A Bíblia - Qual é o relato mais ridículo ou absurdo?

Debates e discussões acerca das crenças, doutrinas e a história das Testemunhas de Jeová.
Avatar do usuário
KOSTA
Perfil Desativado
Perfil Desativado
Mensagens: 3751
Registrado em: 22 Set 2011 20:06
Localização: Portugal

Re: A Bíblia - Qual é o relato mais ridículo ou absurdo?

Mensagem não lida por KOSTA »

sidhiresus escreveu:Essa parte do sinal de Caim sabe que acho, achoo, que pode ser má interpretação do idioma antigo? Tipo, o sentido pode ser outro diferente, eu to lendo o livro de zecharia sitchin, 12 planeta, apesar dele viajar em algumas coisas, tem um parte do livro que ele fala usando de toda uma argumentação e sem querer dar a biblia todo o seu aspecto divino ele foca na parte por exemplo da tradução da palavra nome na bíblia, que vindo do sumério teria um sentido bem diferente desse que todos nós conhecemos, resumindo, quando ele, em vez de traduzir para favorecer o contexto cristão da bíblia, ele deixou a palavra no significado que ela poderia ser e quando você passa a ler o texto bíblico, que é a parte dos Nefilim, ele toma uma significado todo diferente, claro que não ponho crença cega nisso, afinal talvez ele possa estar apenas defendendo seu ponto de vista que talvez não seja verdadeiro mas lendo o que ele disse me fez pensar o quanto ficamos escravos de determinadas interpretações, afinal, quantos tradutores não traduzem a bíblia apenas para favorecer seu contexto jeovista/cristão?

Exacto, a palavra "nome" refletia a profissão ou reputação da pessoa assim como sua relação com Deus.

Do mesmo modo, a palavra "cumprimentar" tinha um significado diferente.
Naquele tempo, "cumprimentar" era um acto demorado, quase ritualístico onde se sabiam as novidades do dia a dia (não havia jornais nem algo parecido), era onde se mostrava respeito em longas conversas entre os patriarcas de cada familia.

A STV sabe muito bem disso... :4
NÃO TEMAS AQUELES QUE BUSCAM PELA VERDADE, MAS TEME ANTES OS QUE AFIRMAM TEREM A VERDADE
Jesus Negro
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 2806
Registrado em: 13 Abr 2012 19:19
Localização: Céu

Re: A Bíblia - Qual é o relato mais ridículo ou absurdo?

Mensagem não lida por Jesus Negro »

APOCALIPSE ADIADO escreveu:
Jesus Negro escreveu:Não seria razoável tentar entender um livro texto de análise matemática usando apenas critérios baseados na fé. Em contrapartida, considero um disparate tentar restringir a análise de um livro sagrado ao terreno da lógica.
É verdade, um livro dito como sagrado não deve ser analisado no terreno da lógica, porém, 90% das pessoas que acreditam que a bíblia é um livro inspirado por Deus, portanto um livro sagrado, querem fazer com que os que não acreditam neste livro como sagrado, como eu por exemplo, aceitem seus relatos no terreno da lógica, acreditam mesmo que tudo que está relatado ali realmente aconteceu daquela maneira, que os personagens são reais
...
Gostei do que vc escreveu "Apoc.Ad". :D1

Porém, fiquei com uma dúvida:


Quando vc disse:

"É verdade, um livro dito como sagrado não deve ser analisado no terreno da lógica"

O termo "É verdade" estava se referindo ao que escrevi?

("... considero um disparate tentar restringir a análise de um livro sagrado ao terreno da lógica").


Se assim foi, a continuação de sua frase,

("... um livro dito como sagrado não deve ser analisado no terreno da lógica")

não comunga com o pensamento transmitido pelo que redigi. Não declarei que um livro dito como sagrado não deve ser analisado no terreno da lógica. Enunciei que "considero um disparate tentar restringir a análise de um livro sagrado ao terreno da lógica". Ou seja, outros fatores, além da lógica, devem ser levados em consideração ao se submeter um livro sagrado a um exame analítico. Se estes outros fatores forem desconsiderados, perde-se muito da riqueza literária e cultural peculiares às sociedades que o originaram. O texto perde boa parte de seu valor literário e passa a ser risível. Igualmente nocivo à riqueza textual é a insistência, por parte da maioria dos crentes, em considerar literais as fábulas míticas de seus livros sagrados. Penso que estes dois extremos, o logicismo e o literalismo, limitam a possibilidade de extrair do texto o que nele há de melhor: sua essência cultural peculiar, de grande valor histórico.

