Motivos pelos quais Moisés não é escritor de Genesis

Debates e discussões acerca das crenças, doutrinas e a história das Testemunhas de Jeová.
Avatar do usuário
kooboo
Forista
Forista
Mensagens: 13414
Registrado em: 01 Nov 2008 14:22

Motivos pelos quais Moisés não é escritor de Genesis

Mensagem não lida por kooboo »

O artigo trata de vários aspectos da bíblia, resolvi trazer esta parte que fala porque Moisés não poderia ser o autor de Genesis.

Confiram -
Muitos séculos após Moisés — o líder — ter morrido, muitos séculos após todos seus seguidores terem morrido, o Pentateuco foi escrito — uma obra de muitos escritores —, e para lhe conferir força e autoridade, afirmou-se que era de autoria de Moisés.
Hoje sabemos que o Pentateuco não foi escrito por Moisés.
Nele são mencionadas cidades que nem existiam na época em que Moisés viveu.
Nele é mencionado dinheiro que só foi cunhado séculos após sua morte.
Assim, muitas das leis não eram compatíveis com viajantes do deserto — leis sobre agricultura, sobre o sacrifício de bois, ovelhas e pombas, sobre tecelagem de roupas, sobre ornamentos de ouro e prata, sobre o cultivo da terra, sobre a colheita, sobre o debulhamento de grãos, sobre casas e templos, sobre cidades de refúgio e sobre muitos outros assuntos que não possuíam qualquer relação possível com uns poucos viajantes famintos.

Não apenas os teólogos inteligentes e honestos admitem que Moisés não foi o autor do Pentateuco; todos admitem que ninguém sabe quem foram os autores ou quem escreveu qual daqueles livros, capítulo ou linha. Sabemos que os livros não foram escritos na mesma geração; que não foram todos escritos por uma única pessoa; que estão repletos de erros e contradições. Admite-se também que Josué não escreveu o livro que leva seu nome, pois nele há referências a eventos que ocorreram muito tempo após sua morte.

fonte - http://ateus.net/artigos/critica/sobre- ... a-sagrada/

Para uso da moderação---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Marcadores: Moisés;
Ver índice geral
Editado pela última vez por Lourisvaldo Santana em 13 Dez 2020 10:30, em um total de 2 vezes.
Razão: Inserir marcadores
[]'s
kooboo

Imagem
Avatar do usuário
Eduardo.TJ
Forista
Forista
Mensagens: 2093
Registrado em: 28 Ago 2011 11:32
Localização: Algum lugar do Brasil

Re: Motivos pelos quais Moisés não é escritor de Genesis

Mensagem não lida por Eduardo.TJ »

Mais uma pro roll de provas que acabam com qualquer possibilidade da bíblia ser um livro inspirado.
_________________________________
Apenas as Testemunhas de Jeová não conhecem as Testemunhas de Jeová.
Avatar do usuário
gerom
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 8606
Registrado em: 28 Jul 2010 11:54
Localização: Balneário Camboriú

Re: Motivos pelos quais Moisés não é escritor de Genesis

Mensagem não lida por gerom »

Diriam a Torre e seus TJs que isso mostra que a bíblia foi inspirada pelo ES. Mas, por que as contradições? Para que gerassem dúvidas num futuro remoto e distante?

Realmente, já li sobre o "Código de Amurabi" (escrito pelos egípcios), muito mais antigo que a bíblia, e que traz histórias e escritos que se encontram, não exatamente, contados na bíblia. Tudo isso torna a bíblia como um livro com contos e estórias, pontos de vistas, de seres humanos que viveram em épocas antigas.
"Se não está explicitamente indicado, está implicitamente excluído"
Avatar do usuário
JOSÉ FACCIOLI JR
Forista
Forista
Mensagens: 3139
Registrado em: 01 Nov 2008 23:00
Contato:

Re: Motivos pelos quais Moisés não é escritor de Genesis

Mensagem não lida por JOSÉ FACCIOLI JR »

