Mas o Nome Jeová (YHWH) não tem mesmo uma importância maior?

Debates e discussões acerca das crenças, doutrinas e a história das Testemunhas de Jeová.
Avatar do usuário
Sfoc verdade
Forista
Forista
Mensagens: 1660
Registrado em: 16 Jan 2012 14:08
Localização: Região de Jundiai

Mas o Nome Jeová (YHWH) não tem mesmo uma importância maior?

Mensagem não lida por Sfoc verdade »

É sabido por todos nós que existem muitas argumentações e polemicas envolvendo o Nome JEOVÀ, e não raro, discutido aqui. Muitos simplesmente afirmam taxativamente que esse nome não existe, ou é irrelevante.

MAS POR OUTRO LADO, ISSO LEVANTA PERGUNTAS: ao analisar tudo o que a Biblia traz em relação a esse nome, (e até independente do que a torre de vigia ensina a respeito) será mesmo que não vemos algo diferente, ou seja, não tem mesmo uma importância maior por detrás desse Nome? É verdade que nomes na Biblia muitas vezes estão relacionados com caráter e outras caracteristicas da pessoa, mas no caso de "Jeová" ou as quatro letras (Tetagrama) parece fazer sentido afirmar que está relacionado com a identidade e destaque do Deus [verdadeiro] em relação a outros deuses, que muitas vezes também sao retratados por nome!

EU decidi fazer uma “varredura” em toda a Biblia, buscando informações que envolvem o nome Jeová ou Iahweh. Pesquisei literalmente todas aquelas partes que atrelam o nome a identidade de Deus, e aquelas que afirmam que o próprio Deus se identifica por esse Nome. Portanto, a ênfase não foi tratar de passagens que só trazem citações do nome. Para isso usei Biblias Catolicas (como a de Jerusalem) que consta quase que integralmente o Nome como “Javé” ou “Iahweh”.

Depois, pretendo levantar outras questões sobre se há evidências para crer se esse nome constou ou se tem seu lugar no chamado Novo Testamento.

QUANTO AS VARIAS REAÇÕES ENVOLVENDO O NOME JEOVÁ PODEMOS CITAR:
* Alguns nem mesmo concordam com esse nome (por causa da pronuncia perdida);
MEUS COMENTARIOS: Sempre defendi dizendo que isso não é desculpa para os tradutores tirarem o Nome da Biblia. Dada a importancia, poderiam manter mesmo que fosse as quatro letras (Tetragrama), como algumas traduções parece ter feito.
* Outros concordam como o Nome, mas dizem que esse é apenas mais um dos vários nomes de Deus. Neste ponto, afirmam que Deus tem varios Nomes como: "Todo-poderoso"; "Altissimo", "Deus (El)"; Criador e outros.
Mas neste ponto, sempre retruquei que Deus nunca se apresentou com tais titulos como sendo nomes (embora se apliquem a ele). Mas por Jeová, ele se apresentou inumeras vezes, o que pretendo tratar aqui.
* Outros, que esse nome foi dado pelos israelitas, e só se aplicou a eles, talvez até por que não aparece no novo testamento.

