Números confusos em Gênesis

Debates e discussões acerca das crenças, doutrinas e a história das Testemunhas de Jeová.
Avatar do usuário
APOCALIPSE ADIADO
Forista
Forista
Mensagens: 298
Registrado em: 09 Nov 2012 14:57

Números confusos em Gênesis

Mensagem não lida por APOCALIPSE ADIADO »

Em Gênesis 15:13, Deus faz uma promessa a Abraão, diz que seus descendentes seriam residentes forasteiros numa terra que não era a deles, que serviriam a outro povo e seriam atribulados por 400 anos. Depois disso seriam libertos. No versículo 16, Deus complementa esta predição dizendo que tudo isso aconteceria dentro de 4 gerações, quando finalmente os descendentes de Abraão voltariam para Canaã, a terra que Abraão vivia. Pois bem, em Êxodo 12:40, 41 o escritor bíblico relata que esta profecia se cumpriu na saída dos israelitas do Egito, afirmando que os israelitas, descendentes de Abraão haviam morado no Egito os preditos 430 anos. Note que um texto fala de 400 anos e o outro fala de 430 anos. Mas esta é a menor das contradições. Segundo o relato bíblico, os israelitas não ficaram 400 ou 430 anos no Egito e sim 200 anos.
Alguns religiosos desenvolveram uma explicação mirabolante, dizendo que o dito período em que o descendente de Abraão começou a ser atribulado por outra nação, numa terra estrangeira, começou quando houve uma briga de adolescentes, citando o relato de Gênesis 21:8, 9 onde Ismael, irmão mais velho de Isaque, começa a fazer caçoada de seu irmão. A partir daí criaram toda uma explicação, dizendo que o filho mais velho de Abraão tinha sangue egípcio, porque sua mãe era uma escrava egípcia, e que naquele momento ele representava os egípcios, que começaram a atribular o descendente legítimo de Abraão filho de sua mulher Sara. Diante deste raciocínio passam a contar os 400 anos a partir deste momento. Só que Êxodo 12:40 diz que os israelitas moraram no Egito por 430 anos. A briguinha de adolescentes entre Ismael e Isaque aconteceu em Canaã, e Isaque não serviu a Ismael como a profecia indicava. Pelo contrário, Ismael depois disso foi expulso por Abraão junto com sua mãe.
Outro fato interessante nisto tudo é que quando Jacó, neto de Abraão, muito tempo depois, mudou-se para o Egito, o relato de Gênesis 46:27 diz que ele trouxe consigo 70 pessoas, estes compunham toda sua família. Já em Êxodo 12:37-41, apenas 200 anos depois, os descendentes de Jacó que saíram do Egito totalizaram 600.000 varões, isto mesmo, 600.000 homens, fora mulheres e crianças. Se formos incluir todos, o número chegaria à astronômica cifra de 3 milhões de pessoas. Imagine uma família de 70 pessoas se transformar em apenas 200 anos numa nação de 3 milhões de pessoas. Como posso dar crédito a um relato desses? Creio que nem mesmo uma praga de ratos conseguiria se multiplicar desta maneira.
Outro ponto interessante é que segundo Gênesis 15:16, durante estes ditos 400 anos, passariam apenas 4 gerações. Como se pode acreditar numa coisa dessas? Isso só poderia acontecer se cada um dos descendentes de Abraão começasse a ter filhos depois dos 100 anos. Porém, segundo o relato bíblico, só Abraão chegou perto disso, outro fato difícil de acreditar, um senhor de quase 100 anos ter filhos. Mas suponhamos que a virilidade e a capacidade procriativa deste senhor fossem fenomenais, mesmo assim, os demais descendentes de Abraão como, por exemplo, sua linhagem através de Isaque, Jacó, Levi, Coate, Anrão e Moisés tiveram filhos bem mais cedo em suas vidas, e conforme você mesmo pôde contar houve 6 gerações, e não 4 como foi predito. E o escritor bíblico ainda quer nos fazer acreditar que em 6 gerações, 2 pessoas se transformaram em 3 milhões.

Para uso da moderação---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Marcadores: Egito; Êxodo do Egito;
Ver índice geral
Editado pela última vez por Lourisvaldo Santana em 01 Dez 2020 19:03, em um total de 2 vezes.
Razão: Inserir marcadores
“Quando alguém replica a um assunto antes de ouvi-lo, é tolice da sua parte e uma humilhação”.
Avatar do usuário
J. C. Villardi
Troll desativado
Mensagens: 139
Registrado em: 20 Fev 2012 12:23
Localização: Pindamonhangaba - SP

Re: Uma história maluca da bíblia! Como acreditar nisso?

Mensagem não lida por J. C. Villardi »

No momento estou "sem saco" para achar a costante da fórmula desta progressão geométrica. Mas se nos atermos aos números, realmente eles parecem absurdos. Será que eles contabilizaram os conversos também, ou seja os servos e seus descendentes?
Avatar do usuário
maxtj
Forista
Forista
Mensagens: 816
Registrado em: 23 Out 2010 09:07
Localização: Goiânia - Go

Re: Uma história maluca da bíblia! Como acreditar nisso?

Mensagem não lida por maxtj »

Como acreditar nisso? Simples - Milagre. E outra coisa, muita safadeza, para terem um aumento tão grande em tão pouco tempo.
Para os peixinhos do aquário, quem troca a água é Deus. - Mário Quintana
Avatar do usuário
petixubas
Forista
Forista
Mensagens: 351
Registrado em: 03 Mar 2011 02:06
Localização: Domingos Martins - ES

Re: Uma história maluca da bíblia! Como acreditar nisso?

