TJs & Prosperidade financeira.

Debates e discussões acerca das crenças, doutrinas e a história das Testemunhas de Jeová.
Avatar do usuário
Aquiles de Troia
Moderador
Moderador
Mensagens: 1421
Registrado em: 23 Set 2017 17:14
Localização: Tróia

Re: TJs & Prosperidade financeira.

Mensagem não lida por Aquiles de Troia »

feliciapink escreveu:
Aquiles de Troia escreveu:
TJCalado escreveu:Nenhuma Testemunha de Jeová QUE REALMENTE ACREDITA NO QUE DIZ O CORPO GOVERNANTE pode ficar rico, e os que entram ricos ficam pobre. Isso se dá por uma questão simples: se creem mesmo na iminência do fim, nunca irão investir tempo ou dinheiro no que chamam de "riquezas desse mundo".
Não é um julgamento, mas apenas uma constatação. Se algum TJ ficar rico com trabalho, honesto ou não, ele não leva a sério a religião da qual faz parte. Isso se aplica também àquele que e entra rico e continua rico. Ser TJ para esses é apenas como fazer parte de um clube social.
A essência da doutrina TJ é de que a qualquer momento o mundo pode vai acabar. Não faz sentido para quem acredita realmente nisso acumular patrimônio ou manter os bens que tem. Simples assim.
É exatamente isso. Podem existir tj que podem ficar ricas? Sim! Claro que podem, mas esses terão que ir contra tudo o que a torre espera deles:

1° Cursar um faculdade (algo demonizado pelo CG);

2°Nao apenas cursar a faculdade, mas "abraçar" a faculdade, mergulhar de cabeça, fazer parte do ambiente (assistir palestra, projetos, laboratórios, estágios etc), se não fizer isso vc se forma mas aprendera a profissão e correrá o risco de ficar desempregado com um diploma na parede;

3° para isso terão que sacrificar reuniões (principalmente os de meio de semana), campo, as vezes saindo somente domingo e olhe lá; esses são os que a torre chama de "fracos espiritualmente", a pessoa nessa situação não serão exemplos para os demais, serão perseguidos e 'incentivados: a parar de cursar. Nós jantares de outras famílias tjs serão usados como exemplos a não ser seguidos. "Vocês virão fulano, nem tá indo mais paras as reuniões depois que entrou pra faculdade, está muito fraco espiritualmente, quase não vejo no campo. Viu só como é? A amizade dele com Jeová está péssima. Por isso que eu sempre digo que faculdades não presta. É uma perca de tempo já que o fim está às portas.".

Tjs que querem mudar de vida e fazem uma faculdade terão que enfrentar tudo e a todos para concluir. Terão que suportar fofocas, e mau olhares dos "exemplos" na congregação.

Concluindo: os que seguem à risca o que a torre diz nunca conseguirão ficar ricos, a não ser que passe por cima de muitos desafios para depois colher os frutos. Assim como aconteceu com o exemplo a cima, onde o senhor virou ancião e tem uma renda confortável que lhe permitirá viver tranquilamente os fins de seus dias.

E o interessante, é quando esse Tj que desobedece e faz a faculdade, corre atrás e consegue um padrão de vida muito elevado dos demais da congregação e permanece lá dentro, a coisa muda por completo com ele. Antes era mau exemplo, mas depois que alcança um patamar superior, é bajulado lá dentro. Acontece com todos sem exceção.
Exato! E ainda vira ancião.
Se não fosse proibido não seria motivo para ancião levar para a sala B, perca de privilégio ou ser motivo de fofoca de outras tjs
Avatar do usuário
TJCalado
Forista
Forista
Mensagens: 5335
Registrado em: 11 Mar 2012 21:40

Re: TJs & Prosperidade financeira.

