Deixei de ser TJ para ser Ateu. Porquê?

Debates e discussões acerca das crenças, doutrinas e a história das Testemunhas de Jeová.
Avatar do usuário
kooboo
Forista
Forista
Mensagens: 13414
Registrado em: 01 Nov 2008 14:22

Re: Deixei de ser TJ para ser Ateu. Porquê?

Mensagem não lida por kooboo »

Aribagachi escreveu: Deus pode não existir, de fato, mas chegar a tal conclusão somente porque as historias da biblia são absurdas seria menos “honesto” do que você chegar a mesma conclusão por fazer pesquisas científicas utilizando de todos os métodos conhecidos até hoje.
Acreditar em Deus só por causa dos feitos bíblicos e da bondade de sua personalidade descrita no livro seria também uma conclusão não tão honesta.

Em outras palavras - Crer em Deus pelo que é demonstrado na bíblia ou deixar de crer pelo mesmo motivo, dá na mesma.
A Fé é Frágil se basear somente na bíblia.
[]'s
kooboo

Imagem
Avatar do usuário
Underline
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 770
Registrado em: 25 Set 2010 11:01

Re: Deixei de ser TJ para ser Ateu. Porquê?

Mensagem não lida por Underline »

Aribagachi escreveu:
Quando se perde a fé, o defeito não está em quem a perde. Está no alvo da fé, que não se mostrou convincente para aquela pessoa.
Under, então quando perdemos o amor por uma mulher, o “defeito” não está em nós, mas sim na mulher que não soube ser convincente para segurar o nosso amor?

Sinto, mas vou discordar mais uma vez de você, rsss. d:8

O ato de perder a fé, nem sempre é devido as ações de Deus [ o que ele deixa ou não de fazer; se Ele é ou não convincente], assim como o ato de perder o amor em uma mulher, nem sempre se dá por algo que ela fez ou não. Muitos "cornos" continuam a amar suas mulheres, mesmo levando chifre. Muitos crentes continuam a exercer fé em Deus, mesmo tendo so azar na vida, encarando isso como "provação"...

Baseando nesse raciocínio, foi como eu disse lá atras. Se tornar ateu porque perdeu a familia em um acidente é diferente de se tornar ateu baseando-se friamente [buscando pela razão] em estudos científicos. Se tornar cristão somente porque o bilhete que vivia debaixo da imagem de Nossa Senhora foi premiado é diferente de se tornar cristão espontaneamente; porque leu a biblia e achou que aquele era o caminho certo.

Até mais. d:8
Segundo os que creem, a fé não é a mesma coisa que o amor de um homem para com uma mulher. Não se está falando sobre uma mulher, mas sobre o que é chamado de Deus, Jesus ou seja lá o que for. Dizer que alguém só deixou de amar uma mulher porque não teve uma real experiência de amor com ela, a colocaria no top do top do top das mulheres. E isso a deixaria com a responsabilidade e obrigação de seduzir a todo e qualquer homem. Essa situação é impossível. Fazer essa comparação coloca, portanto, o alvo da fé como sendo tão fictício como a possibilidade de uma mulher ser capaz de seduzir qualquer homem. Isso só ocorre em filmes.
Um homem não está sendo desonesto ao deixar de amar uma mulher, por qualquer motivo. Ele pode ser desonesto nas desculpas, mas não no sentimento. Garanto que se ainda a amasse, não utilizaria de explicações fraudulentas para deixá-la. E daí, alguma coisa ele sentiu falta nela. Neste caso, não sendo culpa dela porque NENHUMA MULHER É PERFEITA, como dizem que Deus é. No caso de Deus, não deveria faltar nada nele. A sua perfeição não deixaria espaço para rejeitá-lo, como a mulher perfeita não daria motivos para um homem deixar de gostar dela.
Avatar do usuário
Underline
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 770
Registrado em: 25 Set 2010 11:01

Re: Deixei de ser TJ para ser Ateu. Porquê?

