Deixei de ser TJ para ser Ateu. Porquê?

Debates e discussões acerca das crenças, doutrinas e a história das Testemunhas de Jeová.
Avatar do usuário
Wesley MF
Forista
Forista
Mensagens: 1447
Registrado em: 06 Nov 2008 19:44

Re: Deixei de ser TJ para ser Ateu. Porquê?

Mensagem não lida por Wesley MF »

Porque diz que os meios que levam uma pessoa a se tornar ateu não são honestos? Partindo do princípio trilhado pelos seus próprios argumentos, os que levam uma pessoa a crer em Deus também seriam desonestos.
Under, com certeza!
Considere uma pessoa, por exemplo, que entra para a IURD e recebe uma promessa de subir na vida. Vamos supor que ela doa tudo o que tem para o pastor e depois, “acidentalmente”, acerta na mega sena ou dá uma sorte muito grande em seus negócios.
O que ela irá pensar? Certamente atribuirá isso a Deus e morrerá dentro da IURD , crendo firmemente no Deus da prosperidade!
Resumindo, ela foi vítima de um meio desonesto para crer em Deus.
Eu entendi seu ponto sim Aribagachi, mas discordo, não são meios desonestos.
Opss, Os meios que considero serem “honestos” são os menos dogmáticos possíveis. Uma pessoa não pode resolver ser um crente convicto so porque deu sorte na vida quando estava em uma igreja, e nem pode resolver ser um ateu convicto somente porque deu azar [ou achou um furo na exegese] , na mesma situação.
Além do mais, ninguém se torna ateu por um motivo só, geralmente são vários.
Daí já é diferente, mas não se esqueça de que a afirmativa de que Deus não existe [ mesmo depois de vários estudos/experiências] também é um dogma, por mais sutil que seja. Dogmas são perigosos, pois comprometem, na maioria dos casos, o próprio ato de raciocinar.
Thinking...
Avatar do usuário
Wesley MF
Forista
Forista
Mensagens: 1447
Registrado em: 06 Nov 2008 19:44

Re: Deixei de ser TJ para ser Ateu. Porquê?

Mensagem não lida por Wesley MF »

kooboo escreveu:
Opss, caí da torre! escreveu:Eu entendi seu ponto sim Aribagachi, mas discordo, não são meios desonestos. Além do mais, ninguém se torna ateu por um motivo só, geralmente são vários.
Pegando carona no seu comentário, Opss, acrescento mais um detalhe ---
Uma criança, assim que ela nasce e ainda esta na maternidade, a qual Deus ela adora? Jeová? Jesus? Alah? Krishna? Vishenu? Tupã? Zeus? Odim? ... etc.
Ela só irá adorar um deus qualquer porque seus pais, escola, meio em que vive lhe direcionará a isso. Fora isso, a criança nasce sem nenhuma crença em deus.
Nascemos ateus e sem crenças. No nosso cerebro vazio pode-se colocar qualquer deus, e foi isso que nossos pais fizeram... os ateus simplesmente rejeitam a ideia e voltam ao estágio inicial.
Amigo, só uma pequena discordanciazinha... ;)

Eu acho que a criança nasce mais para agnóstica do que para atéia, ou seja, ela não crê na existência de Deus, mas também não crê em sua inexistência. Ela simplesmente não sabe de nada. Com o tempo, será ensinada sobre Deus para depois tirar suas próprias conclusões e decidir por qual caminho deseja seguir. Logicamente suas conclusões estarão diretamente ligadas a sua forma de pensar, ou seja, se é mais inteligente, ou mais dogmática, ou critica, etc, etc...
Thinking...
Avatar do usuário
Ben
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 4247
Registrado em: 17 Nov 2008 13:05

Re: Deixei de ser TJ para ser Ateu. Porquê?

Mensagem não lida por Ben »

Sabe que o pior de tudo isso? É o que os tjs falam sobre quem saiu de lá e se torna ateu. Falam o seguinte: "Ele nos abandonou e tornou-se ateu porque sabe que nós temos a verdade e por isso não tem como ir para outro lugar." Já ouvi isso umas seiscentas mil vezes. E se o cara fosse prá uma outra religião e se danasse diriam que foi o satanás e 800 demônios que o seguiram.
"A quantidade de alimentos necessária para cada ser humano é aquela que cabe na concavidade de suas mãos unidas" - Buda
Avatar do usuário
kooboo
Forista
Forista
Mensagens: 13414
Registrado em: 01 Nov 2008 14:22

Re: Deixei de ser TJ para ser Ateu. Porquê?

