(erros bíblicos) Uma guerra de Davi contra os sírios

Debates e discussões acerca das crenças, doutrinas e a história das Testemunhas de Jeová.
Perspicaz
Forista
Forista
Mensagens: 785
Registrado em: 17 Jul 2016 19:45

Re: Erros Bíblicos? (1)

Mensagem não lida por Perspicaz »

É justo a humanidade toda sofrer por causa de um único e ínfimo ato de desobediência de comer de um simples fruto? O sofrimento humano tem menos valor que aquele fruto? Que culpa tem a humanidade pra sofrer tamanha desgraça por causa do tal Adão?

Imagem

Esse deus que tanto amei um dia, e mesmo assim mim deixou sofrer nas mãos da igreja católica e posteriormente da Torre de Vigia não mais mim representa.
Visgo
Forista
Forista
Mensagens: 64
Registrado em: 05 Ago 2015 22:44

Re: Erros Bíblicos? (1)

Mensagem não lida por Visgo »

Lipe escreveu:Você considera Justo da parte de Deus, matar 70.000 Israelitas por causa que Davi contou a população de Israel?
Acho: "Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos, os meus caminhos, diz o SENHOR, porque, assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos, mais altos do que os vossos pensamentos." Isaías 55:8-9

"Todavia, quem és tu, ó homem, para questionares a Deus? “Acaso aquilo que é criado pode interpelar seu criador dizendo: ‘Por que me fizeste assim?" Romanos 9:20

Além do mais, a Bíblia mostra que muitos que Deus condenou à morte no passado voltarão a viver novamente, debaixo de condições mais favoráveis. Deus tomou medidas que ele julgou necessárias no passado, e eu não questiono Seu julgamento perfeito.

Quem quiser aprender sobre por que Deus permite o mal, eu sugiro que aprofundem suas pesquisas.

Findo aqui meus comentários sobre o assunto.
Perspicaz
Forista
Forista
Mensagens: 785
Registrado em: 17 Jul 2016 19:45

Re: Erros Bíblicos? (1)

Mensagem não lida por Perspicaz »

Visgo escreveu:
Lipe escreveu:Você considera Justo da parte de Deus, matar 70.000 Israelitas por causa que Davi contou a população de Israel?
Acho: "Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos, os meus caminhos, diz o SENHOR, porque, assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos, mais altos do que os vossos pensamentos." Isaías 55:8-9

"Todavia, quem és tu, ó homem, para questionares a Deus? “Acaso aquilo que é criado pode interpelar seu criador dizendo: ‘Por que me fizeste assim?" Romanos 9:20

Além do mais, a Bíblia mostra que muitos que Deus condenou à morte no passado voltarão a viver novamente, debaixo de condições mais favoráveis. Deus tomou medidas que ele julgou necessárias no passado, e eu não questiono Seu julgamento perfeito.

Quem quiser aprender sobre por que Deus permite o mal, eu sugiro que aprofundem suas pesquisas.

Findo aqui meus comentários sobre o assunto.
Agradeço por relembrar-me esses textos exaustivamente lidos por mim durante 17 longos anos. Ao mesmo tempo, recomendo conhecer como se deu a origem da bíblia. Apenas como contribuição segue um link:
http://filosofiaetecnologia.blogspot.co ... s.html?m=1
Avatar do usuário
Lipe
Forista
Forista
Mensagens: 1072
Registrado em: 04 Out 2016 12:59

Re: Erros Bíblicos? (1)

Mensagem não lida por Lipe »

Visgo escreveu:
Lipe escreveu:Você considera Justo da parte de Deus, matar 70.000 Israelitas por causa que Davi contou a população de Israel?
Acho: "Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos, os meus caminhos, diz o SENHOR, porque, assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos, mais altos do que os vossos pensamentos." Isaías 55:8-9

"Todavia, quem és tu, ó homem, para questionares a Deus? “Acaso aquilo que é criado pode interpelar seu criador dizendo: ‘Por que me fizeste assim?" Romanos 9:20

Além do mais, a Bíblia mostra que muitos que Deus condenou à morte no passado voltarão a viver novamente, debaixo de condições mais favoráveis. Deus tomou medidas que ele julgou necessárias no passado, e eu não questiono Seu julgamento perfeito.

