Deixei de ser TJ para ser Ateu. Porquê?

Debates e discussões acerca das crenças, doutrinas e a história das Testemunhas de Jeová.
ELZA ARROIO
Perfil Desativado
Perfil Desativado
Mensagens: 3651
Registrado em: 04 Jan 2009 21:24

Re: Deixei de ser TJ para ser Ateu. Porquê?

Mensagem não lida por ELZA ARROIO »

Aribagachi escreveu:Exemplificando, caso você leia relatos absurdos na biblia , incompativeis com Deus, você na verdade está lendo opiniões de pessoas no passado que julgam estarem corretas, quando na verdade não estão. Assim, não se pode concluir que Deus não existe somente porque fulano escreveu algo absurdo sobre ele na biblia [ou outro livro religioso qualquer].
A minha mãe com 86 anos, extj e muita lúcida diz a mesma coisa que voce....
Acredito que a crença em DEUS é mais que uma válvula de escape, é a CRIATURA PROCURANDO SEU CRIADOR....




Visitem meu blog:

http://www.anaelzaarroio.blogspot.com
MENTE ABERTA
Forista
Forista
Mensagens: 359
Registrado em: 24 Mai 2009 12:50

Re: Deixei de ser TJ para ser Ateu. Porquê?

Mensagem não lida por MENTE ABERTA »

Caronte Vitalzole escreveu:Não acreditar em algo é normal. O anormal é ser obrigado a acreditar em tudo.
.................falou e disse caronte! isto e'o que mais me incomodava na TORRE!
Avatar do usuário
Underline
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 770
Registrado em: 25 Set 2010 11:01

Re: Deixei de ser TJ para ser Ateu. Porquê?

Mensagem não lida por Underline »

Aribagachi escreveu:Acho que os meios que leva uma pessoa a ser ateu não são "honestos", embora funcionem.

O fato de não se crer em Deus somente porque descobre que sua religião, e livro que a representa são falsos [mera criações da mente humana], não procede.
Exemplificando, caso você leia relatos absurdos na biblia , incompativeis com Deus, você na verdade está lendo opiniões de pessoas no passado que julgam estarem corretas, quando na verdade não estão. Assim, não se pode concluir que Deus não existe somente porque fulano escreveu algo absurdo sobre ele na biblia [ou outro livro religioso qualquer].

Deus pode sim existir, mas está longe do entendimento humano; do que o homem "julga" ser.

Pode ser um Deus que preocupa. Pode ser um Deus indiferente ao nosso destino, enfim... pode ser muita coisa. Até mesmo a sua própria inexistencia mesmo, segundo o ateismo.
Como definir o que em uma religião e no livro que a representa são falsos [mera criações da mente humana] ou não?

Exemplificando, caso se leia relatos absurdos na bíblia, incompatíveis com Deus, e você perceba que na verdade está lendo opiniões de pessoas no passado que julgavam estarem corretas, como ter certeza em quais situações estavam ou não estavam? Como eu estaria sendo diferente deles, se eu também me julgo correto definindo por critérios pessoais quais atitudes de Deus eram absurdas ou não? Como eu poderia dizer que certa atitude de Deus não era compatível com um Deus de amor, se a mesma fonte é que me levou ao conhecimento da sua existência? Como eu defino o que é ou não um julgamento correto pessoal do escritor sem utilizar um julgamento também pessoal? Se a fonte que me diz que Deus é amor, me diz também que ele é um exterminador de nações, qual base eu tenho para determinar o que é verdade ou não?

Assim, seguindo o mesmo critério para eliminar o que achamos absurdo, como se pode concluir que Deus é amor somente porque fulano escreveu algo de bom sobre ele na Bíblia [ou outro livro religioso qualquer] sendo que também há inúmeros relatos de atrocidades?

Se "Deus está longe do entendimento humano, do que o homem "julga" ser", ele também pode ter uma natureza que não entendamos, dúbia e estranha.

