Página 1 de 2

Corrente TJ: Recapitulação da Escola Semana 25 de Junho 2012

Enviado: 30 Mai 2012 16:44
por Imaculadu
Já circula por e-mail a Recapitulação da Escola do Ministério Teocrático da Semana de 25 de Junho 2012. Esta é uma versão feita no Word onde basta imprimir as respostas. Como não é a folha de respostas do Superintendente da Escola pode ser levada sem problema ao salão.
RECAPITULAÇÃO DA ESCOLA DO MINISTÉRIO TEOCRÁTICO.
SEMANA DE 25 DE JUNHO DE 2012.
01 - Jeová sustentou o fiel profeta Jeremias durante épocas de dificuldades econômicas. Jeremias sobreviveu ao sítio babilônico de Jerusalém, quando as pessoas tinham de “comer pão por peso e em ansiedade”. (Ezequiel 4:16) Por fim, a fome na cidade tornou-se tão severa, que algumas mulheres comeram a carne de seus próprios filhos. (Lamentações 2:20) Embora Jeremias estivesse em detenção, por causa da sua pregação destemida, Jeová cuidou de que se lhe desse diariamente “um pão redondo . . . até que todo o pão se esgotou na cidade”. — Jeremias 37:21. De modo que Jeremias tinha pouco para comer. As Escrituras não nos dizem o que e quantas vezes Jeremias comeu depois de se esgotar o pão em Jerusalém. Mas sabemos que Jeová o sustentou e que ele sobreviveu àquela terrível época de fome.

02 - Iguais a Ebede-Meleque, os das “outras ovelhas” vêem as injustiças feitas aos da classe hodierna de Jeremias, o restante ungido, e os esforços feitos para impedir sua pregação da mensagem de Jeová. Eles não têm hesitado em fazer o que estivesse ao seu alcance para proteger e apoiar os da classe ungida. É certo, pois, que a promessa de Jeová a Ebede-Meleque os fortalece, reforçando sua confiança em que Deus não permitirá que os opositores os destruam, mas que Ele os preservará, como classe, durante a iminente destruição mundial para a Sua “nova terra” justa.

03 - Jeremias e Baruque, embora não se tenham ajuntado ao exército do “servo” de execução de Jeová, aceitaram a libertação por esse “servo” quando Jerusalém foi destruída. Do mesmo modo hoje, as Testemunhas de Jeová buscam a paz ao passo que proclamam a mensagem do Reino num mundo violento. Entretanto, enquanto Jeová permitir que as autoridades governamentais levem a “espada” ou o seu equivalente moderno para preservar a ordem, elas podem corretamente aceitar a proteção dessa “espada”.

04 – Jeová deu este conselho a Baruque: “No que se refere a ti, estás procurando grandes coisas para ti. Não continues a procurar.” — Jeremias 45:4, 5. Jeová não especificou essas “grandes coisas”, mas Baruque com certeza sabia se eram ambições egoístas, destaque ou prosperidade material. Jeová o aconselhou a ser realista e ter em mente o que estava para acontecer, dizendo: “Eis que trago uma calamidade sobre toda a carne, . . . e vou dar-te a tua alma por despojo em todos os lugares aos quais fores.” O bem mais precioso de Baruque, a sua vida, seria preservada em qualquer lugar a que ele se dirigisse. — Jeremias 45:5. Baruque reagiu de modo positivo, pois, de fato, recebeu sua alma como despojo. É razoável aplicar esse conselho a nós mesmos, pois também vivemos nos últimos dias de um sistema. A promessa de Jeová para nós é a mesma — a nossa vida será poupada. Estamos dispostos a reagir a lembretes como esse da mesma forma que Baruque reagiu?

05 – Jeová por meio de seus profetas decretou a ruína de Edom. Os ladrões roubam apenas aquilo que querem, e os vindimadores deixam rebuscas. Mas, no caso de Esaú (Edom), nada seria deixado na sua derrota. Com o tempo, segundo a profecia de Obadias, ‘não mostraria haver nenhum sobrevivente da casa de Esaú’. (Oba. 18) Os edomitas deixariam de existir qual povo. Ninguém pode hoje negar que se cumpriu a palavra profética sobre Edom. Os edomitas desapareceram completamente como povo. E isto aconteceu na maneira indicada na profecia bíblica.