Quem quiser aprender sobre por que Deus permite o mal, eu sugiro que aprofundem suas pesquisas.

Findo aqui meus comentários sobre o assunto.
Ou seja: Deus por ser Deus está certo..?
Não é necessário questionar as ações dele? Ah.. já Sei.. assim como é lá na Coréia do Norte?
Tendi...

Não questionei o por quê de Deus permitir o mal.. Eu já sei que ele quer ganhar a aposta que fez com o Demo.. :lol:

Questionei o fato dele como "causador" do mau, como o agente ativo que cruelmente matou dezenas de milhares e deixou outras dezenas de luto com a morte de filhos, maridos, esposas e amigos por que o Rei decidiu contar a população..

O que a população tinha haver com aquela decisão?

Se vou me apegar ao Deus das lacunas e devo confiar na justiça dele mesmo sem ter todos os fatos, esse mesmo argumento também Não poderia ser usado para defender as "boas" intenções do Diabo?
"A ridícula situação de alguém que critica o que confessa nunca ter lido, já é suficiente para desqualificar a sua crítica."
- Voltaire -
sabrepoderoso
Forista
Forista
Mensagens: 1476
Registrado em: 07 Mai 2015 11:23
Localização: duque de caxias

Re: Erros Bíblicos? (1)

Mensagem não lida por sabrepoderoso »

quem quiser acreditar que DEUS é bonzinho tudo bem , mas , há fatos que mostram que DEUS até copia satanas ....

quem foi contatada por satanás no eden ? eva , satanas não foi até adão ...

quem foi contatada pelo anjo gabriel , maria ou josé ? vcs acham que josé aceitaria que sua esposa ficasse gravida de outro , e ele ficaria esperando calmamente até ter ela como esposa ?

o cara como o corno foi o ultimo,a saber , e ela já tava gravida , e sua vida foi uma dor de cabeça só , foge daqui , foge para lá , DEUS usou de justiça ou impôs o que queria sem chances de defesa para josé ?

isso sem falar dos escravos no egito , mais de 400 anos de chicote , que crime eles cometeram para sofrera assim ? DEUS é justo mesmo ?
que a luz que há dentro de cada um de nós ilumine nosso caminho quando todas as outras luzes se apagarem
Avatar do usuário
EstPer
Forista
Forista
Mensagens: 158
Registrado em: 31 Jan 2014 13:44

Re: Erros Bíblicos? (1)

Mensagem não lida por EstPer »

Visgo escreveu:Esses "erros bíblicos" são mais conhecidos como variações textuais. São, na maioria das vezes, causados por um "descuido" do copista. Daí, cópias da cópia com a variação podem ser feitas, perpetuando, assim, a diferença. Porém, a vasta maioria dessas variações podem ser identificadas (como essa foi), restabelecendo, assim, o texto original. Outro ponto a ser considerado é o pequeno número de tais ocorrências, levando-se em conta o grande número de cópias e o tempo envolvido, em muitos casos, milênios. A maioria dos eruditos bíblicos sérios consideram mais do que um milagre haver, relativamente, poucas variações, sendo que a maioria delas não afeta doutrinas importantes.


Esse raciocínio sobre os erros bíblicos está correto Visgo, porém são exatamente esses erros que derrubam o conceito de "Infalibilidade Bíblica" e põe em xeque a inspiração divina:

- Se Deus orientou e cuidou das escrituras sagradas para o nosso benefício, porque permitiu uma quantidade enorme de erros grosseiros e contradições, típicas de desatenções humanas?
- Porque então a Organização destaca a "assombrosa" precisão bíblica como prova da orientação divina em alguns aspectos e releva todos essas discrepâncias como simples erros de copistas da bíblia? Dois pesos, duas medidas?
- É razoável pressupor que, se Deus é infalível, sábio e todo poderoso, produziria uma escritura sagrada perfeita em todos os sentidos, mas não é isso que vemos na bíblia. As Escrituras Sagradas contém inúmeros erros de copistas, erros e imprecisões no campo científico, histórico, arqueológico, biológico, antropológico, etc. Todos os estudos sérios de eruditos bíblicos (sim esses mesmos que você mencionou) apontam a bíblia como um conjunto de escritos feito por copistas habilidosos de povos nômades hebreus entre o séc 1500 e 450 AEC. Quem dá a razão divina a esses textos são os religiosos que a interpretam (incluso aí o Corpo Governante das Testemunhas de Jeová).