Sobre passagens em que o próprio Deus se apresentou a humanos pelo Nome Jeová ou apresentou defesas em favor desse Nome:
“Quando Abrão completou noventa e nove anos, Iahweh lhe apareceu e lhe disse: "Eu sou El Shaddai, anda na minha presença e sê perfeito. (Gênesis 17,1)
Eis que Iahweh estava de pé diante dele e lhe disse: "Eu sou Iahweh, o Deus de Abraão, teu pai, e o Deus de Isaac. A terra sobre a qual dormiste, eu a dou a ti e à tua descendência. (Gênesis 28,13)
Disse Deus ainda a Moisés: "Assim dirás aos filhos de Israel: 'Iahweh, o Deus de vossos pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaac e o Deus de Jacó me enviou até vós. Este é o meu nome para sempre, e esta será a minha lembrança de geração em geração.' — (Êxodo 3,15)
Deus falou a Moisés e lhe disse: "Eu sou Iahweh. (Êxodo 6,2)Apareci a Abraão, a Isaac e a Jacó como El Shaddai; mas pelo meu nome, Iahweh, não lhes fui conhecido. (Êxodo 6,3)
“E eu me voltarei contra esse homem e o exterminarei do meio do seu povo, pois, havendo entregue um dos seus filhos a Moloc, contaminou o meu santuário e profanou meu santo nome. . (Levítico 20,3)
Todavia, se o profeta tiver a ousadia de falar em meu nome uma palavra que eu não lhe tiver ordenado, ou se ele falar em nome de outros deuses, tal profeta deverá ser morto." (Deuteronômio 18,20)
porque, ao ver os seus filhos, obra das minhas mãos, no seu seio, ele santificará o meu nome, santificará o Santo de Jacó e temerá o Deus de Israel. (Isaias 29:23)
Eu sou Iahweh; este é o meu nome! Não cederei a outrem a minha glória, nem a minha honra aos ídolos. (Isaias 42:8)
Mas agora que tenho a fazer aqui? — oráculo de Iahweh — porque o meu povo foi levado sem paga, os seus dominadores cantam vitória — oráculo de Iahweh — e continuamente, durante todo o tempo, o meu nome é vilipendiado. Por isto mesmo o meu povo conhecerá o meu nome, por isto mesmo ele saberá, naquele dia, que eu sou o que diz: "Eis-me aqui." —.(Isaias 52:5 e 6)
Santificarei o meu grande nome, que foi profanado entre as nações, no meio das quais vós o profanastes, e saberão as nações que eu sou Iahweh — oráculo do Senhor Iahweh, — quando eu for santificado em vós aos seus olhos, . (Ezequiel 36:23)
Por isso, eis que vou fazê-los conhecer, desta vez eu os farei conhecer minha mão e o meu poder, e eles conhecerão que o meu Nome é Iahweh. (Jeremias 16:21)
Farei esse terço entrar no fogo, purificá-lo-ei como se purifica a prata, prová-lo-ei como se prova o ouro. Ele invocará o meu nome, e eu lhe responderei; direi: "É meu povo!" e ele dirá: "Iahweh é meu Deus!" Zacarias 13:9)
Situações em que humanos deram grande importância ao Nome JEOVÁ:
Abraão plantou uma tamargueira em Bersabéia, e aí invocou o nome de Iahweh, Deus de Eternidade. (Gênesis 21,33)
"Vai, reúne os anciãos de Israel e dize-lhes: 'Iahweh, o Deus de vossos pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaac e o Deus de Jacó me apareceu, dizendo: De fato, vos tenho visitado e visto o que vos é feito no Egito. (Êxodo 3,16)
Respondeu Faraó: "Quem é Iahweh para que ouça a sua voz e deixe Israel partir? Não conheço Iahweh, e tampouco deixarei Israel partir." (Êxodo 5,2)
.
EXODO 9:16.Entretanto, foi precisamente por isso que te conservei de pé, para fazer-te ver o meu poder e para que o meu nome seja proclamado em toda a terra.
Não pronunciarás em vão o nome de Iahweh teu Deus, porque Iahweh não deixará impune aquele que pronunciar em vão o seu nome. (Êxodo 20,7)
Aquele que blasfemar o nome de Iahweh deverá morrer, e toda a comunidade o apedrejará. Quer seja estrangeiro ou natural, morrerá, caso blasfeme o Nome. (Levítico 24,16)