Se há possibilidades, a inexistência também é uma delas. Como foi dito, "Pode ser um Deus que preocupa. Pode ser um Deus indiferente ao nosso destino, enfim... pode ser muita coisa. Até mesmo a sua própria inexistencia mesmo, segundo o ateismo."
Então, os meios que levam alguém a ser ateu são tão "honestos" quanto os que levam à crença nele. E ainda acho que funcionam mais, porque não há necessidade de explicar comportamentos esquisitos nem selecionar arbitrariamente o que é absurdo e o que não é.
Avatar do usuário
Underline
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 770
Registrado em: 25 Set 2010 11:01

Re: Deixei de ser TJ para ser Ateu. Porquê?

Mensagem não lida por Underline »

ELZA ARROIO escreveu:
Aribagachi escreveu:Exemplificando, caso você leia relatos absurdos na biblia , incompativeis com Deus, você na verdade está lendo opiniões de pessoas no passado que julgam estarem corretas, quando na verdade não estão. Assim, não se pode concluir que Deus não existe somente porque fulano escreveu algo absurdo sobre ele na biblia [ou outro livro religioso qualquer].
A minha mãe com 86 anos, extj e muita lúcida diz a mesma coisa que voce....
Já a minha lucidez me leva a lembrar que os relatos chamados "compatíveis" com Deus também são opiniões de pessoas do passado que julgavam estarem corretas.
Porque não se pode dizer que a afirmação de que Deus é amor é que não é "compatível" com um genocida? Porque não se pode dizer que afirmar que Deus é amor é que não faz sentido?
Avatar do usuário
Wesley MF
Forista
Forista
Mensagens: 1447
Registrado em: 06 Nov 2008 19:44

Re: Deixei de ser TJ para ser Ateu. Porquê?

Mensagem não lida por Wesley MF »

Under, foi por isso que eu disse:
Deus pode sim existir, mas está longe do entendimento humano; do que o homem "julga" ser.
Como também sou "humano", logicamente me coloco dentro desse grupo [silogismo]. Deus pode ser qualquer coisa, inclusive o próprio "nada".

Essa é, basicamente, a diferença entre o pensamento de um agnóstico com o de um ateu.
Editado pela última vez por Wesley MF em 10 Jan 2012 10:52, em um total de 1 vez.
Thinking...
Avatar do usuário
kooboo
Forista
Forista
Mensagens: 13414
Registrado em: 01 Nov 2008 14:22

Re: Deixei de ser TJ para ser Ateu. Porquê?

Mensagem não lida por kooboo »

Underline escreveu:
ELZA ARROIO escreveu:
Aribagachi escreveu:Exemplificando, caso você leia relatos absurdos na biblia , incompativeis com Deus, você na verdade está lendo opiniões de pessoas no passado que julgam estarem corretas, quando na verdade não estão. Assim, não se pode concluir que Deus não existe somente porque fulano escreveu algo absurdo sobre ele na biblia [ou outro livro religioso qualquer].
A minha mãe com 86 anos, extj e muita lúcida diz a mesma coisa que voce....
Já a minha lucidez me leva a lembrar que os relatos chamados "compatíveis" com Deus também são opiniões de pessoas do passado que julgavam estarem corretas.
Porque não se pode dizer que a afirmação de que Deus é amor é que não é "compatível" com um genocida? Porque não se pode dizer que afirmar que Deus é amor é que não faz sentido?
Underline,
você foi no ponto.
Realmente, abominamos a fonte que mostra o deus bélico, guerreiro e sedento de sangue, dizemos que esse 'deus' é invenção humana... mas o que dizer o deus amoroso que está na mesma fonte?
Gostei demais do seu raciocínio.
d:4

Isso realmente nos leva a refletir, não seria o amor algo puramente humano, e talvez um 'deus', assim como uma máquina, seja isento de tal sentimento?

Brilhante!!!!
[]'s
kooboo

Imagem
Avatar do usuário
Opss, caí da torre!
Forista
Forista
Mensagens: 1705
Registrado em: 27 Ago 2011 04:03

Re: Deixei de ser TJ para ser Ateu. Porquê?

Mensagem não lida por Opss, caí da torre! »

Aribagachi escreveu:Acho que os meios que leva uma pessoa a ser ateu não são "honestos", embora funcionem.

