Apologistas TJs - Exemplos de Carência e Prepotência

Debates e discussões acerca das crenças, doutrinas e a história das Testemunhas de Jeová.
Avatar do usuário
jurado8
Forista
Forista
Mensagens: 3366
Registrado em: 06 Mar 2021 21:05

Re: Apologistas TJs - Exemplos de Carência e Prepotência

Mensagem não lida por jurado8 »

Kurisu escreveu: 22 Jun 2021 23:10
jurado8 escreveu: 22 Jun 2021 23:06
Juggernaut escreveu: 22 Jun 2021 19:46
jurado8 escreveu: 22 Jun 2021 00:18 Realmente os apologistas torreanos são carentes e prepotentes

- Eu acredito que todos os apologistas torreanos sabem dos erros da Torre...porque eles leem (mesmo que com cuidado) "material apóstata" para poder refutar. A maioria deles acaba por mais prejudicar a Torre do que ajudar porque acabam expondo para TJs (que acessam o site deles) coisa que nem era de conhecimento dos TJs. Exemplo: refutando Raymond Franz, as TJs tem associação com a ONU? etc. Daí um TJ inocente que lia o site deles pode descobrir que existiu um membro do corpo governante que se dissociou ali, ou mesmo da associação com a ONU, etc. Daí podem perceber que o argumento usado pelo apologista é estranho e procurar saber mais e virar um "apóstata" também, rsrs. Coloco sempre apóstata entre aspas pois não acho que quem sai da Torre é apóstata, acredito que seja apenas um dissidente.
- Além disso acho que todos os apologistas tem sérias dúvidas com relação a Torre e não são 100% verdadeiro em seus argumentos. Eles já vão com a ideia de defender a Torre e acham qualquer argumento para defende-la, mas, no fundo, eles sabem que a Torre não é 100% verdadeira. É tanto que vez por outra um apologista se dissocia. Exemplo do cara do "A verdade é lógica" que agora é "apóstata" também e um cara que tinha um blog de desassociados que queriam voltar. Suas últimas postagens foram de críticas à Torre e ele por fim excluiu o blog. O borburinho que corre é que finalmente abriu os olhos.
- Podemos notar nos argumentos dos apologistas sempre argumentos emocionais, principalmente em questões mais delicadas. Quando falam do Raymond Franz é sempre assim: "esse sujeito ajudante do Diabo", "esse irmão que ficou arrogante", etc. É muito difícil ter uma análise fria e isônea, eles sempre precisam apelar pois não tem muitos argumentos.
Foi exatamente isso que aconteceu comigo... mais ou menos em 2017 eu estava navegando pelo blog "TNM defendida" daquele Queruvin, ai cai em um tópico sobre raymond franz, e dai pra frente comecei a descobrir todo o restante.
Olha que interessante Juggernaut

Eu sinto que esses apologistas veem material apóstata que mexe com eles e se sentem mal pelo que viram. Mas as amarras da Torre são muito fortes então eles se mantém ali. Numa tentativa de aliviar sua consciência perante Deus por terem acessado material apóstata e até uma forma de prestar um serviço a Deus (na cabeça deles) vão ali em defesa da verdade, ou melhor, do que eles acreditam ser a verdade. A própria Torre não quer e condena veementemente este tipo de site e qualquer tipo de debate porque sabe que, na soma dos fatores, é sempre pior para o lado dela confrontar com 'apóstatas'. Ela diz que é porque é como debater com o Diabo, etc mas na prática é pq qualquer pessoa que lê material apóstata vê as incoerências na doutrina e que na verdade nao tem nada de apóstata, e sim, de pessoas que discordam e explicam o porque. São apenas dissidentes. No mínimo, fica aquele TJ mais apático no salão, não sendo mais tão marionete da Torre.
Isso que vc descreveu tem um nome: dissonância cognitiva. É um modo de tentar justificar e proteger as mentiras e falácias que nos reconfortam. Afinal, acho que qualquer um se sentiria a pessoa mais sortuda do mundo por se achar um dos detentores da "verdade absoluta"
Exatamente.