Mensagem não lida por TJCalado »

Spoiler!
feliciapink escreveu:
Aquiles de Troia escreveu:
TJCalado escreveu:Nenhuma Testemunha de Jeová QUE REALMENTE ACREDITA NO QUE DIZ O CORPO GOVERNANTE pode ficar rico, e os que entram ricos ficam pobre. Isso se dá por uma questão simples: se creem mesmo na iminência do fim, nunca irão investir tempo ou dinheiro no que chamam de "riquezas desse mundo".
Não é um julgamento, mas apenas uma constatação. Se algum TJ ficar rico com trabalho, honesto ou não, ele não leva a sério a religião da qual faz parte. Isso se aplica também àquele que e entra rico e continua rico. Ser TJ para esses é apenas como fazer parte de um clube social.
A essência da doutrina TJ é de que a qualquer momento o mundo pode vai acabar. Não faz sentido para quem acredita realmente nisso acumular patrimônio ou manter os bens que tem. Simples assim.
É exatamente isso. Podem existir tj que podem ficar ricas? Sim! Claro que podem, mas esses terão que ir contra tudo o que a torre espera deles:

1° Cursar um faculdade (algo demonizado pelo CG);

2°Nao apenas cursar a faculdade, mas "abraçar" a faculdade, mergulhar de cabeça, fazer parte do ambiente (assistir palestra, projetos, laboratórios, estágios etc), se não fizer isso vc se forma mas aprendera a profissão e correrá o risco de ficar desempregado com um diploma na parede;

3° para isso terão que sacrificar reuniões (principalmente os de meio de semana), campo, as vezes saindo somente domingo e olhe lá; esses são os que a torre chama de "fracos espiritualmente", a pessoa nessa situação não serão exemplos para os demais, serão perseguidos e 'incentivados: a parar de cursar. Nós jantares de outras famílias tjs serão usados como exemplos a não ser seguidos. "Vocês virão fulano, nem tá indo mais paras as reuniões depois que entrou pra faculdade, está muito fraco espiritualmente, quase não vejo no campo. Viu só como é? A amizade dele com Jeová está péssima. Por isso que eu sempre digo que faculdades não presta. É uma perca de tempo já que o fim está às portas.".

Tjs que querem mudar de vida e fazem uma faculdade terão que enfrentar tudo e a todos para concluir. Terão que suportar fofocas, e mau olhares dos "exemplos" na congregação.

Concluindo: os que seguem à risca o que a torre diz nunca conseguirão ficar ricos, a não ser que passe por cima de muitos desafios para depois colher os frutos. Assim como aconteceu com o exemplo a cima, onde o senhor virou ancião e tem uma renda confortável que lhe permitirá viver tranquilamente os fins de seus dias.

E o interessante, é quando esse Tj que desobedece e faz a faculdade, corre atrás e consegue um padrão de vida muito elevado dos demais da congregação e permanece lá dentro, a coisa muda por completo com ele. Antes era mau exemplo, mas depois que alcança um patamar superior, é bajulado lá dentro. Acontece com todos sem exceção.
Na verdade, são esses os que sustentam financeiramente a organização. Isso ocorre de forma direta ou indireta. Há os que fazem donativos diretamente nas caixas, e outros que mantém pais, filhos, irmãos "carnais" ou outro membro da família, e assim esses fazem suas doações. Ou então sustentam pioneiros nas congregações ou territórios. Esses também podem deixar os bens que adquiriam durante sua vida "materialista" nas mãos daqueles que levavam a vida de modo teocrático, as vezes até criticando-o. No final das contas até mesmo verbas provenientes de seguro, imóveis e joias adquiridas por membros leais através de parentes vão cair nas mãos dos velhinhos de Warwick.
"Invejo a burrice, porque é eterna."
- Nelson Rodrigues
Avatar do usuário
MarcosSC
Forista
Forista
Mensagens: 819
Registrado em: 25 Dez 2019 17:10

Re: TJs & Prosperidade financeira.

Mensagem não lida por MarcosSC »

Apenas um adendo ao tópico: existem estudos psicológicos sobre a mentalidade a respeito do dinheiro. Na organização das Testemunhas de Jeová, de forma velada, é ensinado que o dinheiro é algo ruim. Logo, se o dinheiro é algo ruim, não é algo que deve ser guardado, e sim afastado. Por isso muitos dentro da organização, mesmo com possibilidades de acumularem patrimônio, não conseguem fazer isso.
DON'T FEED THE TROLLS
Avatar do usuário
Galileu
Forista
Forista
Mensagens: 2561
Registrado em: 30 Mar 2016 11:47

Re: TJs & Prosperidade financeira.

