias e de suas eposas. Não estão nem ai pra KS, biblia, ou seja lá o que for!
PÁSSARO
Voce "repetiu e deu ênfase" ao que o Lord comentou (antes), ou se não, estou curioso que você reproduza aqui seu comentário. :2
E de que modo "alguem tapou o buraco"? :!:
Avatar do usuário
Clark
Forista
Forista
Mensagens: 69
Registrado em: 02 Fev 2013 17:48
Localização: São Paulo - SP

Re: Anciãos não "estabelecem infindáveis regras e procedimentos"

Mensagem não lida por Clark »

Alexei Karamazov escreveu:Gostei do comentário sobre o 1984. Livro perfeito, descrição perfeita do poder. Poder. É nisso que anciãos pensam. Como controlar, como mandar, quanto ser obedecido. Dão uma aparência de piedade, mas vivem se blindando contra intromissões de outros. E eles estabelecem regras para satisfazerem seu próprio ego, sua própria vaidade.
A questão se resume ao poder e à sua vaidade...

1984 deveria deveria ser de leitura obrigatória a todas as tj. Todos os métodos de controle da torre são descritos lá.
O que me assusta não são as ações e os gritos das pessoas más, mas a indiferença e o silêncio das pessoas boas.

Martin Luther King
Avatar do usuário
Eduardo.TJ
Forista
Forista
Mensagens: 2093
Registrado em: 28 Ago 2011 11:32
Localização: Algum lugar do Brasil

Re: Anciãos não "estabelecem infindáveis regras e procedimentos"

Mensagem não lida por Eduardo.TJ »

Ao ler o trecho, eu só lamento!
É verdade, há anciãos amorosos sim. Eu fui um.

No entanto, há sim, muitos anciãos justiceiros que aplicam as leis da Torre (e da Bíblia) de modo estreito e sem folga. Regem as congregações a pulsos de ferro. E ao ler este parágrafo, minha mente foi até a reunião onde tais anciãos darão longos comentários [fariseus?] explicando que Jeová está do lado deles, que eles querem somente o bem da congregação e infelizmente, tal artigo será um baita cala-boca nos irmãos que clamam, assim como a gi-Bíblia diz que no passado, os clamores do povo de Sodoma e Gomorra chegaram até deus (?).

Com tais colocações, a Torre está impedindo as pessoas de denunciarem estes "maus-tratos"
Fico triste de verdade, muito triste...
_________________________________
Apenas as Testemunhas de Jeová não conhecem as Testemunhas de Jeová.
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 140 visitantes