TOP das passagens bíblicas mais ignoradas pelos TJs

Debates e discussões acerca das crenças, doutrinas e a história das Testemunhas de Jeová.
Avatar do usuário
Chuck Bartowski
Forista
Forista
Mensagens: 61
Registrado em: 25 Nov 2011 17:18

Re: TOP das passagens bíblicas mais ignoradas pelos TJs

Mensagem não lida por Chuck Bartowski »

kooboo escreveu:
Chuck Bartowski escreveu:
mayhra escreveu:
Jamir escreveu:
Chuck Bartowski escreveu:Mas o fato é que Mateus 10:28 não prova que a alma é imortal. Afinal, estaria assim contradizendo o que diz Ezequiel 18:4: " A ALMA que pecar, essa morrerá". Veja também que no final do versículo 28 diz:

"... antes, temei aquele que pode DESTRUIR na Geena tanto a alma como o corpo..."
Isso amigo Chuck, concordo consigo. No entanto parece que Jesus levantou a hipótese de o corpo morrer e a alma não ("mata o corpo, mas não a alma"). Será?
Se for, contradiz a doutrina TJ.

Pelo que entendo, Deus pode matar a alma, mas o ser humano NÃO. d:8
Precisamos analisar toda a Bíblia pra verificar isso, e não apenas tirarmos conclusões com base em apenas um texto. Veja por exemplo, Josué 30:35:

"E foram capturá-la naquele dia e começaram a golpeá-la com o fio da espada, e naquele dia devotaram à destruição toda alma nela, segundo tudo o que tinham feito a Laquis."

Assim, veja que sim, humanos destruíram almas, ou seja, mataram pessoas. Mas, então o que Jesus quis dizer com suas palavras? O relato paralelo de Lucas 12:4 e 5 ajuda a entender:

"Além disso, eu vos digo, meus amigos: Não temais os que matam o corpo e depois disso não podem fazer mais nada. Mas, eu vos indicarei quem é para temer: Temei aquele que, depois de matar, tem autoridade para lançar na Geena"

Depois de matar, os humanos não podem fazer mais nada. Deus ainda pode trazer essa pessoa de volta à vida. Mas Deus tem também autoridade para lançar na geena, ou seja, destruir completamente, e aquela pessoa não terá mais chances de ser ressuscitada, pois sua vida foi tirada de uma vez por todas.

Note que há uma diferença de conceitos entre alma no NT e no VT.
As compreensões sobre o tema são completamente diferentes. Devemos lembrar também que há um gap de 600 anos entre os últimos escritos do VT e os primeiros livros do NT. Não há como ler tudo como se fosse um único livro, o VT é dos Judeus, o NT é dos Cristãos, portanto faz sentido que alguns conceitos sejam totalmente diferentes.
Os cristãos vem alma como algo vai alem da vida terrena, caso a pessoa tenha exercido fé em Cristo durante a sua vida terrena. (vide 2 Tes.)

Porém, lembre-se que a esperança dos cristãos não era a imortalidade da alma e sim a ressurreição dos mortos. Veja 1 Tes. 4:14:

"Pois, se a nossa fé é que Jesus morreu e foi levantado de novo, então, também, Deus trará com ele os que adormeceram [na morte] por intermédio de Jesus."

Muitos deles adormeceriam na morte (o que não combina com a imortalidade da alma), e quando o Senhor viesse eles seriam ressuscitados para viver no céu. Outros que morressem durante sua vinda (1 Tes.4:14-16), seriam automaticamente ressuscitados, mas haveria como disse Paulo uma transformação de corpo físico para corpo espiritual (1 Cor. 14:42-44), não alguma parte espiritual que sobrevivesse a morte do corpo.
Avatar do usuário
mayhra
Forista
Forista
Mensagens: 3137
Registrado em: 14 Dez 2011 22:12

Re: TOP das passagens bíblicas mais ignoradas pelos TJs

Mensagem não lida por mayhra »

Há controvérsias.

Jesus ressuscitou em corpos diferentes e até mesmo podia atravessar paredes ou portas fechadas.
Seu corpo era materialmente e aparentemente de carne, mas não era um corpo humano comum.

Se a ressurreição dele significou habitar diferentes corpos, como fica o conceito de alma?