Visgo escreveu:A harmonia interna, o estudo das profecias, os fatos históricos relatados com exatidão, aliás, com tanta exatidão que arqueólogos utilizam a Bíblia como "mapa" para encontrarem cidades desaparecidas há milênios, tudo isso, atestam para a veracidade da Bíblia.


Desculpe, mas não atesta não. Você está cometendo um erro básico de 'falácia da probabilidade de base', que usa alguns pontos em concordância com fatos históricos para validar toda das Escrituras Sagradas como precisas. Realmente a maioria dos fatos históricos da bíblia que se pode provar estão corretos. Mas, por favor, fatos corretos num determinado documento não valida o documento completo, ainda mais se o documento conter erros em outras partes.

Visgo escreveu:Deus também permite que o amor por Sua Palavra seja revelado por aqueles que conseguem enxergar além dos erros triviais e ver a gloriosa mensagem contida nela.


Outra falácia, agora a da Teoria Irrefutável. Ninguém poderá verificar se Deus faz realmente assim como você disse pois não está escrito em nenhum lugar da escritura algo parecido, como também nada lá que refute a sua afirmação, baseado apenas em sua subjetividade. Ninguém pode provar isso, nem mesmo você que afirmou.

Baseado nesse seu argumento posso afirmar também que Deus, através do seu espírito santo, me ajuda a enxergar os erros na bíblia e a não confiar nos copistas humanos, que distorceram a sua gloriosa mensagem original. Ninguém pode verificar se estou certo ou não na minha afirmação, que não passa de uma conjectura vaga.

Visgo escreveu:
Lipe escreveu:Você considera Justo da parte de Deus, matar 70.000 Israelitas por causa que Davi contou a população de Israel?


Acho: "Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos, os meus caminhos, diz o SENHOR, porque, assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos, mais altos do que os vossos pensamentos." Isaías 55:8-9

"Todavia, quem és tu, ó homem, para questionares a Deus? “Acaso aquilo que é criado pode interpelar seu criador dizendo: ‘Por que me fizeste assim?" Romanos 9:20

Além do mais, a Bíblia mostra que muitos que Deus condenou à morte no passado voltarão a viver novamente, debaixo de condições mais favoráveis. Deus tomou medidas que ele julgou necessárias no passado, e eu não questiono Seu julgamento perfeito.

Quem quiser aprender sobre por que Deus permite o mal, eu sugiro que aprofundem suas pesquisas.

Findo aqui meus comentários sobre o assunto.


É um direito seu achar justo isso e defender um Deus dessa estirpe, ou pior, pressupor que Deus seja realmente assim só porque eruditos hebreus do passado escreveram isso. Mas veja, a própria bíblia tem um bom conselho em se confiar cegamente nos próprios humanos: "Maldito o homem que confia em meros humanos" (Jeremias 17:5)

Mesmo que você encontre várias justificativas de que o deus da bíblia têm suas razões para cometer atrocidades, isso não muda o fato de que você apoiar derramamento de sangue, tortura, tirania, escravidão, exploração sexual, menosprezo às mulheres, vingança, genocídios em massa, condenar pessoas inocentes, é ser totalmente contra ao senso de moral, justiça e decência humana, mesmos que esses atos sejam justificados por uma 'suposta' justiça divina. É o mesmo raciocínio que os terroristas do ISIS usam para justificar suas atrocidades.
"A Curiosidade é a base do ser humano para compreender"
Avatar do usuário
TJCalado
Forista
Forista
Mensagens: 5335
Registrado em: 11 Mar 2012 21:40

Re: Erros Bíblicos? (1)

Mensagem não lida por TJCalado »

Visgo escreveu:
TJCalado escreveu:Mas aí, Visgo, como saber o que não foi alterado?
A harmonia interna, o estudo das profecias, os fatos históricos relatados com exatidão, aliás, com tanta exatidão que arqueólogos utilizam a Bíblia como "mapa" para encontrarem cidades desaparecidas há milênios, tudo isso, atestam para a veracidade da Bíblia.