É no lugar que Iahweh vosso Deus houver escolhido para aí fazer habitar o seu nome que trareis tudo o que eu vos ordenei: vossos holocaustos, vossos sacrifícios, vossos dízimos, os dons das vossas mãos e todas as oferendas escolhidas que tiverdes prometido como voto a Iahweh. (Deuteronômio 12,11)
Todos os povos da terra verão que levas o nome de Iahweh, e ficarão com medo de ti. (Deuteronômio 28,10)
Se não cuidares de pôr em prática todas as palavras desta Lei escritas neste livro, temendo este nome glorioso e terrível — "Iahweh teu Deus" —, (Deuteronômio 28,58)
Certamente Iahweh não se esquecerá do seu povo, pela honra do seu grande nome, porque Iahweh decidiu fazer de vós o seu povo. (1 Samuel 12,22)
Invocareis depois o nome de vosso deus, e eu invocarei o nome de Iahweh: o deus que responder enviando fogo, é ele o Deus." Todo o povo respondeu: "Está bem." (1 Reis 18:24)
persegue-os com a tua tempestade, aterra-os com. o teu furacão.Cobre-lhes a face de infâmia, para que busquem teu nome, Iahweh!Fiquem envergonhados e perturbados para sempre, sejam confundidos e arruinados:.saberão assim que só tu tens o nome de Iahweh, o Altíssimo sobre a terra inteira! (Salmos 83:16 a 18)
Seja bendito o nome de Iahweh, desde agora e para sempre;do nascer do sol até o poente, seja louvado o nome de Iahweh! (Salmos 113:2 e 3)
Iahweh, teu nome é para sempre! Iahweh, tua lembrança repassa de geração em geração. . (Salmos 135:13)
Louvem o nome de Iahweh: é o único nome sublime, sua majestade vai além da terra e do céu, (Salmos 148:13)
E direis naquele dia: Louvai a Iahweh, invocai o seu nome; proclamai entre os povos os seus feitos, fazei saber que o seu nome é excelso. (Isaias 12:4)
Com efeito, tu és o nosso pai. Ainda que Abraão não nos conhecesse e Israel não tomasse conhecimento de nós, tu, Iahweh, és nosso pai, nosso redentor: tal é o teu nome desde a antigüidade. (Isaias 63:16)
Aquele que constrói nos céus suas altas moradas e funda na terra a sua abóbada; aquele que chama às águas mar e as derrama sobre a face da terra, Iahweh é seu nome! Todos os pecadores perecerão(Amós 9:6)
Sim, todos os povos caminham, cada qual em nome do seu deus: nós, porém, caminhamos em nome de Iahweh, nosso Deus, para sempre e eternamente! A reunião do rebanho disperso em Sião(Miqueias 4:5)
Então Iahweh será rei sobre todo país; naquele dia, Iahweh será o único, e seu Nome o único. Zacarias 14:9)
As multidões que o precediam e os que o seguiam gritavam: Hosana ao Filho de Davi! Bendito o que vem em nome do Senhor! Hosana no mais alto dos céus Mateus 21:9) (Ver Salmo 118:26)
O que está acontecendo é o que foi dito por intermédio do profeta:.... antes que venha o Dia do Senhor, o grande Dia.E então, todo o que invocar o nome do Senhor, será salvo... Pois para vós é a promessa, assim como para vossos filhos e para todos aqueles que estão longe, isto é, para quantos o Senhor, nosso Deus, chamar. Atos 2:16 e 21,39) Compare com Joel 3:5).
Os reis da terra apresentaram-se e os governantes se coligaram de comum acordo contra o Senhor, e contra o seu Ungido. Atos 4:26) Os reis da terra se insurgem, e, unidos, os príncipes conspiram contra Iahweh e contra o seu Messias: Ver Salmos 2:2)
Para uso da moderação---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Marcadores: Jeová;
Ver índice geral
Editado pela última vez por Lourisvaldo Santana em 14 Dez 2020 06:56, em um total de 1 vez.
Razão: Inserir marcadores
Avatar do usuário
kooboo
Forista
Forista
Mensagens: 13414
Registrado em: 01 Nov 2008 14:22