Por favor Kooboo,
Eu me interesso em saber a fonte.
Poderia mencionar o nome do livro, autor e editora para que eu possa estudá-lo?
"Quando nós adotamos cegamente uma religião, um sistema político, um dogma literário, nós nos tornamos autômatos, paramos de crescer" - Anaïs Nin (1914-1977)

http://yosefbenyosef.blogspot.com/
http://religiaosobescrutinio.blogspot.com/
Avatar do usuário
JOSÉ FACCIOLI JR
Forista
Forista
Mensagens: 3139
Registrado em: 01 Nov 2008 23:00
Contato:

Re: Motivos pelos quais Moisés não é escritor de Genesis

Mensagem não lida por JOSÉ FACCIOLI JR »

ah,
desculpe-me,
não tinha percebido o link!

Isso é muito interessante!!
"Quando nós adotamos cegamente uma religião, um sistema político, um dogma literário, nós nos tornamos autômatos, paramos de crescer" - Anaïs Nin (1914-1977)

http://yosefbenyosef.blogspot.com/
http://religiaosobescrutinio.blogspot.com/
Avatar do usuário
Lord Vader
Forista
Forista
Mensagens: 969
Registrado em: 02 Mar 2011 09:05

Re: Motivos pelos quais Moisés não é escritor de Genesis

Mensagem não lida por Lord Vader »

Vou dar uma de "APOCALIPSE ADIADO" e escrever algumas defesas sobre o pentateuco OK

2.2. Uma avaliação crítica da Teoria Documentária.

Devemos considerar algumas implicações da Teoria Documentária em afirmar a formação final do Pentateuco num período pós-exílico (entre 500-400 a.C.), quando a religião de Israel já estava bem desenvolvida.

1. A Teoria Documentária não prova a não autoria de Moisés. Falando francamente, esta teoria nem sequer conseguiu provar a sua própria veracidade científica, para tirar de sobre si o estigma de “teoria” a que está vinculada durante todos esses séculos.

2. Mesmo entre os adeptos desta teoria não há concordância acerca da identificação e classificação dos textos e dos grupos documentais a que eles supostamente pertencem.

3. Aceitar a teoria JEDP anula a credibilidade do Pentateuco. Segundo a Teoria Documentária a história bíblica é forjada. O Dt foi inventado pelos profetas para reforçar a idéia da centralização. O uso do nome de Moisés no Pentateuco, era simplesmente para dar autoridade ao texto, mas ele nada tinha a ver com a composição histórica do mesmo. O documento P, composto para assegurar a aceitação do sistema sacerdotal por parte do povo, fora baseado em lendas e crendices folclóricas. Como observa Stanley A. Ellisen “rejeitar a autoria de Moisés é rejeitar o testemunho universal dos escritores bíblicos e solapar a credibilidade do Pentateuco e do resto da Bíblia. É da autoria de Moisés, e não apenas um ‘mosaico’ de diferentes”.[6]

4. Retira todo o caráter normativo do Pentateuco.[7] Não teria qualquer valor para o povo da época, já que nada acrescentaria ao judaísmo. Se o Pentateuco fosse apenas um produto de uma religião tardiamente desenvolvida, e não o princípio regulador, não faria sentido chamá-lo de “a Lei”. Se ele não foi o princípio regulador para os primeiros leitores, não teria valor algum para os crentes de outras épocas, uma vez que os conceitos humanos mudam e o que não foi normativo para um povo, pode não ser para outro.

5. Invalida o esforço de composição. O relato do Pentateuco[8] é rico em detalhes e informações. Possui informações das origens e desenvolvimento dos povos, em especial do povo de Israel. Os supostos autores teriam se dado a um imenso trabalho de imaginação para simplesmente manter uma ordem que já estava estabelecida.

