A Bíblia - Qual é o relato mais ridículo ou absurdo?

Debates e discussões acerca das crenças, doutrinas e a história das Testemunhas de Jeová.
Avatar do usuário
APOCALIPSE ADIADO
Forista
Forista
Mensagens: 298
Registrado em: 09 Nov 2012 14:57

A Bíblia - Qual é o relato mais ridículo ou absurdo?

Mensagem não lida por APOCALIPSE ADIADO »

Atendendo a pedidos estou criando este tópico para saber de vocês qual é o relato bíblico que consideram mais absurdo, contraditório, ridículo, etc... Pra mim fica difícil destacar apenas um pois a bíblia está repleta deles (tenho feito alguns tópicos a respeito). Entretanto, colocarei aqui um relato que considero especialmente absurdo. Trata-se da história de Caim registrada no capítulo 04 de Gênesis. Os dois filhos de Adão levavam uma vida solitária, não possuíam amigos e nem a quem vender seus produtos, porque segundo o relato, só havia 4 pessoas em todo planeta, Adão, Eva, e seus dois filhos, Caim e Abel. Quando os filhos de Adão resolvem ofertar seus produtos a Deus, ele aceita os produtos pecuários de Abel, mas rejeita os produtos agrícolas de Caim (o relato não explica o motivo dessa preferência de Deus pela oferta de Abel). Por isso Caim mata seu irmão. Diante de tudo isso Deus resolve colocar um sinal em Caim para que ninguém o mate (Gênesis 4:15). Agora pense bem, quem mataria Caim? Seus pais? Não havia mais ninguém na terra. Mesmo que os pais de Caim resolvessem matar seu filho será que haveria a possibilidade deles confundirem seu filho com outra pessoa? No caso com quem? Para que, por favor, me expliquem, colocar um sinal em Caim?
Um religioso tentou me explicar dizendo que este sinal era para que as gerações futuras não tentassem matar Caim. Mas a questão continua, porque gerações futuras iriam querer matar Caim? Eles nasceriam muito tempo depois deste acontecimento, portanto não poderiam ver o assassinato nem conviver com os envolvidos para poderem nutrir algum sentimento relativo a tal ato, nem mesmo havia algum descendente da vítima Abel, para poder transmitir esse ódio para as gerações futuras. Os pais, Adão e Eva, com certeza gostariam de esquecer esta tragédia ocorrida com seus filhos e dificilmente iriam querer contar esta fatídica história para seus outros filhos, e mesmo que o fizessem, seus outros filhos não teriam como guardar rancor de algo que eles não presenciaram, tomar as dores de uma pessoa que eles nem mesmo conheceram.
Mas as peripécias de Caim não param por aí. Misteriosamente, não sei como nem de onde, o escritor bíblico arranja uma bendita mulher para Caim (Gênesis 4:17). Não satisfeito ele relata que Caim constrói uma cidade, não sei para quem morar, contrariando o que Deus disse que aconteceria, porque segundo o relato, Deus o condena a se tornar um fugitivo e errante sobre a terra (Gênesis 4:12). Depois Caim observa o nascimento do filho Enoque e de mais 4 gerações de sua linhagem até surgir um tal de Lameque que resolve compor um poema se gabando de matar um homem, comparando-se com Caim (Gênesis 4:23, 24). Parece que até esse momento Caim ainda está vivo e se tornou uma lenda, admirado por todos. Somente agora depois de toda esta epopeia, Adão e Eva resolvem ter outro filho para substituir Abel, lembra, aquele que foi morto por Caim (Gênesis 4:25). Consegue achar sentido neste relato? Eu não consegui!
Mas diga aí, conhece outro relato bíblico que você considera especialmente ridículo, contraditório ou absurdo?

Para uso da moderação---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Marcadores: Bíblia;
Ver índice geral
Editado pela última vez por Lourisvaldo Santana em 01 Dez 2020 13:25, em um total de 1 vez.
Razão: Inserir marcadores
“Quando alguém replica a um assunto antes de ouvi-lo, é tolice da sua parte e uma humilhação”.
Avatar do usuário
Nikola Tesla
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 12
Registrado em: 18 Out 2012 19:01
Localização: SP - Interior

Re: A Bíblia - Qual é o relato mais ridículo ou absurdo?

