Escravo fiel e discreto? Não mais...

Debates e discussões acerca das crenças, doutrinas e a história das Testemunhas de Jeová.
Avatar do usuário
Debora
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 8443
Registrado em: 21 Dez 2010 11:07
Localização: Santana

Re: Escravo fiel e discreto? Não mais...

Mensagem não lida por Debora »

sabrepoderoso escreveu:gostei do dicionário citado pela débora ...... 9- covarde , poltrão , medroso .... em matéria de covardia se encaixa muito bem com eles , o que o mentalista disse faz muito sentido , por exemlpo , uma palavra faz muita diferença em casos juridicos , pode alterar mudar o rumo da coisa , assim tbm com eles só que uma maneira sutiu , pois a maioria dos tjs aceita sempre sem questionar , nem mesmo em seu intimo , na minha humilde opnião isto é só o começo em matéria de novidades , :ruim7:
Sabre,
Foi este dicionário que recentemente mudou a definição da palavra casamento.

Abraço querido.
Sabe de denúncias de abuso sexual infantil dentro da organização das Testemunhas de Jeová? Envie dicas investigativas, informações e documentos sobre este tópico para o Ministério Público de São Paulo: avarc@mpsp.mp.br
Avatar do usuário
Herege Aprisionado
Forista
Forista
Mensagens: 761
Registrado em: 02 Abr 2015 09:47

Re: Escravo fiel e discreto? Não mais...

Mensagem não lida por Herege Aprisionado »

Seja qual for a pronuncia, significado ou forma de se dirigir á esses homens como eles queiram, eu continuarei a chamá-los no meu íntimo de "velhinhos do brooklyn"...
A Fé não dá respostas , só impede perguntas.
Avatar do usuário
Mentalista
Forista
Forista
Mensagens: 4036
Registrado em: 08 Ago 2014 17:25
Localização: Campinas

Re: Escravo fiel e discreto? Não mais...

Mensagem não lida por Mentalista »

Debora escreveu:
Mentalista escreveu: De qualquer forma, mudanças nas traduções de algumas palavras são apenas distrações para que os leitores não percebam qual é o seu objetivo real, quais palavras eles realmente queriam mudar, quais ensinos eles queriam solidificar ou disfarçar.
Interessante seu raciocínio. Será que tem testemunhas de jeová aclamando esta substituição como se fosse "novas luzes" ?
Sem dúvida. A própria nova tradução é considerada uma nova luz. Depois de desacreditar na Torre, eu não consigo mais entender como alguém pode acreditar que uma nova bíblia é uma nova luz. Não passa de uma adaptação aos seus próprios interesses! Eles estão preparando o terreno para muitas novas luzes (que na maioria das vezes são repetidas).
Avatar do usuário
Debora
Desativado a pedido do usuário
Mensagens: 8443
Registrado em: 21 Dez 2010 11:07
Localização: Santana

Re: Escravo fiel e discreto? Não mais...

Mensagem não lida por Debora »

TJCalado escreveu:
Debora escreveu:
Mentalista escreveu: De qualquer forma, mudanças nas traduções de algumas palavras são apenas distrações para que os leitores não percebam qual é o seu objetivo real, quais palavras eles realmente queriam mudar, quais ensinos eles queriam solidificar ou disfarçar.
Interessante seu raciocínio. Será que tem testemunhas de jeová aclamando esta substituição como se fosse "novas luzes" ?
Acho que sim. Mas aqui em casa já estão considerando algumas alterações como retrocesso. Por exemplo, no caso da "oração modelo" de Mateus 6, minha mãe falou que ficou muito parecido com o jeito que ela rezava quando era católica.
Voltando às lâmpadas incandescentes ? Alguém precisa alertar a torre que estamos na geração LED.
Sabe de denúncias de abuso sexual infantil dentro da organização das Testemunhas de Jeová? Envie dicas investigativas, informações e documentos sobre este tópico para o Ministério Público de São Paulo: avarc@mpsp.mp.br
Avatar do usuário
amanhecer
Forista
Forista
Mensagens: 261
Registrado em: 23 Mar 2015 08:07

Re: Escravo fiel e discreto? Não mais...