O fato de não se crer em Deus somente porque descobre que sua religião, e livro que a representa são falsos [mera criações da mente humana], não procede.
Exemplificando, caso você leia relatos absurdos na biblia , incompativeis com Deus, você na verdade está lendo opiniões de pessoas no passado que julgam estarem corretas, quando na verdade não estão. Assim, não se pode concluir que Deus não existe somente porque fulano escreveu algo absurdo sobre ele na biblia [ou outro livro religioso qualquer].
Eu discordo.
Como assim os meios ateus não são honestos? Muitas vezes eles lutam contra tudo o que acreditaram durante toda sua vida pra tentar encontrar a 'verdade' e acabam por se tornar ateus, não há desonestidade em querer se questionar.

Quando se questiona sua fé, deixar a religião é o de menos. É relativamente fácil provar por A+B que a religião que se está é errada. Quando se deixa de acreditar na religião, geralmente a pessoa corre atrás de descobrir o que fazer a seguir. Seguindo alguns passos adiante, se você questionar a bíblia, verá que é cheia de incoerências e é um livro humano falho como qualquer outro (okay, não como qualquer outro, esse engana milhões de pessoas a milhares de anos.). Partindo dessa descrença na bíblia, talvez se lembre que toda sua fé, todo seu conceito de deus e divino tem toda sua origem na bíblia, assim o conceito de deus já entra em cheque. Do meu ponto de vista, analisando a história, nota-se que o cristianismo e suas variantes (protestantes, batistas, tjs, anglicanos, adventistas e etc, etc, etc.) são derivados da mesma fonte (bíblia), que deriva da mesma fonte (judaísmo), que por sua vez possui uma cultura que não passa de uma mistureba das culturas que estiveram à sua volta (babilônicos, sumérios, com inclusive, influências hindus), ou seja, na minha concepção, tudo relacionado ao cristianismo é altamente questionável e descartável.
Obviamente, contrariando o desejo dos cristãos, o cristianismo não é a única vertente religiosa do mundo ( d:9 ), e tenho apenas um conhecimento superficial sobre as grandes religiões orientais. Por mais que eu tenha meus questionamentos a respeito, não posso afirmar categoricamente se são boas ou ruins pois não tenho conhecimento o suficiente (mas admito que algumas possuem reflexões bem interessantes, apesar de que no fundo se pode fazer paralelos demais entre as crenças, o que me deixa com os dois pés atrás).
Ocidentalmente falando, apenas tenho interesse ainda em religiões de cunho ... sei lá... místico (?), a exemplo do espiritismo e Wiica. Não que eu ponha muita confiança nelas, mas devo dizer que meu conhecimento sobre tais é muito escasso. O que me chamou atenção em tais é o fato das experiências relatadas sobre contatos com o plano espiritual. Okay, alguns desses supostos contatos podem ser (e são) altamente questionáveis, mas nem todos o são (e nem sempre a pessoa estava drogada... rrsrs brinks Jerry, pascoal, sentinela e os outros), inclusive ouvi relatos de pessoas conhecidas minhas e confiáveis que me deixam com a pulga atrás da orelha, não posso julgar algo que mal conheço. Mãs, no momento não estou procurando nada, tô dando um tempo.

Se deus quer algo de mim é só me avisar. Não quero cair no mesmo erro duas vezes, de acreditar cegamente ou com fé (istó é: sem provas e geralmente contrariando a razão), nem fazendo uso de pressupostos e tentando sustentá-lo (tipo, deus existe... daí, tudo tem que se encaixar de alguma forma a isso). Sou ateu até que me provem o contrário.
Imagem
Avatar do usuário
Underline
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 770
Registrado em: 25 Set 2010 11:01

Re: Deixei de ser TJ para ser Ateu. Porquê?

Mensagem não lida por Underline »

kooboo escreveu:
Underline escreveu:
ELZA ARROIO escreveu:
Aribagachi escreveu:Exemplificando, caso você leia relatos absurdos na biblia , incompativeis com Deus, você na verdade está lendo opiniões de pessoas no passado que julgam estarem corretas, quando na verdade não estão. Assim, não se pode concluir que Deus não existe somente porque fulano escreveu algo absurdo sobre ele na biblia [ou outro livro religioso qualquer].
A minha mãe com 86 anos, extj e muita lúcida diz a mesma coisa que voce....
Já a minha lucidez me leva a lembrar que os relatos chamados "compatíveis" com Deus também são opiniões de pessoas do passado que julgavam estarem corretas.
Porque não se pode dizer que a afirmação de que Deus é amor é que não é "compatível" com um genocida? Porque não se pode dizer que afirmar que Deus é amor é que não faz sentido?
Underline,
você foi no ponto.
Realmente, abominamos a fonte que mostra o deus bélico, guerreiro e sedento de sangue, dizemos que esse 'deus' é invenção humana... mas o que dizer o deus amoroso que está na mesma fonte?
Gostei demais do seu raciocínio.
d:4

Isso realmente nos leva a refletir, não seria o amor algo puramente humano, e talvez um 'deus', assim como uma máquina, seja isento de tal sentimento?

