Uma Testemunha de Jeová deve examinar suas próprias crenças? : Crenças, Doutrinas e História
Seja Bem-Vindo Testemunhas de Jeová - Ex Testemunhas de Jeová. Clique aqui e cadastre-se para participar


Uma Testemunha de Jeová deve examinar suas próprias crenças?

Debates e discussões acerca das crenças, doutrinas e a história das Testemunhas de Jeová.

Uma Testemunha de Jeová deve examinar suas próprias crenças?

Nova mensagempor pascoalnaib em 04 Fev 2009 03:03

Toda vez que encontro uma Testemunha de Jeová sou constantemente incentivado a fazer perguntas sobre sua denominação religiosa e sempre me respondem com muita simpatia a atenção. Algo que não esqueço é sempre o incentivo para pesquisar sobre outras religiões, ver se existe alguma contradição e sempre no final fazer uma pergunta sincera: Estou realmente agradando a Deus ou sigo só o que quero? Tenho uma mentalidade perspicaz para descobrir os erros e a humildade para reconhecer que tenho que mudar meu ponto de vista?

Isso é comprovado nas suas publicações. A revista “A Sentinela” 15/01/1989 p.5-7 cita:
As Testemunhas de Jeová visitam os seus vizinhos para incentivá-los a aprender sobre a Bíblia e assim terem condições de corretamente julgar novas idéias...Não feche a sua mente a verdades que poderão ser para seu benefício eterno.


Lendo outra citação da revista “A Sentinela” fica contraditório o discurso das Testemunhas de Jeová, pois elas consideram que já tem todo o conhecimento necessário e que apenas repassam isso para o resto do mundo. Existe então uma visão unilateral por parte das Testemunhas de Jeová, ou seja, todas as outras pessoas devem refletir sobre sua religião menos as próprias Testemunhas de Jeová. Porém isso vai de encontro a um texto bíblico de Romanos 12:16:
16 Tende a mesma mentalidade para com os outros como para com vós mesmos; não atenteis para as coisas altivas, mas deixai-vos conduzir pelas coisas humildes. Não vos torneis discretos aos vossos próprios olhos.


O discurso de mão única é citado nessa na revista “A Sentinela” 15/03/1986:
Ora, o que fará então quando se vir confrontado com ensinos apóstatas — raciocínios sutis — afirmando que aquilo que você crê como Testemunha de Jeová não é a verdade? Por exemplo, o que fará se receber uma carta ou alguma literatura, e, abrindo-a, vê logo que procede dum apóstata? Será induzido pela sua curiosidade a lê-la, só para ver o que ele tem a dizer? Talvez você até mesmo raciocine: ‘Isso não me vai afetar; sou forte demais na verdade. E, além disso, tendo a verdade, não temos nada a temer. A verdade suportará a prova.’ Argumentando assim, alguns nutriram a mente com raciocínios apóstatas e caíram vítimas de sérias perguntas e dúvidas.


O que mais impressiona é que esse tipo de argumento é amplamente criticado pelas Testemunhas de Jeová quando a situação é examinar as religiões dos outros. “A Sentinela” 15/07/1974 p.419-421 Vol Encadernado:
Acredita que as mentiras não devem passar incontestadas? Então, que dizer das falsidades ditas a respeito de Deus, das deturpações de seus propósitos anunciados? Estas certamente não são menos sérias, mas sim mais sérias do que as mentiras gerais. Talvez concorde que se deva expor a transgressão. Mas que dizer quando a transgressão é praticada por pessoas religiosas, talvez por pessoas de sua própria igreja? Fará a fidelidade a Deus com que fale a favor do que é direito?