Acrescento que acredito ser possível estender esse argumento a todos os livros considerados sagrados, às epopeias, às ficções, aos mitos, bem como outras criações artístico-literárias que tomam para si a empreitada de tentar relatar o enigmático e descrever o inefável.
APOCALIPSE ADIADO escreveu: Fascinante, sem dúvida uma literatura fantástica. Mas obviamente uma ficção, nada mais que isso.
:D1
Avatar do usuário
wesleywws
Forista
Forista
Mensagens: 229
Registrado em: 01 Nov 2008 09:14

Re: A Bíblia - Qual é o relato mais ridículo ou absurdo?

Mensagem não lida por wesleywws »

Para mim, o mais absurdo de todos é Jonas no estômago da baleia!! Caramba, isto é muito absurdo!

Mas gostaria de fazer uma lista tbm hehe:

1º - Jonas na barriga do peixe;
2º - Ressurreição de Mortos;
3º - Matança dos Egipcios;
4º - Jumenta falante;
5º - Milhões de mortos;
6º - Deus é Amor (kkkk);
Avatar do usuário
Errado
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 728
Registrado em: 03 Jun 2011 13:04

Re: A Bíblia - Qual é o relato mais ridículo ou absurdo?

Mensagem não lida por Errado »

Com respeito ao relato de Caim e Abel, o relato da a entender que quando um matou outro, já existiam mais pessoas, embora não sejam citadas. E como citado pelo Sid, eu também concordo que muitas coisas podem ser mal interpretadas pelas diferenças linguísticas. Junta-se ao tempo em que o texto é traduzido, e perdem-se algumas coisas.

Mais sobre o tópico, acho o diluvio difícil de engolir também.

Acho muito engracado o relato de Elias(?) q tava subindo um morro, e uns meninos começaram a gritar "Sobe careca!" e sai uma ursa e come 42 meninos. Seria uma cena extremamente cômica para um filme do estilo de "Kung pow, O mestre da kungfusao".
Ele dá instintos ao homem. Ele lhe dá esse extraordinário dom, e o que faz depois? [...] É a maior piada de todas. Olhe, mas não toque. Toque, mas não prove. Prove, mas não engula.
Avatar do usuário
APOCALIPSE ADIADO
Forista
Forista
Mensagens: 298
Registrado em: 09 Nov 2012 14:57

Re: A Bíblia - Qual é o relato mais ridículo ou absurdo?

Mensagem não lida por APOCALIPSE ADIADO »

Jesus Negro escreveu:
APOCALIPSE ADIADO escreveu:
Jesus Negro escreveu:Não seria razoável tentar entender um livro texto de análise matemática usando apenas critérios baseados na fé. Em contrapartida, considero um disparate tentar restringir a análise de um livro sagrado ao terreno da lógica.
É verdade, um livro dito como sagrado não deve ser analisado no terreno da lógica, porém, 90% das pessoas que acreditam que a bíblia é um livro inspirado por Deus, portanto um livro sagrado, querem fazer com que os que não acreditam neste livro como sagrado, como eu por exemplo, aceitem seus relatos no terreno da lógica, acreditam mesmo que tudo que está relatado ali realmente aconteceu daquela maneira, que os personagens são reais
...
Gostei do que vc escreveu "Apoc.Ad". :D1

Porém, fiquei com uma dúvida:


Quando vc disse:

"É verdade, um livro dito como sagrado não deve ser analisado no terreno da lógica"

O termo "É verdade" estava se referindo ao que escrevi?

("... considero um disparate tentar restringir a análise de um livro sagrado ao terreno da lógica").


Se assim foi, a continuação de sua frase,

("... um livro dito como sagrado não deve ser analisado no terreno da lógica")

não comunga com o pensamento transmitido pelo que redigi. Não declarei que um livro dito como sagrado não deve ser analisado no terreno da lógica. Enunciei que "considero um disparate tentar restringir a análise de um livro sagrado ao terreno da lógica". Ou seja, outros fatores, além da lógica, devem ser levados em consideração ao se submeter um livro sagrado a um exame analítico. Se estes outros fatores forem desconsiderados, perde-se muito da riqueza literária e cultural peculiares às sociedades que o originaram. O texto perde boa parte de seu valor literário e passa a ser risível. Igualmente nocivo à riqueza textual é a insistência, por parte da maioria dos crentes, em considerar literais as fábulas míticas de seus livros sagrados. Penso que estes dois extremos, o logicismo e o literalismo, limitam a possibilidade de extrair do texto o que nele há de melhor: sua essência cultural peculiar, de grande valor histórico.