Mensagem não lida por Underline »

Observou como essa coisa de fé é tão frágil que podemos ficar discutido a vida toda aqui? Existem argumentos para todos os gostos, justamente porque não há nenhuma prova concreta da existência de Deus ou Jesus (seres espirituais). São coisas que, quem crê, somente podem dizer que sentiram. Nem ao menos podem dizer que viram. Então, não se pode acusar de desonesto mesmo que talvez seja.
Se todas as provas indicam que eu não existo, mas eu não apareço pessoalmente para provar a minha existência, ninguém pode dizer que quem acusa minha inexistência é desonesto e mentiroso, mesmo que ele esteja usando meios ilícitos. Haverá muita troca de argumentos, mas nunca se chegará além do terreno das emoções. E a situação sempre será favorável a quem defende a minha inexistência.
Avatar do usuário
Opss, caí da torre!
Forista
Forista
Mensagens: 1705
Registrado em: 27 Ago 2011 04:03

Re: Deixei de ser TJ para ser Ateu. Porquê?

Mensagem não lida por Opss, caí da torre! »

Aribagachi escreveu:
Quando se perde a fé, o defeito não está em quem a perde. Está no alvo da fé, que não se mostrou convincente para aquela pessoa.
Under, então quando perdemos o amor por uma mulher, o “defeito” não está em nós, mas sim na mulher que não soube ser convincente para segurar o nosso amor?
Analogias só são 'honestas' quando os dois objetos comparados realmente são comparáveis... ...não é o caso. (Jamais iria duvidar da existência da mulher, e a mulher jamais esperaria que eu a amasse sem jamais ter visto ela e sem ter qualquer prova de sua existência.)
Aribagachi escreveu: Sinto, mas vou discordar mais uma vez de você, rsss. d:8

O ato de perder a fé, nem sempre é devido as ações de Deus [ o que ele deixa ou não de fazer; se Ele é ou não convincente]
Tecnicamente, sobre as ações dele, não existe prova alguma de que ele de fato tenha feito ou faça alguma coisa ("a criação é prova"? Não, se deus conseguiu surgir [hipoteticamente] sozinho como dizem, não há impedimento para algo mais simples também tê-lo feito). Ser convincente ou não, bem, já é uma questão de fé, pois quando você de fato analisa a fundo e questiona fica cada vez mais improvável sua existência, mas você pode preferir acreditar se isso te faz sentir melhor.
Aribagachi escreveu: Baseando nesse raciocínio, foi como eu disse lá atras. Se tornar ateu porque perdeu a familia em um acidente é diferente de se tornar ateu baseando-se friamente [buscando pela razão] em estudos científicos. Se tornar cristão somente porque o bilhete que vivia debaixo da imagem de Nossa Senhora foi premiado é diferente de se tornar cristão espontaneamente; porque leu a biblia e achou que aquele era o caminho certo.
Bem, se ao se tornar cristão espontaneamente é por meio da bíblia, encontrar trocentos erros na bíblia e se tornar ateu não é nada desonesto. Apesar de que, esse conceito de que existe um criador é bem grudento, e quando você tem evidências de que está errado você faz de tudo para tentar provar a si mesmo que está enganado, muitos se tornar ateus só depois da total incapacidade lógica de relacionar sua fé com a realidade, o que geralmente é um processo desgastante, corrosivo e nada desonesto. Como já disseram, se você finge que deus não existe para fazer o que deseja, você não é um ateu desonesto, e sim um crente desonesto (pois ainda crê).
ELZA ARROIO escreveu:Creio que quem já foi TJ e hj é ateu, é porque nunca foi convertido ao cristianismo, pois uma experiencia com Jesus é o suficiente para nunca mais esquecê-lo. Então talvez alguem aqui já tenha tido esta experiencia, mas não percebeu, não creditou ou valorizou....
:roll: Sabe Elza, você daria uma boa Testemunha de Jeová! Elas costumam dizer a mesma coisa. ;)
Imagem
Avatar do usuário
kooboo
Forista
Forista
Mensagens: 13414
Registrado em: 01 Nov 2008 14:22

Re: Deixei de ser TJ para ser Ateu. Porquê?

Mensagem não lida por kooboo »

Opss, caí da torre! escreveu:
ELZA ARROIO escreveu:Creio que quem já foi TJ e hj é ateu, é porque nunca foi convertido ao cristianismo, pois uma experiencia com Jesus é o suficiente para nunca mais esquecê-lo. Então talvez alguem aqui já tenha tido esta experiencia, mas não percebeu, não creditou ou valorizou....
:roll: Sabe Elza, você daria uma boa Testemunha de Jeová! Elas costumam dizer a mesma coisa. ;)
Pois é Elza, como que uma experiência baseada em todas as mentiras que a torre nos contou, poderia se sustentar?
[]'s
kooboo

Imagem
Avatar do usuário
Wesley MF
Forista
Forista
Mensagens: 1447
Registrado em: 06 Nov 2008 19:44

Re: Deixei de ser TJ para ser Ateu. Porquê?