06 - Embora Zedequias fizesse um juramento de lealdade a Nabucodonosor, ele violou-o, buscando a ajuda militar do governante do Egito. Cedeu à pressão de poderosos príncipes no seu domínio, os quais fomentavam uma revolta contra os babilônios. O caso de Zedequias ilustra fortemente o princípio de que o medo do homem leva a um laço. Qual é o antídoto contra o medo do homem? Ter fé em Jeová e temer desagradá-lo, porque “no temor de Jeová há forte confiança”. (Pro. 14:26) O que ajuda também a repelir o medo do homem é o espírito santo de Deus, porque não é “um espírito de covardia, mas de poder, e de amor, e de bom juízo”. — 2 Tim. 1:7.

07 - O salmista cantou: “Entremos no seu grandioso tabernáculo; curvemo-nos junto ao seu escabelo.” (Salmo 132:7) Assim, o “escabelo” em Lamentações 2:1 refere-se à casa de adoração de Jeová, ou seu templo. Os babilônios ‘queimaram a casa de Jeová’ como se fosse uma barraca, ou simples cabana, num quintal. — Jeremias 52:12, 13.

08 - Jeová, “o Altíssimo sobre toda a terra”, é tão superior que ele se abaixa para “olhar para o céu e para a terra”. (Salmo 83:18; 113:6) Mas Jeremias estava bem ciente da disposição do Todo-Poderoso de se curvar sobre seu povo, ou seja, descer ao nível deles para encorajá-los. Podemos ser muito gratos de que o verdadeiro Deus não é apenas todo-poderoso e todo-sábio, mas também humilde.

09 - Enfrentar provas de fé durante a juventude talvez signifique suportar dificuldades e zombaria. Mas é “bom que o varão vigoroso carregue o jugo durante a sua mocidade”. Por quê? Porque aprender a suportar o jugo do sofrimento enquanto a pessoa é jovem a prepara para lidar com os problemas que surgirão mais tarde na vida, sem perder a esperança. Sabendo-se que já se passou antes por grandes dificuldades, tem-se uma base para a esperança de que se pode fazer isso de novo.

10 - Nós também temos uma forte mensagem para levar a pessoas que nem sempre reconhecem nossos esforços. Para continuarmos a encarar o ministério cristão como um privilégio dado por Deus, precisamos estar bem nutridos espiritualmente. Hábitos de estudo superficiais ou irregulares não serão suficientes para assimilarmos a Palavra de Deus de modo pleno. Você poderia melhorar a qualidade ou a freqüência de sua leitura e estudo pessoal da Bíblia? Poderia meditar mais no que lê? — Sal. 1:2, 3.
Quando alguém tiver a folha de respostas do Superintendente da Escola, por favor, faça a postagem, vou aguardar.

Re: Corrente TJ: Recapitulação da Escola Semana 25 de Junho 2012

Enviado: 30 Mai 2012 17:02
por Chopin
Uau! a dissidência em primeiro lugar em ter as informações! Realmente somos exemplos para as TJs que estão de saco cheio de ficar respondendo essa chatice, daqui a pouco o CG vai mandar a cambada TJ seguir o exemplo da dissidência, kkk

Re: Corrente TJ: Recapitulação da Escola Semana 25 de Junho 2012

Enviado: 30 Mai 2012 20:23
por Pássaro
Alguém tem as respostas do DVd desta semana?Me salvem de assistir! :1

Re: Corrente TJ: Recapitulação da Escola Semana 25 de Junho 2012

Enviado: 30 Mai 2012 20:29
por Imaculadu
Pássaro escreveu:Alguém tem as respostas do DVd desta semana?Me salvem de assistir! :1

Aí está.


