Ilusão de Escolha

Debates e discussões acerca das crenças, doutrinas e a história das Testemunhas de Jeová.
LoganZ4
Novo (a) Forista
Novo (a) Forista
Mensagens: 15
Registrado em: 31 Mai 2023 00:53

Ilusão de Escolha

Mensagem não lida por LoganZ4 »

Estava refletindo agora pouco sobre as novas luzes da organização, e comecei a perceber que o CG está apelando para a Ilusão de escolha. Veja bem, criar uma ilusão de escolha envolve fazer as pessoas acreditarem que tem mais controle sobre suas vidas do que realmente tem.

Vamos ilustrar esse conceito com algo do cotidiano que também se aproveita de algo chamado psicologia do preço: Vamos imaginar que certo restaurante tem pratos parecidos, levam alguns ingredientes parecidos, mas o preço é muito diferente, um custa R$50, o outro R$120. Entretanto esses itens estão dispostos um do lado do outro no cardápio, é instintivo você achar que o primeiro prato é barato, mesmo que outros lugares tenham esse mesmo prato por um preço menor, isso acontece porque você tem outra opção para comparação.

Perceba que nesse caso você tem uma escolha, mas tudo cria um tendência a escolher o primeiro prato. Mas e se você escolher o segundo prato? Não tem problema, afinal são pratos parecidos, no final você comeu a mesma coisa, só gastou mais dinheiro.

Onde eu quero chegar, essas novas luzes criaram essa sensação de escolha:

1) Usar a barba, calças para as irmãs e não usar terno/gravata: A Torre sempre controlou a forma de se vestir, e isso inclui não só as roupas, mas também o corte de cabelo e barba, liberar essas coisas apenas cria uma ilusão de poder escolher, afinal de contas se deixar crescer de mais a barba você e desleixado, não pode usar roupa mais justa pois seria vulgar, celebração da morte de Jesus é de "bom tom usar gravata e terno" mesmo isso sendo liberado, "Fazer um desenho no cabelo? Sala B, mas não se preocupe, teremos algumas reuniões para te aconselhar antes da comissão te desassociar".
Mas não para por ai, olha como no anuncio das vestimentas eles dizem que em caso de parte seria bom usar terno e gravata, "se for costume em seu país". Esse Se já cria uma ilusão de escolha, como se tivesse uma condicional ali (quem é programador já imagina um

Código: Selecionar todos

 if(condition){} else{}
), e a condição é "Se não for costume em meu país, não preciso usar", agora você acha que eles vão olhar para pessoas do "mundo" e pensar: "É, eles não usam, não é costume, então não preciso utilizar", porque seguindo essa logica poderíamos olhar para executivos e pessoas importantes na Paulista e concluir que não é costume usar apenas saias, apenas ternos, apenas gravatas. A real é que eles vão olhar para dentro da Torre e concluir que não é costume porque NUNCA foi permitido se vestir de outra forma, logo não veremos partes sem terno, gravata ou saia, porque não é "costume". Ou seja, ilusão de escolha, ela existe, mas decidimos por você de modo que você conclua que essa decisão é sua.

2) Cumprimentar Desassociado: Tipo, serio mesmo que eles liberaram um oi? É tão estranho você só dar um "oi" pra alguém que vc não fala a anos que eu ainda vejo desassociados totalmente ignorados na congregação, e se a pessoa chega e da um oi, isso vai ser uma vez por mês, afinal você não pode levantar suspeitas de estar interagindo demais com o desassociado, e isso da a impressão que agora você pode escolher falar ou não com um desassociado! Sendo que no final das contas você ainda continua ignorando ele independente do caso, um oi não basta, mas da escolha para os TJ.


Daria para trazer isso para outros aspectos, como transplante e transfusão de sangue, você pode transplantar, mas se precisar de sangue, ai é outra história, a escolha existe, a opção está bem ali, mas é caro demais para a fé em Jeová transplantar correndo o risco de fazer transfusão de sangue, então vamos escolher a outra opção... Que é morrer...