Se a ausência dos autógrafos, isto é, os manuscritos originais, fosse prova da inveracidade da obra, então poderíamos dizer que Platão, Sócrates e outros filósofos não existiram, visto que não existem os autógrafos de suas obras...

Deus tudo pode, e decidiu que as coisas fossem assim. Ele permite que as pessoas demonstrem o amor por Sua Palavra de diversos modos, incluindo no meticuloso e trabalhoso processo de cópia (os soferins — copistas — chegavam a contar as letras dos documentos copiados, para ver se era igual ao do original). Deus também permite que o amor por Sua Palavra seja revelado por aqueles que conseguem enxergar além dos erros triviais e ver a gloriosa mensagem contida nela.
O que você faz são deduções na tentativa de explicar os erros. Utiliza argumentos que não seriam utilizados para explicar o contrário. São suposições, e nada mais.
Se fosse um testamento desfavorável a você, como eu exemplifiquei, você nunca aceitaria essas "explicações".
"Invejo a burrice, porque é eterna."
- Nelson Rodrigues
T.I.T.J
Forista
Forista
Mensagens: 801
Registrado em: 29 Ago 2016 21:24

Re: Erros Bíblicos? (1)

Mensagem não lida por T.I.T.J »

Visgo escreveu:
Lipe escreveu:Você considera Justo da parte de Deus, matar 70.000 Israelitas por causa que Davi contou a população de Israel?
"Todavia, quem és tu, ó homem, para questionares a Deus? “Acaso aquilo que é criado pode interpelar seu criador dizendo: ‘Por que me fizeste assim?" Romanos 9:20

Gênesis 18:23-25: "Abraão aproximou-se então e começou a dizer: “Arrasarás realmente o justo junto com o iníquo? Suponhamos que haja cinqüenta homens justos no meio da cidade. Arrasá-los-ás então e não perdoarás ao lugar por causa dos cinqüenta justos que há nele? É inconcebível a teu respeito que atues desta maneira para entregar à morte o justo junto com o iníquo, de modo que se dê com o justo o que se dá com o iníquo! É inconcebível a teu respeito. Não fará o Juiz de toda a terra o que é direito? (hum o que vemos aqui?! Será um questionamento?)

Êxodo 8:22,23: "Então Moisés se voltou para Jeová e disse: “Jeová, por que causaste aflição a este povo? Por que me enviaste? Desde que me apresentei a Faraó para falar em teu nome, ele tem tratado este povo pior do que antes, e tu certamente não livraste teu povo.” (Ora, ora se não é Moisés questionando também...)

2 Samuel 24:17: Ao ver o anjo que golpeava o povo, Davi disse a Jeová: “Fui eu que pequei, eu que cometi esse erro. Mas o que fizeram estas ovelhas? ( Olha até Davi questionou a Deus...)

Acho: "Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos, os meus caminhos, diz o SENHOR, porque, assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos, mais altos do que os vossos pensamentos." Isaías 55:8-9

É...realmente um Deus que por muitas vezes agiu de maneira tão grotesca é impossível de entender...

Findo aqui meus comentários sobre o assunto.
"Por vezes as pessoas não querem ouvir a verdade porque não desejam que as suas ilusões sejam destruídas".
Friedrich Nietzsche
Avatar do usuário
Piloto
Forista
Forista
Mensagens: 548
Registrado em: 31 Ago 2013 11:42

Re: Erros Bíblicos? (1)

Mensagem não lida por Piloto »

A verdade é o seguinte, Deus existindo ou não, as 2 opções são assustadoras.

Ele não existe e nçao sabemos como e pq estamos aqui.

Ele existe e não está nem aí pra essa bagunça aqui.

Não consigo encontrar qual opção menos pior.
" Aquele momento em que você leva um soco no estômago, e abre os olhos..."
" O maior ato de coragem ainda é pensar com sua própria cabeça..."
“Não quer pensar: fanático; Não pode pensar: cretino; Não ousa pensar: covarde”
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Dolphin, Spaceman e 98 visitantes