:7
(1) Que métodos os Estudantes da Bíblia usaram para divulgar as boas novas?
Pregar de casa em casa, revisitar pessoas, discursos por estações de rádio (cerca de 400 rádios em 6 continentes), carro de som, fonógrafos portáteis, cartazes e marchas informativas.
(2) O que aconteceu nos notáveis congressos de 1931 e 1935?
As atuais Testemunhas de Jeová eram conhecidos como ‘estudantes da biblia’, mas em 1931, em Columbus, Ohio, num congresso de 7 dias, com base de Isaías 43:10 o irmão Rutherford divulgou o novo nome Testemunhas de Jeová. Assim, passamos a ter uma identidade bíblica. Em 1935, num congresso, o irmão Rutherford identificou a grande multidão com base em revelação 7:9.
3) Que importante informação foi considerada em A Sentinela de 1.° de novembro de 1939?
As Testemunhas de Jeová proclamavam que a solução para os problemas mundiais seria o Reino de Deus, mas as religiões apoiavam os governos humanos. Quando irrompeu a segunda guerra mundial, católicos mataram católicos e protestantes mataram protestantes, mas as Testemunhas de Jeová não fizeram parte. A ‘Torre de vigia’ de 1940 argumentou: ‘como poderia alguém devotado ao reino de Deus favorecer um lado ou outro entre facções do mundo”? Aquele artigo definiu o que significava ser neutro e não nos envolvermos em nenhuma controvérsia do mundo.
(4) Descreva o que ocorreu no Madison Square Garden durante o discurso do irmão Rutherford, “Governo e paz”.
- enfurecidos, os inimigos dos cristãos mas apoiadores do nazismo, vaiavam o discurso do irmão Rutherford e gritavam : ‘Hi Hitler, viva Franco” – mas eles não conseguiram desanimar os cristãos verdadeiros e este acontecimento deu mais animo aos irmãos para continuarem divulgando as boas novas.
(5) Por que foi notável o discurso do irmão Knorr, “Paz — pode durar?”
havia restrições contra as Testemunhas de Jeová em 51 países e a segunda guerra mundial assolava o mundo em 1942. Assim, muitos pensavam que o armagedom era iminente, mas o irmão Knorr falou num congresso de uma profecia bíblica que indicava que ainda havia de ocorrer acontecimentos significativos a ocorrer primeiro: antes de haver o armagedom devia haver ‘Paz”. Revelação 17: 8 diz: ‘’ ... A fera que viste era, mas não é, contudo, está para ascender do abismo....’’A fera figurativa viria a existência, deixaria de existir e havia de subir do abismo. A liga das nações estava no abismo mas voltaria a existir – três anos depois reergueu como ‘ONU’ – indicando que havia um período de ‘’paz’’’.
(6) Em 1942, que planos as Testemunhas de Jeová fizeram para expandir sua obra de pregação?
em 1942 as Testemunhas de Jeová expandiram a pregação - não sabiam quanto tempo teriam ainda, então criaram a Escola de gileade e a Escola do Ministério Teocrático para preparar ministros e assim também ajudou as Testemunhas de Jeová a falar em publico, fortaleceu as congregações e as preparou para pregar com coragem num contexto ainda maior.
(7) Explique algumas das batalhas jurídicas travadas nos Estados Unidos, Canadá e Grécia.
-
Nos Estados Unidos o irmão Milton e seus filhos foram presos ao pregar. Os irmãos contestaram as acusações dizendo que ‘’Jeová nos mandou fazer isso e não vamos pedir a humanos o que Ele nos mandou fazer’’. Depois de 2 anos o tribunal decidiu a favor das Testemunhas de Jeová.
Também nos Estados Unidos houve caso entre a adoração à bandeira e a neutralidade das testemunhas de Jeová, assim, milhares de crianças foram expulsas das escolas. No tribunal as crianças citavam Êxodo 20 e 1 João 5:21 como base para sua posição em não adorar a bandeira.
Em 03 de junho de 1940 os Estados Unidos decidiram contra as Testemunhas de Jeová, então salões foram queimados, turbas atacaram os irmãos, mas em 1943 os Estados Unidos emitiram 21 decretos a favor das Testemunhas de Jeová.
No Canadá, após 12 anos de perseguição, o ministro perseguidor das Testemunhas de Jeová foi punido.
Na Grécia irmãos foram presos – cerca de 20 mil detenções. Certo irmão da Grécia foi preso 60 vezes num período de 48 anos!
Em 1993 a Corte europeia dos direitos humanos declarou que as testemunhas de Jeová tinham liberdade para pregar.
(8) Que impacto Gileade teve no crescimento da obra de pregação?
Nos primeiros 10 anos da Escola de gileade, mais de 2 mil missionários foram treinados e enviados. O numero de Testemunhas de Jeová então quadriplicou. Na África o numero das Testemunhas de Jeová aumentou cerca de 800% após o inicio de Gileade. No Japão, em 1949 havia apenas 10 Testemunhas de Jeová ativas, mas em menos de 50 anos este número já passava de 200 mil!
(9) Que obra importante começou em 1946, e por quê?
As Testemunhas de Jeová começaram a trabalhar na tradução da bíblia e em 1950 a ‘Tradução do Novo Mundos das escrituras gregas” foi lançada e nesta tradução o nome de Jeová foi traduzido 237 vezes, de Mateus a apocalipse.
(10) Que passos as Testemunhas de Jeová deram para se certificar de que sua conduta estivesse em harmonia com o padrão estabelecido pela Bíblia?
desde 1945 abstemo-nos do ‘sangue’.
Desde 1950 o padrão de moral foi mantido por manter um matrimonio honroso e conduta limpa
Desde 1952 manteve o conceito que se alguém pratica embriaguez, fornicação, uso de drogas deve ser removido da congregação.
Em 1973 as Testemunhas de Jeová rejeitam o fumo e o tabaco, mantendo-se limpo em sentido físico, moral e espiritual.
(11) Explique algumas das mudanças feitas na década de 1970 para que a organização se ajustasse mais ao padrão bíblico.
Por anos os assuntos organizacionais ficaram na mão do presidente da Torre de vigia. Mas em 1970 entendeu que se não havia o ‘’número 01’’ entre os apóstolos, então teria que haver uma supervisão coletiva. E assim passou a ser desde então.
(12) Como esse vídeo ajudou você a entender melhor que Jeová tem o controle de tudo e que esta é sua organização?
Resposta pessoal
(13) Como esse vídeo fortaleceu sua determinação de continuar a pregar com zelo apesar de obstáculos?
Resposta pessoal
(14) Como podemos usar esse vídeo para ajudar nossos parentes, estudantes da Bíblia e outras pessoas?
Resposta pessoal

