Recapitulação da Escola - Semana 27/08/2012

Debates e discussões acerca das crenças, doutrinas e a história das Testemunhas de Jeová.
Avatar do usuário
Imaculadu
Forista
Forista
Mensagens: 341
Registrado em: 30 Abr 2012 15:37

Recapitulação da Escola - Semana 27/08/2012

Mensagem não lida por Imaculadu »

RECAPITULAÇÃO DA ESCOLA DO MINISTÉRIO TEOCRÁTICO – Semana 27.08.2012 Página 1

1 – O que a visão de Ezequiel a respeito da apóstata Judá prefigurou, ensinando-nos que lição importante?
Resp. *** w07 1/7 p. 13 Destaques do livro de Ezequiel — I ***
8:5-18. A apostasia é espiritualmente nociva. “Pela boca é que o apóstata arruína seu próximo.” (Provérbios 11:9) Seremos sábios se rejeitarmos até mesmo a idéia de dar ouvidos aos apóstatas

2 – De que maneira a maioria dos líderes religiosos imita os falsos profetas dos dias de Ezequiel?
Resp. *** w99 1/10 pp. 13-14 Está próximo um “tempo para paz”! ***
Os que falam de “paz, quando não há paz”
14 Durante o sétimo século AEC, Jeremias e Ezequiel, profetas de Deus, transmitiram mensagens divinas de julgamento contra Jerusalém, devido ao proceder obstinado dela em desobediência a Deus. A destruição que predisseram ocorreu em 607 AEC, embora os mensageiros de Deus tivessem sido refutados por líderes religiosos destacados e influentes. Estes últimos mostraram ser „profetas estúpidos que desencaminhavam o povo de Deus, dizendo: “Há paz!” quando não havia paz‟. — Ezequiel 13:1-16; Jeremias 6:14, 15; 8:8-12.
15 Igual aos “profetas estúpidos” daquele tempo, a maioria dos líderes religiosos atualmente também deixa de avisar o povo a respeito do vindouro dia de julgamento da parte de Deus. Em vez disso, pintam um quadro otimista de que grupos políticos por fim conseguirão paz e segurança. Estando mais ansiosos de agradar aos humanos do que a Deus, dizem aos seus paroquianos o que estes querem ouvir, em vez de explicar que o Reino de Deus já está estabelecido e que o Rei messiânico em breve completará a sua conquista. (Daniel 2:44; 2 Timóteo 4:3, 4; Revelação 6:2) Como falsos profetas, eles também falam de “paz, quando não há paz”. Mas a convicção deles em breve se transformará em repentino horror, quando se virem confrontados com o furor Daquele a quem difamaram e sobre cujo nome lançaram indizíveis vitupérios. Os líderes do império mundial da religião falsa, o qual é descrito na Bíblia como mulher imoral, ficarão sufocados pelos seus próprios desencaminhantes clamores de paz. — Revelação 18:7, 8.

3 – Na profecia de Ezequiel 17: 22-24, quem é o “tenro”, o que é o “monte alto e elevado” para o qual ele é transplantado e em que sentido ele se tornará “um cedro majestoso”?
Resp. *** w07 1/7 pp. 12-13 Destaques do livro de Ezequiel — I ***
17:1-24 — Quem eram as duas grandes águias, como foram arrancados os noveleiros do cedro e quem era o “tenro” transplantado por Jeová? As duas águias representavam os governantes de Babilônia e do Egito. A primeira águia foi ao topo do cedro, isto é, ao governante que pertencia à linhagem real de Davi. Essa águia arrancou o topo dos noveleiros, ou brotos, por trocar o Rei Joaquim, de Judá, por Zedequias. Apesar de ter feito um juramento de lealdade, Zedequias buscou a ajuda da outra águia, o governante do Egito, mas sem sucesso. Ele teria de ser levado cativo e morrer em Babilônia. Jeová também arrancou “um tenro”, o Rei Messiânico. Esse foi transplantado sobre “um monte alto e elevado”, no monte Sião celestial, onde se tornará “um cedro majestoso”, uma fonte de verdadeiras bênçãos para a Terra. — Revelação (Apocalipse) 14:1.