Também, há um livro apócrifo, que infelizmente não lembro o nome, que relata o que Jesus
fez nos três dias depois de morto e antes da ressurreição. Porém, antes de rejeitar
o livro, lembre-se que quem elegeu os livros canônicos foi um concílio católico. Há muitos outros
evangelhos que dizem muito sobre Cristo e revelam novas facetas. Só que repare que esses evangelhos
considerados apócrifos não tiveram a linguagem harmonizada pelos tradutores, pelo simples fato de que
não foram incluídos no conjunto de livros traduzidos pelos mesmos tradutores, como João Ferreira de Almeida,
que imprimiu seu estilo e harmonizou toda a linguagem.

Interessante notar que o Rei Saul, ungido de Jeová, se comunicou com o falecido Samuel e não
há nada na Bíblia que diga que esse encontro não foi real ( 1 Samuel 28)

Veja uma análise dessa passagem aqui

Os judeus religiosos, seguidores do judaísmo, são profundos conhecedores da língua hebraica e acreditam na
vida após a morte. Um dos textos no qual se baseiam é justamente o de 1 Samuel 28, mas não é o único,
há muitos outros.

Outra passagem interessante é a ilustração de Lucas 16:19 em diante. Jesus narra uma parábola, porém
nunca Jesus usou coisas irreais para ensinar. Ele usava o que acredita existir e aquilo que os ouvintes
podiam entender. Essa ilustração é muito interessante e dá o que pensar. Ela parece estar em harmonia
com outras crenças como a de que "Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo
teria dito. Vou preparar-vos lugar"
. ( João 14:2 )

Há espaço para muita pesquisa aí.

Particularmente, não acho tão importante chegar a uma conclusão nesse assunto, pois o que for será,
não está na nossa mão mudar qualquer destino nesse sentido. Porém, viver conforme se acredita, isso
sim é muito importante. A não ser que o conhecimento desse destino altere o modo de ser da pessoa,
daí não sei..
Avatar do usuário
Anderson
Forista
Forista
Mensagens: 154
Registrado em: 23 Nov 2008 19:58

Re: TOP das passagens bíblicas mais ignoradas pelos TJs

Mensagem não lida por Anderson »

Mayhra, o relato do encontro de Saul com Samuel por intermédio da feiticeira de En-Dor é uma das várias passagens que deixa a Torre em "saia justa". Se prestarmos atenção, de maneira atenta nos versículos seguintes, encontraremos trechos difíceis de serem explicados como a parte b do versículo 14 onde diz claramente que "Saul reconheceu que era Samuel...". O versículo 15 diz: "E Samuel começou a dizer a Saul...".

Outro relato interessante encontra-se descrito no livro de I Rs 17:21 onde relata: ...faze a alma deste menino voltar para dentro dele." O versículo 22 conclui da seguinte forma: "...a alma do menino voltou para dentro dele."

Embora a Torre tente explicar esses versículos, nunca consegui aceitar tais justificativas.

Quero deixar claro que não quero discutir nem questionar a imortalidade da alma. O objetivo é somente comentar sobre estas e outras passagens sugeridas pelo tópico em questão.
Avatar do usuário
mandala
Forista
Forista
Mensagens: 178
Registrado em: 02 Dez 2011 17:00
Localização: Interior de SP

Re: TOP das passagens bíblicas mais ignoradas pelos TJs

Mensagem não lida por mandala »

Chuck Bartowski escreveu:
Jamir escreveu:
mandala escreveu:Não me lembro o versículo , mas tem um que falava que não era pra termer aquele que motia matar o corpo , mas sim quem poderia matar tanto o corpo como a alma, o mais absurdo é q esta citação foi até pra um dos antigos cânticos.
(Mateus 10:28) "E não fiqueis temerosos dos que matam o corpo, mas não podem matar a alma; antes, temei aquele que pode destruir na Geena "
Concordo que certos versiculos são omitidos pelas Tjs para achar base para doutrinas. Mas o fato é que Mateus 10:28 não prova que a alma é imortal. Afinal, estaria assim contradizendo o que diz Ezequiel 18:4: " A ALMA que pecar, essa morrerá". Veja também que no final do versículo 28 diz:

"... antes, temei aquele que pode DESTRUIR na Geena tanto a alma como o corpo..."

Logo, a alma não é indestrutivel, pois o proprio Deus pode acabar com ela. E somente Ele pode decidir de uma vez por todas, se a pessoa será ressucitada ou não. Pra mim, a explicação das Tjs é plausível.