Mensagem não lida por Galileu »

Há controvérsias , tem muito materialistas e mesquinhos dentro desta organização, para estes , dinheiro é muito mais do que para dar proteção, conforme ensinam ! Ora ensinam inclusive que é bom fazer "amigos" por meio das riquezas injustas .....

Não meu caro , os que tem dinheiro dentro desta seita , "compram" cargos , prestigio, amizade do SC, e falsos amigos !

É exatamente como em outras denominações!!
"Penso, logo existo" - Descartes
Avatar do usuário
MarcosSC
Forista
Forista
Mensagens: 819
Registrado em: 25 Dez 2019 17:10

Re: TJs & Prosperidade financeira.

Mensagem não lida por MarcosSC »

Galileu escreveu:Há controvérsias , tem muito materialistas e mesquinhos dentro desta organização, para estes , dinheiro é muito mais do que para dar proteção, conforme ensinam ! Ora ensinam inclusive que é bom fazer "amigos" por meio das riquezas injustas .....

Não meu caro , os que tem dinheiro dentro desta seita , "compram" cargos , prestigio, amizade do SC, e falsos amigos !

É exatamente como em outras denominações!!
Talvez não me expressei direito Galileu.
Entendo que talvez existam muitos materialistas e mesquinhos dentro da organização, porém eu geralmente me abstenho de julgar estes como tais pq muitos são tachados como materialistas ou mesquinhos pelo simples fato de ter dinheiro.
Mas os distúrbios psicológicos em relação ao dinheiro abrangem vários problemas: os que mesmo com condições não conseguem reter dinheiro, aqueles que colocam o dinheiro acima de tudo, aqueles que julgam quem tem dinheiro, aqueles que julgam quem não tem dinheiro. Não estou criticando a sua fala, apenas ampliando ela.
Percebo que dentro dessa seita muitas pessoas tem essa relação doentia com o dinheiro. Eu mesmo por muito tempo tive, tinha vergonha de cobrar pelo meu trabalho. No fim descobri que tinha medo do dinheiro (pq por muito tempo aprendi que dinheiro é 'do mal') e hoje tenho uma relação mais equilibrada com ele.
DON'T FEED THE TROLLS
Avatar do usuário
HomemSerio
Forista
Forista
Mensagens: 141
Registrado em: 16 Nov 2017 11:14
Localização: Sergipe Aracaju

Re: TJs & Prosperidade financeira.

Mensagem não lida por HomemSerio »

Aqui na minha cidade existem TJ muito bem sucedidas financeiramente. Tentei jotas que viajam até duas vezes por ano para o exterior e voltam trazendo presentes para toda a congregação.
Mas vamos combinar que esse não é o estilo de vida que a torre prega; que todos tenham apenas a suficiente para o dia e que ponham o reino em primeiro lugar.
Eu parei de me preocupar com isso há muito tempo.
Vivo bem, levo minha família para passear e sempre que posso ajudar os irmãos que são bem pobres.
sine qua non
Avatar do usuário
MarcosSC
Forista
Forista
Mensagens: 819
Registrado em: 25 Dez 2019 17:10

Re: TJs & Prosperidade financeira.

Mensagem não lida por MarcosSC »

HomemSerio escreveu:Aqui na minha cidade existem TJ muito bem sucedidas financeiramente. Tentei jotas que viajam até duas vezes por ano para o exterior e voltam trazendo presentes para toda a congregação.
Mas vamos combinar que esse não é o estilo de vida que a torre prega; que todos tenham apenas a suficiente para o dia e que ponham o reino em primeiro lugar.
Eu parei de me preocupar com isso há muito tempo.
Vivo bem, levo minha família para passear e sempre que posso ajudar os irmãos que são bem pobres.
Enquanto falam que não é para se preocupar com o dia de amanhã, algum tempo atrás uma carta foi lida em nossa congregação para que todas as congregações tivessem um fundo de reserva no valor de pelo menos 6 meses dos gastos mensais da congregação. Não entendo.
DON'T FEED THE TROLLS
Avatar do usuário
CABOCARVALHO
Forista
Forista
Mensagens: 1454
Registrado em: 28 Nov 2018 15:02

Re: TJs & Prosperidade financeira.

