O que aconteceu com os "Amigos de Jeová"?

Debates e discussões acerca das crenças, doutrinas e a história das Testemunhas de Jeová.
Avatar do usuário
pascoalnaib
Administrador
Administrador
Mensagens: 7567
Registrado em: 31 Out 2008 16:34
Localização: Fortaleza-CE
Contato:

O que aconteceu com os "Amigos de Jeová"?

Mensagem não lida por pascoalnaib »

Eu sempre me pergunto se esse grupo era de ex tj mesmo ou de evangélicos.

André Félix perguntou isso lá no TJs Livres:

Alguém poderia nos informar sobre que fim levou aquele grupo conhecido como "Amigos de Jeová"? Este grupo foi retratado num programa da Rede Manchete, "Documento Especial", no final dos anos 80.

Puxando pela memória, descobri recentemente que este foi o primeiro contato que tive com a 'apostasia', ainda criança. Lembro-me que foi a primeira vez que soube acerca do túmulo piramidal de Russell.

Será que alguém tem esta pérola gravada num VHS para disponibilizarmos no YouTube?

Eu me lembro de um outro grupo da década de 1960 "Testemunhas de Geová" (com G). Eram dissidentes. Foi manchete de primeira página num jornal de São Paulo. Agora, esse outro eu não me lembro não. Também fiquei curioso e quero esse vídeo.

Aqui está o link do vídeo: http://br.youtube.com/watch?v=pqRg2FYXqkI

Vocês poderão ver depoimentos de ex-TJ, bem como dos "Amigos de Jeová". Inclusive um deles, Paulo Romeiro, é pastor evangélico e tem um site:
http://www.agirbrasil.org/

Quando eu me batizei, em 1985, jogaram pela janela do ônibus que eu estava, no final do congresso no estádio do Morumbi, uma carta com um timbre parecido com o da Torre de Vigia. Eu, com apenas 14 anos de idade, imaginei que fosse uma carta da Torre que eles estavam entregando. No final da carta assinavam os "Amigos de Jeová". Eles criticavam o uso do ano 607 AEC e refutavam as argumentações do apêndice do livro "Venha o Teu Reino". Também questionavam se o Corpo Governante tem ou não o Espírito Santo, algumas declarações contraditórias das publicações das testemunhas de Jeová eram mencionadas e, claro, as datas para o harmagedon que fracassaram. Hoje, vendo essa repostagem da extinta TV Machete eu estou começando a achar que esses "Amigos de Jeová" eram, na verdade, uma das farsas do Instituto Cristão de Pesquisas. Isso porque o Paulo Romeiro, entrevistado como um "amigo de Jeová", nunca foi testemunha de Jeová. Abaixo, a biografia dele...
http://pt.wikipedia.org/wiki/Paulo_Romeiro
Eu posso até estar enganado. Mas essa é a impressão que tenho no momento.
Avatar do usuário
antitipo
Forista
Forista
Mensagens: 219
Registrado em: 04 Nov 2008 17:15

Re: O que aconteceu com os "Amigos de Jeová"?

Mensagem não lida por antitipo »

Até onde se sabe, era um grupo com ex-TJs financiado e apoiado pelo ICP.
Avatar do usuário
kooboo
Forista
Forista
Mensagens: 13414
Registrado em: 01 Nov 2008 14:22

Re: O que aconteceu com os "Amigos de Jeová"?

Mensagem não lida por kooboo »

Falsos Apostatas!!!
Só isso que faltava!
[]'s
kooboo

Imagem
Avatar do usuário
Edmilson
Forista
Forista
Mensagens: 507
Registrado em: 02 Nov 2008 19:35

Re: O que aconteceu com os "Amigos de Jeová"?

Mensagem não lida por Edmilson »

Mandei um email para o Paulo Romeiro que transcrevo abaixo.

Ola Sr. Paulo Romeiro,

Meu nome é Edmilson Lima. Fui membro da seita das Testemunhas de Jeova durante 4 anos. Frequento um forum na internet de ex-testemunhas de jeova (http://extestemunhasdejeova.org/forum/portal.php). Estamos fazendo uma pesquisa sobre o grupo "Amigos de Jeova", um grupo que foi retratado em um documentario da rede Manchete nos anos 80, "Documento Especial". Se possivel gostaria que o Sr. me respondesse algumas questões, apenas para efeito de pesquisa.

