Pesquisa entre as "TJ" sobre o Sangue.

Debates e discussões acerca das crenças, doutrinas e a história das Testemunhas de Jeová.
Avatar do usuário
TJCalado
Forista
Forista
Mensagens: 5335
Registrado em: 11 Mar 2012 21:40

Re: Pesquisa entre as "TJ" sobre o Sangue.

Mensagem não lida por TJCalado »

Sfoc verdade escreveu:Embora os argumentos envolvendo os prováveis "malefícios" do sangue para a saude podem servir como reforço de que a Biblia tem razão quando manda "abster' de sangue; de que seus conselhos são os mais sábios e nos servem de proteção também na questão de saude.
Entendo. Mas este não é o caso da questão do sangue. Não há nada na bíblia que relacione a abstenção do sangue à manutenção da boa saúde. Inclusive, encaro como desonesto o uso desse argumento secundário, em vista do argumento primário. Sagrado é sagrado e ponto final. Perceba que utilizar outros argumentos os fez diminuir o nível de consagração do sangue. Ele já não é mais tão sagrado como antes, já que agora permitem o uso de componentes retirados dele. Esse é o problema! Se o motivo fosse mesmo a santidade do sangue, não se permitiria a profanação do mesmo para uso de seus componentes. Não se aceitaria o resíduo daquilo que deveria ter sido devolvido à terra.
O que ocorreu é que o corpo governante reconheceu o absurdo da doutrina e se acovardou, o que levou a duas atitudes: procuraram explicações humanas que justificassem uma doutrina louca atribuída a Deus e a flexibilizaram, permitindo o uso das frações.
"Invejo a burrice, porque é eterna."
- Nelson Rodrigues
Avatar do usuário
Eber Oliveira
Forista
Forista
Mensagens: 666
Registrado em: 30 Jul 2013 11:14
Localização: Brasil

Re: Pesquisa entre as "TJ" sobre o Sangue.

Mensagem não lida por Eber Oliveira »

Um artigo de A Sentinela feito por acadêmicos. Não consegui perceber qual é a contribuição acadêmica desse artigo. A conclusão deixa claro que, o que se exige é respeito às TJs, usando o pífio argumento de que, supostamente, nossa sociedade teve a legislação influenciada pelos preceitos católicos, argumento que não foi sustentado com referências. Fraquinho esse artigo. Quem conhece a realidade das TJs não viu novidade alguma. Os autores querem atingir o público não-TJ de forma bizarra e academicamente irrelevante.
Religião e disputa por fiéis/território:

Imagem
Avatar do usuário
Sfoc verdade
Forista
Forista
Mensagens: 1660
Registrado em: 16 Jan 2012 14:08
Localização: Região de Jundiai

Re: Pesquisa entre as "TJ" sobre o Sangue.

Mensagem não lida por Sfoc verdade »

TJCalado escreveu:
Sfoc verdade escreveu:Embora os argumentos envolvendo os prováveis "malefícios" do sangue para a saude podem servir como reforço de que a Biblia tem razão quando manda "abster' de sangue; de que seus conselhos são os mais sábios e nos servem de proteção também na questão de saude.
Entendo. Mas este não é o caso da questão do sangue. Não há nada na bíblia que relacione a abstenção do sangue à manutenção da boa saúde. Inclusive, encaro como desonesto o uso desse argumento secundário, em vista do argumento primário. Sagrado é sagrado e ponto final. Perceba que utilizar outros argumentos os fez diminuir o nível de consagração do sangue. Ele já não é mais tão sagrado como antes, já que agora permitem o uso de componentes retirados dele. Esse é o problema! Se o motivo fosse mesmo a santidade do sangue, não se permitiria a profanação do mesmo para uso de seus componentes. Não se aceitaria o resíduo daquilo que deveria ter sido devolvido à terra.
O que ocorreu é que o corpo governante reconheceu o absurdo da doutrina e se acovardou, o que levou a duas atitudes: procuraram explicações humanas que justificassem uma doutrina louca atribuída a Deus e a flexibilizaram, permitindo o uso das frações.
DE FATO, concordo que 'sagrado é sagrado', tanto é que justificaria dar a vida por essa causa (conf. Marcos 8:35-37)

Mas eu mesmo quando defendia o "abster de sangue" argumentava por exemplo, que se Deus tivesse deixado o sangue para ser usado como medicamento, não haveria tanta doença em razão de seu uso, como aids, hepatites, etc.

Contudo, a permissão de uso de componentes (fração), traz muitas questões inclusive éticas, por exemplo (embora eu ainda não consegui provas cientificas e médicas concretas) de que certos componentes autorizados possui mais sangue do que os chamados componentes primários proibidos. E também algo que me deixou perplexo, foi quando parei para refletir no fato de que (pouco ou muito sangue) dos componentes autorizados, são doados por alguem. Não posso doar, mas posso aceitar sangue doado (por mundanos). :ruim7:
Avatar do usuário
Jorge
Forista
Forista
Mensagens: 4031
Registrado em: 14 Dez 2010 12:07
Localização: Paraná

Re: Pesquisa entre as "TJ" sobre o Sangue.