Mensagem não lida por Wesley MF »

Analogias só são 'honestas' quando os dois objetos comparados realmente são comparáveis... ...não é o caso.
Opss, so um detalhezinho ai.

Se fossemos analisar friamente [aqui falando de mim e você - um agnóstico e um ateu] nenhuma analogia com relação a Deus poderia ser "honesta", a menos que eu fizesse uma comparação com uma sereia ou com a mula sem cabeça. Porém, para o "teísta" Deus existe, e portanto a analogia, segundo a visão dele, seria honesta, sim... É por isso que esse tipo de discussão não tem fim. Olha ai, um exemplo mais absurdo:
Jamais iria duvidar da existência da mulher, e a mulher jamais esperaria que eu a amasse sem jamais ter visto ela e sem ter qualquer prova de sua existência.
O que seria diferente novamente para o caso do teísta cristão, onde Deus deseja votos de crédito, mesmo sem vê-lo. (Jo 20:29)

Vê como é difícil? Acho que é melhor eu, você e o Under irmos tomar uma :11 que é melhor. ;)
Thinking...
Avatar do usuário
Underline
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 770
Registrado em: 25 Set 2010 11:01

Re: Deixei de ser TJ para ser Ateu. Porquê?

Mensagem não lida por Underline »

:11
Avatar do usuário
JF Russel
Forista
Forista
Mensagens: 80
Registrado em: 16 Mar 2011 16:20
Contato:

Re: Deixei de ser TJ para ser Ateu. Porquê?

Mensagem não lida por JF Russel »

De olhos abertos escreveu:Acredito que quanto mais a pessoa pesquisa, mais dúvidas ela tem, e menos respostas encontra.
Me tornei agnóstico-ateísta depois de pesquisar a fundo a Bíblia, e seu relato incoerente sobre um deus bipolar, que só leva em conta seu ego.

Concordo com vc. Isso mostra o quanto os TJ leêm e interpretam pontos da bíblia, apenas para bel prazer. Engraçado que leêm e dizem serem próximos de seu deus e quando o véu cai dos olhos passam a ignorá-lo ou até mesmo o extremo de rejeitá-lo, ou seja, o orgulho e a falta de humildade sempre os acompanham, mesmo expandindo o horizonte do conhecimento.
“Não confundam religiosidade, com ter fé,
acreditar, com viver na mentira,
investigar, com falta de crença,
e caridade, com obter tijolinhos no céu.”

http://parafraseandoaverdade.wordpress.com
Avatar do usuário
JF Russel
Forista
Forista
Mensagens: 80
Registrado em: 16 Mar 2011 16:20
Contato:

Re: Deixei de ser TJ para ser Ateu. Porquê?

Mensagem não lida por JF Russel »

kooboo escreveu:No caso foi algo gradativo, passei por diversas fases para chegar no ponto que estou hoje - Agnóstico.

1 - notei as mentiras e distorções da torre em relação à bíblia. Isso não me tornou ateu, só me fez questionar o cristianismo judaico das TJ's.
2 - Notei as incoerencias a bíblia e as atrocidades do deus bíblico. Isso não me tornou ateu, apenas me fez descrer do deus bíblico.
3 - Ver o que a historia conta e mostra o quão incoerente é o relato bíblico... isso também me fez descrer da bíblia e seu deus.
4 - Ver que nenhum livro sagrado trás respostas, que tudo é questão de fé. Isso não me torna ateu, só me faz crer que se há um 'deus', ele nunca escreveu nada para humanidade.
5 - Ver que a humanidade esta sozinha e se esforça para melhorar o mundo - Isso me fez ver que somos nós o que interessa.


E como disse Zeus para Teceu (em Os Imortais) - "eu tenho fé em você".
Que esse Deus tenha fé na humanidade.

Nada a acrescentar. Simplemente. d:7 d:7 d:7 d:7 d:7 d:7
“Não confundam religiosidade, com ter fé,
acreditar, com viver na mentira,
investigar, com falta de crença,
e caridade, com obter tijolinhos no céu.”

http://parafraseandoaverdade.wordpress.com
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 133 visitantes