O que observamos é que raciocínios sem base e mesmo argumentos falaciosos são testados de maneira correta a base da Bíblia e as próprias Testemunhas de Jeová concordam com isso. “A Sentinela” 15/01/1989 p.5-7:
Que devemos ser seletivos quanto a aceitar novas idéias. Faremos bem em imitar os bereanos que ‘examinavam cuidadosamente as Escrituras, diariamente, quanto a se as coisas [ensinadas por Paulo] eram assim’. (Atos 17:11) A palavra grega traduzida aqui por ‘examinar’ significa “fazer uma cuidadosa e meticulosa pesquisa, como em processos legais”. (Word Pictures in the New Testament [Quadros Verbais no Novo Testamento], de A. T. Robertson) Em vez de cegamente aceitar toda nova idéia que surge, devemos fazer pesquisa cuidadosa e meticulosa, como faria um juiz num processo judicial.


Como uma mentira poderá suportar tamanha provação? Como palavras vazias ficarão de pé após uma meticulosa pesquisa? Se porventura um material nos chega as mãos serei imprudente se não fizer essa “pesquisa cuidadosa e meticulosa” que foi destacada no texto? O texto bíblico de 1 Tessalonicenses 5:21 complementa essa afirmação:
Certificai-vos de todas as coisas; apegai-vos ao que é excelente.
(Literalmente: Estai provando)


Termino com uma reflexão que as Testemunhas de Jeová poderão fazer a si mesmas e para isso cito sua própria publicação mais uma vez. “A Sentinela” 15/07/1974p.419-421 Vol. Encadernado:
O QUE resulta quando se deixa uma mentira passar incontestada? Não ajuda o silêncio a passar a mentira como sendo verdade, a ter mais liberdade para influenciar muitos, talvez para prejuízo sério deles?
Avatar de usuário
pascoalnaib
Administrador
Administrador
 
Mensagens: 6736
Data de registro: 31 Out 2008 15:34
Localização: Fortaleza-CE

Re: Uma Testemunha de Jeová deve examinar suas próprias crenças?

Nova mensagempor jBrother em 10 Fev 2009 00:55

No meu ponto de vista não só deve examinar suas próprias crenças como deveria poder contribuir para uma evolução da mesma. Ou seja, deveríamos ter liberdade de expressão com respeito a certas doutrinas e sermos auto-críticos. A crítica não deveria ser vista de forma negativa mas como contribuição para o todo.

Fico extremamente chateado quando sei que pessoas que ão são TJ sabem mais do que nós sobre nossa própria história, pior é quando quero buscar informações sobre determinado assunto e fico sabendo que o mesmo só está dispínvel em fontes externas. UM ABSURDO !

Faço parte da CONGREGAÇÃO MUNDIAL, QUERO SER OUVIDO !
jBrother
Blog: http://www.reflexoestj.blogspot.com

I Want to Belive !
Avatar de usuário
jBrother
Desativado a pedido do usuário
 
Mensagens: 556
Data de registro: 27 Jan 2009 16:10
Localização: São Paulo

Re: Uma Testemunha de Jeová deve examinar suas próprias crenças?

Nova mensagempor André Felix em 10 Fev 2009 01:43

As mais zelosas fazem isso diariamente. A questão é que elas usam como fonte de pesquisa apenas as publicações da Torre de Vigia.
Quando uma pessoa se torna testemunha de Jeová ela já teve um estudo domiciliar com um instrutor, na visão dela ela "já saiu de Babilônia" e não precisa recorrer novamente às suas "águas sujas".
Editado pela última vez por André Felix em 13 Fev 2009 10:33, num total de 1 vezes
O pensamento é o ensaio da ação.
Sigmund Freud
André Felix
Desativado a pedido do usuário
 
Mensagens: 3912
Data de registro: 01 Nov 2008 08:42

Re: Uma Testemunha de Jeová deve examinar suas próprias crenças?

Nova mensagempor André Felix em 10 Fev 2009 02:02

Examinar o que outros de fora acham da religião delas é perigoso pois pode minar a fé que possuem. Elas vão sempre preferir examinar a religião delas a partir de dentro, por meio das publicações delas. Eu acho até natural. Ninguém, de qualquer outra religião, aprecia ler críticas de ex-membros ou de oponentes.
Editado pela última vez por André Felix em 13 Fev 2009 10:41, num total de 1 vezes
O pensamento é o ensaio da ação.
Sigmund Freud
André Felix
Desativado a pedido do usuário
 
Mensagens: 3912
Data de registro: 01 Nov 2008 08:42

Re: Uma Testemunha de Jeová deve examinar suas próprias crenças?