Re: Corrente TJ: Recapitulação da Escola Semana 25 de Junho 2012

Enviado: 30 Mai 2012 20:30
por Pássaro
Valeu amigo! d:8

Re: Corrente TJ: Recapitulação da Escola Semana 25 de Junho 2012

Enviado: 31 Mai 2012 09:04
por le
Chopin escreveu:Uau! a dissidência em primeiro lugar em ter as informações! Realmente somos exemplos para as TJs que estão de saco cheio de ficar respondendo essa chatice, daqui a pouco o CG vai mandar a cambada TJ seguir o exemplo da dissidência, kkk
Daqui a pouco ela anuncia no Ministério do Reino: Aos irmãos que estão sem tempo de ficar preparando a Recapitulação, comprem tempo ou dêem uma passadinha no site extestemunhasdejeova.net que eles sempre tem as respostas primeiro que todos. Demonstram mais apreço às informações da Torre que os que estão indo ao Salão do Reino... d:6 d:6

Re: Corrente TJ: Recapitulação da Escola Semana 25 de Junho 2012

Enviado: 31 Mai 2012 09:07
por le
Pássaro escreveu:Alguém tem as respostas do DVd desta semana?Me salvem de assistir! :1
Passaro, pra um apóstata filho do Demo, vc tá muito esforçado hein...kkkkk, tem muito irmãozinho que fica grudado no saco de anciãos que não se preocupam tanto com isso... d:7 d:7 d:7

Re: Corrente TJ: Recapitulação da Escola Semana 25 de Junho 2012

Enviado: 31 Mai 2012 17:07
por Imaculadu
le escreveu:
Chopin escreveu:Uau! a dissidência em primeiro lugar em ter as informações! Realmente somos exemplos para as TJs que estão de saco cheio de ficar respondendo essa chatice, daqui a pouco o CG vai mandar a cambada TJ seguir o exemplo da dissidência, kkk
Daqui a pouco ela anuncia no Ministério do Reino: Aos irmãos que estão sem tempo de ficar preparando a Recapitulação, comprem tempo ou dêem uma passadinha no site extestemunhasdejeova.net que eles sempre tem as respostas primeiro que todos. Demonstram mais apreço às informações da Torre que os que estão indo ao Salão do Reino... d:6 d:6

:1 :1 :1 :1 :1

Re: Corrente TJ: Recapitulação da Escola Semana 25 de Junho 2012

Enviado: 27 Jun 2012 12:43
por Imaculadu
UP !!!

É esta semana !!!

Re: Corrente TJ: Recapitulação da Escola Semana 25 de Junho 2012

Enviado: 27 Jun 2012 16:53
por Mestre dos Magos
Eita dissidência teocrática d:9