"Quem come do fruto do conhecimento é sempre expulso de algum paraíso.”
Melanie Klein
Avatar do usuário
Fariseu
Forista
Forista
Mensagens: 94
Registrado em: 19 Mar 2020 21:33

Re: Apologistas TJs - Exemplos de Carência e Prepotência

Mensagem não lida por Fariseu »

Kurisu escreveu: 22 Jun 2021 23:10 Afinal, acho que qualquer um se sentiria a pessoa mais sortuda do mundo por se achar um dos detentores da "verdade absoluta"
Eu sentia bastante mal-estar em posse da “verdade”.
Pensava: “Jeová, como que eu vou levar a verdade pra outros 99,9% da Terra só batendo em portões? Não vai dar, é fisicamente impossível, daí vc vai me matar por culpa de sangue...”
ovatsug100
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 52
Registrado em: 20 Out 2019 17:31
Localização: Banânia

Re: Apologistas TJs - Exemplos de Carência e Prepotência

Mensagem não lida por ovatsug100 »

Juggernaut escreveu: 22 Jun 2021 19:46
Foi exatamente isso que aconteceu comigo... mais ou menos em 2017 eu estava navegando pelo blog "TNM defendida" daquele Queruvin, ai cai em um tópico sobre raymond franz, e dai pra frente comecei a descobrir todo o restante.
Comigo também. Eu nunca tinha ouvido falar em Franz. Daí para ler os livros dele foi um pulo :1 eu era fascinado por esse blog que você citou.
"Se esse mundo existe, graças a Deus, por que existe? Porque graças a Deus, nós, fizemos o mundo, graças a Deus. Não, desculpe falar, é, se existe nós nesse mundo, graças a Deus é porque Deus fez o mundo."

BRASIL, Inês.
Avatar do usuário
Saran
Moderador
Moderador
Mensagens: 2463
Registrado em: 20 Nov 2015 19:48
Localização: São Paulo - SP

Re: Apologistas TJs - Exemplos de Carência e Prepotência

Mensagem não lida por Saran »

Saran escreveu: 20 Jun 2021 21:04 Neste tópico abordarei com base em dois exemplos préviamente selecionados e com base nisso apontarei duas caracteristicas tipicas dos ditos apologistas TJ:

A carencia e a prepotencia.

Carencia

O apologista TJ é um sujeito em busca de reconhecimento primariamente dos seus ouvintes. Logicamente, o apologista TJ esperará ser notado por ouros membros da congregação, incluindo servos ministerios e anciãos. Este dito apologista TJ será devidamente informado de que seu empreendimento não é algo que possa ser feito e será aconselhado a encerra-lo. E se for informado a Betel ou esmo a Sede Mundial, o conselho será o mesmo. Se este empreendimento continuar, o dito apologista TJ corre risco de perder seus privilegio ou mesmo desasociado.

Pergunto:

O apologista espera receber rios de elogios por parte da organização de Jeová pelo seus trabalho? Espera até mesmo ser indicado ao Corpo Governante?

Eis aí a carencia. O desejo de atenção para sua "defesa irrefutavel da organização de Jeová".

Entretanto, a propria Dona Torre bate o martelo e impõe que não se debata com apostatas.

De nada nos beneficia tentar refutar os argumentos de apóstatas ou dos que criticam a organização de Jeová. De fato, é espiritualmente perigoso e impróprio ler suas informações, quer em forma impressa, quer na internet.
A Sentinela 15 de Maio de 2012 - Pagina 26.

Ou seja, a organização que ele tanto ama, tanto defende.... não quer ser defendida.

Imagine um funcionário de uma empresa que que se meter a advogado da empresa, mas o chefe da empresa fala para ele parar com isso pois ele pode se defender sozinho. Mas o funcionário continua em sua empreitada de defender a empresa. O chefe se zanga e demite o funcionario por justa causa. O funcionário abre o berreiro e diz que foi maltratado e que sua empresa o traiu

Assim são os apologistas carentes. Defendem a Torre, apesar dela não querer a defesa. São expulsos e caem em si, e viram os apostatas que ele tanto atacava.


Prepotencia

O apologista TJ se orgulha de ter um "conhecimento especial irrefutavel". Ele acha que vai sair refutando ateu, apostata, pastor, padre etc.