Nova mensagempor Habib Marwan em 10 Fev 2009 02:10

No meu ponto de vista não só deve examinar suas próprias crenças como deveria poder contribuir para uma evolução da mesma. Ou seja, deveríamos ter liberdade de expressão com respeito a certas doutrinas e sermos auto-críticos.

A avaliação seria uma atitude pessoal, individual, que pode ser tomada por qualquer um TJ inteligente. Ja a liberação para liberdade de expressão depende do comando central.
Pessoalmente não concordo com um movimento interno de mudança. Quem discorda do processo deveria sair, ir para outra religião, não ir para nenhuma ou criar a sua própria. O sistema TJ não dá espaço para mudanças. A única maneira de isso acabar é o sumiço da religião ou a explosão com transformação em várias outras.
Se essa história de associações locais, representadas por anciãos locais, for real, acredito que é o primeiro passo para a fragmentação da Organização das TJs. Não sei se o sistema de franquias vai funcionar com esse povo sedento de poder e destaque pessoal, controlado apenas pelas rédeas da Watchtower.
Avatar de usuário
Habib Marwan
Forista
Forista
 
Mensagens: 357
Data de registro: 01 Nov 2008 13:57

Re: Uma Testemunha de Jeová deve examinar suas próprias crenças?

Nova mensagempor Bruce D. em 12 Fev 2009 23:14

De acordo com o livro de Atos os bereanos examinavam cuidadosamente as coisas que lhe eram ensinadas para por a prova se estava ou não de acordo com as Escrituras. Se as TJs seguissem de fato a Biblia, cada membro individual deveria fazer um exame de suas crenças sim. Cada um tem que desenvolver e apurar o seu senso critico do que é certo ou errado, e não simplesmente aceitar as coisas como se fossem verdades que não podem ser contestadas.
Quicksand Jesus - I Need You
Quicksand Jesus - I Believe You
Quicksand ... - I'm so far away (Skid Row)
Avatar de usuário
Bruce D.
Moderador
Moderador
 
Mensagens: 1577
Data de registro: 05 Nov 2008 16:12
Localização: Santo André - SP

Re: Uma Testemunha de Jeová deve examinar suas próprias crenças?

Nova mensagempor Pássaro em 13 Fev 2009 05:59

As tjs que conheci que se questionaram sobre sua fé, pularam fora da torre! Não por se envolverem na dissidência, mas se analisaram como pessoa dentro do universo maluco das tjs!
O barco da torre tá afundando?
Avatar de usuário
Pássaro
Forista
Forista
 
Mensagens: 10079
Data de registro: 01 Nov 2008 07:45
Localização: bahia

Re: Uma Testemunha de Jeová deve examinar suas próprias crenças?

Nova mensagempor pesquisadora em 13 Fev 2009 10:13

Quem examina oque aprende, questiona e pesquisa, faz como disse o Pássaro!"Caem fora"!!!
Tornou-me insuportável a idéia de estar no salão do reino, ouvir e aplaudir os discursos medíocres , cantar louvores à um deus que realmente me apavorou por toda vida com mandamentos fúteis e distorcidos, que distoa completamente de um "DEus de Amor"!!!

Teria que ser uma pessoa muito hipócrita para estra lá dentro e fingindo crer e apoiar uma doutrina nociva! Por favor Brother,Ramiem e porventura outros que estão lá dentro por motivos que sei muito bem, mais que justificávei!Não é para voces que aplico estas palavras!Apenas "à mim"........apesar de ter de enfrentar problemas sérios na época que deixei (vai fazer um ano em março), preferi estar fora doque ter de me calar!Mas é porque é meu jeito de ser, não julgo ninguém que lá esteja para manter a família e parentes!Nós bem sabemos que os que saem, nunca tem razão!

