Isso é comprovado nas suas publicações. A revista “A Sentinela” 15/01/1989 p.5-7 cita:
Lendo outra citação da revista “A Sentinela” fica contraditório o discurso das Testemunhas de Jeová, pois elas consideram que já tem todo o conhecimento necessário e que apenas repassam isso para o resto do mundo. Existe então uma visão unilateral por parte das Testemunhas de Jeová, ou seja, todas as outras pessoas devem refletir sobre sua religião menos as próprias Testemunhas de Jeová. Porém isso vai de encontro a um texto bíblico de Romanos 12:16:As Testemunhas de Jeová visitam os seus vizinhos para incentivá-los a aprender sobre a Bíblia e assim terem condições de corretamente julgar novas idéias...Não feche a sua mente a verdades que poderão ser para seu benefício eterno.
O discurso de mão única é citado nessa na revista “A Sentinela” 15/03/1986:16 Tende a mesma mentalidade para com os outros como para com vós mesmos; não atenteis para as coisas altivas, mas deixai-vos conduzir pelas coisas humildes. Não vos torneis discretos aos vossos próprios olhos.
O que mais impressiona é que esse tipo de argumento é amplamente criticado pelas Testemunhas de Jeová quando a situação é examinar as religiões dos outros. “A Sentinela” 15/07/1974 p.419-421 Vol Encadernado:Ora, o que fará então quando se vir confrontado com ensinos apóstatas — raciocínios sutis — afirmando que aquilo que você crê como Testemunha de Jeová não é a verdade? Por exemplo, o que fará se receber uma carta ou alguma literatura, e, abrindo-a, vê logo que procede dum apóstata? Será induzido pela sua curiosidade a lê-la, só para ver o que ele tem a dizer? Talvez você até mesmo raciocine: ‘Isso não me vai afetar; sou forte demais na verdade. E, além disso, tendo a verdade, não temos nada a temer. A verdade suportará a prova.’ Argumentando assim, alguns nutriram a mente com raciocínios apóstatas e caíram vítimas de sérias perguntas e dúvidas.
O que observamos é que raciocínios sem base e mesmo argumentos falaciosos são testados de maneira correta a base da Bíblia e as próprias Testemunhas de Jeová concordam com isso. “A Sentinela” 15/01/1989 p.5-7:Acredita que as mentiras não devem passar incontestadas? Então, que dizer das falsidades ditas a respeito de Deus, das deturpações de seus propósitos anunciados? Estas certamente não são menos sérias, mas sim mais sérias do que as mentiras gerais. Talvez concorde que se deva expor a transgressão. Mas que dizer quando a transgressão é praticada por pessoas religiosas, talvez por pessoas de sua própria igreja? Fará a fidelidade a Deus com que fale a favor do que é direito?
Como uma mentira poderá suportar tamanha provação? Como palavras vazias ficarão de pé após uma meticulosa pesquisa? Se porventura um material nos chega as mãos serei imprudente se não fizer essa “pesquisa cuidadosa e meticulosa” que foi destacada no texto? O texto bíblico de 1 Tessalonicenses 5:21 complementa essa afirmação:Que devemos ser seletivos quanto a aceitar novas idéias. Faremos bem em imitar os bereanos que ‘examinavam cuidadosamente as Escrituras, diariamente, quanto a se as coisas [ensinadas por Paulo] eram assim’. (Atos 17:11) A palavra grega traduzida aqui por ‘examinar’ significa “fazer uma cuidadosa e meticulosa pesquisa, como em processos legais”. (Word Pictures in the New Testament [Quadros Verbais no Novo Testamento], de A. T. Robertson) Em vez de cegamente aceitar toda nova idéia que surge, devemos fazer pesquisa cuidadosa e meticulosa, como faria um juiz num processo judicial.
Certificai-vos de todas as coisas; apegai-vos ao que é excelente.
(Literalmente: Estai provando)
Termino com uma reflexão que as Testemunhas de Jeová poderão fazer a si mesmas e para isso cito sua própria publicação mais uma vez. “A Sentinela” 15/07/1974p.419-421 Vol. Encadernado:
Para uso da moderação---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------O QUE resulta quando se deixa uma mentira passar incontestada? Não ajuda o silêncio a passar a mentira como sendo verdade, a ter mais liberdade para influenciar muitos, talvez para prejuízo sério deles?
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