Mensagem não lida por kooboo »

Aribagachi escreveu:
kooboo escreveu:
Opss, caí da torre! escreveu:Eu entendi seu ponto sim Aribagachi, mas discordo, não são meios desonestos. Além do mais, ninguém se torna ateu por um motivo só, geralmente são vários.
Pegando carona no seu comentário, Opss, acrescento mais um detalhe ---
Uma criança, assim que ela nasce e ainda esta na maternidade, a qual Deus ela adora? Jeová? Jesus? Alah? Krishna? Vishenu? Tupã? Zeus? Odim? ... etc.
Ela só irá adorar um deus qualquer porque seus pais, escola, meio em que vive lhe direcionará a isso. Fora isso, a criança nasce sem nenhuma crença em deus.
Nascemos ateus e sem crenças. No nosso cerebro vazio pode-se colocar qualquer deus, e foi isso que nossos pais fizeram... os ateus simplesmente rejeitam a ideia e voltam ao estágio inicial.
Amigo, só uma pequena discordanciazinha... ;)

Eu acho que a criança nasce mais para agnóstica do que para atéia, ou seja, ela não crê na existência de Deus, mas também não crê em sua inexistência. Ela simplesmente não sabe de nada. Com o tempo, será ensinada sobre Deus para depois tirar suas próprias conclusões e decidir por qual caminho deseja seguir. Logicamente suas conclusões estarão diretamente ligadas a sua forma de pensar, ou seja, se é mais inteligente, ou mais dogmática, ou critica, etc, etc...
"discordanciazinha" muito bem colocada!

d:4

Realmente, a criança é questionadora, não possui um conceito formado.
[]'s
kooboo

Imagem
Avatar do usuário
Underline
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 770
Registrado em: 25 Set 2010 11:01

Re: Deixei de ser TJ para ser Ateu. Porquê?

Mensagem não lida por Underline »

Aribagachi escreveu:
kooboo escreveu:
Opss, caí da torre! escreveu:Eu entendi seu ponto sim Aribagachi, mas discordo, não são meios desonestos. Além do mais, ninguém se torna ateu por um motivo só, geralmente são vários.
Pegando carona no seu comentário, Opss, acrescento mais um detalhe ---
Uma criança, assim que ela nasce e ainda esta na maternidade, a qual Deus ela adora? Jeová? Jesus? Alah? Krishna? Vishenu? Tupã? Zeus? Odim? ... etc.
Ela só irá adorar um deus qualquer porque seus pais, escola, meio em que vive lhe direcionará a isso. Fora isso, a criança nasce sem nenhuma crença em deus.
Nascemos ateus e sem crenças. No nosso cerebro vazio pode-se colocar qualquer deus, e foi isso que nossos pais fizeram... os ateus simplesmente rejeitam a ideia e voltam ao estágio inicial.
Amigo, só uma pequena discordanciazinha... ;)

Eu acho que a criança nasce mais para agnóstica do que para atéia, ou seja, ela não crê na existência de Deus, mas também não crê em sua inexistência. Ela simplesmente não sabe de nada. Com o tempo, será ensinada sobre Deus para depois tirar suas próprias conclusões e decidir por qual caminho deseja seguir. Logicamente suas conclusões estarão diretamente ligadas a sua forma de pensar, ou seja, se é mais inteligente, ou mais dogmática, ou critica, etc, etc...
Com essa discordância eu concordo. Mas as sociedades, crentes ou não, são tendenciosas. Em um país em que a maioria é de ateus, crer em Deus é tido como bizarro. O contrário também é verdadeiro. Então a maioria das crianças é conduzida à ideia geral.
Avatar do usuário
Opss, caí da torre!
Forista
Forista
Mensagens: 1705
Registrado em: 27 Ago 2011 04:03

Re: Deixei de ser TJ para ser Ateu. Porquê?