TJ gosta de ficar apontado dedos e mais dedos pra o mundo e os mundanos, chamando todo mundo que não é da sua turma de narcisista. Mas ele proprio é um narcisista que se acha a ultima bolacha do pacote, o irrefutavel, o invencivel, o inquebrantavel. Uma verdadeira metralhadora de refutações de argumentos contra a Torre de Vigia.

Nós mesmos aqui no forun pensavamos assim, mas ao ver por nós mesmos os podres da Torre, passamos a entender que a Torre é indefensavel e que seus argumentos são facilmente refutaveis.

Saimos do estado narcisista e entramos num estado de descoberta.


Vamos agora aos dois exemplos de apologistas TJs e ver estas duas caracteristicas e tambem as suas falacias:


1 - Carlos - Respostas Cristãs ao Ateísmo

Este cara é um tanto.... vamos dizer... interessante. Tanto que te um video dele com um ateu que vai render um topico desmentindo suas alegações e argumentos infantis.

Neste caso, Carlos não é exatamente um apologista TJ, mas um apologista cristão contra o ateismo, mas que direciona seus ouvintes para o "deus da Biblia" e mais precisamente o "o deus das Testemunhas de Jeová"

Só de ver este Carlos falando você já diz que ele é um pobre coitado e passa a ter pena dele. Produção amadora, oratoria simples e apenas um copia e cola do linguajar tipico de discursos publicos.

Eis uma amostra:

phpBB [video]


Nesse aqui o "criançola" distorce informação biologica e ainda se utiliza do oculos daquele meme chato do Turn Down For What. Se sair com melancia na cabeça ganha mais atenção
phpBB [video]


phpBB [video]


Nesse aqui, ele compara a "solução TJ" a uma vacina contra as guerras. O "deus" dele no Ai Ki Meddom vai fazer Hitler e seu holocausto parecerem um ursinho carinhoso.
phpBB [video]


Seus vídeos consistem em:

1 - Argumentos circulares : "ah mas na bíblia isso", 'ah, mas na Biblia aquilo"

Vou usar os Vedas pra te fazer crer em Vishnu e Krishna, tudo bem?

2 - Ilustrações infantiloides

O sujeito segue a cartilha torreana usando e abusando de ilustrações no mesmo modus operandi da Torre de Vigia

3 - Apelo a Emoção

Carlos se usa de apelações emotivas do tipo "ateu é adolescente rebelde contra o pai que deu tudo", "ah a comida boa que temos é prova que deus (o "deus" do Corpo Governante, né?) existe".

Nada de diferente do que já vimos em discursos publicos.


2 - Adriano Cruz

Neste caso, o sujeito não trabalha sozinho. Ele tambem tem o José Roberto , que alias....

Foi o GNR aqui no forun anos atrás. Este aqui só de olhar pra ele, você já enxerga um membro do Corpo Governante. Quase um Anthony Morris 2.0. Só falta um whiskey

phpBB [video]


phpBB [video]


phpBB [video]


O Adriano Cruz é este aqui que embora desasociado vai conversar com ex-testemunha de Jeová. Se continuar assim , não vai ser readimitido, viu Adriano?:

phpBB [video]



E as falacias?

1 - Argumento Circular

Ele apenas repassa a doutrina TJ como se estivesse passando um conhecimento novo.

2 - Alegação Especial

Sai falando de 1914 e ressurreição de ungidos em 1914 sem apresentar um prova logica disso, mas apenas palavras ao ar.


Diagnostico:

Apologista TJ:

- Foge de perguntas dificeis.
- Usa argumento circular.
- Se utiliza de ilustrações infantiloides.
- Usa e abusa de falsos dilemas.
- Subestimação de provas documentais contra sua organização.
- Dissonancia cogntiva

Gente totalmente doutrinada arrotando baboseiras e argumentações infantis.


Para uso da moderação---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Marcadores: Apologista
Ver índice geral
Up
OCUPAR e RECONSTRUIR o Fórum...

E BANIR os:
- Trolls
- POMIs
- Defensores de Pseudagens
- Propagadores de Fake News
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Google [Bot] e 481 visitantes