Evasão dos "cristãos"

Debates e discussões acerca das crenças, doutrinas e a história das Testemunhas de Jeová.
Avatar do usuário
Brother Franz
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 695
Registrado em: 16 Jul 2009 13:46

Re: Evasão dos "cristãos"

Mensagem não lida por Brother Franz »

Acho engraçado essa visão "durante minha vida vi essa ou aquela religião crescer ou diminuir". Ao estudar intensamente a historiografia pertinente ao assunto o que vemos é uma mutabilidade constante neste cenário: como imaginar hoje que por 800 anos a península Ibérica foi de maioria muçulmana? A história não é linear; não tem inicio nem fim. Os homens simplesmente buscam maneiras de viver diferentes em diferentes momentos. Depois, mudam novamente. E assim vamos. Nada que seja de origem humana (e a religiosidade ou a não religiosidade são criações humanas), nenhuma estrutura (nas palavras de Fernand Braudel) é permanente. Vamos rumo a uma guinada mais "liberal", depois uma guinada mais "conservadora" e assim é o desenrolar da atuação humana sobre a Terra.
“Quem é realmente o escravo fiel e discreto a quem o seu amo designou sobre os seus domésticos, para dar-lhes o seu alimento no tempo apropriado? "
Habiru
Perfil Desativado
Perfil Desativado
Mensagens: 154
Registrado em: 10 Ago 2015 03:19
Localização: Santo André

Re: Evasão dos "cristãos"

Mensagem não lida por Habiru »

Brother Franz escreveu:Acho engraçado essa visão "durante minha vida vi essa ou aquela religião crescer ou diminuir". Ao estudar intensamente a historiografia pertinente ao assunto o que vemos é uma mutabilidade constante neste cenário...
Também vejo esta "mutação" Brother Franz, e isto depende de muitos fatores. Atualmente na situação do Brasil, em crise, as pessoas tendem a buscar Deus, isto é um fator para o crescimento de uma ou outra religião. Outro fator é a decepção com um sistema religioso. Eu tenho lido na BBC que a religião que mais cresce e deve crescer a se equiparar com o cristianismo, é o islamismo. No cristianismo a restauracionista Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (conhecida como os Mórmons) é a que mais tem crescido. E é provavel que o Ateísmo e as religiões orientais cresçam, na busca de alternativas às religiões ocidentais tradicionais. Mas, isto depende de muitos fatores como você mesmo disse, não porque uma religião é melhor ou pior...
“...e pela lei natural dos encontros, eu deixo e recebo um tanto”.
Avatar do usuário
Brother Franz
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 695
Registrado em: 16 Jul 2009 13:46

Re: Evasão dos "cristãos"

Mensagem não lida por Brother Franz »

Habiru escreveu:
Brother Franz escreveu:Acho engraçado essa visão "durante minha vida vi essa ou aquela religião crescer ou diminuir". Ao estudar intensamente a historiografia pertinente ao assunto o que vemos é uma mutabilidade constante neste cenário...
Também vejo esta "mutação" Brother Franz, e isto depende de muitos fatores. Atualmente na situação do Brasil, em crise, as pessoas tendem a buscar Deus, isto é um fator para o crescimento de uma ou outra religião. Outro fator é a decepção com um sistema religioso. Eu tenho lido na BBC que a religião que mais cresce e deve crescer a se equiparar com o cristianismo, é o islamismo. No cristianismo a restauracionista Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (conhecida como os Mórmons) é a que mais tem crescido. E é provavel que o Ateísmo e as religiões orientais cresçam, na busca de alternativas às religiões ocidentais tradicionais. Mas, isto depende de muitos fatores como você mesmo disse, não porque uma religião é melhor ou pior...
Isso Habiru. Depois muda novamente, e muda e muda rs.
“Quem é realmente o escravo fiel e discreto a quem o seu amo designou sobre os seus domésticos, para dar-lhes o seu alimento no tempo apropriado? "
Avatar do usuário
Mind Games
Forista
Forista
Mensagens: 865
Registrado em: 23 Mai 2012 00:11

Re: Evasão dos "cristãos"

Mensagem não lida por Mind Games »

muitos hoje em dia nao querem mais compromisso ou se cansaram de esperar
"Acredito em tudo aquilo que Jesus disse - amor, bondade, caridade - mas não acredito naquilo que os homens dizem que ele disse." John Lennon
Avatar do usuário
Mentalista
Forista
Forista
Mensagens: 4041
Registrado em: 08 Ago 2014 17:25
Localização: Campinas

Re: Evasão dos "cristãos"

Mensagem não lida por Mentalista »

Sim, alguns eventos inesperados/súbitos podem mudar muito os cenários político e religioso. Hoje vemos um avanço notável por parte do islamismo na Europa. Pode ser, no entanto, que uma "terceira guerra mundial" se desencadeie a qualquer momento. Pode ser que vírus ou bactérias criados em laboratório acabem com boa parte da população mundial. Sem falar de eventos naturais, como por exemplo um asteroide colidir com a Terra, podendo mudar o rumo da humanidade. Ignorando essas possibilidades que, excetuando a última, não são pequenas, ainda assim vemos mudanças sutis que vão se propagando e mudando todo o contexto histórico a médio ou longo prazo.
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Dolphin, Google [Bot], LCSantana, Neo Matrix, PioneiroDesregulado e 105 visitantes