Não citei esse versículo por achar q prova q a alma é imortal, mas por contrariar o ensino da torre de que corpo e alma são a mesma coisa :4
Avatar do usuário
gerom
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 8606
Registrado em: 28 Jul 2010 11:54
Localização: Balneário Camboriú

Re: TOP das passagens bíblicas mais ignoradas pelos TJs

Mensagem não lida por gerom »

Aproveitando o post da Mayhra (sobre Lucas 9 e Mateus 10), pegando um gancho, não me lembro no momento... qual é o texto que fala que não é pra ir "de casa em casa"? Contrariando o que a Torre diz. Acho que está relacionado com os textos citados por ela.
"Se não está explicitamente indicado, está implicitamente excluído"
Avatar do usuário
DELTA
Forista
Forista
Mensagens: 1971
Registrado em: 09 Jan 2011 11:52

Re: TOP das passagens bíblicas mais ignoradas pelos TJs

Mensagem não lida por DELTA »

Todos nós sabemos que as Testemunhas de Jeová pregam que estamos vivendo nos ultimos dias deste sistema de coisas. Sendo assim como explicar o texto de ATOS 2:17-18 que diz: 17 ‘“E nos últimos dias”, diz Deus, “derramarei do meu espírito sobre toda sorte de carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, e os vossos jovens terão visões e os vossos anciãos terão sonhos; 18 e até mesmo sobre os meus escravos e sobre as minhas escravas derramarei naqueles dias do meu espírito, e eles profetizarão.

VEJAM: O texto diz que Deus derramaria seu espírito sobre TODA sorte de carne e não apenas sobre as TJ.
Os filhos e as filhas profetizariam.
Os jovens teriam visões
Os anciãos teriam sonhos

Alguem já viu isso acontecer com alguma TJ ??
Como a Torre "explica" esse texto ??
Avatar do usuário
jpboane
Forista
Forista
Mensagens: 264
Registrado em: 28 Set 2009 07:08
Localização: Maputo/Moçambique

Re: TOP das passagens bíblicas mais ignoradas pelos TJs

Mensagem não lida por jpboane »

gerom escreveu:Aproveitando o post da Mayhra (sobre Lucas 9 e Mateus 10), pegando um gancho, não me lembro no momento... qual é o texto que fala que não é pra ir "de casa em casa"? Contrariando o que a Torre diz. Acho que está relacionado com os textos citados por ela.
Aqui está
Lucas 10:07 escreveu:Assim, ficai naquela casa, comendo e bebendo as coisas que provêem, porque o trabalhador é digno de seu salário. Não vos estejais transferindo de casa em casa.
“Se você rezar por chuva por bastante tempo, ela eventualmente cai. Se você rezar para que enxurradas se acalmem, elas eventualmente o farão. O mesmo acontece na ausência de preces.” [Steve Allen]
Avatar do usuário
Jamir
Forista
Forista
Mensagens: 2436
Registrado em: 27 Dez 2010 14:40
Localização: somewhere in Europe...

Re: TOP das passagens bíblicas mais ignoradas pelos TJs

Mensagem não lida por Jamir »

Outro.

A torre gosta muito de citar esta parte, para sustentar a crença de que milagres cessaram:
Atos 13:8 escreveu: "Mas, quer haja [dons de] profetizar, serão eliminados; quer haja línguas, cessarão;"
Esta parte já não interessa, porque (continuando a ler dessa forma literal) contradiz a tese de que "a luz brilha mais e mais"
... continuação: escreveu:"quer haja conhecimento, será eliminado."
Editado pela última vez por Jamir em 16 Fev 2012 10:49, em um total de 1 vez.
♫♫ É Deus veraz que tudo prediz, somos seu povo feliz! ♫♫
(repetir até acreditar)
Avatar do usuário
jpboane
Forista
Forista
Mensagens: 264
Registrado em: 28 Set 2009 07:08
Localização: Maputo/Moçambique

Re: TOP das passagens bíblicas mais ignoradas pelos TJs

Mensagem não lida por jpboane »

Outra coisa interessante ignorada pela torre tem a ver com o lugar onde a bíblia coloca a mulher. Não sou a favor da discriminação que a bíblia faz das mulheres, mas a torre (já que se diz seguidora fiel das escrituras) devia ao menos dar explicação do porque violar uma regra tão clara. A questão tem a ver com o silêncio das mulheres nas congregações. Vejam como Paulo expõe isso em 1 Coríntios 14:34, 35
Fiquem caladas as mulheres nas congregações, pois não se lhes permite falar, mas estejam em sujeição, assim como diz até mesmo a Lei. Se, então, quiserem aprender algo, interroguem a seus próprios maridos em casa, pois é ignominioso para uma mulher falar na congregação
Eu não percebo por que regras tão obvias e simples de seguir como esta são ignoradas, quando regras que colocam a vida em perigo (ex. proibição do sangue) são seguidas à risca mesmo não estando explícitas na bíblia.
“Se você rezar por chuva por bastante tempo, ela eventualmente cai. Se você rezar para que enxurradas se acalmem, elas eventualmente o farão. O mesmo acontece na ausência de preces.” [Steve Allen]
Avatar do usuário
mayhra
Forista
Forista
Mensagens: 3137
Registrado em: 14 Dez 2011 22:12