6. Devemos considerar a ausência de evidências histórica, ou manuscritológicas, de que estes supostos documentos (JEDP) tenham circulado em algum período soltos uns dos outros.[9]

7. Considera o autor mal intencionado. A Teoria Documentária implica que um autor (ou autores), com um sentimento profundamente religioso e com o intuito de conduzir o povo diante de Deus, tenha se rebaixado a abandonar valores que quer ensinar e redigir uma mentira, colocando na boca de Deus, o que Ele não disse, inventando “estórias” e fazendo com que todos a considerassem como verdadeiras!

8. Impossibilidade do sobrenatural no AT. Conseqüentemente a intervenção divina é negada: revelação, inspiração, encarnação, milagres, etc.

9. Negação da revelação especial. A Bíblia torna-se meramente uma referência literária semítica. Um livro antigo como outro qualquer, deixando de ser a auto-revelação proposicional de Deus.



2.3. Argumentos em favor da Autoria Mosaica do Pentateuco

Não há no Pentateuco uma declaração objetiva de que Moisés tenha escrito o Pentateuco. Todavia, há um testemunho suficiente, que apóia a sua autoria.

A ausência do nome do autor harmoniza-se com a prática do AT em particular, e com as obras literárias antigas em geral. No antigo Oriente Médio, o “autor” era basicamente um preservador do passado, limitando-se ao uso de material e metodologia tradicionais, conforme já foi observado.



2.3.1. Evidências Internas

1. Êx 17:14 indica que Moisés estava em condições de escrever.

2. Êx 24:4-8 refere ao “Livro da Aliança” (Êx 21:2-23,33).

3. Êx 34:27 pela segunda vez a ordem de escrever. Refere-se a Êx 34:10-26, o 2º Decálogo.

4. Nm 33:1-2 Moisés anotou a lista das paradas desde o Egito até Moabe (caminhada pelo deserto).

5. Dt 31:9,24 referência aos 4 livros anteriores do Pentateuco.

6. Dt 31:22 refere-se a Dt 32.

7. Narra detalhes de uma testemunha ocular. O número de fontes e palmeiras (Êx 15:27), a aparência e paladar do maná (Nm 11:7-8).

8. Em Gn e Êx, o autor exprime um detalhado conhecimento do Egito, e do percurso do êxodo.

9. Conhecimento de palavras e nomes egípcios. O autor possuí uma noção estrangeira da Palestina. Os termos usados para as estações, tempo, fauna, flora são egípcios, não palestinos. O autor estava familiarizado com a geografia egípcia e sinaítica. Menciona quase nada sobre a geografia palestina, o que evidencia seu pouco conhecimento da região.



2.3.2. Evidências Externas

1. Livro de Josué repleto de referências a Moisés como autor do Pentateuco Js 1:7-8; 8:31; 22:9; 23:6; etc.

2. Jz 3:4 declara “...por intermédio de Moisés.”

3. Expressões freqüentes nos livros históricos: “lei de Moisés”, “livro da lei de Moisés”, “livro de Moisés”, etc. 1 Rs 2:3; 2 Rs 14:6; 21:8; Ed 6:18; Ne 13:1; etc.



2.3.3. Evidências do NT

1. Cristo menciona passagens do Pentateuco como sendo de Moisés. Mt 19:8; Mc 10:4-5.

2. O texto sobre a circuncisão (Gn 17:12) mencionado no NT (Jo 7:23) como fazendo parte da Lei de Moisés.

3. Restante do NT em harmonia com Cristo. At 3:22-23; 13:38-39; 15:5,21; 26:22; 28:23; Rm 10:5,19; 1 Co 9:9; 2 Co 3:15; Ap 15:3.
"Demore o tempo que for para decidir o que você quer da vida, e depois que decidir não recue ante nenhum pretexto, porque o mundo tentará te dissuadir" (Friedrich Nietzsche)
Avatar do usuário
kooboo
Forista
Forista
Mensagens: 13414
Registrado em: 01 Nov 2008 14:22

Re: Motivos pelos quais Moisés não é escritor de Genesis

Mensagem não lida por kooboo »

Lord Vader escreveu:Vou dar uma de "APOCALIPSE ADIADO" e escrever algumas defesas sobre o pentateuco OK
Muito sério isso que você disse. O apocalipse adiado é o autor dos textos que posta.