São essas ilusões que fazem as TJ's acharem serem livres, e essa sensação é boa para continuar iludidas, então deve vir mais orientações no futuro nesse estilo, podendo vir anúncios como: "Depois de meditar sobre transfusão de sangue de baixo de oração, o corpo governante decidiu que os servos de Deus podem usar sua consciência ou não para fazer transfusão de sangue, acreditamos que os irmãos farão bom uso de suas consciências ao meditar sobre a preciosidade do Sangue para Jeová e como outros irmãos no passado tomaram decisões sobre esse assunto e perseveraram nessas provações".
Lais00
Forista
Forista
Mensagens: 106
Registrado em: 30 Ago 2017 02:11

Re: Ilusão de Escolha

Mensagem não lida por Lais00 »

Reflexão excelente! É exatamente assim que eu penso, existe uma sensação de liberdade, de não controle sendo promovida, quando na verdade todas as suas escolhas serão guiadas pelo contexto social e religioso q vc está inserido
Avatar do usuário
kyoumal
Forista
Forista
Mensagens: 565
Registrado em: 09 Jan 2023 08:16

Re: Ilusão de Escolha

Mensagem não lida por kyoumal »

E no fim sempre vão dizer que nunca foi proibido tal coisa.
Algo que me aconteceu recentemente foi conversando com meu irmão POMI.
Ele comentou que agora poderiam cumprimentar ele, mandei logo um "é, mudaram as regras" "Não é bem assim, Kyoumal" "ué antes não podia, agora pode"

Eles fazem parecer que tudo que não faziam antes era por opção, seja barba, calça e cumprimentar desassociado, mas sabemos que não era assim, era estritamente PROIBIDO. Mas deixam parecer que era escolha da pessoa
"A vida é como um videogame, extremamente difícil e injusto. Quando você nasce, recebe um personagem gerado de maneira aleatória, com nome, raça, rosto e classe social."
Avatar do usuário
leoleckko
Forista
Forista
Mensagens: 288
Registrado em: 13 Jan 2023 16:59

Re: Ilusão de Escolha

Mensagem não lida por leoleckko »

Quando eles falam:

Usar sua consciência treinada pela bíblia.

A Tj vai fazer oque a org manda
Avatar do usuário
gleisson
Forista
Forista
Mensagens: 242
Registrado em: 11 Dez 2023 18:27

Re: Ilusão de Escolha

Mensagem não lida por gleisson »

Quando aprendemos sobre cultura empresarial conseguimos entender muito bem isso

Os bancos e big techs inventam regras estranhas mas que as pessoas seguem porque valorizam seus empregos. Eles colocam um codigo de vestimenta, um codigo de cumprimentos, hobbies que eles querem que você tenha e até como sorrir

Tudo nao passa de um experimento social para ver se conseguem mais lucro com os funcionais mais engajados

Entra um novo diretor de cultura e eles mudam t-u-d-o do nada o que agrada uns mas deixa outros perdidos

Aplicando isso para os TJs:

- Eles mudam e depois abolem a mudança sem qualquer dor de consciencia. A historia TJ mostra isso. Sangue, natal, aniversario, falar com quem saiu tudo um dia ja foi liberado e entao foi condenado e colocado como "um maior entendimento, a luz que brilha mais"

- Se uma mudança dá errado e eles voltam atras, fingem que ela nunca aconteceu (já falaram que podia invalidar casamento porque o marido pedia sexo diferente do papai-mamae e depois voltaram atrás)

- Atualmente temos tudo registrado na internet então a prudencia para mudanças é maior e precisa ser mais coerente. De todo modo, caso alguem se queixe de que já esperava essa mudança mas ela veio tarde a pessoa é culpada de ser ansiosa demais :9

- Se a pessoa teve prejuizos imensos na vida a culpa é sempre dela: "a gente não obrigou ninguem a fazer nada, você fez porque quis" - é o posicionamento covarde deles.
Fear Of The Dark
- Iron Maiden
Avatar do usuário
Spaceman
Forista
Forista
Mensagens: 620
Registrado em: 15 Ago 2023 11:48

Re: Ilusão de Escolha

Mensagem não lida por Spaceman »

Fora a história de que se você fizer algo estará deixando jeová triste... não é proibido, mas se você fizer jeová não vai te abençoar e blá blá blá... no final a TJ bitolada só é uma marionete na mão desses 9 caras.
🎶It's a new dawn / It's a new day / It's a new life for me, ooh / And I'm feeling good🎶
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Allegaeon, Mentalista e 479 visitantes