Re: Mas o Nome Jeová (YHWH) não tem mesmo uma importância maior?

Mensagem não lida por kooboo »

Sfoc,

ótima pesquisa.
No momento tenho apenas uma observação - O nome de Deus aparece apenas nas escrituras hebraicas e não aparece nas escrituras gregas (apenas a TNM faz esta adaptação).
Ao que parece o nome Jeová era muito importante para os Judeus, e aí fica a incoerência que não entendo - Porque, logo eles, omitem o nome hoje?
Como o nome não aparece nas escrituras gregas, nem sequer nos manuscritos mais antigos, será que esse nome era realmente importante para os primeiros cristãos?

Tem um detalhe histórico que é muito importante - entre o último livro das escrituras hebraicas e o primeiro das escrituras gregas há um espaço de mais 500 anos, nesse meio tempo muitas religiões monoteístas surgiram no oriente médio, até que ponto isso influenciou o desaparecimento do nome de Jeová e as doutrinas Cristãs. Este é um ponto pelo qual acho complicado colocar o cristianismo como uma continuidade do judaísmo. Talvez o Islã mereça mais este título de continuidade que o cristianismo.

O cristianismo surge como uma religião desenvolvida pelos judeus, mas na minha humilde opinião, com pouquíssima relação com o judaísmo. Esse, acredito ser o motivo do nome Jeová não aparecer nos escritos cristãos. O problema todo foi que na hora de juntar os livros e formar a bíblia, colocaram livros judeus e cristãos no mesmo volume encadernado.
E esse 'problema' ficou pra posteridade resolver.
Acho que é por aí...
[]'s
kooboo

Imagem
Avatar do usuário
miguel arcanjo
Forista
Forista
Mensagens: 1103
Registrado em: 23 Jan 2012 23:03
Localização: M A T R I X

Re: Mas o Nome Jeová (YHWH) não tem mesmo uma importância maior?

Mensagem não lida por miguel arcanjo »

Sfoc, achei muito interessante a sua pesquisa.
Se você analisar o gráfico abaixo, irá perceber que na própria TNM das TJs,
o [TETRAGRAMA] foi diluído com a passagem dos anos.
Se, o objetivo do cristianismo era "resgatar" o nome divino [tetragrama], então, chegamos a
inequívoca e derradeira conclusão que nesse aspecto, o cristinaimo falhou drasticamente.
Imagem
Avatar do usuário
Lord Vader
Forista
Forista
Mensagens: 969
Registrado em: 02 Mar 2011 09:05

Re: Mas o Nome Jeová (YHWH) não tem mesmo uma importância maior?

Mensagem não lida por Lord Vader »

Não só a Tradução do Novo Mundo coloca o nome de Deus nas escrituras cristãs. Outras também o fazem

Imagem

Existem evidências de que a Septuaginta grega que era usada nos dias de Jesus e apóstolos ainda continha o Tetragrama em hebraico em meio ao texto grego (veja na setinha).

Imagem

É verdade que os manuscritos do Novo Testamento que temos hoje não trazem o Tetragrama, mas talvez manuscritos anteriores, que inexistem hoje, podiam ter o Nome. Tenho essa opinião porque acho estranho os escritores cristãos citarem em seus escritos partes do "Antigo Testamento" que continham certamente o nome (conforme Septuaginta mostrada acima), mas o omitirem propositalmente.

Talvez não tenha o Nome tanto como a TNM coloca, mas provavelmente nas partes do NT onde os Escritores mencionavam partes do AT que tinham o nome, acho que aparecia.

Como por exemplo, Paulo em Romanos 10:13 cita Joel 2:32, QUE TINHA O NOME:

"Pois “todo aquele que invocar o nome de YHWH será salvo" "
"Demore o tempo que for para decidir o que você quer da vida, e depois que decidir não recue ante nenhum pretexto, porque o mundo tentará te dissuadir" (Friedrich Nietzsche)
Avatar do usuário
Lord Vader
Forista
Forista
Mensagens: 969
Registrado em: 02 Mar 2011 09:05

Re: Mas o Nome Jeová (YHWH) não tem mesmo uma importância maior?

Mensagem não lida por Lord Vader »

Talvez o cristianismo não tenha se preocupado tanto assim em mencionar em seus escritos vários "Jeovás" em vez de Deus, por causa do grande ajuntamento de gentios de várias religiões e culturas. Talvez os cristãos não quisessem dar a entender aos gentios que o Deus que eles divulgavam era uma particularidade dos judeus, mas sim o Deus criador de todas as nações. É uma possibilidade.
"Demore o tempo que for para decidir o que você quer da vida, e depois que decidir não recue ante nenhum pretexto, porque o mundo tentará te dissuadir" (Friedrich Nietzsche)
Avatar do usuário
TJCalado
Forista
Forista
Mensagens: 5335
Registrado em: 11 Mar 2012 21:40

Re: Mas o Nome Jeová (YHWH) não tem mesmo uma importância maior?