Re: TOP das passagens bíblicas mais ignoradas pelos TJs

Mensagem não lida por mayhra »

jpboane escreveu:Outra coisa interessante ignorada pela torre tem a ver com o lugar onde a bíblia coloca a mulher. Não sou a favor da discriminação que a bíblia faz das mulheres, mas a torre (já que se diz seguidora fiel das escrituras) devia ao menos dar explicação do porque violar uma regra tão clara. A questão tem a ver com o silêncio das mulheres nas congregações. Vejam como Paulo expõe isso em 1 Coríntios 14:34, 35
Fiquem caladas as mulheres nas congregações, pois não se lhes permite falar, mas estejam em sujeição, assim como diz até mesmo a Lei. Se, então, quiserem aprender algo, interroguem a seus próprios maridos em casa, pois é ignominioso para uma mulher falar na congregação
Eu não percebo por que regras tão obvias e simples de seguir como esta são ignoradas, quando regras que colocam a vida em perigo (ex. proibição do sangue) são seguidas à risca mesmo não estando explícitas na bíblia.
É mesmo jpboane, ótima observação! Essa regra é de Paulo e está de acordo com os preceitos da época, mas é bom lembrar que o próprio Cristo quebrou várias regras que vedavam a participação das mulheres.

A situação na época era essa:
A mulher

• Não participava da vida pública, um homem não podia olhar, nem cumprimentar uma mulher casada;

• Perante a religião a mulher não era igual ao homem, na sinagoga ocupavam espaço separado;

• Perante a lei, estava sujeita a todas as proibições e a todo rigor civil e penal, inclusa à pena de morte.

Fonte desse resuminho: http://www.ceallankardec.org.br/NO%20TE ... 0JESUS.htm
Mas como Cristo agia em relação às mulheres?
Jesus e as mulheres

• fala com uma mulher samaritana em público, pede-lhe de beber.
• cura diversas mulheres, reintegrando-as à sociedade.
• coragem no episódio da mulher adúltera, perdoando-a.

Fonte desse resuminho: http://www.ceallankardec.org.br/NO%20TE ... 0JESUS.htm
Acrescento que o testemunho de uma mulher não era considerado válido ou, vale dizer,
a palavra de uma mulher não era respeitada, mas quem Cristo usou como testemunha
de sua ressurreição? Duas mulheres! Maria Madalena e a outra Maria!

Maria Madalena anuncia aos discípulos que vira o Senhor. João 20
As mulheres orientam os discípulos sobre o que devem fazer. Mateus 28

E, saindo elas pressurosamente do sepulcro, com temor e grande alegria,
correram a anunciá-lo aos seus discípulos. E, indo elas a dar as novas aos seus discípulos,
eis que Jesus lhes sai ao encontro, dizendo:
─ Eu vos saúdo.
E elas, chegando, abraçaram os seus pés, e o adoraram.
Então Jesus disse-lhes:
─ Não temais; ide dizer a meus irmãos que vão à Galiléia, e lá me verão.
( Mateus 28:8-10 )



Então, Cristo não corroborou com essas regras que restringem a participação
feminina, quebrou tais regras e validou o testemunho das mulheres, dando
autoridade ao que elas falavam.

Segundo o Evangelho apócrifo de Maria Madalena, não canonizado pelo
concílio Católico, portanto, os discípulos tinham ciúmes de Maria Madalena,
pois Jesus era muito próximo dela. Mas essa proximidade não tem caráter
sexual nos evangelhos. Note-se, inclusive, que ela presta um ato de adoração
a Jesus no texto supracitado.

Por tudo isso, creio que Cristo não coaduna com regras que amarram o
potencial das mulheres, as proibindo de participar, de falar e até mesmo
de ter autoridade (não autoritarismo), como a nossa Presidente Dilma
(eu gosto dela, embora, obviamente, não seja perfeita).
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Google [Bot] e 139 visitantes