Mensagem não lida por petixubas »

A Bíblia tem muitas contradições mesmo. Tá arriscado a ficar maluco tentando entender...
"Plante amor e paz e a vida lhe trará colheita de paz e amor. " - Chico Xavier
Avatar do usuário
TJCalado
Forista
Forista
Mensagens: 5335
Registrado em: 11 Mar 2012 21:40

Re: Uma história maluca da bíblia! Como acreditar nisso?

Mensagem não lida por TJCalado »

Lembre-se de que isso tudo, e mais todo o resto anterior da bíblia, foi escrito por Moisés depois que, segundo seus próprios escritos, aquela galera rebelde morreu no ermo após a saída do Egito. Logo, mesmo dentre aquele povo, não havia nenhuma testemunha para confirmar a veracidade de nada. Ele teve de forçar a barra mesmo para austar a sua estória à corrente do tempo. Simples assim.
"Invejo a burrice, porque é eterna."
- Nelson Rodrigues
Avatar do usuário
KOSTA
Perfil Desativado
Perfil Desativado
Mensagens: 3751
Registrado em: 22 Set 2011 20:06
Localização: Portugal

Re: Uma história maluca da bíblia! Como acreditar nisso?

Mensagem não lida por KOSTA »

Eu acredito.

Falando sério!

Se eu tiver 50 mulheres + 1 esposa "principal" no hárem posso inseminar todas elas, dará pelos menos 100 filhas e filhos durante somente 5 anos. Meus filhos inseminariam suas irmâs "afastadas" (ou seja, os mais velhos copulariam com as mais novas), e depois, os primos dos meus filhos e sobrinhos, primos e primas copularão com outras, por aí adiante.

O segredo está em MUITAS MULHERES PARA UM SÓ HOMEM. Sem misturas, claro... homossexual sempre se pode travestir, porque homem com 50 mulheres no quarto nem sequer se vai importar de "variar" um pouco. No outro dia, "foi do vinho", tal como Ló (as filhas dele devem ter sabido a mel, ainda por cima eram de Sodoma, humm).

Para controlar a natalidade, hoje em dia é o contrário, as mulheres se calhar têm mais parceiros do que naquele tempo. Não é, de todo, do interesse delas engravidar até porque é bem possivel que não saibam quem é o pai, logo, onde fica a pensão de alimentos? Não fica bem no tribunal de família andar atrás de ADN para saber quem foi o infeliz com "esperma solto"...

Bom, foi para desabafar... :D3
NÃO TEMAS AQUELES QUE BUSCAM PELA VERDADE, MAS TEME ANTES OS QUE AFIRMAM TEREM A VERDADE
Avatar do usuário
APOCALIPSE ADIADO
Forista
Forista
Mensagens: 298
Registrado em: 09 Nov 2012 14:57

Re: Uma história maluca da bíblia! Como acreditar nisso?

Mensagem não lida por APOCALIPSE ADIADO »

petixubas escreveu:A Bíblia tem muitas contradições mesmo. Tá arriscado a ficar maluco tentando entender...

A mais de 2000 contradições diretas e indiretas na bíblia petixubas, se formos querer acreditar que a bíblia é realmente a palavra inspirada de Deus fica muito difícil explicar não só estas inúmeras contradições como também as incontáveis incoerências, antagonismos, divergências e absurdos encontrados nas páginas desse dito livro "inspirado por Deus". Agora, se o analisarmos como um livro escrito por homens, contendo idéias de homens, que manifesta o conceito dos homens da época em que foi escrito, tudo passa a ter sentido. O ser humano através das eras tem evoluído e aprendido com seus erros e sempre demonstra uma variedade de conceitos e pensamentos divergentes que vão se lapidando com o tempo. Analisando desta forma, a bíblia se torna um interessante retrato da diversidade e singularidade do ser humano. Por ter sido escrito por vários homens de diversas formações e épocas distintas obviamente contêm pensamentos antagônicos e divergentes.
“Quando alguém replica a um assunto antes de ouvi-lo, é tolice da sua parte e uma humilhação”.
Jesus Negro
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 2806
Registrado em: 13 Abr 2012 19:19
Localização: Céu

Re: Uma história maluca da bíblia! Como acreditar nisso?

Mensagem não lida por Jesus Negro »

APOCALIPSE ADIADO escreveu:
petixubas escreveu:A Bíblia tem muitas contradições mesmo. Tá arriscado a ficar maluco tentando entender...

A mais de 2000 contradições diretas e indiretas na bíblia petixubas, se formos querer acreditar que a bíblia é realmente a palavra inspirada de Deus fica muito difícil explicar não só estas inúmeras contradições como também as incontáveis incoerências, antagonismos, divergências e absurdos encontrados nas páginas desse dito livro "inspirado por Deus". Agora, se o analisarmos como um livro escrito por homens, contendo idéias de homens, que manifesta o conceito dos homens da época em que foi escrito, tudo passa a ter sentido. O ser humano através das eras tem evoluído e aprendido com seus erros e sempre demonstra uma variedade de conceitos e pensamentos divergentes que vão se lapidando com o tempo. Analisando desta forma, a bíblia se torna um interessante retrato da diversidade e singularidade do ser humano. Por ter sido escrito por vários homens de diversas formações e épocas distintas obviamente contêm pensamentos antagônicos e divergentes.
Parabéns Apoc.Ad!
d:4
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: lucho e 477 visitantes