4 – De acordo com a expressão proverbial da qual se fala em Ezequiel 18:2, a quem os companheiros de exílio de Ezequiel culpavam por seus sofrimentos, e que lição valiosa podemos aprender desse relato?
Resp. *** w88 15/9 p. 18 par. 10 Jeová desembainha a sua espada! ***
10 Se havemos de nos beneficiar do cumprimento de profecias messiânicas, contudo, precisamos manter uma boa relação com Jeová. Os co-exilados de Ezequiel aparentemente achavam que tinham uma boa posição diante de Deus e culpavam seus antepassados por seus sofrimentos. Mas, o profeta destacou que cada pessoa é responsável pelas conseqüências de sua própria conduta. (Ezequiel 18:1-29; compare com Jeremias 31:28-30.) A seguir, um apelo. (Leia Ezequiel 18:30-32.) Sim, Jeová é misericordioso para com os arrependidos e não se agrada da morte de ninguém. Por conseguinte, Deus diz: „Recuai e continuai vivos.‟ — Compare com 2 Pedro 3:9.
RECAPITULAÇÃO DA ESCOLA DO MINISTÉRIO TEOCRÁTICO – Semana 27.08.2012 Página 2

5 – Como o incidente registrado em Ezequiel 21:18-22 mostra que nem humanos nem demônios podem alterar o propósito de Jeová?
Resp.. *** w07 1/7 p. 14 Destaques do livro de Ezequiel — I ***
21:18-22. Apesar de Nabucodonosor ter feito uso de adivinhação, foi Jeová que fez que o governante pagão marchasse contra Jerusalém. Isso mostra que nem mesmo os demônios podem impedir que Jeová use seus agentes executores para cumprir seu propósito.

6 – Conforme registrado em Ezequiel 24:6-11,12, o que representa a ferrugem da panela, e que princípio encontramos no versículo 14?
Resp. *** w07 1/7 p. 14 Destaques do livro de Ezequiel — I ***
24:6-14 — O que representava a ferrugem da panela? Sob sítio, Jerusalém foi retratada como uma panela de boca larga. A ferrugem representava a sujeira moral da cidade — impureza, conduta desenfreada e derramamento de sangue, pelos quais ela era responsável. Sua impureza era tão grande que, mesmo colocando a panela vazia sobre brasas até ficar bem quente, não se conseguia remover a ferrugem.

7 – Como se cumpriu a profecia contra a cidade de Tiro?
Resp´.*** si p. 133 par. 4 Livro bíblico número 26 — Ezequiel ***
4 Prova adicional de autenticidade encontra-se no dramático cumprimento das profecias de Ezequiel contra nações vizinhas, como Tiro, Egito e Edom. Por exemplo, Ezequiel profetizou que Tiro seria devastada, e isso se cumpriu em parte quando Nabucodonosor tomou a cidade depois de um sítio de 13 anos. (Eze. 26:2-21) Este conflito não significou o fim completo de Tiro. Contudo, o julgamento de Jeová era que Tiro fosse totalmente destruída. Ele predissera por intermédio de Ezequiel: “Vou raspar dela o seu pó e fazer dela a lustrosa superfície escalvada dum rochedo. . . . As tuas pedras, e o teu madeiramento, e o teu pó colocarão no próprio meio da água.” (26:4, 12) Tudo isto se cumpriu mais de 250 anos mais tarde, quando Alexandre Magno investiu contra a cidade-ilha de Tiro. Os soldados de Alexandre recolheram todos os entulhos da cidade continental reduzida a ruínas e os lançaram no mar, construindo assim um caminho de acesso à cidade-ilha, de 800 metros. Daí, mediante uma intricada operação de cerco, escalaram as muralhas de 46 metros de altura para tomar a cidade, em 332 AEC. Milhares foram mortos e muitos foram vendidos como escravos. Segundo Ezequiel também predissera, Tiro se tornou a „superfície escalvada dum rochedo e um enxugadouro de redes de arrasto‟. (26:14)