Deveriamos sim examinar...mas sabendo que essa ação vai ter uma reação!Um problema ao qual vamos ter que aprender a resolver!Espero muito um dia que meus famíliares possam juntar-se a mim numa vida liberta de dogmas, medos e repressão!A liberdade tem seu preço e não troco ela por nada!!!!! ;)
Aquele que duvida e não investiga torna-se não só infeliz mas também injusto.

(Pascal)
Avatar de usuário
pesquisadora
Forista
Forista
 
Mensagens: 194
Data de registro: 26 Nov 2008 12:30

Re: Uma Testemunha de Jeová deve examinar suas próprias crenças?

Nova mensagempor pascoalnaib em 12 Dez 2010 11:43

Por que tantas TJs no serviço de campo incentivam a reavalição das crenças dos moradores, mas não conseguem fazer isso na Torre de Vigia?
Avatar de usuário
pascoalnaib
Administrador
Administrador
 
Mensagens: 6736
Data de registro: 31 Out 2008 15:34
Localização: Fortaleza-CE

Re: Uma Testemunha de Jeová deve examinar suas próprias crenças?

Nova mensagempor Pássaro em 13 Dez 2010 05:55

As tjs são incentivadas a pura e simplesmente engolir o vem da seita sem questionar! Se você não concordar é logo questionado!
Isso vai desde um simples levantar de mão para as tais "resoluções" até a designação dos incautos quando são anunciadas na tribuna!
O barco da torre tá afundando?
Avatar de usuário
Pássaro
Forista
Forista
 
Mensagens: 10079
Data de registro: 01 Nov 2008 07:45
Localização: bahia

Re: Uma Testemunha de Jeová deve examinar suas próprias crenças?

Nova mensagempor Vede em 13 Dez 2010 09:08

Não é incentivado perguntas entre as tjs. quando um estudante faz perguntas é elogiado, desde que sejam "perguntas simples", qundo se questiona as crenças e as incoerencias a coisa fica feia, especialmente se a pessoa for batizada.
exemplo, como aceitar todas as frações do plasma mas não o proprio plasma em si? não aceitar as plaqutas quando o leite está repletos destes leocócitos? Não aceitar o sangue mas aceitar a fabrica do sangue a Medula óssea?
Não aceitar os glóbulos vermelhos mas aceitar a Hemoglobulina feita a partir exatamente destas células?
Vede
Novo (a) Forista
Novo (a) Forista
 
Mensagens: 7
Data de registro: 10 Dez 2010 09:03

Re: Uma Testemunha de Jeová deve examinar suas próprias crenças?

Nova mensagempor De olhos abertos em 13 Dez 2010 09:15

Isso acontece porque as testemunhas de Jeová se acham donas da verdade. Se acham no direito de julgar pessoas tendo como base suas crenças.

Também ocorre, de certa forma, um medo das tjs de pesquisarem a fundo o passado e origem de suas crenças. Pois sabem que se comprovarem a inveracidade da organização, terão consciência de terem perdido anos de vida por causa de uma ilusão.
A ignorância seria mais vantajosa em muitos casos.
Avatar de usuário
De olhos abertos
Desativado a pedido do usuário
 
Mensagens: 6385
Data de registro: 18 Nov 2009 09:07
Localização: São Paulo - SP
Localidade: Não quero responder

Re: Uma Testemunha de Jeová deve examinar suas próprias crenças?

Nova mensagempor Manuel Oliver em 26 Set 2013 14:03

Deveria sim tendo em mente que os ensino do Corpo Governante pode prejudicar a pessoa mentalmente ,pode ter uma depressão no futuro pode perde a confiança, tem que pesquisar porque a Torre faz lavagem cerebral e afasta as pessoas de familiares e amigos.
Avatar de usuário
Manuel Oliver
Desativado a pedido do usuário
 
Mensagens: 2042
Data de registro: 28 Ago 2012 04:58
Localidade: Não quero responder

Re: Uma Testemunha de Jeová deve examinar suas próprias crenças?