Acrescento que acredito ser possível estender esse argumento a todos os livros considerados sagrados, às epopeias, às ficções, aos mitos, bem como outras criações artístico-literárias que tomam para si a empreitada de tentar relatar o enigmático e descrever o inefável.
APOCALIPSE ADIADO escreveu: Fascinante, sem dúvida uma literatura fantástica. Mas obviamente uma ficção, nada mais que isso.[/quote
:D1
Jesus Negro, sua argumentação é muito interessante e concordo com quase tudo que você disse. Quanto ao termo "É verdade", eu realmente me referia ao que você disse, porém, devido a pressa na digitação esqueci de incluir a palavra "somente" a frase. Portanto, o que realmente quis dizer foi "É verdade, um livro dito como sagrado não deve ser analisado somenteno terreno da lógica". :D
“Quando alguém replica a um assunto antes de ouvi-lo, é tolice da sua parte e uma humilhação”.
Jesus Negro
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 2806
Registrado em: 13 Abr 2012 19:19
Localização: Céu

Re: A Bíblia - Qual é o relato mais ridículo ou absurdo?

Mensagem não lida por Jesus Negro »

APOCALIPSE ADIADO escreveu:
Jesus Negro escreveu:
APOCALIPSE ADIADO escreveu:
Jesus Negro escreveu:Não seria razoável tentar entender um livro texto de análise matemática usando apenas critérios baseados na fé. Em contrapartida, considero um disparate tentar restringir a análise de um livro sagrado ao terreno da lógica.
É verdade, um livro dito como sagrado não deve ser analisado no terreno da lógica, porém, 90% das pessoas que acreditam que a bíblia é um livro inspirado por Deus, portanto um livro sagrado, querem fazer com que os que não acreditam neste livro como sagrado, como eu por exemplo, aceitem seus relatos no terreno da lógica, acreditam mesmo que tudo que está relatado ali realmente aconteceu daquela maneira, que os personagens são reais
...
Gostei do que vc escreveu "Apoc.Ad". :D1

Porém, fiquei com uma dúvida:


Quando vc disse:

"É verdade, um livro dito como sagrado não deve ser analisado no terreno da lógica"

O termo "É verdade" estava se referindo ao que escrevi?
...
Jesus Negro, sua argumentação é muito interessante e concordo com quase tudo que você disse. Quanto ao termo "É verdade", eu realmente me referia ao que você disse, porém, devido a pressa na digitação esqueci de incluir a palavra "somente" a frase. Portanto, o que realmente quis dizer foi "É verdade, um livro dito como sagrado não deve ser analisado somente no terreno da lógica". :D
Obrigado por ter respondido meu amigo! :D1
Avatar do usuário
Luiz Bozzo LionHeart
Forista
Forista
Mensagens: 456
Registrado em: 18 Mai 2010 13:36

Re: A Bíblia - Qual é o relato mais ridículo ou absurdo?

Mensagem não lida por Luiz Bozzo LionHeart »

Genesis capitulo 1: "E Deus crious os Céus e a Terra"..."e criou o Sol e a Lua"..."e criou as Estrelas, para iluminarem a Terra"......Quanta pretenção!!! Deus Criou 100 bilhões de galáxias com 100 bilhões de estrelas só para iluminarem nossa minusculo planeta!!!
Avatar do usuário
Eduardo.TJ
Forista
Forista
Mensagens: 2093
Registrado em: 28 Ago 2011 11:32
Localização: Algum lugar do Brasil

Re: A Bíblia - Qual é o relato mais ridículo ou absurdo?

Mensagem não lida por Eduardo.TJ »

maxtj ??? escreveu:
(2 Reis 2:23-25) 23 E dali passou a subir a Betel. Quando subia pelo caminho, havia uns pequenos rapazes que saíram da cidade e começaram a fazer troça dele, e que lhe diziam: “Sobe, careca! Sobe, careca!” 24 Finalmente, ele se virou para trás e os viu, e invocou sobre eles o mal em nome de Jeová. Saíram então da floresta duas ursas e dilaceraram quarenta e dois meninos deles. 25 E ele seguiu de lá para o monte Carmelo, e de lá voltou a Samaria.
Esse é pra mim o mais absurdo, pois não há explicação para duas ursas matarem naturalmente 42 meninos. Essas ursas eram Sayajins, só pode.

Foi o espírito manco santo.
_________________________________
Apenas as Testemunhas de Jeová não conhecem as Testemunhas de Jeová.
Avatar do usuário
Julios
Forista
Forista
Mensagens: 240
Registrado em: 20 Dez 2008 18:22

Re: A Bíblia - Qual é o relato mais ridículo ou absurdo?

Mensagem não lida por Julios »

para mim um dos relatos mais fantasticos,e o caso de ló e suas 2 filhas,vejam bem gente ,o homem era velho,estava bebado,se elas eram virgens pior ainda,e que coincidencia as 2 ficarem gravidas na primeira e uma seguida da outra,isso é demais não?
Lucifer666
Forista
Forista
Mensagens: 174
Registrado em: 14 Mar 2012 22:03
Localização: Inferno

Re: A Bíblia - Qual é o relato mais ridículo ou absurdo?

Mensagem não lida por Lucifer666 »

O diluvio é patético. Pra que Noé colocou um casal de pernilongos na Arca? Só pra nos infernizar? rs
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 473 visitantes