8 – Que expressões registradas em Ezequiel 28:2, 12-127, se aplicam tanto ao “rei de Tiro” como ao traidor original Satanás?
Resp. *** w05 15/10 pp. 23-24 Evite desenvolver um coração soberbo ***
“Teu coração se ensoberbeceu”
10 Jeová inspirou seu profeta Ezequiel a expor e condenar a dinastia dos reis de Tiro. Na mensagem ao “rei de Tiro” há expressões que valem tanto para a dinastia de Tiro como para o traidor original, Satanás, que “não permaneceu firme na verdade”. (Ezequiel 28:12; João 8:44) Houve tempo em que Satanás era uma leal criatura espiritual na organização de Jeová composta de filhos celestiais. Por meio de Ezequiel, Jeová indicou a causa básica da rebelião tanto da dinastia de Tiro como de Satanás:
11 „Vieste a estar no Éden, jardim de Deus. Toda pedra preciosa era a tua cobertura. Tu és o querubim ungido que cobre. Eras sem defeito nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que se achou injustiça em ti. Por causa da abundância das tuas mercadorias encheu-se o teu meio de violência, e começaste a pecar. E eu te destruirei, ó querubim que cobre. Teu coração se ensoberbeceu por causa da tua beleza. Arruinaste a tua sabedoria por causa de tua refulgência.‟ (Ezequiel 28:13-17) Portanto, a soberba induziu os reis de Tiro à violência contra o povo de Jeová. Como centro comercial, Tiro tornou-se muito rico e famoso por seus belos produtos. (Isaías 23:8, 9) Os reis de Tiro tornaram-se arrogantes e passaram a oprimir o povo de Deus. RECAPITULAÇÃO DA ESCOLA DO MINISTÉRIO TEOCRÁTICO – Semana 27.08.2012 Página 3
12 De modo similar, a criatura espiritual que se tornou Satanás tinha antes a sabedoria necessária para cumprir qualquer tarefa que Deus lhe confiasse. Mas, em vez de ser grato, ficou „enfunado de orgulho‟ e passou a desprezar o modo de Deus governar. (1 Timóteo 3:6) Satanás julgava-se tão importante que começou a querer ser adorado por Adão e Eva. Esse mau desejo „tornou-se fértil e deu à luz o pecado‟. (Tiago 1:14, 15) Satanás seduziu Eva a comer do fruto da única árvore da qual Deus havia proibido de comer. Depois, Satanás usou Eva para induzir Adão a comer do fruto proibido. (Gênesis 3:1-6) Com isso, o primeiro casal humano rejeitou o direito de Deus de governá-los e, com efeito, tornaram-se adoradores de Satanás, cuja soberba é sem limites. Ele tem tentado seduzir todas as criaturas inteligentes no céu e na Terra, incluindo Jesus Cristo, a adorá-lo, rejeitando assim a soberania de Jeová. — Mateus 4:8-10; Revelação (Apocalipse) 12:3, 4, 9.
13 Portanto, é evidente que a soberba se origina de Satanás. Ela é a causa básica do pecado, do sofrimento e da corrupção no mundo atual. Como “deus deste sistema”, Satanás continua a promover indesejáveis sentimentos de orgulho e soberba. (2 Coríntios 4:4) Ele sabe que lhe resta pouco tempo, por isso guerreia contra os cristãos verdadeiros. Seu alvo é desviá-los de servir a Deus, torná-los egoístas, pretensiosos e soberbos. A Bíblia predisse que tais características seriam comuns nestes “últimos dias”. — 2 Timóteo 3:1, 2; Revelação 12:12, 17.
14 Jesus Cristo, por sua vez, expôs os maus frutos da soberba de Satanás. Em pelo menos três ocasiões, e na presença de inimigos que se consideravam justos, Jesus estabeleceu a regra que Jeová usa nos seus tratos com a humanidade: “Todo o que se enaltecer será humilhado, mas quem se humilhar será enaltecido.” — Lucas 14:11; 18:14; Mateus 23:12.