Nova mensagempor Carlos Felipe em 26 Set 2013 17:20

Uma vez que as crenças das Testemunhas de Jeová são tão peculiares, o mínimo que se espera é o que os membros da organização sejam incentivados a ter certeza de que todo aquele aparato de ideias ''originais'' é, mesmo, a verdade. O fato de ser excêntrico somente significa que a maioria não crerá naquilo ou se comportará daquela forma; isso de modo nenhum significa que aquilo é verdadeiro. Mas, fazem as Testemunhas de Jeová tais perguntas:

- O Corpo Governante REALMENTE é o tal ''escravo fiel e discreto''? A descrição que Jesus fez acerca do comportamento do mesmo bate com o real comportamento do Corpo Governante? Aliás, ''quem realmente é o escravo fiel e discreto''?
- Receber sangue para tratamento médico é errado e um pecado mortal? Se a Sociedade estava errada quando condenou as vacinas, sob a gerência de Rutherford, e quando condenou os transplantes, na gerência de Knorr, não pode ela, agora (bom, na realidade, desde 1945 rsrs), estar errada com relação ao sangue? Se ela estiver, o que se fará a respeito dos milhares de TJs mortos por se negarem a receber sangue para tratamento médico agudo?
- É realmente verdade que só 144000 reinarão no céu com Cristo? A seleção destes eleitos só começou em 1914? Mas, e quando se fala, em Hebreus 11:16, que os antigos que morreram em fé ''procuram alcançar um lugar melhor, isto é, um pertencente ao céu''?
- Porque precisamos de tantas publicações para ''entender'' a Bíblia? No tempo dos apóstolos, eles tinham apenas as Escrituras e nada além? Se é verdade que as Testemunhas de Jeová restauraram a adoração cristã nos modelos apostólicos, de onde surgiu base para: relatório de serviço de campo, revisitas, livros de estudo bíblico, pregação com estandes de publicações em praças e outros locais públicos, testemunho por telefone, etc? Por que se prega sistematicamente de casa em casa, se Atos 5:42 usa um termo grego que, traduzido, significa ''segundo a casa'' e não ''de casa em casa''?
- Se a Bíblia diz que devemos tomar nota de um desordeiro, mas continuar a considerá-lo como irmão, por que, após uma repreensão, é recomendado que se corte contato com o repreendido? Se a Bíblia diz que um que se diga irmão e seja ''fornicador, beberrão, extorsor'', etc, deve ser evitado, por que pessoas de moral limpa, fé em Cristo como salvador e em Deus como Soberano, mas que apenas discordam de certos ensinos da organização, são tratados desta mesma forma? Por que se é obrigado que não se converse com um cristão que vira as costas para a Torre de Vigia, mas continue cristão?
- Por que a Sociedade possui tantas publicações já desatualizadas e esgotadas, que não são mais publicadas como alimento espiritual, mas já o foram outrora? Continham tais publicações mentiras? Se sim, qual o prejuízo que os irmãos da época sofreram por crerem nelas? Pode o escravo fiel e discreto errar... e mentir?

Bom, elas não se fazem tais perguntas. Se as fizessem, garanto que o Corpo Governante não publicaria seus dados estatísticos no Anuário. :lol:
''Somos feitos de carne, mas temos de viver como se fôssemos de ferro.'' - Sigmund Freud
Avatar de usuário
Carlos Felipe
Perfil Desativado
Perfil Desativado
 
Mensagens: 477
Data de registro: 20 Set 2013 10:11
Localidade: Rio Grande do Sul

Re: Uma Testemunha de Jeová deve examinar suas próprias crenças?

Nova mensagempor Manuel Oliver em 04 Out 2013 23:43

Gostaria que todas as Testemunhas de Jeová entrasse nesse fórum todos os dias para ver as verdades ,esse fórum vai ajudar as TJ acordar.
Avatar de usuário
Manuel Oliver
Desativado a pedido do usuário
 
Mensagens: 2042
Data de registro: 28 Ago 2012 04:58
Localidade: Não quero responder

Próximo

Retornar para Crenças, Doutrinas e História

Quem está online

Usuários vendo este fórum: Mentalista, observadora, pcesarthebest e 52 visitantes