Mensagem não lida por Nikola Tesla »

Para mim, o dilúvio continua sendo a pior das histórias! Não vou me alongar muito pois existem outros tópicos discutindo exatamente essa passagem bíblica. Mas colocar todos os animais do mundo numa arca e ter provisões para um ano para todos eles, sem falar nos humanos, não e parece muito lógico...
Avatar do usuário
Eduardo.TJ
Forista
Forista
Mensagens: 2093
Registrado em: 28 Ago 2011 11:32
Localização: Algum lugar do Brasil

Re: A Bíblia - Qual é o relato mais ridículo ou absurdo?

Mensagem não lida por Eduardo.TJ »

Pra mim, o mar abrir no meio!
"O mar abriu no meio, véi!"

_________________________________
Apenas as Testemunhas de Jeová não conhecem as Testemunhas de Jeová.
Jesus Negro
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 2806
Registrado em: 13 Abr 2012 19:19
Localização: Céu

Re: A Bíblia - Qual é o relato mais ridículo ou absurdo?

Mensagem não lida por Jesus Negro »

Em geral considero os mitos bíblicos relacionados a antropogênese e cosmogênese como sendo muito bonitos. São criações da mente humana derivadas de uma imaginativa tentativa de descrever e buscar as suas origens. Apenas considero polêmicos, e até ruins, os vários relatos que supostamente servem como modelos normativos da vontade divina e de sua moralidade.
Avatar do usuário
sidhiresus
Administrador
Administrador
Mensagens: 8406
Registrado em: 01 Nov 2008 10:15

Re: A Bíblia - Qual é o relato mais ridículo ou absurdo?

Mensagem não lida por sidhiresus »

Essa parte do sinal de Caim sabe que acho, achoo, que pode ser má interpretação do idioma antigo? Tipo, o sentido pode ser outro diferente, eu to lendo o livro de zecharia sitchin, 12 planeta, apesar dele viajar em algumas coisas, tem um parte do livro que ele fala usando de toda uma argumentação e sem querer dar a biblia todo o seu aspecto divino ele foca na parte por exemplo da tradução da palavra nome na bíblia, que vindo do sumério teria um sentido bem diferente desse que todos nós conhecemos, resumindo, quando ele, em vez de traduzir para favorecer o contexto cristão da bíblia, ele deixou a palavra no significado que ela poderia ser e quando você passa a ler o texto bíblico, que é a parte dos Nefilim, ele toma uma significado todo diferente, claro que não ponho crença cega nisso, afinal talvez ele possa estar apenas defendendo seu ponto de vista que talvez não seja verdadeiro mas lendo o que ele disse me fez pensar o quanto ficamos escravos de determinadas interpretações, afinal, quantos tradutores não traduzem a bíblia apenas para favorecer seu contexto jeovista/cristão?
Jesus Negro
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 2806
Registrado em: 13 Abr 2012 19:19
Localização: Céu

Re: A Bíblia - Qual é o relato mais ridículo ou absurdo?

Mensagem não lida por Jesus Negro »

Não seria razoável tentar entender um livro texto de análise matemática usando apenas critérios baseados na fé. Em contrapartida, considero um disparate tentar restringir a análise de um livro sagrado ao terreno da lógica.
Avatar do usuário
Thaís
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 879
Registrado em: 27 Jan 2012 00:55
Localização: HELL

Re: A Bíblia - Qual é o relato mais ridículo ou absurdo?

Mensagem não lida por Thaís »

Jesus Negro escreveu:Em geral considero os mitos bíblicos relacionados a antropogênese e cosmogênese como sendo muito bonitos. São criações da mente humana derivadas de uma imaginativa tentativa de descrever e buscar as suas origens. Apenas considero polêmicos, e até ruins, os vários relatos que supostamente servem como modelos normativos da vontade divina e de sua moralidade.
Bom amigo,poderia,por obséquio,traduzir pra nós,simples mortais o seu testemunho acima? :mrgreen:
Jesus Negro
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 2806
Registrado em: 13 Abr 2012 19:19
Localização: Céu

Re: A Bíblia - Qual é o relato mais ridículo ou absurdo?

Mensagem não lida por Jesus Negro »

Thaís escreveu:
Jesus Negro escreveu:Em geral considero os mitos bíblicos relacionados a antropogênese e cosmogênese como sendo muito bonitos. São criações da mente humana derivadas de uma imaginativa tentativa de descrever e buscar as suas origens. Apenas considero polêmicos, e até ruins, os vários relatos que supostamente servem como modelos normativos da vontade divina e de sua moralidade.
Bom amigo,poderia,por obséquio,traduzir pra nós,simples mortais o seu testemunho acima? :mrgreen:
Oi minha amiga.