9 – Quando o Egito ficou desolado por 40 anos, e que base temos para acreditar que essa desolação aconteceu?
Resp. *** w07 1/8 p. 8 Destaques do livro de Ezequiel — II ***
29:8-12 — Quando foi que o Egito ficou desolado por 40 anos? Depois da destruição de Jerusalém em 607 AEC, o restante de Judá fugiu para o Egito apesar dos avisos do profeta Jeremias. (Jeremias 24:1, 8-10; 42:7-22) Isso não os livrou dos babilônios, pois Nabucodonosor atacou e conquistou o Egito. Pode ser que o período de 40 anos de desolação do Egito tenha acontecido em seguida. Embora registros históricos fora da Bíblia não forneçam nenhum indício dessa desolação, podemos confiar que ela aconteceu, pois Jeová é o Cumpridor de profecias. — Isaías 55:11.

10 – Como Ezequiel lidou com a indiferença, a zombaria, e a falta de boa receptividade, e que garantia Jeová lhe deu? *** w91 15/3 p. 17 Acompanhe o passo do carro celestial de Jeová ***
Não Nos Deixemos Dissuadir Pela Indiferença
16 Ezequiel deu também bom exemplo por ser obediente e não se deixar dissuadir pela indiferença ou zombaria. Similarmente, mantendo-nos em dia com o desenvolvimento da língua pura, estaremos sintonizados com o rumo que toma o régio Condutor do Carro. Estaremos assim preparados para atender às suas ordens, fortalecidos para sermos imperturbáveis diante da indiferença ou da zombaria da parte dos a quem falamos a mensagem de julgamento de Jeová. Como no caso de Ezequiel, Deus nos preveniu de que alguns se oporiam ativamente, sendo duros de cabeça e de coração. Outros não ouviriam por não desejarem escutar a Jeová. (Ezequiel 3:7-9) Ainda outros seriam hipócritas, como Ezequiel 33:31, 32 declara: “Eles entrarão chegando a ti, como a entrada do povo, e se assentarão diante de ti como o meu povo; e certamente ouvirão as tuas palavras , mas não as porão em prática, porque com a sua boca expressam desejos sensuais e seu coração vai atrás de seu lucro injusto. E eis que tu és para eles como uma canção de amores sensuais, como alguém com voz bonita e que toca bem um instrumento de cordas. E certamente ouvirão as tuas palavras, mas não há quem as ponha em prática.”
17 Qual seria o desfecho? O versículo 33 acrescenta: “E quando isso se cumprir — eis que tem de se cumprir — então terão de saber que foi um profeta que veio a estar no meio deles.” Estas palavras revelam que Ezequiel não desistiu por falta de boa receptividade. A apatia de outros não o tornou apático. Quer as pessoas ouvissem, quer não, ele obedeceu a Deus e cumpriu a sua missão.
Editado pela última vez por Poltergeist em 28 Ago 2012 18:01, em um total de 1 vez.
Razão: Adequação do texto
Um homem com um relógio sabe a hora certa. Um homem com dois relógios
sabe apenas a média.
Avatar do usuário
gerom
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 8606
Registrado em: 28 Jul 2010 11:54
Localização: Balneário Camboriú

Re: Recapitulação da Escola - Semana 27/08/2012

Mensagem não lida por gerom »

Hum... apostasia logo de cara, é?

Muito bom! A Torre não deixa seu povo esquecer... sempre lembrando sobre os apóstatas e dissidentes!

Se o irmãozinho(a) da assistência esqueceu, tá lá a Torre para lembra-lo de dar um olhadinha na internet quando ele sair do SR e for para casa... :lol:
"Se não está explicitamente indicado, está implicitamente excluído"
Avatar do usuário
Exelsius
Forista
Forista
Mensagens: 861
Registrado em: 17 Jul 2012 23:41

Re: Recapitulação da Escola - Semana 27/08/2012

Mensagem não lida por Exelsius »

Alguem tem aquela recapitulacao pronta, que fica restrita ao dirigente da escola(e a familia dele :lol: )??
"You live your life, behind the wall, You got no life, not at all." Motorhead
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 133 visitantes