Mensagem não lida por Opss, caí da torre! »

Aribagachi escreveu:
Eu entendi seu ponto sim Aribagachi, mas discordo, não são meios desonestos.
Opss, Os meios que considero serem “honestos” são os menos dogmáticos possíveis. Uma pessoa não pode resolver ser um crente convicto so porque deu sorte na vida quando estava em uma igreja, e nem pode resolver ser um ateu convicto somente porque deu azar [ou achou um furo na exegese] , na mesma situação.
Não entendi.
Aribagachi escreveu:
Além do mais, ninguém se torna ateu por um motivo só, geralmente são vários.
Daí já é diferente, mas não se esqueça de que a afirmativa de que Deus não existe [ mesmo depois de vários estudos/experiências] também é um dogma, por mais sutil que seja. Dogmas são perigosos, pois comprometem, na maioria dos casos, o próprio ato de raciocinar.
Não considero um dogma não, o fato é que um ateu geralmente espera que se prove a existência de deus, o que obviamente não ocorre, mas se ocorrer ele mudará de opinião sem problemas. Já alguém com dogmas, nem questiona seus dogmas e nem muda de opinião sobre ele, mesmo que ele se prove errado.
Imagem
Avatar do usuário
Wesley MF
Forista
Forista
Mensagens: 1447
Registrado em: 06 Nov 2008 19:44

Re: Deixei de ser TJ para ser Ateu. Porquê?

Mensagem não lida por Wesley MF »

O fato é que existem dois tipos de ateus. O ateu passivo [que parece ser o seu caso] e o ateu ativo, que é inflexivel, e portanto mais dogmático, ao meu ver.
É importante salientar a diferença entre os ateísmos “ativo” e “passivo”. O “ateísmo passivo” trata-se simplesmente de ceticismo; descrença na existência de Deus. O “ateísmo ativo” afirma positivamente a inexistência de Deus. Não cometa o equívoco de classificar todos ateus como “ativos”. Há uma diferença qualitativa entre as posições “ativa” e “passiva”, não se trata tão-somente de uma variação no grau de “intensidade ateística”.
Fonte: http://ateus.net/artigos/ateismo/uma-in ... o-ateismo/
Thinking...
Avatar do usuário
Underline
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 770
Registrado em: 25 Set 2010 11:01

Re: Deixei de ser TJ para ser Ateu. Porquê?

Mensagem não lida por Underline »

Aribagachi escreveu:O fato é que existem dois tipos de ateus. O ateu passivo [que parece ser o seu caso] e o ateu ativo, que é inflexivel, e portanto mais dogmático, ao meu ver.
É importante salientar a diferença entre os ateísmos “ativo” e “passivo”. O “ateísmo passivo” trata-se simplesmente de ceticismo; descrença na existência de Deus. O “ateísmo ativo” afirma positivamente a inexistência de Deus. Não cometa o equívoco de classificar todos ateus como “ativos”. Há uma diferença qualitativa entre as posições “ativa” e “passiva”, não se trata tão-somente de uma variação no grau de “intensidade ateística”.
Fonte: http://ateus.net/artigos/ateismo/uma-in ... o-ateismo/
E quem pode determinar qual dos dois está certo?
Avatar do usuário
Wesley MF
Forista
Forista
Mensagens: 1447
Registrado em: 06 Nov 2008 19:44

Re: Deixei de ser TJ para ser Ateu. Porquê?

Mensagem não lida por Wesley MF »

Então... "quem pode"?

Se eu lhe der uma resposta, esta seria de acordo com a minha visão, e naturalmente entraria em choque com a visão dos outros.
Só penso que, quanto menos dogmáticos formos, mais fácil será tratar questões ainda não definidas.
Thinking...
Avatar do usuário
Underline
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 770
Registrado em: 25 Set 2010 11:01

Re: Deixei de ser TJ para ser Ateu. Porquê?

Mensagem não lida por Underline »

Aribagachi escreveu:Então... "quem pode"?

Se eu lhe der uma resposta, esta seria de acordo com a minha visão, e naturalmente entraria em choque com a visão dos outros.
Só penso que, quanto menos dogmáticos formos, mais fácil será tratar questões ainda não definidas.
Então, como se pode afirmar que os meios que levam alguém a ser ou não ateu são desonestos?
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 221 visitantes