Gosto dos contos bíblicos que fazem uma descrição da origem do homem e do restante do cosmos, mas tenho antipatia aos relatos que procuram dar lições baseadas em um modelo de moral que está distante de nossa realidade.
:D1
Avatar do usuário
APOCALIPSE ADIADO
Forista
Forista
Mensagens: 298
Registrado em: 09 Nov 2012 14:57

Re: A Bíblia - Qual é o relato mais ridículo ou absurdo?

Mensagem não lida por APOCALIPSE ADIADO »

Jesus Negro escreveu:Não seria razoável tentar entender um livro texto de análise matemática usando apenas critérios baseados na fé. Em contrapartida, considero um disparate tentar restringir a análise de um livro sagrado ao terreno da lógica.
É verdade, um livro dito como sagrado não deve ser analisado no terreno da lógica, porém, 90% das pessoas que acreditam que a bíblia é um livro inspirado por Deus, portanto um livro sagrado, querem fazer com que os que não acreditam neste livro como sagrado, como eu por exemplo, aceitem seus relatos no terreno da lógica, acreditam mesmo que tudo que está relatado ali realmente aconteceu daquela maneira, que os personagens são reais, que a raça humana começou com dois pelados e uma cobra falante, que Caim realmente existiu e sua história e literal, assim como os nefilins, o dilúvio, a abertura do mar vermelho, cobras e mulas falantes (Gênesis 3:1-5; Números 22:28-30), dedos flutuantes escrevendo na parede (Daniel 5:5), comida caindo do céu (Números 11:7), cajados virando serpentes (Êxodo 7:10-12), muralhas desmoronando com o toque de trombetas (Josué 6:20-21), água virando sangue (Êxodo 7:20, 21), pessoas voltando dos mortos (João 11:38-44; 1 Reis 17:17-24; 2 Reis 4:32-37; 13:20, 21; Mateus 28:5-7; Lucas 7:11-17; 8:40-56; Atos 9:36-42 e 20:7-12), o sol parando por horas (Josué 10:12-14), bruxas lendo o futuro (1ª Samuel 28:7-19), carruagens de fogo cruzando o céu (2ª Reis 2:11-14), anjos dormindo com humanas (Gênesis 6:1-4), pessoas que passam dias no estômago de uma baleia (Jonas 1:17), virgens dando a luz (Mateus 1:18-21) e incontáveis aparições de anjos e demônios (Gênesis 19:15, 16; Daniel 6:22; Atos 12:6-11; Mateus 8:28-32; Revelação 12:7-12). Fascinante, sem dúvida uma literatura fantástica. Mas obviamente uma ficção, nada mais que isso. Se eu analisar o Alcorão, os Vedas, o Tao Te Ching, o Talmude, o Livro de Mórmon, etc, como livros sagrados e tentar achar sentido neles, interpretando suas passagens a meu bel prazer, tentando achar simbolismos mirabolantes e desconsiderando o que achar inadequado, estes também farão sentido. Assim como também o livro "O Senhor dos Anéis", "Harry Potter", "Dom Quixote", "O Pequeno Príncipe", "O Código Da Vinci" entre outros também se tornarão sagrados.
“Quando alguém replica a um assunto antes de ouvi-lo, é tolice da sua parte e uma humilhação”.
Avatar do usuário
maxtj
Forista
Forista
Mensagens: 816
Registrado em: 23 Out 2010 09:07
Localização: Goiânia - Go

Re: A Bíblia - Qual é o relato mais ridículo ou absurdo?

Mensagem não lida por maxtj »

(2 Reis 2:23-25) 23 E dali passou a subir a Betel. Quando subia pelo caminho, havia uns pequenos rapazes que saíram da cidade e começaram a fazer troça dele, e que lhe diziam: “Sobe, careca! Sobe, careca!” 24 Finalmente, ele se virou para trás e os viu, e invocou sobre eles o mal em nome de Jeová. Saíram então da floresta duas ursas e dilaceraram quarenta e dois meninos deles. 25 E ele seguiu de lá para o monte Carmelo, e de lá voltou a Samaria.
Esse é pra mim o mais absurdo, pois não há explicação para duas ursas matarem naturalmente 42 meninos. Essas ursas eram Sayajins, só pode.
Para os peixinhos do aquário, quem troca a água é Deus. - Mário Quintana
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Google [Bot] e 475 visitantes