Brilhante!!!!
Gênesis 1:26 estaria mais coerente se relatasse o seguinte:
"E o homem prosseguiu, dizendo: "Façamos Deus à nossa imagem, segundo a nossa semelhança, e tenha ele a nós em sujeição"."
Avatar do usuário
Underline
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 770
Registrado em: 25 Set 2010 11:01

Re: Deixei de ser TJ para ser Ateu. Porquê?

Mensagem não lida por Underline »

Brincadeiras à parte, eu acredito realmente que Deus seja a força que faz tudo funcionar. Como uma força, ou energia, a função exercida por Deus é conduzida pelos componentes que utilizam essa energia para executarem uma tarefa. Dar uma personalidade a Deus trás constrangimento à medida que ele faz coisas "incompatíveis" com a personalidade que nós concebemos. Se houvesse mesmo esse amor que se insiste em atribuir a ele, as grandes forças da natureza não causariam tanta tragédia, como em tsunamis, vulcões e furacões. Isso cala a boca de quem quer dar uma nobre personalidade a Deus.
Deus não é bom nem mau. Quem atribui uma natureza ao divino é o homem. E de acordo com os seus interesses. Meu Deus sempre castiga aquele que não o serve e abençoa os que o servem. Mas o seu Deus também faz o mesmo pelos seus. Mesmo as vezes supostamente se referindo ao mesmo Deus, de acordo com a visão de cada um. Já se eu não acredito em Deus, essas bênçãos e maldições tem outras explicações, na maioria das vezes mais óbvias.
Avatar do usuário
Wesley MF
Forista
Forista
Mensagens: 1447
Registrado em: 06 Nov 2008 19:44

Re: Deixei de ser TJ para ser Ateu. Porquê?

Mensagem não lida por Wesley MF »

Como assim os meios ateus não são honestos?
Não falei sobre os "meios dos ateus", mas sim os meios "que levam" uma pessoa a se tornar ateu.

Vou procurar ser mais claro na minha exposição, citando dois exemplos, sendo um teórico e um prático, pegando parte do seu comentário.

Um meio teórico que poderia levar uma pessoa a ser ateu.

Lemos na bíblia que o Deus Todo Poderoso gosta do cheiro de carne assada. (Ex 29:18)
Como se analisa essa passagem , criticamente falando?

A] Que não tem lógica Deus gostar do cheiro de carne, e portanto a bíblia é mentirosa e assim Deus não existe?
B] Que os escritores tiveram uma visão errônea de Deus, escrevendo isso, mas não quer dizer que Deus não exista, somente porque a bíblia errou?
C] Que não se pode fazer uma interpretação ao pé da letra, e que por isso o Deus bíblico existe?
D] Que o Deus bíblico realmente gosta de carne assada, contrariando assim o nosso método de raciocinar, que por si é falho?


Um meio prático para se levar uma pessoa a ser ateu:

Faço uma meditação e me desdobro em astral, indo ao mundo espiritual. Como analisar isso?

A] Que realmente voamos pelo plano astral, na dimensão dos espíritos?
A2] Que se o plano astral existe, Deus também existe?
A3] Que a existência do plano astral (assim como existe o plano material) não “obriga” a Deus existir?
B] Que tudo não passa de uma manifestação cerebral, fruto da fé?


Para essas e inúmeras outras questões, não temos uma resposta pronta. O máximo que poderíamos fazer é raciocinar e chegar a uma conclusão que nos pareça mais racional.
Assim, naturalmente, teremos diferentes opiniões e é daí que surgem os ateus, agnósticos [meu caso] e teístas.

Discordâncias então são mais do que normais. d:8
Thinking...
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 141 visitantes