Mensagem não lida por TJCalado »

Lord Vader escreveu:Talvez o cristianismo não tenha se preocupado tanto assim em mencionar em seus escritos vários "Jeovás" em vez de Deus, por causa do grande ajuntamento de gentios de várias religiões e culturas. Talvez os cristãos não quisessem dar a entender aos gentios que o Deus que eles divulgavam era uma particularidade dos judeus, mas sim o Deus criador de todas as nações. É uma possibilidade.
Já que os argumentos do tópico estão caminhando para a especulação, porque não podemos conjecturar que os cristãos entendiam Jesus, não simplesmente como representante, mas como a própria representação de Deus, e diluíram as entidades? Não podemos negar que, apesar de Jesus ter dito "o pai é maior do que eu", os escritores do chamado Novo Testamento parecem não ter "entendido" muito bem isso. O próprio personagem Tomé é mencionado como chamando Jesus de "meu Deus". E os outros muitas vezes escreveram de forma a quase confundir um com o outro. Talvez Deus e Jesus não façam parte do que se entende por "trindade", mas certamente não entendemos a essência dos dois. Não sabemos como seres imateriais podem ocupar espaços diferentes se nem mesmo espaço eles ocupam. Logo, até mesmo o nome "Jesus" pode ser o nome representativo de Deus como humano e por isso esse nome seja bem mais utilizado nas gregas, onde o nome Jeová se mostra mais ausente.
"Invejo a burrice, porque é eterna."
- Nelson Rodrigues
Avatar do usuário
unknowngirl77
Forista
Forista
Mensagens: 359
Registrado em: 20 Jan 2013 11:34

Re: Mas o Nome Jeová (YHWH) não tem mesmo uma importância maior?

Mensagem não lida por unknowngirl77 »

Já que os argumentos do tópico estão caminhando para a especulação, porque não podemos conjecturar que os cristãos entendiam Jesus, não simplesmente como representante, mas como a própria representação de Deus, e diluíram as entidades? Não podemos negar que, apesar de Jesus ter dito "o pai é maior do que eu", os escritores do chamado Novo Testamento parecem não ter "entendido" muito bem isso. O próprio personagem Tomé é mencionado como chamando Jesus de "meu Deus". E os outros muitas vezes escreveram de forma a quase confundir um com o outro. Talvez Deus e Jesus não façam parte do que se entende por "trindade", mas certamente não entendemos a essência dos dois. Não sabemos como seres imateriais podem ocupar espaços diferentes se nem mesmo espaço eles ocupam. Logo, até mesmo o nome "Jesus" pode ser o nome representativo de Deus como humano e por isso esse nome seja bem mais utilizado nas gregas, onde o nome Jeová se mostra mais ausente.
Adoreeeiii!

Ainda falando do nome de Deus e de Jesus...
Da-se muita importancia hoje em dia à caracteristica de preservaçao da Biblia... "ooohhh ela foi guardada tooodoo esse tempo porr Deus... Ele nao deixou que ela fosse destruída..."

OK! Mas, se o nome de Jeová fosse taaaoo importante assim... A pronuncia correta (que, convenhamos, ainda é motivo de polemica) também nao seria preservada? E que dizer do nome de Yeoshua? Yeshua? Joshua? Jesus!

Otimo post Sfoc...
"Não é pudor não, p*%#! Vocês já viram a merda da foto!"

Santaninha
Avatar do usuário
Mexplica
Forista
Forista
Mensagens: 999
Registrado em: 04 Nov 2012 18:56

Re: Mas o Nome Jeová (YHWH) não tem mesmo uma importância maior?