- O Sr. foi membro deste grupo Amigos de Jeova?

- O Sr. Já foi Testemunha de Jeová?

- Haviam ex-membros das Testemunhas de Jeova neste grupo ou era um grupo de evangélicos envolvidos em Apologética contra as TJs?

- O Sr. Teria uma cópia deste documentário? Seria possivel conseguir uma cópia? Seria possivel divulgar na internet em um site como Youtube?


Agradeço desde já a sua ajuda.

Edmilson
Avatar do usuário
pascoalnaib
Administrador
Administrador
Mensagens: 7567
Registrado em: 31 Out 2008 16:34
Localização: Fortaleza-CE
Contato:

Re: O que aconteceu com os "Amigos de Jeová"?

Mensagem não lida por pascoalnaib »

Valeu Edmilson...olha esse programa "Documento Especial" da antiga Rede Manchete fez vários especiais sobre religiões e fins de mundo. Agora eu me lembro que teve um dedicado as TJs onde eram citadas todas as previsões de fim de mundo que não se realizaram.
O que achei no youtube é o programa que fala de algumas religiões e cita as TJs, mas eu me lembro que teve um programa só para as TJs.
Avatar do usuário
Julios
Forista
Forista
Mensagens: 240
Registrado em: 20 Dez 2008 18:22

Re: O que aconteceu com os "Amigos de Jeová"?

Mensagem não lida por Julios »

E...eu me lembro desse programa...Até na epoca torci o nariz porque eles foram entrevistar apostatas,fiquei abismado como eles conseguiram um video de Russel...Hoje ele esta no youtube...
Avatar do usuário
Julios
Forista
Forista
Mensagens: 240
Registrado em: 20 Dez 2008 18:22

Re: O que aconteceu com os "Amigos de Jeová"?

Mensagem não lida por Julios »

Cuca, E só digitar no youtube...Charles taze Russel e ir vendo os videos...
André Felix
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 3906
Registrado em: 01 Nov 2008 09:42

Re: O que aconteceu com os "Amigos de Jeová"?

Mensagem não lida por André Felix »

Acabei de notar que o vídeo publicado pelo Pascoal em 2007, na abertura desse tópico, foi removido do YouTube por "violação dos termos de uso".

Vejam:
http://www.youtube.com/index?ytsession= ... darM2b7w_x


Pode ser que esse grupo não passasse de um artifício do Instituto Cristão de Pesquisas (ICP) que entre os anos 80 e 90 esteve por trás dos protestos em frente dos grandes estádios onde se realizavam congressos. A maioria dos que faziam panfletagem ou impunham placas com palavras de ordem eram evangélicos se passando por ex-TJs, ou seja, "falsos apóstatas".
O pensamento é o ensaio da ação.
Sigmund Freud
Avatar do usuário
AndréLuiz
Forista
Forista
Mensagens: 439
Registrado em: 08 Jul 2010 13:05
Localização: Rio de Janeiro

Re: O que aconteceu com os "Amigos de Jeová"?

Mensagem não lida por AndréLuiz »

Gente!!!! Não acredito que existiu uma outra organização desse tipo!!!

Muito interessante!!!

"AMIGOS DE JEOVÁ"........ como já disse... interessante!!!


abraços pessoal
Equilíbrio, Harmonia, e Paz! As dores de um dia ter sido Testemunha de Jeová já não me aflige mais, finalmente descobri a "fórmula secreta" para a felicidade...
Avatar do usuário
Inu-Yasha
Forista
Forista
Mensagens: 1433
Registrado em: 01 Nov 2008 16:21
Localização: Taboão da Serra - SP

Re: O que aconteceu com os "Amigos de Jeová"?

Mensagem não lida por Inu-Yasha »

Repassando esse tópico, lembro-me que em 1.985 eu frequentava muito a Praça Ramos de Azevedo, como pioneiro, e haviam 2 irmãos que até tinham ido lá, se infiltrar ou investigar, não lembro muito bem, só sei que eu estava perto da "rodinha" (existiam muitas dessas rodas, naquela época) e um deles disse que os "Amigos de Jeová" de fato eram esse ICP.
Imagem "Paz e amor entre os povos"
Trancado

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 6 visitantes