Fonte dos textos você colocou acima - http://www.monergismo.com/textos/at/pentateuco.htm
Então, se você diz que "Vou dar uma de "Apocalipse Adiado" e escrever, presumo que seja o autor do texto... se é o autor do texto, você é o Rev. Ewerton Barcelos? Por favor, me confirme isso, pois textos colados aqui precisam do nome do autor ou a referência de onde foram extraídos.
Caso você não seja o Rev. Ewerton Barcelos, rolou uma pirataria fortíssima e um grave ataque aos direitos autorais do autor.


Lord Vader escreveu: ...
2.3.2. Evidências Externas

1. Livro de Josué repleto de referências a Moisés como autor do Pentateuco Js 1:7-8; 8:31; 22:9; 23:6; etc.

2. Jz 3:4 declara “...por intermédio de Moisés.”

3. Expressões freqüentes nos livros históricos: “lei de Moisés”, “livro da lei de Moisés”, “livro de Moisés”, etc. 1 Rs 2:3; 2 Rs 14:6; 21:8; Ed 6:18; Ne 13:1; etc.
Como parte do texto que coloquei acima, veja o que ele diz sobre Josué -
Não apenas os teólogos inteligentes e honestos admitem que Moisés não foi o autor do Pentateuco; todos admitem que ninguém sabe quem foram os autores ou quem escreveu qual daqueles livros, capítulo ou linha. Sabemos que os livros não foram escritos na mesma geração; que não foram todos escritos por uma única pessoa; que estão repletos de erros e contradições. Admite-se também que Josué não escreveu o livro que leva seu nome, pois nele há referências a eventos que ocorreram muito tempo após sua morte.
Fonte - http://ateus.net/artigos/critica/sobre- ... a-sagrada/
De acordo com Ingersoll, nem Moisés e nem Josué são autores dos livros que lhe são atribuídos por detalhes temporais e arqueologicos.
[]'s
kooboo

Imagem
Avatar do usuário
Lord Vader
Forista
Forista
Mensagens: 969
Registrado em: 02 Mar 2011 09:05

Re: Motivos pelos quais Moisés não é escritor de Genesis

Mensagem não lida por Lord Vader »

Não cara rsrs. Também eu me expressei mal. Me referi a postar longos argumentos como ele, só isso.
"Demore o tempo que for para decidir o que você quer da vida, e depois que decidir não recue ante nenhum pretexto, porque o mundo tentará te dissuadir" (Friedrich Nietzsche)
Avatar do usuário
Lord Vader
Forista
Forista
Mensagens: 969
Registrado em: 02 Mar 2011 09:05

Re: Motivos pelos quais Moisés não é escritor de Genesis

Mensagem não lida por Lord Vader »

E quanto a autoria do texto, esqueci dessa política do fórum de citar a fonte. Valeu pela lembrança. Na próxima não vou esquecer
"Demore o tempo que for para decidir o que você quer da vida, e depois que decidir não recue ante nenhum pretexto, porque o mundo tentará te dissuadir" (Friedrich Nietzsche)
Avatar do usuário
kooboo
Forista
Forista
Mensagens: 13414
Registrado em: 01 Nov 2008 14:22

Re: Motivos pelos quais Moisés não é escritor de Genesis

Mensagem não lida por kooboo »

Lord Vader,
o problema da bíblia é que na maioria das vezes, ela só prova por ela mesma.
Dentro dessa linha, podemos dizer que até a trilogia Senhor dos Aneis é inspirada. O problema é quando a bíblia é contradita pela arqueologia ou não consegue provas externas para valida-la.
[]'s
kooboo

Imagem
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 157 visitantes