Mensagem não lida por Jorge »

Minha opinião sobre o sangue é o seguinte: Como pode o sangue ser maléfico se ele salva vidas? Eu trabalho a 14 anos na área de saúde e o que eu vi até hj e que a doação e transfusão de sangue só ajuda a salvar vidas e não o contrário. Sou um frequentador regular de UTIs e vejo que a maioria dos pacientes só sobrevivem graças a bolsas de sangue a partir de doadores saudáveis.
  • Conhecereis a internet e a internet vos libertará.
. - Jorge
Avatar do usuário
TJCalado
Forista
Forista
Mensagens: 5335
Registrado em: 11 Mar 2012 21:40

Re: Pesquisa entre as "TJ" sobre o Sangue.

Mensagem não lida por TJCalado »

Sfoc verdade escreveu:Mas eu mesmo quando defendia o "abster de sangue" argumentava por exemplo, que se Deus tivesse deixado o sangue para ser usado como medicamento, não haveria tanta doença em razão de seu uso, como aids, hepatites, etc.
É o tipo de argumento dos desesperados por convencer outros de algo que nem eles mesmos se convenceram plenamente. Tais doenças não existem por causa do sangue, ou da transfusão. O sangue é um veículo, ele apenas transporta a doença de um corpo contaminado. Ora! O ar também transporta doenças, mas não há proibição quanto a respiração. A Torre de Vigia transformou o sangue em algo nojento. As TJs têm nojo de sangue humano, não o tem como sagrado. Deus não deixou o sangue, ou o oxigênio, ou qualquer substância para ser usada como medicamento, não nos deu dois rins nem criou o fígado com excelente capacidade regenerativa para poderem ser usados em transplantes. O homem descobriu essas possibilidades, todas com seus riscos. Riscos que muitas vezes valem a pena em face da morte iminente. No entanto, mesmo as TJs utilizam esses [outros] recursos não destinados originalmente a esse fim.
"Invejo a burrice, porque é eterna."
- Nelson Rodrigues
Avatar do usuário
DELTA
Forista
Forista
Mensagens: 1971
Registrado em: 09 Jan 2011 11:52

Re: Pesquisa entre as "TJ" sobre o Sangue.

Mensagem não lida por DELTA »

Jorge escreveu:Minha opinião sobre o sangue é o seguinte: Como pode o sangue ser maléfico se ele salva vidas? Eu trabalho a 14 anos na área de saúde e o que eu vi até hj e que a doação e transfusão de sangue só ajuda a salvar vidas e não o contrário. Sou um frequentador regular de UTIs e vejo que a maioria dos pacientes só sobrevivem graças a bolsas de sangue a partir de doadores saudáveis.
Perfeito Jorge, uma coisa é uma TJ precisar de uma cirurgia com antecedência e ser "preparada" para faze-la sem sangue. Outra muito diferente é uma emergência, como num acidente de transito onde se perde muito sangue. Aí o sangue salva vidas SIM!
Avatar do usuário
AntonioMadaleno
Forista
Forista
Mensagens: 2686
Registrado em: 15 Nov 2008 18:03
Localização: Lisboa
Contato:

Re: Pesquisa entre as "TJ" sobre o Sangue.

Mensagem não lida por AntonioMadaleno »

Não nos podemos esquecer que o uso de fracções e derivados de sangue acarretam riscos para o paciente também. Veja-se por exemplo, o uso do factor VIII nos hemofílicos ou até mesmo hemoglobina retirada de gado bovino (hemopure). Também a eritropoetina não isenta de riscos.
Avatar do usuário
Jorge
Forista
Forista
Mensagens: 4031
Registrado em: 14 Dez 2010 12:07
Localização: Paraná

Re: Pesquisa entre as "TJ" sobre o Sangue.

Mensagem não lida por Jorge »

A própria torre incentiva o uso do sangue em tratamento de saúde. Não na sua totalidade. mas em suas frações. E qual a diferença em comer uma fatia inteira do pão ou em migalhas? :D1
  • Conhecereis a internet e a internet vos libertará.
. - Jorge
Avatar do usuário
Jorge
Forista
Forista
Mensagens: 4031
Registrado em: 14 Dez 2010 12:07
Localização: Paraná

Re: Pesquisa entre as "TJ" sobre o Sangue.

Mensagem não lida por Jorge »

Contra a lógica não há argumentos! Quando li o livro crise de consciência do saudoso Franz minha crença no uso do sangue ficou ainda mais forte. Ele foi feliz quando deixou claro que a torre proíbe o uso do Plasma em si por ser um dos fatores primários, mas permite as frações do mesmo. Hora, plasma é composto de 88% de água (H2O), essa mesma água que bebemos diariamente e que está presente em 70 % do corpo humano. Os outros 12% do plasma é composto de elementos permitidos pela torre para serem usados como tratamento de saúde. Hora, se o plasma 100% não pode ser transfundido, as suas frações podem? É claro que existe aí um equívoco, uma ignorância córnea e até mesmo uma arbitrariedade a respeito dessa crença. :2
  • Conhecereis a internet e a internet vos libertará.
. - Jorge
Avatar do usuário
Jorge
Forista
Forista
Mensagens: 4031
Registrado em: 14 Dez 2010 12:07
Localização: Paraná

Re: Pesquisa entre as "TJ" sobre o Sangue.

Mensagem não lida por Jorge »

Tenho certeza que haverá mudanças significativas nessa crença: Ou a torre "cederá aos lampejos de luz vindo espírito santo",ou a própria ciência. Pelo andar da carroça, a segunda opção prevalecerá! :roll:
  • Conhecereis a internet e a internet vos libertará.
. - Jorge
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 153 visitantes