Mensagem não lida por amanhecer »

TJCalado escreveu:
Debora escreveu:
Mentalista escreveu: De qualquer forma, mudanças nas traduções de algumas palavras são apenas distrações para que os leitores não percebam qual é o seu objetivo real, quais palavras eles realmente queriam mudar, quais ensinos eles queriam solidificar ou disfarçar.
Interessante seu raciocínio. Será que tem testemunhas de jeová aclamando esta substituição como se fosse "novas luzes" ?
Acho que sim. Mas aqui em casa já estão considerando algumas alterações como retrocesso. Por exemplo, no caso da "oração modelo" de Mateus 6, minha mãe falou que ficou muito parecido com o jeito que ela rezava quando era católica.
Mas é.... fiel e prudente era como a almeida traduzia, não era?
Talvez não é que a nova tradução do novo mundo trouxe mais luz, mas sim pq ela traduziu errado antes e agora arrumaram mais ela kkkkk.
Avatar do usuário
john
Forista
Forista
Mensagens: 144
Registrado em: 04 Jul 2015 14:45

Re: Escravo fiel e discreto? Não mais...

Mensagem não lida por john »

É justamente o que eu ia comentar: mais um caso de "nova luz" que a cristandade já tinha há séculos! A tradução Almeida já usa o termo "servo fiel e prudente" há 334 anos! :-D Caso similar ocorreu quando a Torre mudou de "frutos do espírito" para "fruto do espírito", coisa que a velha tradução Almeida já indicava há séculos!
amanhecer escreveu:
TJCalado escreveu:
Debora escreveu:
Mentalista escreveu: De qualquer forma, mudanças nas traduções de algumas palavras são apenas distrações para que os leitores não percebam qual é o seu objetivo real, quais palavras eles realmente queriam mudar, quais ensinos eles queriam solidificar ou disfarçar.
Interessante seu raciocínio. Será que tem testemunhas de jeová aclamando esta substituição como se fosse "novas luzes" ?
Acho que sim. Mas aqui em casa já estão considerando algumas alterações como retrocesso. Por exemplo, no caso da "oração modelo" de Mateus 6, minha mãe falou que ficou muito parecido com o jeito que ela rezava quando era católica.
Mas é.... fiel e prudente era como a almeida traduzia, não era?
Talvez não é que a nova tradução do novo mundo trouxe mais luz, mas sim pq ela traduziu errado antes e agora arrumaram mais ela kkkkk.
Avatar do usuário
Benji
Forista
Forista
Mensagens: 201
Registrado em: 01 Abr 2014 17:55

Re: Escravo fiel e discreto? Não mais...

Mensagem não lida por Benji »

Lourisvaldo Santana escreveu:Então, Benji, que estou me lembrando, não foi criado nenhum tópico exclusivo sobre esse assunto (Mat 24:45), mas já escreveram por aqui "Escravo Fiel e Prudente".

Agora sobre os quatro cavaleiros, que mais se falou? Você pode nos fornecer mais alguns detalhes?
Eu pensava que novidades sempre apareciam primeiro nas revistas; bom, depois que começaram a trazer novidades na "reunião anual" (rebaixamento de todos os ungidos como não fazendo mais parte do Escravo Fiel e Discreto, ops! Prudente), agora então soltam novidades até nas visitas!

Que doidera!
Desculpe a demora em responder sua pergunta, o topico acabou se perdendo em meio a tantos outros e não tem nenhum sistema de notificação pra quotes aqui no fórum (pelo menos que eu conheça)

então vamos lá... sobre o discurso dos 4 cavaleiros, primeiro foi aquele mesmo de sempre de que a "cena do mundo" está mudando e que os 4 cavaleiros tinham aplicação nisso:

1 - Cavaleiro descorado: Doenças
2 - Cavaleiro vermelho: Guerras
3 - Cavaleiro preto: Fome
4 - Cavaleiro branco: Jesus vitorioso que vai acabar com todo mal da Terra

continou falando que todos esses fatores se agravaram depois de 1914 e que está perto o sinal de "paz e segurança" como uma fachada, pois logo virá a grande tribulação. Também fez uma ilustração comparando Jesus a um advogado que hoje chama as pessoas para sua "organização" para defendê-las e protegê-las, mas que as pessoas se recusam e no futuro esse advogado se tornará um juiz e as pessoas irão atrás dele pra pedir essa ajuda e proteção, mas ele não poderá fazer mais nada.

basicamente esses foram os pontos principais, além do estilo conversante que esse supt tem de não ter medo de ir além e afirmar com todas as letras que só as TJ se salvarão, mesmo com a assistência lotada de visitantes nesse dia
Avatar do usuário
Mind Games
Forista
Forista
Mensagens: 865
Registrado em: 23 Mai 2012 00:11

Re: Escravo fiel e discreto? Não mais...

Mensagem não lida por Mind Games »

Benji escreveu:Não sei se já chegaram a criar esse post aqui, se já, peço desculpas adiantado pois me passou despercebido.

A questão é que segundo a última visita do superintendente de circuito, a partir de agora a instrução que se tem passado é de que o Escravo Fiel e Discreto (aka Corpo Governante) que leva esse nome por tantas décadas, não mais deverá ser chamado de Escravo Fiel e Discreto, mas sim Escravo Fiel e PRUDENTE. Segundo o discurso, a orientação é baseada na mudança na edição revisada da TNM em Mateus 24:45.

Aos que ainda frequentam o salão do reino já chegaram a ouvir/ter conhecimento de mais essa alteração, mesmo que insignificante, em algo que já estava enraizado há tanto tempo entre as TJs? Por aqui todo mundo apenas concordou sem nenhum questionamento, inclusive em orações e em todas as vezes que vão se referir ao antigo Escravo Fiel e Discreto, agora se corrigem pra sempre usarem Escravo Fiel e Prudente, e quem errar, é corrigido na mesma hora.

Além disso, outro ponto alto da visita foi o ''novo entendimento'' dos 4 cavaleiros do Apocalipse para se enfatizar que o FIM está mais próximo do que se imagina....
Benji, eu sou ativa e lá nas reuniões os anciãos estão enfatizando isso todo o tempo, agora o escravo é fiel e prudente e as pessoas são corrigidas lá também, o dirigente de estudo corrige até no estudo da Sentinela.
"Acredito em tudo aquilo que Jesus disse - amor, bondade, caridade - mas não acredito naquilo que os homens dizem que ele disse." John Lennon
Avatar do usuário
MarcosSC
Forista
Forista
Mensagens: 818
Registrado em: 25 Dez 2019 17:10

Re: Escravo fiel e discreto? Não mais...

Mensagem não lida por MarcosSC »

TJCalado escreveu:Talvez o "discreto" tenha sido considerado incompatível com os superstars do JW/TV.
Isso está martelando na minha mente já faz alguns dias.
Quando mudaram a tradução de 'escravo fiel e discreto' para 'escravo fiel e prudente' mudaram pq? A palavra mudou na Bíblia por isso atualizaram? Um pouco complicado isso acontecer.
Ao meu ver eles mudaram antes de começar a TV JW (foi antes, isso?) para que o Corpo Governantes pudesse aparecer nos programas de TV. Já que eles não poderiam ser chamados mais de discretos.
Se esse realmente for o caso vou repetir o que eu sempre falo: se tem uma coisa que essa religião entende e entende muito bem é de ESTRATÉGIA.
DON'T FEED THE TROLLS
Avatar do usuário
YukimuraSanada
Moderador
Moderador
Mensagens: 1580
Registrado em: 16 Jan 2019 16:11

Re: Escravo fiel e discreto? Não mais...

Mensagem não lida por YukimuraSanada »

Well...

Em inglês não houve qualquer alteração...
Continua como era: "faithful and discreet slave".

Será que a palavra (discreto) mudou de sentido "no português" moderno?
Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Google [Bot] e 146 visitantes