Mensagem não lida por Mexplica »

Parabéns pelo tópico Sfoc verdade!
Muito instrutivo mesmo, abriu caminho para comentários inteligentes também. Todos aqui estão de parabéns. Tá muito melhor que o "alimento espiritual" da torre...rsrsrs, bem a nível bereano mesmo. Creio que isso seja a verdadeira religião: estudar e crescer naquilo em que cremos, independente de doutrinas esmiuçadas para controlar nossos atos. Hoje, passei aqui pra elogiar. Vou continuar acompanhando esse tópico.
O que é certo? O que é errado?

* O maior inimigo da verdade, é o medo de descobri-la. *
Avatar do usuário
Jamir
Forista
Forista
Mensagens: 2436
Registrado em: 27 Dez 2010 14:40
Localização: somewhere in Europe...

Re: Mas o Nome Jeová (YHWH) não tem mesmo uma importância maior?

Mensagem não lida por Jamir »

Sfoc verdade, parabéns pela pesquisa e por trazer à discussão um tema tão interessante.

Meus 2 dedos de opinião:
O nome de Deus é extremamente importante e sagrado, no contexto bíblico. Você deixou isso claro.

Não se pode dizer que a "culpa é dos escribas", que omitiram o nome de Deus. Afinal falamos de um texto sagrado, que deveria chegar até nós sem qualquer "violação". Essa responsabilidade era primariamente do Espirito Santo, não de homens.

Ao contrário, temos em mãos um livro adulterado - onde homens removeram o nome mais sagrado do Universo e, como se isso não bastasse, incluíram textos que suspeitamos serem não-originais (ex, Marcos 16) e descartaram livros inteiros.

Dizer que a bíblia, como um todo, é sagrada, apesar de toda a adulteração que sofreu, constitui, a meu ver, um graaande paradoxo (para não usar a palavra contradição!)
♫♫ É Deus veraz que tudo prediz, somos seu povo feliz! ♫♫
(repetir até acreditar)
Avatar do usuário
Carnival
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 336
Registrado em: 12 Mar 2012 13:42

Re: Mas o Nome Jeová (YHWH) não tem mesmo uma importância maior?

Mensagem não lida por Carnival »

unknowngirl77 escreveu:
Já que os argumentos do tópico estão caminhando para a especulação, porque não podemos conjecturar que os cristãos entendiam Jesus, não simplesmente como representante, mas como a própria representação de Deus, e diluíram as entidades? Não podemos negar que, apesar de Jesus ter dito "o pai é maior do que eu", os escritores do chamado Novo Testamento parecem não ter "entendido" muito bem isso. O próprio personagem Tomé é mencionado como chamando Jesus de "meu Deus". E os outros muitas vezes escreveram de forma a quase confundir um com o outro. Talvez Deus e Jesus não façam parte do que se entende por "trindade", mas certamente não entendemos a essência dos dois. Não sabemos como seres imateriais podem ocupar espaços diferentes se nem mesmo espaço eles ocupam. Logo, até mesmo o nome "Jesus" pode ser o nome representativo de Deus como humano e por isso esse nome seja bem mais utilizado nas gregas, onde o nome Jeová se mostra mais ausente.
Adoreeeiii!

Ainda falando do nome de Deus e de Jesus...
Da-se muita importancia hoje em dia à caracteristica de preservaçao da Biblia... "ooohhh ela foi guardada tooodoo esse tempo porr Deus... Ele nao deixou que ela fosse destruída..."

OK! Mas, se o nome de Jeová fosse taaaoo importante assim... A pronuncia correta (que, convenhamos, ainda é motivo de polemica) também nao seria preservada? E que dizer do nome de Yeoshua? Yeshua? Joshua? Jesus!

Otimo post Sfoc...
A menina desconhecida tem razão. Se o nome de deus fosse tão importante, e se ele queria que ele fosse vindicado, por que o mesmo não tomou providencias para que seu nome fosse lembrado? Sendo que, nem mesmo os judeus tem certeza da pronuncia correta do tetragrama.

Se hoje sabemos o nome de Adão e seus contemporâneos, que segundo a bíblia, foi o primeiro homem criado, como não sabemos com certeza o nome de seu criador?
Eu não quero "acreditar", eu quero "saber".
Trancado

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 12 visitantes