Mensagem não lida por CABOCARVALHO »

McCandless escreveu:
Galileu escreveu:Há controvérsias , tem muito materialistas e mesquinhos dentro desta organização, para estes , dinheiro é muito mais do que para dar proteção, conforme ensinam ! Ora ensinam inclusive que é bom fazer "amigos" por meio das riquezas injustas .....

Não meu caro , os que tem dinheiro dentro desta seita , "compram" cargos , prestigio, amizade do SC, e falsos amigos !

É exatamente como em outras denominações!!
Talvez não me expressei direito Galileu.
Entendo que talvez existam muitos materialistas e mesquinhos dentro da organização, porém eu geralmente me abstenho de julgar estes como tais pq muitos são tachados como materialistas ou mesquinhos pelo simples fato de ter dinheiro.
Mas os distúrbios psicológicos em relação ao dinheiro abrangem vários problemas: os que mesmo com condições não conseguem reter dinheiro, aqueles que colocam o dinheiro acima de tudo, aqueles que julgam quem tem dinheiro, aqueles que julgam quem não tem dinheiro. Não estou criticando a sua fala, apenas ampliando ela.
Percebo que dentro dessa seita muitas pessoas tem essa relação doentia com o dinheiro. Eu mesmo por muito tempo tive, tinha vergonha de cobrar pelo meu trabalho. No fim descobri que tinha medo do dinheiro (pq por muito tempo aprendi que dinheiro é 'do mal') e hoje tenho uma relação mais equilibrada com ele.

acredito ambos estão certos no que diz respeito a relação entre tjs e o dinheiro.

observando caso a caso, podemos encontrar muitos (1) obstinados por dinheiro dentro da organização (ou acordaram da MATRIX e querem colher algum fruto do tempo que sofreram, ou são de família rica que prosperam) e muitos que são presos ao ensino tj(2): viver de forma humilde, não dar valor demais ao dinheiro (na sua grande maioria, são pessoas humildes, que não tiveram oportunidades na vida).

(1)um exemplo disso é na minha antiga congregação, que no corpo de anciãos, TODOS são empresários bem sucedidos e, seus filhos e familiares estão no mesmo caminho. Um deles (com quem estive mais próximo) já deixou de ir em algumas reuniões para cuidar de assuntos da empresa.

(2)um ancião muito amigo da ultima congregação é humilde, não almeja nada de valor e vez ou outra me critica (temos muito contato e permito-lhe ser intimo) por eu estar "vivendo no mundo".

o dinheiro (independente de religião) pode ser usado de forma errada ou certa, mas depende muito de vários fatores, mas como estamos falando sobre a seita, devemos nos lembrar que TODOS deveriam seguir os ensinos Torreanos e, consequentemente, quem não os seguem muitas vezes sobressaem sobre os humildes, visto que para a torre, o dinheiro é SIM um motivo para crescimento dentro Dela!


abraços
O maior silêncio para o homem é a busca de Deus.
Mahatma Gandhi
Avatar do usuário
sabrepoderoso*
Forista
Forista
Mensagens: 1894
Registrado em: 04 Ago 2017 10:54
Localização: duque de caxias

Re: TJs & Prosperidade financeira.

Mensagem não lida por sabrepoderoso* »

Galileu escreveu:Há controvérsias , tem muito materialistas e mesquinhos dentro desta organização, para estes , dinheiro é muito mais do que para dar proteção, conforme ensinam ! Ora ensinam inclusive que é bom fazer "amigos" por meio das riquezas injustas .....

Não meu caro , os que tem dinheiro dentro desta seita , "compram" cargos , prestigio, amizade do SC, e falsos amigos !

É exatamente como em outras denominações!!
os que tem dinheiro .... compram as divisas de SM ou ANC sabe o que muitos fazem , pois eu vi ....
alugam pula pula , levam o SC a churrascaria , e sem perder a oportunidade ... é algo bem comum nos SR do RJ 43
muitos carros novos em sua maioria nas portas destes lugares , ué... não é pára simplificar a vida ?
pois é Galileu como vc mesmo disse exatamente igual as outras denominações .
que a luz que há dentro de nós ilumine nosso caminho se as outras luzes se apagarem
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Tenor e 110 visitantes